Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Rafael Câmara estrearia nos monopostos na F4 em Yas Marina, mas... PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 23 January 2022 20:14

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Em primeiro lugar, tenho que pedir desculpas por não ter feito a coluna na semana passada e deixando de dar a importante notícia de que o brasileiro Rafael Câmara iria fazer sua estreia oficial pela equipe Prema no campeonato da Ásia da FIA Fórmula 4.

 

Ao contrário da maioria dos pilotos da categoria que terá seu início na Europa apenas no final de abril, os italianos da Prema e da Academia de Pilotos da Ferrari achou que seria interessante que o piloto brasileiro, que saiu do kart no final da temporada passada e nunca havia disputado corridas em monopostos, tivesse um pouco de “milhagem” antes do início do campeonato da Fórmula 4 mais difícil e disputado do mundo.

 

Como serão quatro corridas por final de semana, vou tentar ser o mais objetivo possível para evitar que venham os textões que sempre me pedem para não fazer. Mas preciso comentar que, o plano da Prema foi seguido por muitas equipes e muitos pilotos vieram para o oriente médio, tanto que o grid nessa primeira rodada quádrupla reuniu 27 carros.

 

 

Não consegui muitas informações sobre os treinos livres e classificatórios, mas a Prema conseguiu colocar os carros da Prema Itália e da “Abu Dhabi Prema Racing” nas primeiras filas, pintando de vermelho e branco boa parte do grid...  só faltou o nosso piloto! Pois é, Rafael Câmara, apesar de ter sido informado em nota da equipe e pelo seu assessor de imprensa no Brasil, não alinhou para a primeira corrida, na sexta-feira e não participou de nenhuma das quatro corridas.

 

Segundo o que consegui apurar, independente dos “canais oficiais”, da própria equipe e do assessor de imprensa do piloto (ter contatos na Itália como os nossos é um diferencial), o nosso representante não participou desta semana por “motivos de saúde”, mas não foi revelado se a causa foi Covid19 ou não. Melhor para o piloto do programa de talentos da Mercedes, Andréa Kimi Antonelli, que substituiu o brasileiro no final de semana, venceu duas das quatro corridas e saiu da rodada quádrupla com quatro pódios e a liderança do campeonato com 83 pontos.

 

 

Fora das pistas, Eduardo Barrichello vem treinando pesado na preparação para a temporada 2022. Só não foi anunciado aonde! As técnicas de treinamento de força e reflexo são puxadas. O mais velho dos dois “herdeiros” de Rubens Barrichello fez boas temporadas correndo nos Estados Unidos, mas não conseguiu repetir o desempenho em seu ano de estreia na Fórmula Regional. Caso retorne para uma segunda temporada, as maiores possibilidades são na JD Motorsport ou na Trident.

 

Quem também está trabalhando duro, mesmo com o pé direito ainda imobilizado, é Enzo Fittipaldi. Andando com ajuda de muletas e com um corte de cabelo radical (passou a máquina), o piloto da Charouz não tem descuidado da forma física e dos exercícios de reflexo (ao menos os que pode fazer) sem um prazo para o retorno ainda definido, não há uma definição sobre em qual categoria ele retornará em 2022.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.