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Feliz 2022 e muita “limonada” deliciosa / Grid quase definido para 2022 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 29 December 2021 16:46

E não é que chegamos à última coluna deste 2021? 

 

Depois de um ano inteiro conversando com vocês semanalmente, não poderia me ausentar nessa oportunidade de desejar um Feliz 2022 para todo mundo. Sei que foi um ano difícil para muita gente e para mim não foi diferente. Mas agradeço a Deus as bençãos que caíram sobre mim em 2021.

 

Mais ou menos nessa época, mais especificamente na minha coluna de 30 de janeiro de 2020, escrevi isso: “Agora, com a chegada de 2021, começo uma fase totalmente nova em minha carreira. Participarei da prova 24 Horas de Daytona pela Wayne Taylor Racing, no final de janeiro, e a partir da segunda quinzena vamos começar os testes – inicialmente em Sebring – para a prova dos dias 30 e 31. Em fevereiro será a vez de iniciar as atividades de pista com a Meyer Shank Racing, equipe pela qual disputarei seis provas na IndyCar”.

 

Obviamente que estava muito feliz com o título no IMSA WeatherTech SportsCar Championship pela Acura Team Penske, mas o ano começava com uma perspectiva bem mais modesta e não foram poucos os comentários de que minha carreira estava encerrada e que deveria me aposentar. Vou ser honesto com você, alguns desses foram bem maldosos. Mas se há uma coisa que tenho de sobra é pensamento positivo e tento praticar diariamente aquele ditado que diz mais ou menos assim; “se a vida lhe dá limões, faça uma gostosa limonada”.

 

Logo na minha primeira corrida do ano, em janeiro, venci a Rolex 24 at Daytona pela Wayne Taylor Racing ao lado do Rick Taylor, Alexander Rossi e Filipe Albuquerque. Depois, em maio, veio a Indy 500, na minha estreia na Meyer Shank Racing, e vocês sabem bem o que aconteceu. Naquela altura do ano, estava invicto, com duas corridas e duas vitórias. Convenhamos, que limonada gostosa, né?

 

 Que o ano de 2022 seja assim, com todos felizes e esbanjando sorrisos.

 

Então, se em dezembro passado tinha apenas sete provas para fazer, estou aqui hoje com tudo acertado para fazer a temporada completa da IndyCar e as quatro provas longas no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, tudo pela Meyer Shank Racing. De quebra, estarei no início de fevereiro na Suécia, participando da Race of Champions. 

 

Por tudo isso, nas minhas orações, tenho muitos motivos para agradecer e a esperança me faz antever um 2022 muito bom. Eu acho que é esse o processo, temos de acreditar em nós mesmos antes de tudo e ir atrás. Obviamente que tem de ser um objetivo realista, mas realmente temos de buscar com todas as nossas forças e fé. É com essa mensagem que encerro minha última coluna de 2021 e só volto no ano que vem, mais especificamente na quarta-feira que vem, dia 5! 

 

Feliz Ano Novo a todos e continuem se cuidando. A Covid-19 está por aí ainda.

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

 

Olá Amigos,

 

Esta é a última coluna do ano e não consigo expressar quanto estou feliz em fazer parte da equipe do site Nobres do Grid. Antes de tudo, quero agradecer à Catarina Soares, a quem conheci alguns anos atrás em Long Beach, pelo convite e pela oportunidade de colocar meu nome em um site de alcance global. Saber que a coluna que escrevo tem mais de 30 mil leituras todas as semanas (isso é mais do que muitos jornalistas consagrados conseguem) é simplesmente incrível.

 

Com o retorno de nosso tetracampeão da Indy500 (na época ainda tricampeão) Helio Castroneves, a ideia de “dividir a coluna” com um dos maiores pilotos a andar nos monopostos aqui na América foi um presente dos sonhos... e que chegou exatamente na semana do meu aniversário! Independente do que aconteceu dentro e fora das pistas, para mim, esse foi um ano mágico. E o primeiro de muitos, assim espero.

 

Para encerrar as atividades de 2021, vamos dar uma atualizada no que anda acontecendo aqui na nossa “silly season”. Com as confirmações há muito esperadas de Jimmie Johnson como o piloto em tempo integral para essa temporada na Chip Ganassi Racing e David Malukas na Dale Coyne Racing/HMD Motorsports, estamos bem perto de definir todos os lugares do grid da temporada 2022. A A.J. Foyt Racing tem seus dois pilotos principais contratados em Kyle Kirkwood e Dalton Kellett. A Andretti Autosport tem seus quatro com Colton Herta, Alexander Rossi, Romain Grosjean e Devlin DeFrancesco. A McLaren está fechada com Pato O’Ward e Felix Rosenqvist. A Chip Ganassi Racing está definida com Scott Dixon, Alex Palou, Marcus Ericsson e Johnson. A Dale Coyne está pronta para ir com Takuma Sato e Malukas. A Juncos Hollinger Racing é a únca equipe de um único carro em tempo integral com Callum Ilott. A Meyer Shank Racing dobrou de tamanho com Helio Castroneves e Simon Pagenaud. A Rahal Letterman Lanigan Racing tem um novo trio com Graham Rahal, Jack Harvey e Christian Lundgaard. E o Team Penske é uma versão mais compacta de si mesmo com o trio de Josef Newgarden, Will Power e Scott McLaughlin.

 

A expectativa de um grid com algo perto de 30 carros não se concretizou, mas 26 ou 26 carros devem alinhar em 2022. 

 

Ao todo, são 23 inscrições ao longo da temporada, sem incluir a Ed Carpenter Racing, a única equipe com grandes negócios a serem concluídos no paddock. A equipe se move e Ed Carpenter disse recentemente que espera definir a situação dos pilotos para a temporada nas próximas semanas. Uma vez tomada essa decisão, as coisas seguem para as expectativas do que irá acontecer quando as equipes chegarem a St. Pete para o início da temporada e começamos a olhar para quem vai para onde nos carros que não disputarão a temporada completa e até mesmo em quem pode vir para a IndyCar em 2023.

 

Não, eu não estou maluco. As equipes estão sempre em uma corrida para encontrar o melhor piloto para o trabalho (ou o melhor investidor). No caso específico da ECR, alguém que possa trazer aproximadamente US$ 2,5 milhões ou mais para sentar ao lado de Rinus VeeKay. Jack Aitken testou recentemente com a equipe, seguindo o teste de Ryan Hunter-Reay, e se algum deles tiver o patrocínio em mãos para entregar à Ed Carpenter. Com esta situação em aberto, Conor Daly pode simplesmente acabar ficando no carro com um novo grupo de apoiadores a reboque.

 

 

 

Com VeeKay e Carpenter + Driver X no lugar, o grid de tempo integral chega a 25. Apesar do otimismo para crescer perto de 30, está começando a parecer que grids de 26 ou mais carros serão reservadas para eventos onde as entradas de tempo parcial aparecer. Ricardo Juncos diz que a probabilidade de colocar um segundo carro ao lado de Ilott diminuiu, com a Indy 500 servindo como a única corrida em que JHR pode entrar com dois carros.

 

A equipe Foyt parecia estar próxima de adicionar um terceiro carro para 2022 com o apoio do ROKIT, mas as conversas baixaram de tom. A McLaren não usará sua terceira inscrição para mais do que um programa de meio período, mas foi bom saber que Stoffel Vandoorne impressionou a equipe em seu teste recente em Sebring. E assim, o “xadrez” da temporada 2022 da IndyCar está praticamente definido.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

    
Last Updated ( Wednesday, 29 December 2021 19:24 )