Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
56° Campeonato Brasileiro de kart (primeira fase): recorde de inscritos e um decacampeão PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 14 December 2021 22:58

A primeira fase do 56° Foi disputado entre os dias 06 e 11 de dezembro – com todas as finais acontecendo no sábado, dia 11 – no Kartódromo do Parque Beto Carrero, em Penha, Santa  Catarina. A competição, como um todo, bateu o recorde de inscritos de alguns anos atrás na mesma pista, totalizando 545 inscrições (alguns pilotos se inscreveram em mais de uma categoria)

 

Esta primeira fase mostrou um alto nível de disputas, com um grande número de ultrapassagens, alguns sustos e um fato – em termos de números – muito relevante, com um dos competidores, Olin Galli, sagrando-se pela décima vez Campeão Brasileiro de Kart. Esta primeira semana de competições foram para a pista as categorias OK; OKJR; F4 Super Sênior; F4 Super Sênior Masters; Mirim; Cadete; F4 Graduados; e F4 Júnior. Mais uma vez o Campeonato Brasileiro de Kart teve a transmissão do canal por assinatura Sportv e pelo youtube. Agora vamos aos resultados de cada categoria e seus campeões.

 

 As disputas da primeira fase do 56° Campeonato Brasileiro de Kart esquentaram o asfalto em Penha-SC (Foto: Divulgação release CBA).

Na final da categoria F4 Junior tivemos 34 kartistas correndo, um grid excelente. A corrida teve uma disputa intensa entre Gabriel Brito e Antonella Bassani pela primeira posição ao longo de toda a corrida. Na parte final da última volta Antonella e Gabriel dividiram uma curva. Eles tocaram rodas na freada e o kart de Gabriel Brito voou por sobre o kart de Antonella Bassani num acidente que poderia ter provocado graves consequências.

 

 Gabriel Brito e Antonella Bassani acabaram batendo no final da prova da F4 Junior. Ficaram fora da prova (Reprodução: youtube).

A piloto foi atingida nos dois braços (poderia ter pego no corpo e/ou na cabeça). Ambos acabaram abandonando a prova, mas foi Antonella quem levou a pior, com grandes luxações e impossibilitada de competir em outra categoria para a qual estava inscrita. A liderança e o título caíram no colo de Rafael Vasco, que vinha em terceiro lugar. O vice campeonato ficou com Dudu Palu, seguido de Enzo Marins.

 

A final da categoria Mirim teve a participação de 24 kartistas. O campeão foi o Pernambucano Bernardo Moraes Leal, seguido do goiano Miguel Barbosa e do paulista Lucas Ferreira. Na categoria Cadete tivemos novamente 34 karts no grid e durante a prova inteira quatro pilotos lutaram intensamente pela primeira posição: Théo Salomão, Francisco Camilo, Guilherme Moleiro e Vinicius Ferro, com várias trocas de posição. No final da prova, na última volta, os 4 se tocaram em uma batida espetacular, mas sem maior gravidade física.

 

 Bernardo Leal comemorou seu primeiro campeonato Brasileiro na categoria Mirim (Foto: Divulgação release CBA).

Assim como foi na F4 Júnior, quem vinha atrás da briga, o piloto que esteve em quinto lugar praticamente a prova inteira, o catarinense Christian Mosimann, aproveitou-se da situação para tomar a ponta e vencer a prova, conquistando o título. O vice campeão foi  Guilherme Moleiro, seguido de Alexandre Leal Filho. Um dos destaques do ano nas competições em São Paulo, Samuel Santiago, o Samuquinha, chegou em 9° lugar.

 

As categorias F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Masters correram juntas e assim formaram um grid com 34. O vencedor da prova e campeão da Super Sênior foi o carioca Marcos da Silva, seguido de Marcio Pereira e de Fausto de Sá. O campeão da Super Sênior Masters foi Luis Armani, que chegou em quinto lugar na geral. O vice campeão foi Dagnor Schneide, seguido de José Ricardo de Oliveira (que é coach de vários novatos no kartismo).

 

A categoria F4 Graduados contou com a participação de 33 kartistas, e o campeão foi Murilo Fiore, que liderou a prova de ponta a ponta, chegando a 2,8 segundos à frente de Diego Said. Fiore, piloto oficial da marca Thunder, sagrou-se bicampeão, tendo também vencido nesta categoria no ano passado. Diego Dias Said foi o vice campeão, seguido de Lucca Croce. A única mulher na categoria, Ana Júlia Miranda, terminou em 24° lugar.

 

 Olin Galli  conquistou o seu décimo troféu de campeão brasileiro de kert na categoria OK (Foto: Divulgação release CBA).

Na categoria OK participaram 14 kartistas e o campeão foi o piloto do Rio de Janeiro, mas federado por Santa Catarina, Olin Galli, que com essa conquista se tornou decacampeão brasileiro de kart, igualando o feito de Andre Nicastro, só perdendo em títulos (por enquanto?) para Renato Russo que tem 12 conquistas. O vice campeão foi Matheus Morgatto, seguido de Gabriel Gomez (Os três correram o mundial de kart este ano nesta categoria). André Nicastro também disputou a categoria e terminou em 6°.

 

Na categoria OKJR, contou com 19 karts no grid. Pedro Clerot assumiu a liderança logo na largada (Clerot também corre de Fórmula Delta no paulista de automobilismo e fez jornada dupla: acabando o brasileiro, voou logo para SP para, no domingo, correr a última etapa da categoria em Interlagos). Após liderar boa parte da prova, travando um duelo com Gabriel Koenikgman, a disputa acabou mal para ambos: nas voltas finais eles se enroscaram. Gabriel foi forçado a abandonar e Clerot consegiu ir até o final terminando em 6° lugar.

 

 Guilherme Quinteiro aproveitou-se do enrosco dos líderes para conquistar o título na OKJR (Foto: Divulgação release CBA).

Com isso o título ficou com o paulista Guilherme Quinteiro, que vinha em terceiro lugar na prova, sendo este seu primeiro título nacional no kart. O vice campeão foi Gabriel  Moura, seguido de Lucas Castro. Em decisão dos comissários após o término da prova, Pedro Clerot foi desclassificado por atitude antiedesportiva na sua batida com Gabriel koenigan e foi excluído da prova perdendo o sexto lugar.

 

Um fato a se destacar na transmissão do Sportv, o comentarista deles foi o ex kartista, campeão na Fórmula 4 e Fórmula 3 Europeia, Gianluca Petecof (que tem vários títulos no kart). Entre os fabricantes, houve um equilíbrio entre elas nesta primeira fase do campeonato brasileiro. A Mini ficou com 3 títulos, nas categorias Mirim, OKJR e F4 Super Sênior Masters. A Thunder com 2, na F4Júnior e F4 Graduados. A Bravar com um, na cadete, a CRG com um, na OK, e a Mega com um, na F4 Super Sênior.

 

No próximo final de semana teremos as finais da segunda  fase do Campeonato Brasileiro de Kart no Beto Carrero, mas as atividades de pista já começarão na segunda-feira, dia 13.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

 

 

  
Last Updated ( Wednesday, 15 December 2021 14:59 )