Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
56° Campeonato Brasileiro de Kart (segunda fase) com vários novos campeões PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 29 December 2021 16:31

No último sábado, dia 18 de dezembro, antes do natal, foram disputadas as finais da segunda fase do 56° Campeonato Brasileiro de Kart no kartódromo parque Beto Carrero em  Santa Catarina. 12 novos campeões foram conhecidos após uma intensa semana de treinos e provas classificatórias.

 

Tivemos um tetracampeão, dois tricampeões, um bicampeão e 8 pilotos conquistando seu primeiro título nacional. Esta edição foi a recordista histórica, com 545 inscritos, batendo o recorde de 2017, em edição também disputada no Beto Carrero, com 522 inscritos. Vamos aos resultados das eletrizantes disputas, que foram transmitidas integralmente pelo Youtube e também teve transmissão do canal Sportv.

 

Na categoria Super Sênior, que contou com 25 kartistas no grid, quem largou na pole foi Rodrigo Piquet (sobrinho de Nelson Piquet), que disparou na liderança, abrindo 2 segundos sobre o segundo e terceiro colocados que eram Renato Russo e Alexandre  Xavier, que junto com Raphael Filizola e Carlos  Sideri brigavam pela terceira colocação. No final da prova, Piquet venceu e se tornou campeão com uma vantagem de 1,7s sobre Sideri que passou todos e conquistou o vice campeonato. Em terceiro terminou Renato Russo (o piloto com mais títulos no kart Brasileiro). O titulo de Piquet foi o quarto na sua carreira, tendo sido campeão brasileiro em 2000, 2005 e 2014.

 

 

A categoria Super Sênior Masters teve um grid de 14 karts. O pole foi Amilcar Mugnafini, que na largada perdeu 2 posições. Euvaldo Luz, campeão de 2020, assumiu a ponta, sendo seguido por Sérgio Ramos. Luz abriu uma boa vantagem, mas no final foi perdendo ritmo e Amilcar recuperou-se. Primeiro passou Ramos e foi para a disputa da ponta nas 3 últimas voltas. Depois de uma batalha imensa pela vitória, na chegada, deu Amilcar como vencedor e campeão Brasileiro com uma vantagem de 3 décimos de segundo sobre Euvaldo Luz o vice. Em terceiro ficou Sérgio Ramos.

 

Na Júnior Menor tivemos 28 kartistas na final. Na pole largou Lucas Moura, que abriu uma boa vantagem liderança, seguido de Enzo Nienkotter e Gabriel Sano. Na sexta volta, Sano ultrapassou os 2 e assumiu a liderança, mas na última volta Nienkotter que havia retomado a liderança, saiu fora da pista e Sano aproveitou o erro para vencer a prova, conseguindo seu primeiro título Brasileiro de kart. Nienkotter conseguiu ficar em segundo e o terceiro foi Ethan Nobels (irmão da piloto Aurelia Nobels).

 

 Rodrigo Piquet conquistou seu quarto título brasileiro na categoria Super Sênior (Foto: release CBA).

 

A categoria KZ (que é CIK-FIA) contou com 14 kartistas e foi disputada nas categorias Sênior e Graduados, sendo 6 pilotos na graduados e 8 na Sênior, correndo juntas. A pole geral foi de Pedrinho Piquet, que logo na primeira volta sofreu um toque de Bruno Grigatti e caiu para segundo. Grigatti abriu uma boa folga na liderança. No meio da prova, João Rosate ultrapassou Piquet e Grigatti, assumindo a liderança. Rosate venceu no final e se tornou campeão da Graduados, só que após a pesagem João Rosate foi desclassificado por falta de peso e Bruno Grigatti foi o campeão com Pedro Piquet, que fez uma bela corrida de recuperação depois de perder várias posições, ficou com o vice campeonato. Andrey Fortes foi o terceiro. Na Sênior, o campeão Waldir Belizário Jr. Adriano Amaral foi o vice e Felipe Wolff o terceiro.

 

Na categoria Sênior B tivemos 21 kartistas na final. O campeão (na pista) foi Rafael Prada, mas ele foi desclassificado da prova após o painel frontal do seu kart ter se soltado e ele, em vez de parar para consertar, continuou na pista e isso gerou sua punição, jogando-o para o segundo lugar. Com isso o título ficou com Gustavo Kalinowski, seu primeiro título Brasileiro. Rafael Canedo ficou em 3° lugar.

 

 Bruno Grigatti conquistou seu primeiro título brasileiro na categoria KZ (Foto: Release CBA).

 

A categoria novatos contou com 26 kartistas. Entre eles Ryan Nishioka, de 18 anos que conquistou vários títulos no Kart Rental e agora começou a correr com karts de corridas, sendo este seu primeiro brasilieiro de Kart. O título ficou com João Tesser, o vice foi Frederico Bueno, seguido de Pedro Oliveira. Na categoria OKJR (que é CIK-FIA) teve 28 karts. Entre os destaques femininos, Maria Eduarda Nienkotter e Aurélia Nobels (que disputou o mundial de 2020 em Portugal). O título ficou com o Matheus Ferreira (que foi vice campeão europeu de kart este ano). O ficou com Pedro Clerot, seguido de Álvaro Cho.

 

Na Sênior A, que contou com 26 kartistas, alguns pilotos com bastante experiência das pistas, e que há anos não corriam um brasileiro de kart, caso de Alberto Valério (que correu de GP2 e F3 Inglesa, além da Stock Car), Rubens Tilikian (que correu de  Mercedes Benz Challenge e Copa Petrobrás de Marcas), Leonardo Neinkotter (que correu nas categorias de base de fórmula no Brasil e também na Europa) e Felipe  Guimarães (que correu de A1GP, F3 Inglesa e F3 Europeia e hoje é um empresário bem sucedido). Felipe Guimarães, o pole, após 2 voltas na  liderança envolveu-se em um toque que o tirou da prova. Com isso Nienkotter assumiu a liderança da prova e não a perdeu mais, sagrando-se campeão brasileiro pela terceira vez. O vice ficou com Gianfranco Ventre (que é irmão do ex-piloto de F3 Italiana e presidente da fábrica de pneus de kart a MG Pneus, Marcelo Ventre),  seguido de Rodrigo Soares (que ganhou 6 posições nas últimas voltas da prova). Betinho Valério terminou em 13° lugar e Tilikiam abandonou a prova.

 

Leonardo Nienkotter conquistou seu terceiro título brasileiro de kart na categoria Sênior A (Foto: Release CBA). 

 

A categoria Graduados A, teve 18 kartistas na disputa e a expectativa era de mais um título  para Olin Galli, que largou na pole, mas na primeira volta perdeu a liderança para Matheus Morgatto (que assim como Galli correu o mundial deste ano). Na terceira volta Galli abandonou com problemas no seu kart. Morgatto não perdeu mais a liderança e caminhou para a vitória e o título Brasileiro. O vice foi Diego Ramos, que foi campeão em 2020 (já tendo pilotado na Copa HB20 no ano passado) e em terceiro ficou Lucas Nogueira.

 

Na categoria Graduados B, a penúltima categoria do dia, tivemos 17 kartistas no grid e novamente duas representantes femininas na pista: Rafaela Ferreira e Julia Ayoub (Finalista do FIA Girls on Track em 2020 e 2021 para correr de F4 na Itália). Na pole largou Samuel Cruz, Gabriel Gómez (pole no ultimo mundial na Espanha) largou em segundo, mas perdeu algumas posições na largada. Fazendo uma corrida de recuperação, alcançou o líder, Samuel Cruz e passou com facilidade, assumindo a ponta e liderando ate o final da prova. Samuel Cruz foi o vice e de Lucas Staico foi o terceiro. Esse título foi o terceiro título dele no brasileiro de kart.

 

Pilotos com experiência Internacional, Matheus Morgatto (Graduados B) e Gabriel Gomez (Graduados B) também se sagraram campeões. 

 

A última categoria do dia foi a F4 Sênior que contou com um o maior grid das finais deste dia, com 33 kartistas na disputa. A disputa foi ótima, com 5 pilotos disputando a liderança durante a prova toda: Bruno Grigatti, Roberto Whrustack Jr., Eduardo Guidi, José Ricardo Oliveira e Matheus Castro brigaram muito, mas nas voltas finais Whrustack e Guidi abriram uma boa vantagem, mas no final, numa grande reação, Matheus Castro passou por todos e assumiu a liderança e vencendo após um toque com Roberto Whrustack. Após a prova os comissários decidiram punir Matheus Castro e Roberto Whrustack foi declarado o vencedor e campeão brasileiro de kart. O vice ficou com Eduardo Guidi e Matheus Castro (mesmo punido) ficou em 3°.

 

Mais uma vez tivemos nos comentários da transmissão do canal Sportv o piloto Gianluca Petecof. Nos títulos por fabricantes de chassis somando as duas fases do brasileiro, a Mini foi dominante, com 6 conquistas (Super Sênior, Novatos, Mirim, OKJR, F4 Super Sênior Masters e Sênior B). Com 4 títulos tivemos a Bravar (Graduados, Cadete, Júnior, Super Sênior Masters), a CRG(Júnior Menor, Graduados B, OK e Sênior A) e a Thunder (KZ Sênior, F4 Sênior, F4JR, F4 Graduados). A DR teve 1 título (KZ Graduados), assim como a Mega, (F4 Super Sênior).

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid 
Last Updated ( Friday, 24 December 2021 16:53 )