Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Emerson Fittipaldi Jr assina com a Van Amersfoort Racing para a F4 italiana PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 14 March 2022 00:50

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana não tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial. No próximo final de semana teremos o início dos campeonatos da Fórmula 2 e da Fórmula 3 no Bahrain e também a maratona que enfrentarei para tentar assistir tudo e escrever sobre tudo. Não vai ser fácil.

 

Nesta semana que passou tivemos o anúncio de que Emerson Fittipaldi Jr vai pilotar pela Van Amersfoort Racing, uma das equipes mais fortes nas categorias iniciais de base na Europa, vai receber o herdeiro direto do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, depois que ele, no ano passado, disputou o campeonato dinamarquês da categoria.

 

Esta será então a sua segunda temporada na Fórmula 4, mas a primeira em uma competição que reúne um grande número de pilotos de diversas nacionalidade e em um nível muito mais alto. Emerson Fittipaldi Jr completou 15 anos no último dia 7 de março, o que finalmente o credenciou a disputar os campeonatos italiano e alemão da categoria de entrada da FIA (a Dinamarca tem um regulamento particular, que permite jovens de 14 anos competirem).

 

Apesar da idade, Emerson Fittipaldi Jr é tio dos irmãos Pietro Fittipaldi (piloto reserva da Haas na Fórmula 1) e Enzo Fittipaldi (piloto da Charouz na Fórmula 2) este ano. Como ainda não havia completado 15 anos, Emerson Jr não teve como participar do campeonato disputado nos Emirados Árabes Unidos, o que além de proporcionar uma melhor adaptação ao nível de competitividade que encontrará na Itália – seguramente o campeonato mais disputado e difícil do mundo – serviria como maior contato com o modelo que foi introduzido para a categoria neste ano.

 

 

Ainda correndo nos karts, Fittipaldi – que como seu pai também atende pelo apelido de Emmo, dado lá nos Estados Unidos – assinou contrato com a academia da equipe Sauber de Fórmula 1 quando foi lançada em 2020. Apesar do aprendizado na categoria na Dinamarca, onde terminou a temporada como vice campeão, Emmo tem menos experiência em competições de alto nível que seu compatriota, Rafael Câmara, piloto da equipe Prema.

 

Apesar disso, Emerson Fittipaldi Jr tem se mostrado confiante com a experiência adquirida no ano passado e com a preparação física, mental e técnica (ele teve chance da participar de treinos privados com o carro da categoria, mas longe do que seria um final de semana de corridas), mas se mostrou consciente quanto ao desafio de enfrentar uma competição dura este ano, considerando isso como uma motivação extra para a disputa.

 

Logicamente o sobrenome Fittipaldi abre portas, tanto para se conseguir patrocinadores como para alavancar o piloto a dar um primeiro passo em solo mais firme. Poder fazer uma temporada em uma equipe do nível da Van Amersfoort Racing dá um enorme impulso de confiança. Eles tem bons resultados no campeonato italiano nas temporadas anteriores e uma ótima infraestrutura, permitindo que o herdeiro dos Fittipaldi passe bastante tempo com a equipe e treine em seu simulador.

 

 

Emerson Fittipaldi vai ter entre seus companheiros de equipe o norueguês Martinius Stenshorne, que foi anunciado como o primeiro piloto da equipe para a temporada, depois dos bons resultados obtidos no campeonato há pouco encerrado nos Emirados Árabes Unidos. O outro piloto já confirmado é o inglês Arvid Lindblad. A equipe deve anunciar um quarto nome antes do início do campeonato.  

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.