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GP da Austrália Confirma Favoritismo da Ferrari PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 11 April 2022 20:04

A volta do GP da Austrália ao calendário do Campeonato Mundial de Pilotos foi comemorada por todos no circo. Por causa da pandemia a prova não era disputada desde 2019, quando Hamilton conquistou a pole position, com uma média horária de 237,194 km/h. Nesse período de paralização interessantes modificações foram feitas no circuito de Albert Park, em Melbourne, onde é disputada a corrida australiana. A pista ficou mais rápida e com pontos de ultrapassagem mais evidentes. Leclerc registrou a pole position a 244,013 km/h, em 1m17s866. O tempo de volta melhorou e as disputas também.

 

Na formação do grid de largada os dois carros da Ferrari teriam dominado as melhores posições no grid, não fosse a bandeira vermelha acionada décimos de segundo antes de Sainz completar sua volta mais rápida no Q3. O espanhol não teve tempo de realizar outra volta voadora e ficou em 9º no grid. Os 2 carros da Red Bull, de Verstappen, com 1m18s154 e Perez, com 1m18s240, ficaram em 2º e 3º, à frente do Mclaren de Norris, com 1m18s703, seguidos pelos Mercedes de Hamilton, com 1m18s825 e de Russell, com 1m18s933. Riccardo virou em 1m19s032, o 7º do grid. Os carros da Alpine, que vinham bem nos treinos livres ficaram em 8º e 10º.

 

A grande decepção do ano tem sido a Aston Martin. Tudo está dando errado para a equipe inglesa. Seus pilotos bateram e deram muito trabalho aos mecânicos para aprontar os dois carros para a qualificação. Stroll cometeu um erro primário ao mudar de trajetória sem olhar e atingir o outro canadense, Latifi, da Williams, no momento em que este vinha mais rápido. Sebastian Vettel parece disperso, desconcentrado, desanimado, não acreditando no projeto, pensando em outras coisas. O alemão, se persistir nessa conduta, não vai durar muito na Fórmula 1.

 

Na corrida Charles Leclerd provou que está pronto para ser campeão do mundo. Liderou praticamente a corrida inteira, mantendo uma distância segura de Verstappen, sem cometer erros. Quando o motor quebrado deixou o holandês a pé, não foi mais ameaçado. Carlos Sainz cometeu erros que normalmente não cometeria, rodando e ficando fora, quando deveria ter muita calma para recuperar posições. Perez (Red Bull) e Russell (Mercedes) também foram ao pódio. Completaram os 10 peimeiros Hamilton (Mercedes) em 4º, Norris (Mclaren) em 5º, Ricciardo (Mclaren) em 6º, Ocon (Alpine) em 7º, Bottas (Alfa Romeo) em 8º, Gasly (Alpha Tauri) em 9º e Albon (Williams) em 10º. A Mclaren vem melhorando a cada corrida assim como a Mercedes. A atuação do Alexander Albon merece ser destacada. O tailandês, que largou em 16º com pneu duro, permaneceu na pista, sem trocar, em 56 das 58 voltas da corrida. Fez a troca de pneus na penúltima volta e chegou em 10º lugar. Conseguir manter os pneus em boas condições por tantas voltas é tarefa para poucos.

 

Os primeiros colocados do Mundial de Pilotos são: 1º) Charles Leclerc (Ferrari) – 71 pontos, 2º) George Russell (Mercedes) – 37, 3º) Carlos Sainz (Ferrari) – 33, 4º) Sergio Perez (Red Bull) – 30 e 5º) Lewis Hamilton (Mercedes) – 28. Mundial de Construtores: 1º) Ferrari – 104 pontos, 2º) Mercedes – 65, 3º) Red Bull – 55, 4º) Mclaren – 24 e 5º) Alpine – 22.

 

A próxima etapa da Fórmula 1 será no dia 24 de abril, o GP Emília-Romagna, no circuito de Ímola. O favoritismo da Ferrari permanece, mas outras equipes estão melhorando e diminuindo a distância.

 

Luiz Carlos Lima

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.