Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
É preciso sangue novo no microfone PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 31 January 2022 22:20

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana não teve corridas, mas o Ogro mais querido do Brasil resolveu prestigiar aqueles camaradas que levam as emoções das corridas para as nossas casas: os narradores!

 

Depois de décadas de “ditadura futebolêstica” imposta pelos canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) que nos empurrava goela abaixo nos domingos de Fórmula 1 e Stock Car seus narradores de futebol improvisados, as coisas começaram a mudar quando deram espaço para o Caprichoso narrar as corridas da Stock Car por lá, mas nunca davam vez pra ele narrar a Fórmula 1. Sempre o substituto do “intocável” era um narrador de futebol. Eles tem o Ridículo no elenco de narradores e não usam. Tem mais que se ferrar (o verbo não era bem esse...).

 

Na Bandeirantes, depois que Teo José deixou a emissora e as transmissões da Fórmula Indy, além de sair da sua zona de conforto indo pra Fox Bola e levar anos para tentar entender que uma bandeira amarela localizada não significava a entrada do safety car e a interrupção das disputas, deixou a Fórmula Indy nas mãos – e na voz – do Celso Miranda, o Celsinho ‘Lá vão eles’! Como apresentador ele é ótimo. Como narrador, ele é trágico.

 

Nos (hoje) canais Disney, Thiago Alves ganhou espaço com as narrações na NASCAR e WRC e a aprovação do público.

 

Depois que ele deixou o canal Fox Bola pra narrar futebol pro Silvio Santos, deu espaço para que o pragmático Hamilton Rodrigues e o simpático Barbicha fizessem seus estilos de narração – cada um a seu modo – foram se estabelecendo na emissora, que agora até mudou de nome e faz parte da Rede Pateta de Comunicação. No final de semana das 24 Horas de Daytona, mesmo com seis canais, nem um flash da corrida.

 

Mas temos luzes no fim do túnel e em diversos seguimentos das transmissões das corridas, alguns nomes que já tem seu lugar conquistado e que com a vantagem que a internet vem proporcionando ao esporte a motor, esses nomes foram abrindo espaço nas emissoras, tanto nas transmissões de TVs abertas como em canais por assinatura. Luc Monteiro, o Sinestro, por anos mostrando competência narrando as corridas da Porsche Cup, depois de muitos anos ralando e ficando em segundo plano, conquistou um excelente espaço na Bandeirantes.

 

Há anos narrando a Porsche Cup, em 2021 Luc Monteiro ganhou um espaço nobre ao narrar a Stock Car com Reginaldo Leme. 

 

O sucesso não se limitou apenas ao Sinestro. Junto com ele (Cascavel tem uma coisa com velocidade que precisa ser estudado) veio Osires Junior, o Filho do Deus do Egito, que também conseguiu ir conquistando espaço nos canais de televisão além da internet. Ele joga em todas as posições com celestial competência e tem feito um grande trabalho nas narrações da Stock Light e da Turismo Nacional.

 

Além deles, outro narrador que da internet começou a conquistar espaço na TV (e pelo tamanho precisa de espaço) é o ruivão Gefferson Kern, o Alexi Lalas, que há alguns anos faz a narração do Campeonato Brasileiro de Endurance e que, com a TV Cultura assumindo a transmissão da Fórmula Indy, foi buscar a sua competência para fazer dupla com o Taquara Rachada, um grande comentarista e conhecedor.

 

 Depois de se destacar na internet, Geferson Kern conquistou espaço e narra o Brasileiro de Endurance e a Fpormula Indy.

 

A Internet tem alguns ótimos narradores que ainda carecem de um maior espaço, como o Matheus Furlam, o Urso do Cabelo Duro, narrador do Portal High Speed do meu camarada Pedro Malazartes. Além dele é fácil a gente encontrar bons rostos, vozes e estilos. É só dar uma procurada no youtube que o leitor vai encontrar alternativas bem interessantes.

 

É claro que tem a galera sem noção que acha que tá fazendo uma grande coisa... e realmente está: está fazendo uma grande porcaria (o advérbio não era bem esse...), mas como a internet é “território livre”, cada um pode garimpar seu espaço para tentar se lançar como narrador de corridas (e tem gente tentando se lançar a ser um novo qualquer coisa). Assiste e ouve quem quer!

 

Mais conhecido na internet, Osires Junior é versátil e capaz de narrar corridas em qualquer categoria com precisão e qualidade. 

 

Se eu fosse diretor de emissoras de TV ou de canais de streaming, ficava de olho nesses narradores que estão na internet. Talentos existem e alguns se destacaram, mas ainda tem gente boa que se tiver uma chance, vai conseguir aparecer e a gente, que gosta de automobilismo vai sair no lucro.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

- Nesse final de semana tivemos duas corridas do campeonato mundial da Black&Decker Race na Arábia Saudita, com transmissão na TV aberta pela TV Cultura e na TV por assinatura, em um dos canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...). Evidente que eu assisti pela Cultura!

- Meu moleque colocou pra gravar as duas transmissões da sexta-feira. Ainda bem! Primeiro que, nos treinos pela manhã, a transmissão da Cultura atrasou porque o governador da calça apertada estava falando bobagem (o adjetivo não era bem esse...) em uma dessas coisas de política...

- Na transmissão globêstica (a segunda vogal não era bem essa...) colocaram um narrador novo. O Tala Larga está ligado e anda narrando outros esportes para se manter na folha de pagamento. Mesmo caminho do piloto tradutor, apesar não ter rádio pra traduzir, também estava lá.

- A direção do canal globêstico (a segunda vogal não era bem essa...) deve ter orientado o Nhonho para as questões de atentado ao pudor. Na transmissão, a câmera estava só um pouco abaixo da linha dos ombros pra ele não pagar peitinho na TV.

- Mas vamos a transmissão da TV cultura onde o Fabio Narizinho teve que continuar aturando o apresentador de convenções do grupo Hinode, que tinha evoluído como narrador de corridas, mas depois de uns meses sem praticar, ele fez (várias) das suas... a melhor foi dar a chegada da corrida de sexta-feira três curvas antes da bandeirada!

- Duas perguntas para o leitor: coloque em uma sala de 5 metros quadrados, totalmente fechada, o comentarista Fabio Seixas e o piloto Tony Kanaan: 1) Quanto tempo até o oxigênio acabar? 2) Quem fica sem ar primeiro?

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

    
Last Updated ( Tuesday, 01 February 2022 21:49 )