Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O momento de calar, refletir e fortalecer PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 12 January 2022 20:59

Olá fãs do esporte a motor,

 

Muitos leitores perguntam como eu consigo escrever sobre as sessões de terapia dos meus pacientes. Quando decidimos iniciar uma terapia, algumas perguntas podem surgir em assuntos que envolvem sigilo e confidencialidade.

 

É muito importante que o paciente converse com o psicólogo sobre essas questões para, assim, se sentir seguro e poder falar abertamente sobre seus problemas, permitindo que a terapia seja mais eficaz.

 

No caso das colunas que escrevo no Site dos Nobres do Grid, primeiro, eu conto com a autorização do paciente para falar. Além disso, abordo os pontos mais delicados de forma superficial. Apesar disso, não são todos os meus pacientes que concordam em partilhar o conteúdo de suas sessões com nossos leitores. Alguns deles nem mesmo expõem que estão fazendo terapia. Há também situações de pacientes que concordam em compartilhar algumas coisas e que, no caso determinados assuntos ou em certos momentos, eles pedem para eu escolher outro paciente para escrever naquele mês.

 

 Depois de uma largada espetacular, Lewis Hamilton tomou a ponta do GP de Abu Dhabi e parecia que não seria superado.

 

Após o final do campeonato mundial de Fórmula 1 da forma que vimos terminar eu e Lewis tivemos várias sessões. Ele é meu paciente há muitos anos e temos encontros quinzenais, mas ele pediu para termos outras conversas quando fosse possível, mas pediu – pela primeira vez – que eu não fizesse colunas sobre as nossas sessões por um tempo. Ele sabia que eu escrevia quinzenalmente, o que mudei em 2021 com a redução de tempo livre e o foco no meu Doutorado.

 

Este ano, na nossa primeira conversa ele voltou a tocar no assunto e disse que, sem entrar em “pontos que ele preferia reservar”, eu poderia escrever. Ele deixou bem claro quais os pontos e eu não poderia deixar de levar aos meus queridos leitores (no que posso levar) o que conversamos desde que terminou o campeonato mundial – e como terminou – de Fórmula 1 de 2021.

 

 Faltando 5 voltas para o final, uma bandeira amarela e um Safety Car mudaram tudo e o título que estava nas mãos se perdeu.

 

Como qualquer um de nós se sentiria se, depois de 90 minutos de controle e supremacia completa em uma competição esportiva um fator externo ao seu controle ou de seus adversários tornasse você, de amplo dominador a uma vítima quase indefesa de um ataque no minuto final? Foi assim que Lewis se sentiu depois das determinações vindas da torre de controle onde o diretor de provas, que vinha de algumas semanas de intensa pressão pessoal, tomou decisões que eu chamarei de “questionáveis”.

 

Depois de um campeonato espetacularmente disputado e de um enfrentamento que eu – e certamente muitos – jamais vimos na categoria, o final do campeonato da forma que aconteceu foi o anticlimax! Claro que Max Verstappen e os seus fãs pelo mundo discordam disso, mas o que houve pode ser medido, seja na velocidade mais lenta do Safety Car ao fazer as voltas em bandeira amarela para tentarem liberar a pista, seja da liberação de apenas os pilotos com voltas em atraso entre Lewis e Max poderem passar o Safety Car e não todos os retardatários, o diretor de prova não aguardar os retardatários chegarem ao pelotão para dar bandeira verde...

 

 Após a corrida, com um sentimento de frustração e incredlidade, Lewis Hamilton precisou dar entrevistas e cumprimentou Max Verstappen

 

Motivos para questionar e brigar até na justiça por uma reparação (mas qual seria esta reparação?) não faltavam e não ir para a festa de encerramento da FIA foi um justo protesto, tanto de Lewis como de Toto Wolff. É claro que a equipe não levou o assunto à corte de apelações da própria FIA (algo que seria inédito em 72 anos de Fórmula 1), mesmo com fortes argumentos e um ponto do regulamento a seu favor. Nisso Lewis foi até humorado: “anulariam as 5 últimas voltas e mudariam o resultado da corrida? Eu acho que não!”

 

Em qualquer situação na vida existem momentos para se falar e outros para se calar e Lewis – sabiamente – preferiu o silêncio e foi mais além: não foram só de declarações, entrevistas e das redes sociais, inclusive “limpando” seu instagram e não seguindo mais ninguém e parando de fazer postagens. É o momento da introspecção e da depuração de tudo que aconteceu de negativo naquelas 5 voltas finais do GP de Abu Dhabi depois de uma reação espetacular no campeonato.

 

 

 

O silêncio de Lewis tem inflamado muitas especulações sobre sua participação ou não na temporada de 2022. Mesmo não tendo acompanhado a situação na época (eu era criança), depois da forma como Ayrton Senna “perdeu” o campeonato de 1989, ele também deixou claro a sua insatisfação com a forma como tudo aconteceu e, muito se especulou se ele correria em 1990. Ele não apenas disputou o campeonato como terminou com o título.

 

Apenas para lembrarmos, Lewis tem em Ayrton Senna sua grande inspiração para o automobilismo... e cada um interprete isso da maneira que melhor convier. 

 

Beijos do meu Divã,

 

Catarina Soares