Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Suécia: Kylle Rovanperä congela os adversários em seu habitat natural PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 27 February 2022 18:25

Chegamos!

 

E estamos quase congelando… depois dos problemas com falta de neve na etapa de “inverno de verdade” do ano passado, os promotores do Campeonato Mundial de Rallies da FIA quiseram se assegurar que, desta vez, falta de neve não seria um problema.

 

Levar a etapa para a região nordeste da Suécia, numa região mais próxima do círculo polar ártico foi uma forma de evitar o que aconteceu em 2021 e não está sendo nada decepcionante. Temos neve, vento, um frio de cortar os ossos e um desafio enorme para equipes, pilotos e navegadores.

 

Visão Geral

A fixação de inverno que se aventura nas florestas congeladas e remotas do nordeste da Suécia a partir de uma nova casa em Umeå. Os pneus com pregos proporcionam uma aderência notável na neve e no gelo e, paradoxalmente, é uma das voltas mais rápidas da temporada. Novo território para o WRC.

 

Histórico de eventos

Primeira corrida em 1950, quando foi chamado de Rally to the Midnight Sun, pois era realizado no verão. Tornou-se um evento de inverno em 1965.

Ele apareceu no campeonato inaugural em 1973 e foi dominado por pilotos nórdicos, que venceram todos os anos até 2004, quando Sébastien Loeb quebrou a escrita.

Sébastien Ogier, Thierry Neuville, Ott Tänak e o vencedor de 2020 Elfyn Evans são os únicos outros ‘forasteiros’ a vencer.

Stig Blomqvist lidera a lista de honra com sete vitórias.

 

 

Estágios

Após a cerimônia de largada de quinta-feira à noite em Umeå, a perna de sexta-feira viaja para o norte para duas voltas de três testes de velocidade, divididos por serviço na cidade. A primeira é Kroksjö, depois Kamsjön, a etapa mais ao norte do rally e a mais longa do evento com 27,81 km, e finalmente Sävar.

O dia termina com o Umeå Sprint, amigo dos fãs, que termina na The Red Barn Arena, perto do parque de serviço. As sete provas totalizam 125,67km – o dia mais longo do evento.

Sábado apresenta duas voltas idênticas de três etapas que são separadas por serviço. A abertura em Brattby é seguida por Langed, que é o mais ao sul do rally, e depois Umeä, uma versão alongada da etapa de sprint da noite anterior que termina novamente na arena. Os seis testes cobrem 82,30 km.

Quatro etapas a noroeste de Umeå formam o final de domingo. Vindeln e Sarsjöliden são conduzidos duas vezes, com o teste final formando o Wolf Power Stage, que paga pontos de bônus. O quarteto soma 56,84km.

As 17 etapas percorrem 264,81km em um percurso total de 1223,22km.

 

Palco icônico

Teste Kroksjö de sexta-feira. A primeira passagem é a etapa de abertura – e que maneira de começar um novo rally! Este estágio tem tudo – e mais um pouco. Trilhas estreitas na floresta, mas rápidos, dão lugar a uma linha de velocidade total de 2,5 km, antes de reverter para uma nova pequena estrada em meio a floresta. Curvas, cristas e árvores à beira da estrada não deixam margem para erros.

 

 

O que há de novo para 2022

Tudo! O WRC nunca visitou anteriormente a região de Västerbotten.

 

Desafio

A única verdadeira rodada de inverno – um clássico Rally da Suécia será caracterizado por estradas congeladas alinhadas com bancos de neve.

Os pilotos “encostam” os carros nas margens para guiá-los nas curvas. Mas em temperaturas mais quentes as margens se desintegram com o impacto e os carros podem ficar presos na neve.

Pneus com pregos são essenciais e proporcionam aderência notável, mas os pilotos devem se acostumar à sensação de “flutuação” e aos diferentes pontos de frenagem.

Quando as temperaturas giram em torno de zero, os pinos rasgam a superfície da estrada e o cascalho exposto os arranca dos pneus para deixar pouca tração.

A manutenção externa em temperaturas que podem cair até -25°C torna os trabalhos de rotina normalmente mais lentos e complicados para mecânicos enluvados.

 

Especificação do carro

Especificações de superfície soltas, mas soluções de engenharia necessárias para fazer os motores funcionarem com desempenho máximo em frio implacável.

Os finos pneus Sottozero da Pirelli são “eriçados” com 384 pinos de aço com ponta de tungstênio para “morder” as estradas congeladas. Cada pino tem 20mm de comprimento e o conjunto pesa 4g. No entanto, apenas 7 mm são expostos, com o restante inserido na borracha para fornecer uma ancoragem forte.

As pás são obrigatórias caso os competidores tenham que cavar seus carros em bancos de neve.

 

 

Principais destaques

Primeira oportunidade de ver como os novos carros Rally1 com motor híbrido se comportam em condições de estrada de inverno de superfície solta.

Cerimônia de abertura de quinta-feira à noite no centro de Umeå. Espere fogos de artifício, sessões de autógrafos com as estrelas do WRC e grandes multidões.

Sexta e sábado em Umeå serão mágicos. Assista à seção final da etapa de sprint de 5,53 km na escuridão na arena de fãs Red Barn na noite de sexta-feira. Os carros estarão de volta 24 horas depois, no final do estágio mais longo de Umeå, que também será conduzido logo após o meio-dia para fechar o circuito da manhã. Exposições e exibições de motocicletas contribuem para o entretenimento.

Magníficos carros clássicos do passado competirão no Rally da Suécia Histórica na sexta e sábado em conjunto com o evento WRC. Desfrute de uma variedade de Volvos e Ford Escorts de som glorioso.

 

Shakedown

Kalle Rovanperä estabeleceu um ritmo furioso no shakedown do Rally da Suécia para vencer Ott Tänak por apenas três décimos na manhã de quinta-feira. O finlandês de 21 anos passou pelo teste de velocidade ultrarrápido de 7,59 km Klabböle, perto da nova base do evento em Umeå, a uma velocidade média de 135 km/h em seu Toyota GR Yaris Rally1 com motor híbrido.

 

 Correndo em um "habitat natural", Kalle Rovanperä foi o mais rápido no Shakedown, mostrando uma Toyota muito forte.

 

Depois de uma semana em que as temperaturas caíram para -20°C na região de Västerbotten, onde acontece esta segunda rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA, o termômetro oscilou em torno de 0°C com chuva e granizo para shakedown. Rovanperä será o primeiro na ordem de largada para a etapa de abertura de sexta-feira, geralmente uma desvantagem em um rally de inverno, e aproveitou a oportunidade para experimentar sua configuração.

 

Tänak foi o mais rápido na primeira passagem com o seu Hyundai i20 N, antes de Takamoto Katsuta baixar o tempo de referência na sua segunda passagem num GR Yaris. Rovanperä subiu ao topo da classificação na sua terceira e última tentativa, enquanto Tänak subiu para o segundo lugar. Thierry Neuville terminou 0.8s atrás de Rovanperä em terceiro em outro i20 N, com Katsuta mais 0.4s atrás em quarto. A dupla da M-Sport Ford Craig Breen e Gus Greensmith completaram os seis primeiros em seus carros Puma Rally1.

 

 Ott Tänak resgatou um pouco da honra da Hyundai, depois da difícil estreia dos híbridos sul coreanos nesta temporada.

 

Tanto Neuville quanto Craig Breen foram pegos pelas condições mais cedo, enterrando seus carros em bancos de neve. Breen ficou preso por dois minutos em sua segunda corrida, enquanto Neuville ficou preso por mais de cinco minutos em sua primeira passagem. Katsuta foi outra vítima do clima invernal na primeira corrida.

 

Ele bateu em um banco de neve, enchendo o radiador de seu GR Yaris com neve. Quando a temperatura do motor começou a subir, ele dirigiu lentamente até a linha de chegada e o carro foi devolvido ao parque de serviço por reboque. Depois de tudo checado e nenhum dano mais sério e ele voltou ao palco para mais duas tentativas.

 

O primeiro dia de competição sem os fora de série franceses fez deste primeiro rally sem eles uma disputa interessante e equilibrada sob a pesada neve do nordeste da Suécia. A liderança trocou de posição várias vezes, mas no final do dia, um velho conhecido vencedor terminou na liderança. Thierry Neuville assumiu a liderança do Rally da Suécia nos quilômetros finais da noite de sexta-feira, após uma extraordinária etapa de abertura em que cinco pilotos lideraram a tabela de classificação.

 

 Elfyn Evans mostrou a força da Toyota para terminar o dia como líder da competição com uma pequena vantagem.

 

O belga rebaixou Elfyn Evans no último estágio de velocidade coberto de neve e gelo nos arredores da cidade anfitriã Umeå para a noite com uma vantagem de 4.3s em seu Hyundai i20 N. Neuville foi quinto com duas das sete especiais restantes, mas quando a escuridão caiu ele deu o seu melhor ritmo do dia para subir na classificação.

 

Kalle Rovanperä, Evans e Esapekka Lappi completaram um quarteto de liderança coberto por 8.8s após mais de 125 km de ação furiosa na floresta. A gestão de pneus igualmente qualificada da Rovanperä valeu a pena. Tendo liderado após a volta da manhã, o finlandês perdeu tempo abrindo as estradas esta tarde nas piores condições, mas o uso cuidadoso dos pneus permitiu-lhe subir de sexto para segundo no seu Toyota GR Yaris.

 

 Kalle Rovanperä pagou um preço alto pela manhã por ter que largar na frente e sair "limpando a neve" para os adversários.

 

Evans lutou inicialmente com o manuseio de seu GR Yaris. O galês conquistou a liderança ao vencer a etapa de abertura da tarde, mas os pneus cansados ​​o custaram no estágio final e ele caiu para terceiro, a 7,4s da liderança. Em sua primeira largada na Toyota Gazoo Racing desde 2018, Lappi fez um retorno impressionante. Ele liderou depois de duas etapas, mas uma parada no início do estágio seguinte o derrubou na classificação. Ele achou difícil conseguir aderência nos quilômetros finais, mas terminou apenas 1.4s atrás de Evans.

 

Oliver Solberg chegou ao segundo lugar e manteve-se na luta pela liderança até ao estágio final, quando ultrapassou um cruzamento com o seu Hyundai i20 N e terminou a quase meio minuto da liderança em quinto. Takamoto Katsuta foi sexto em outro GR Yaris depois de perder tempo em um banco de neve, com os pilotos da Ford Puma Adrien Fourmaux e Gus Greensmith em seguida.

 

Greensmith teve um dia agitado por causa da ultrapassagem, uma escapada que enterrou seu carro na neve. Problemas com o sistema híbrido e a caixa de câmbio também o atrasaram. O líder do WRC2 Andreas Mikkelsen e Ole Christian Veiby completaram o top 10 da tabela de classificação.

 

 Thierry Neuville foi o melhor entre os pilotos da Hyundai e terminou o dia na luta direta pela liderança.

 

Ott Tänak liderou após a etapa de abertura, mas a sorte estava contra o estoniano e ele teve que abandonar na parte da tarde após um impacto acionar o sistema de alerta na unidade híbrida de seu carro. Craig Breen foi a outra grande perda. O irlandês mergulhou em um banco de neve no início da segunda etapa. Ele recuperou a estrada, mas uma segunda visita à neve provou ser terminal quando seu carro parou em cima de um banco.

 

Sábado apresentaria duas voltas idênticas de três etapas, que são divididas por serviço, cobrindo 82,30 km. Os estágios de Brattby e Långed a oeste da base do rally em Umeå são seguidos por um estágio final nos arredores da cidade.

 

O sábado foi um dia bastante diferente do que vimos na sexta-feira no Rally da Suécia. Se no dia anterior, cinco pilotos diferentes lideraram a segunda rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA na primeira etapa de sexta-feira, o sábado teve um dono: Kalle Rovanperä. O finlandês assumiu o controle pela segunda vez na manhã de sábado e se defendeu de um ataque do companheiro de equipe do Toyota GR Yaris, Elfyn Evans.

 

 Sem ter que servir de "limpa estrada", Kylle Rovanperä não demorou para tomar a liderança da competição.

 

Rovanperä superou Evans por apenas 1.2s até termos dois estágios de velocidade restantes. Quando a noite caiu, ele aumentou ainda seu ritmo para vencer as duas etapas e aumentar sua vantagem para 8.3s sobre o galês, com a curta etapa final de domingo restando, colocou-se em ótima posição para vencer a etapa. Ele superou o líder, Thierry Neuville, na especial de abertura e estava a quase cinco segundos de vantagem no meio do dia. Evans reagiu na segunda passagem das estradas, mas não teve forças para conter seu colega nos estágios finais de desferir um golpe potencialmente crucial no escuro.

 

Evans venceu duas das seis etapas em comparação com a tríplice de Rovanperä, mas quase jogou fora suas chances na última curva do estágio final. Ele atravessou um banco de neve exatamente no ponto onde o feixe de cronometragem de chegada estava localizado e completou os metros finais até a linha de parada em uma estrada paralela.

 

 Elfyn Evans tentou acompanhar o ritmo de seu companheiro de equipe Toyota, não conseguiu e acidentou-se no final do dia.

 

Neuville permaneceu no encalço dos dois pilotos da Toyota até que uma escapada do traçado no estágio final da manhã custou 10 segundos e o rebaixou para o quarto lugar. Uma corrida de recuperação o promoveu de volta ao terceiro lugar, mas ele terminou a 21,7s da liderança em seu Hyundai i20 N. O belga tinha 4,2s de vantagem sobre o terceiro GR Yaris de Esapekka Lappi. O finlandês, no entanto, perdeu a liderança durante o dia e fechou quase 1min 20s à frente do carro similar de Takamoto Katsuta.

 

O piloto japonês se beneficiou de um problema de acelerador com Oliver Solberg, que perdeu 90 segundos depois de mancar na etapa final em seu i20 N. Solberg também recebeu uma penalidade de 2 minutos e 40 segundos por chegar atrasado no estágio depois de trabalhar para fazer reparos na seção de ligação anterior. Gus Greensmith foi o sexto em seu Ford Puma. Ele ganhou dois lugares na etapa final devido a um problema de Solberg e um problema de motor para o companheiro de equipe Adrien Fourmaux, que custou ao francês quase cinco minutos e o tirou da tabela de classificação. Solberg ficou 2m31s atrás em sétimo, com o líder do WRC2 Andreas Mikkelsen, Ole Christian Veiby e Nikolay Gryazin completando o top 10.

 

 Thierry Neuville fez o que era possível para acompanhar os carros da Toyota, mas não parecia ter forças para enfrentá-los.

 

Depois de se retirar no dia de ontem em um banco de neve, Craig Breen voltou à ação hoje. Mas houve outra decepção para o irlandês quando seu Puma saiu pela segunda vez depois que seu carro parou sem energia. Outro que voltou à competição foi Ott Tänak, mas mesmo com todo o esforço da equipe estoniana, eles ainda teriam que fazer o impossível para entrar na zona de pontos desta etapa.

 

Duas etapas a noroeste de Umeå completariam a programação com corridas a serem realizadas duas vezes na final de domingo, totalizando 56,84 km. O estágio de encerramento forma o Wolf Power Stage, que paga pontos de bônus.

 

 Mesmo com poucos quilômetros no domingo, Kylle Rovanperä conseguiu ampliar a liderança e vencer o Rally da Suécia.

 

Com um percurso cronometrado muito pequeno a ser percorrido no domingo, o líder Kalle Rovanperä precisava se manter na estrada e evitar cometer erros para conquistar o Rally da Suécia. Seguindo à risca as orientações do seu navegador, tudo acabou saindo como o planejado... e ele ainda contou com os erros dos concorrentes. O finlandês marcou seu terceiro sucesso na carreira por 22.0s depois que o companheiro de equipe do Toyota GR Yaris, Elfyn Evans, caiu em um banco de neve na última manhã.

 

Com a vitória, Rovanperä assumiu a liderança do campeonato por 14 pontos após a segunda rodada de 13. Poderíamos chamar de uma “vitória hereditária”? Kylle Rovanperä tinha apenas quatro meses quando seu pai triunfou na única etapa de inverno pura do WRC em 2001 em um Peugeot 206 World Rally Car. Depois de se prejudicar por ser obrigado a “limpar a estrada” no primeiro dia e ver cinco pilotos diferentes liderarem durante um dia de abertura rápido e furioso perto de Umeå, no Rally da Suécia mais setentrional de todos os tempos. Rovanperä recuperou a iniciativa no início da segunda mão, mas Eltyn Evans manteve-se no seu encalço antes da sua saída prematura.

 

 Com os problemas de Elfyn Evans, Thierry Neuville terminou em 2°, mas a Hyundai ainda precisa melhorar.

 

Evans estava lutando para superar uma penalidade de 10 segundos imposta na noite de sábado, quando bateu em um banco de neve no estágio de velocidade de abertura de domingo. A frente de seu carro foi danificada demais para continuar. Depois de uma decepcionante rodada de abertura no mês passado, o segundo lugar para Thierry Neuville deu um impulso oportuno para a Hyundai Motorsport. O belga sobreviveu a algumas escovadas com os bancos de neve em seu i20 N e manteve um Esapekka Lappi atrás de si na tabela de tempos.

 

Lappi, de volta à equipe da Toyota Gazoo Racing após uma ausência de três anos, acabou 8.6s atrás de Neuville para promover a marca japonesa ao primeiro lugar no campeonato de fabricantes, 24 pontos à frente da M-Sport Ford. Takamoto Katsuta colocou três carros GR Yaris entre os quatro primeiros, mas muito distante: 1m48.8g atrás. Gus Greensmith superou uma perna inicial conturbada, quando uma viagem na neve e problemas na caixa de câmbio o atrasaram, para terminar em quinto em um Ford Puma.

 

 Esapekka Lappi mostrou que andar na neve é coisa para os pilotos dos países do norte europeu. Ele fechou o pódio.

 

Oliver Solberg estava no meio da batalha pela liderança no dia de abertura, mas problemas de aceleração em seu i20 N custaram tempo no sábado e ele caiu para sexto. O vencedor do WRC2 Andreas Mikkelsen foi sétimo à frente dos pilotos da categoria de apoio Ole Christian Veiby, Jari Huttunen e Egon Kaur.

 

 

A temporada vai ter um bom intervalo antes de retornar, com o Rally da Croácia de 21 a 24 de abril. O evento será em piso de asfalto e baseado na capital Zagreb.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

 

  
Last Updated ( Sunday, 27 February 2022 20:05 )