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Treinos, confirmações e a estreia de Rafael Câmara na F4 nos UAE com pódio PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 30 January 2022 15:44

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Esta semana tivemos gente na pista e treinando. Francisco ‘Kiko’ Porto já está nos Estados Unidos se preparando-se para a temporada na Pro2000, segundo degrau na escada da Road to Indy e o Brasil precisa muito fazer algum piloto jovem e rápido chegar até a categoria principal. Este ano Tony Kanaan só deve fazer as 500 Milhas de Indianápolis e não sabemos por quantos anos mais Helio Castroneves irá continuar na categoria.

 

Na Europa, depois de fazer testes na FIA Fórmula 3, o piloto carioca Roberto Faria vai fazer mais uma temporada na GB3, a antiga Fórmula 3 inglesa de tanta história para o automobilismo brasileiro. Para a temporada 2022 o nosso – até o momento – único representante na categoria continuará como piloto da equipe Carlin, uma das mais competitivas da categoria, que este ano terá novamente 8 rodadas triplas, com uma saída fora do Reino Unido – rodada em Spa-Francorchamps – e o retorno a Brands Hatch, onde não correu em 2021.

 

Mas vamos ter – finalmente – brasileiro na pista... correndo! Depois de ficar ausente da primeira etapa do campeonato da FIA F4 nos Emirados Árabes, disputada no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, Rafael Câmara estreou na categoria nesta semana em que o circo deslocou-se para Dubai, onde irá correr além deste, nos próximos dois finais de semana.

 

A programação foi extensa, com treinos livres na quinta-feira, com 29 carros inscritos e com três sessões livres, o brasileiro andou no primeiro dia no Autódromo Internacional de Dubai entre os 10 primeiros no seu primeiro dia: P3 na primeira sessão, P6 na segunda e P10 na terceira, quando fez uma simulação de corrida. Na sexta-feira, em mais duas sessões de treinos livres, Rafael Câmara marcou o segundo melhor tempo, 97 milésimos atrás do tempo de Nikita Bedrin.

 

Os treinos que definem o grid para a primeira das quatro corridas aconteceu no sábado, com duas sessões cronometradas e as corridas sendo duas no sábado e duas no domingo. Na sessão que definiu o grid para a primeira corrida do sábado (a segunda tem grid definido pela corrida 1), Rafael Câmara continuou entre os 10 mais rápidos e conseguiu a oitava posição para a largada na primeira corrida da quatro a serem disputadas.

 

Os comentaristas da transmissão deram certo destaque para o brasileiro enquanto os 29 carros percorriam a volta de apresentação para a corrida de 25 minutos+1 volta. Apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara conseguiu manter sua posição após a largada mas perdeu uma posição durante a primeira volta, caindo para P8, mas foi pra cima e na segunda volta já era o 6°.

 

 

Como vimos no ano passado, o traçado de Dubai não facilita ultrapassagens e as coisas pareciam difíceis de serem mudadas até que, faltando 11 minutos para o fim, Loris Spinelli ficou parado no meio da pista e o safety car veio para a pista, agrupando o pelotão. A cronometragem deu um susto nesse colunista quando Rafael Câmara caiu da 6ª para a 15ª posição. Depois saiu do top20 e, do nada, voltou para a P6. Durante a bandeira amarela, contando os carros, vi que ele estava na P7 e não na P6.

 

O carro de segurança deixou a pista faltando tempo suficiente para apenas duas voltas lançadas e os pilotos adolescentes foram para o tudo ou nada. Rafael Câmara defendeu bem a P7, afastou-se do 8° colocado e foi pra cima, tentando ganhar posições. Ainda na primeira das duas (hipotéticas) voltas insanas, na briga pela P4 tivemos a batida entre o 4° e o 5° colocados, que ficaram atravessados na pista, Com isso o brasileiro tomou a P5, mas a direção de prova deu bandeira vermelha e com isso, o resultado final acabou como o da volta anterior ao acidente entre Aiden Neate e Martinius Stenshome, e isso devolveu Rafael Câmara para o 7° lugar.

 

A segunda corrida do dia aconteceu algumas horas depois e não teve grid invertido, a classificação da primeira corrida foi a mesma para a segunda e novamente o piloto brasileiro largava pelo lado interno – e sujo – da reta na quarta fila. Os 29 cometidores cumpriram a volta de apresentação e alinharam no grid. Apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara atacou com sujeira e tudo e brigou pela P7 até ser empurrado para fora da pista na curva 4 e cair para 10° Com os pneus sujos, foi superado no final da reta ao completarem a 1ª volta, caindo para 11°, pouco antes da entrada do safety car.

 

 

Loris Spinelli e Brando Badoer se tocaram e ficaram em posição perigosa na pista. Rafael Câmara recuperou a P10, uma vez que a bandeira amarela já estava agitada. O serviço demorou para ser concluído e, na relargada, o brasileiro segurou bem a P10, mas não conseguia se aproximar dos carros à sua frente. Algumas voltas depois, um pelotão do P9 ao P12 se formou e quando Rafael Câmara atacou pra ganhar a posição, foi fechado com uma travada de pneus e acabou caindo para 11° e em seguida para 12°. Apesar das tentativas, ele não conseguiu se recuperar e ficou fora dos pontos na segunda corrida do dia.

 

No domingo tivemos as duas corridas seguintes. A terceira corrida do final de semana teve o grid definido e Rafael Câmara novamente largando na quarta fila, mais uma vez na 8ª posição. Completada a volta de apresentação, apagadas as luzes vermelhas, o brasileiro teve que lutar muito para tentar manter a posição largando pelo lado sujo da pista. Mais uma vez ele teve problemas na primeira volta e fechou a passagem em 13°

 

 

Nosso representante, mais ajustado ao carro e ao circuito de Dubai começou na segunda volta uma corrida de recuperação, recuperando duas posições e subindo para 11°. Daí começou uma disputa dura com Nikita Bedrin pela P10. Durante a corrida foi anunciado que alguns pilotos se posicionaram erradamente no grid para a largada e estes foram punidos com 10s adicionais no tempo de prova. Com isso, no final, Rafael Câmara subiu para a 9ª posição no final da corrida.

 

Para a última corrida do final de semana tivemos o nosso piloto largando em uma posição melhor, a P4, mas novamente largando do lado sujo da reta. Contudo, só em sair do meio do pelotão já era uma vantagem feita a volta de apresentação e apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara largou muito bem, foi pra cima, tomou a P2, mas, novamente, foi empurrado pra fora da pista e voltou a cair para 4°.

 

 

O pelotão seguiu junto até a entrada do safety car. Após algumas voltas o carro de segurança deixou a pista e com a bandeira verde, Rafael Câmara partiu para o ataque e tomou a 3ª posição. O brasileiro tinha um ótimo ritmo de corrida e foi para o ataque pela P2. a disputa foi forte contra Martinius Stenshome, mas o norueguês se defendeu bem.

 

Os três primeiros conseguiram abrir um pouco ante o segundo pelotão e Nikita Bedrin conseguiu vencer e o brasileiro terminou na P3, indo para o pódio na corrida de encerramento do final de semana. Após 8 das 20 corridas disputadas (e Rafael Câmara disputou apenas 4), a liderança do campeonato é de James Wharton, vencedor de 3 corridas em Dubai, com 110 pontos. Rafael Câmara é o 14° colocado com 17 pontos e no próximo final de semana, os pilotos voltam a acelerar em Dubai, para a 3ª rodada quádrupla.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Monday, 31 January 2022 18:27 )