Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Show de Rafael Câmara em Dubai com 3 vitórias na Fórmula 4 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 13 February 2022 18:06

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos a terceira e última rodada quádrupla. Vou deixar um “de nada, disponha” para o assessor de imprensa do nosso piloto, Rafael Câmara, que certamente é leitor da minha coluna. Obrigado, Sr. Ferrari. Continue prestigiando o meu trabalho.

 

Faltando 8 corridas para o final da temporada (quatro corridas em Dubai e quatro em Yas Marina) Rafael Câmara precisa ter uma performance dominadora nas três primeiras corridas, onde o grid é definido pelos treinos classificatórios. Ele está 60 pontos atrás do líder do campeonato, o inglês Aiden Neate, que tem um ponto de vantagem sobre Charlie Wurz, sendo ambos seus companheiros na equipe Prema.

 

Na sexta-feira aconteceram três sessões de treinos livres e Rafael Câmara começou o dia se impondo sobre seus companheiros de equipe, com Wurz na P2 e Neate na P3. Já no segundo treino, o brasileiro continuou sendo o mais rápido entre os pilotos da Prema, mas não foi o mais rápido da sessão, superado pelos pilotos da PHM Racing, Nikita Bedrin e Taylor Barnard. Mas no terceiro e último treino do dia, nosso piloto recolocou as coisas no devido lugar, sendo novamente o mais rápido, superando Charlie Wurz por 19 milésimos.

 

 

O sábado reservava os dois treinos classificatórios e as duas primeiras corridas do final de semana. Na classificação para a corrida 1 Rafael câmara foi o dominador, mas entre as segundas melhores voltas, Charlie Wurz acabou conseguindo a pole para a corrida 2. A Prema foi surpreendida no classificatório 2, com Ivan Domingues, da Xcel Motorsport fazendo uma volta voadora. O nosso piloto ficou com a P2 para a corrida 2 e P5 para a corrida 3, lembrando que o grid da corrida 4 é a inversão dos 12 primeiros e o resultado da corrida 3.

 

Lamentavelmente e sem explicação nenhuma por parte dos organizadores, não tivemos as transmissões das corridas neste final de semana por nenhum canal de streaming (e eu tentei de tudo para conseguir isso). Assim, os comentários e narrativas sobre as corridas vão ficar bastante limitados. Peço desculpas aos leitores, mas esta situação foi algo que não dependeu de nós aqui no site.

 

 

Dentro do pouco que conseguimos reunir de informações, o sábado foi todo de Rafael Câmara. O piloto brasileiro, largando da pole, dominou a corrida 1 e venceu de ponta a ponta, deixando para trás seu companheiro de equipe, Charlie Wurz e contou ainda com o abandono de Aiden Neate, até então líder do campeonato, para diminuir a vantagem na classificação, que depois da corrida 1 passou a ser liderada por Charlie Wurz.

 

 

A largada do piloto brasileiro foi sensacional, deixando Wurz e todos os demais concorrentes para trás. A liderança estava tranqüila até a interrupção da prova com um acidente e a entrada do safety car, que agrupou o pelotão. Após o demorado serviço de frente, na relargada, Rafael Câmara foi perfeito, não dando chances para Charlie Wurz e continuou na ponta até a bandeira quadriculada.

 

Na corrida 2, nosso representante fez outra excelente largada, superou o pole position Charlie Wurz para tomar a liderança e conquistar sua segunda vitória neste quarto final de semana de competições. Diferente do controle quase total da primeira Corrida, Rafael Câmara precisou se defender muito dos ataques de seu companheiro de equipe, especialmente na primeira metade da corrida.

 

 

Apesar de seguido de perto pelo novo líder do campeonato (depois do abandono de Aiden Neate na primeira corrida), Rafael Câmara conseguiu lidar bem com a sensação de se sentir pressionado e conseguiu uma vantagem mínima, porém segura. No último terço da corrida nosso representante voltou a fazer a volta mais rápida da corrida e manteve 7 décimos de vantagem até a segunda bandeira quadriculada.

 

 

A terceira das quatro corridas começou complicada no dia anterior, no treino classificatório. Depois de fazer os dois primeiros setores mais rápidos Rafael Câmara foi atrapalhado no último setor e ficou apenas com a 5ª posição para a largada. E tudo ficou pior quando ele acabou caindo para 12º depois de uma largada complicada. Mas ele veio tirando a diferença para o grupo à sua frente. Na última volta conseguiu avançar superar três pilotos e terminar em 9°, garantindo a P4 na última corrida do dia, a do grid invertido. O problema foi a vitória de Charlie Wurz.

 

A última corrida do dia foi “a hora do troco” para Rafael Câmara. Largando na segunda fila, na P4 por conta do grid invertido, mesmo saindo no lado ‘sujo’ da pista, foi melhor que os pilotos que estavam à sua frente, tomou a ponta e deixou para seus adversários na disputa pelo campeonato o mesmo problema que ele teve na corrida anterior: conseguir sair inteiro nas disputas intermediárias e fazer ultrapassagens.

 

 

Com a vitória tranquila, com 1,8s de vantagem sobre Jamie Day, Rafael Câmara contou com a briga entre Aiden Naete e Charlie Wurz, que foram P7 e P8, respectivamente, para se recuperar do mau resultado da corrida 3. O brasileiro sai de Dubai para a quinta e última rodada quádrupla do campeonato na terceira posição, com 165 pontos, apenas 4 atrás de Aiden Naete. Charlie Wurz é o líder com 211 pontos. Lembrando que nosso piloto não participou da primeira rodada em Yas Marina, palco das corridas do próximo final de semana.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.