Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Long Beach: os desafios de uma corrida histórica / Corrida no quintal de casa PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 06 April 2022 16:52

Oi amigos, tudo bem?

 

Quero iniciar a coluna de hoje falando de futebol. Como torcedor do glorioso São Paulo Futebol Clube desde criancinha, quero mandar um grande abraço para o presidente Julio Casares, o técnico Rogério Ceni e todo o maravilhoso elenco que cumpriu uma jornada belíssima durante todo o Paulistão. A derrota no último jogo em nada diminui a tradição e o trabalho que vem sendo feito. 

 

Parabéns ao Palmeiras pelo título, mas quero dizer que, para mim, ganhando ou perdendo, meu São Paulo estará sempre no meu coração como Campeão! Haverá muitas competições pela frente ao longo do ano e tenho CERTEZA de que a torcida tricolor terá muitas alegrias em 2022, afinal, “tu és forte, tu és grande, dentre os grandes é o primeiro”.

 

Voltando para a minha “praia”, vocês lembram que na semana passada eu contei aqui na coluna que estava em Indianapolis para testes. Pois é, e se eu contar que passamos dois dias no Indianapolis Motor Speedway sem dar sequer uma volta? Pois foi isso que aconteceu por causa das condições do tempo. Estava frio demais e comprometendo a segurança. 

 

A fornecedora de pneus, a Firestone, estabelece que só é possível entrar na pista quando a temperatura ambiente e do asfalto, somadas, for de pelo menos 100 Fahrenheit, o que equivale a, aproximadamente, 38ºC. Na prática, porém, nem chegou perto disso. Até nevou na sexta-feira! O negócio foi mudar os planos.

 

 

Fomos para o Barber Motorsports Park, no Alabama, e testamos segunda-feira, dia 4. Aí deu para testar legal, pois tinha bastante sol e temperatura amena. Simon Pagenaud e eu estivemos sempre entre os mais rápidos, dentre os 13 carros que foram para a pista. E como a quarta etapa do NTT IndyCar Series será justamente nessa pista, no dia 1º de maio, foi muito positivo.

 

Mas agora o foco é total para o Acura Grand Prix of Long Beach. A corrida será no domingo, 10, às 16:30 no horário do Brasil. A TV Cultura e os Canais ESPN e Star+ transmitirão ao vivo. A atividade de pista terá início na sexta com um treino livre apenas. No sábado, mais um treino e Qualifying. No domingão, faremos um Warmup de meia hora, três horas e meia antes da largada. 

 

Eu tenho uma história grande em Long Beach. Venci em 2001, fui 2º duas vezes (2000 e 2015) e em 2016 cheguei em 3º. Sou recordista de poles (2001, 2015, 2016 e 2017). A esse histórico, tenho também as marcas do WeatherTech SportsCar Championship. Eu e o Ricky Taylor fomos 6º em 2018 e 2º, com pole, em 2019. Não houve a prova em 2020 por causa da pandemia.

 

Meu objetivo para essa corrida é um só, tenho de ir para a frente com tudo e recuperar terreno depois daquele lamentável acidente do Texas. A minha posição no campeonato, 18º com 24 pontos, nem de longe reflete o potencial da Meyer Shank Racing. Então, fiquem ligados, pois o bicho vai pegar!

 

Abração e até semana que vem!

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

 

Olá Amigos,

 

A corrida deste próximo final de semana vai ser na minha cidade natal e uma das melhores corridas todos os anos. Long Beach é um lugar mágico onde respiramos esportes e no final de semana da IndyCar Series coloca nossas emoções à flor da pele.

 

Na semana passada a Fórmula 1 assinou contrato para uma terceira corrida aqui nos Estados Unidos em um circuito de rua, numa corrida noturna, passando por lugares notáveis em Las Vegas. Seria muito mais autêntico trazer esta corrida para as ruas e avenidas de Long Beach, mas o “motor financeiro” de Las Vegas falou mais alto até que o Indianapolis Motor Speedway.

 

Quando entreguei minha coluna da semana passada a categoria estava no meio de uma semana de testes no traçado misto do Indianapolis Motor Speedway. Havia uma expectativa de que a temperatura subiria para perto dos 60-70F (15-21°C) nas máximas, mas a previsão não só deixou de se confirmar como chegou a nevar pela manhã no templo da velocidade. Assim, além de ficarem comprometidos, os carros nem foram pra pista na última sexta-feira.

 

 

A Firestone, fornecedora de pneus da categoria, tem como parâmetro uma temperatura mínima de 100F (37ºC) fazendo um somatório das temperaturas de pista e ambiente, para garantir segurança. Essa soma não chegou nem perto do considerado minimamente seguro e não restou alternativa que não as equipes cancelarem a programação e se deslocarem para o Barber Motorsports Park. O circuito misto permanente localizado na cidade de Birmingham, Alabama, será a sede da quarta etapa do campeonato no dia 1º de maio. As equipes puderam treinar desde a segunda-feira, dia 4, mas seria um programa curto, uma vez que os carros precisam chegar na costa do pacífico.

 

 

A equipe de Mario Andretti dominou por completo as atividades de pista na segunda-feira, fazendo um 1-2 com Colton Herta e Alexander Rossi. Na sessão da tarde, voltaram a fazer os dois melhores tempos com Romain Grosjean e Colton Herta. Além da Andretti, estiveram presentes no Barber Motorsports Park a Chip Ganassi, a Ed Carpenter, a Meyer Shank e a Juncos. Ao todo 13 carros estiveram em ação antes das equipes seguirem para Long Beach.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.