Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
500 Milhas de kart em Interlagos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 12 February 2022 19:52

As 500 milhas de kart que todos anos era realizada no final do ano no Kartódromo da Granja Viana mudou de data e de endereço. Algumas coisas contribuíram para a mudança da data: estava havendo choques de datas com os finais de campeonato de algumas categorias do automobilismo nacional e neste ano ainda tivemos no mês de dezembro o Campeonato Brasileiro de kart, que ocupou praticamente duas semanas do mês de dezembro.

 

Não foi a primeira vez que as 500 milhas não foram disputadas na Granja Viana. A disputa já aconteceu no Kartódromo do parque Beto Carrero e também no Kartódromo de Limeira-SP. Esta foi a primeira vez no Kartódromo de Interlagos e, não podemos atribuir se foi pela mudança da data ou do local, a corrida ter 40 karts no grid – um número consideravelmente menor ao de outras edições – mas segundo o que foi divulgado, a prova teve um custo mais baixo.

 

Equipes conhecidas correram esta edição, como a de Rubens Barrichello, a KTF Racing/America Net, a Iveco Usual Racing, a Nutriex, a Tony Kart... entre as “baixas” da edição tivemos a equipe de Felipe Massa, que não correu por problemas de agenda. Ainda é preciso um ajuste neste sentido. Alguns pilotos que sempre correm as 500 milhas de kart não correram por estarem correndo as 24 Horas de Daytona no mesmo dia, caso de Thiago Camilo, James Davidson e Felipe  Fraga, por exemplo. Tivemos 3 participações femininas na disputa: Kaka Magno, Thaline Chikoski e Antonella Bassani.

 

 

Algumas celebridades e pessoas ligadas à imprensa e ao seguimento automotivo também correram, como o músico e ator Bruno Sutter, o jornalista Rodrigo França e o apresentador Cassio Campos (do programa acelerados). Pilotos que há anos não corriam de nada como Bruno Bonifácio (ele é representante da McLaren carros no Brasil e correu na World Series no passado) e Rodrigo Bernardes (que correu no México de Fórmula 4 e na F3 sulamericana). Entre os pilotos conhecidos do automobilismo tivemos Rubens Barrichello, Felipe Giaffone, os filhos de ambos, Giuliano Raucci, Rafael Reis, Leonardo Reis, Nelson Piquet Jr, Raphael Abatte, Felipe Drugovich, e nomes do kartismo Brasileiro como Renato Russo, Andre  Nicastro, Murilo Fiore, José Ricardo Oliveira, Luca Zuchini, Fred Capraro, Pedro Clerot e Matheus Morgatto. Também tivemos uma equipe internacional, um time de pilotos só argentinos, com Robertino Lukoski, Adriano Lukoski, Yonatam Lukoski, Guilherme Victor Guiberto e Lucas Matias Guiberto.

 

 

A corrida foi disputada em 7 horas ao invés das 12 de anos anteriores e teve a transmissão pelo Bandsports, com narração de Celso Miranda e comentários de Ricardo Molina. No kartódromo a narração ficou com o experiente Tom Silva (que narra quase todas as provas de kart da Granja Viana, desde as rental até as profissionais). Pela internet a narração ficou com Osires Silva.

 

Como preliminares da corrida tivemos corridas das categorias Cadete e KZ. Na pole das 500 Milhas largou um dos karts da equipe Car Racing/America net com o tempo de 1m10s789, com os pilotos (Enzo Bortoletto, Felipe Drugovich, Alberto Catucci, Rodrigo Dantas e João Cunha). Em segundo largou a equipe Tony Kart/Dracing com o tempo de 1m11s004. Em terceiro largou o kart da equipe Trifasi Elétrica com o tempo de 1m11s380 e em quarto a equipe Mais Laser Team Kart.

 

 

Uma parte da prova foi disputada embaixo de chuva, mas sem acidentes e após 7 horas de prova quem venceu foi a equipe Car Racing/Americanet, que teve ao todo 4 karts na prova. O kart vencedor teve como pilotos os irmãos Leonardo e Rafael Reis, Leandro Reis (pai deles), Rubens Barrichello e seus filhos Fernando e Eduardo. Rubens Barrichelo realizou um sonho vencer as 500 Milhas de Kart com seus filhos correndo na mesma equipe. Em segundo lugar chegou o kart da equipe Massoni/Eleven/Conceito, que contou com os pilotos Kleber Eletric, Bruno Montelles Felipe Massoni Renzo Zambolini e Fred Capraro, terminando com uma de desvantagem. Em terceiro chegou o kart da equipe Sabiá Racing (equipe tradicional do kartismo brasileiro) com duas voltas de atraso. Em quarto terminou  o kart da equipe MFS Racing, com os pilotos Giuliano Raucci, Antonella Bassani, Pedro Clerot e Luca Zucchini e fechando o top5 do pódio outro kart da equipe Car Racing/Americanet com os pilotos Alberto Cattucci, Lucas Souza, Felipe Giaffone, Nicolas Giaffone e Tito Giaffone (filhos de Felipe Giaffone) e Leandro Reis.

 

 

As 500 milhas foi um sucesso em Interlagos, que recebeu a prova de braços abertos, com as arquibancadas cheias, várias equipes correndo, os pilotos e o pessoal das equipes aprovou o traçado da prova e Felipe Giaffone, organizador da prova, só teceu elogios à estrutura. Apesar disso, ele não sabe se será realizada novamente em Interlagos ou voltará a Granja Viana, mas ele disse que pretente voltar a realizar a prova em dezembro como nos anos anteriores (como a copa do mundo de futebol vai estar acontecendo, não vão ter corridas no calendário nacional). Em 2020 foi o único ano que a prova não foi realizada por causa da covid 19.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.