A Fórmula 4 é uma categoria de acesso para os pilotos do kart ingressaram ao mundo dos monopostos. A FIA a criou na metade da década passada e ela já existe na Europa, Estados Unidos, Ásia, Oriente Médio e não existia no Brasil. Este ano, com o suporte da VICAR, promotora da Stock Car, a categoria dá a sua largada aqui no país. Serão 6 etapas pelo Brasil, sendo 3 provas por fim de semana, sendo 16 pilotos e 4 equipes na categoria. A etapa de abertura teve presenças ilustres como Bernie Ecclestone, ex-presidente da FOM e organizador da Fórmula 1 por anos, acompanhado de sua esposa Fabiana Ecclestone (que é vice presidente da FIA para a América do Sul) e do presidente da CBA, Giovanni Guerra. Vamos as equipes da categoria e pilotos: Equipe TMG Racing (Thiago Menegel Racing): Seus pilotos são Nicholas Monteiro, Aurelia Nobels (única mulher na categoria), Lucas Staico e Lucas Zuchinni. Equipe Cavaleiro Sports: Seus pilotos são Nicolas Giaffone (filho de Felipe Giaffone piloto da Copa Truck), Felipe Barrichelo Bartz (sobrinho de Rubens Barrichello), Vinicius Tessaro e João Tesser. Equipe KTF Sports: Seus pilotos são Luan Lopes, Alvaro Cho (que só estreará na segunda etapa por ainda ter 14 anos de idade), Richard Anunziata e Victor Brakes. Equipe Full time Sports: Seus pilotos são Pedro Clerot (que como preparação fez testes na Europa e correu na primeira etapa da Fórmula 4 italiana), Fernando Barrichello (filho de Rubens Barrichello), Ricardo Gracia (Que fez testes Europa e está inscrito na Fórmula 4 espanhola) e Nelson Neto. A equipe Cavaleiro Sports levou seus pilotos para treinarem na Argentina antes de começar a temporada foi a equipe Cavaleiro, eles testaram com carros da categoria argentina, que teve seu início no ano passado. Cavaleiro contou com a experiência do argentino ex-piloto de Fórmula 3, Nestor Furlan, que orientou os pilotos lá. Os chassis da categoria são os mesmos usados na Europa, o italiano Tattus F4 T21. Os pneus são da Pirelli. O motor de 176hp é da Italiana Abarth. A transmissão das corridas está sendo feita pelo Youtube, no site da categoria e pelo canal Bandsports. As corridas 1 e 3 serão com 25 minutos de duração mais uma volta e a 2 tem 18 minutos mais uma volta e a inversão dos 8 primeiros da chegada da corrida 1. A pontuação segue o mesmo padrão da FIA, com os 10 primeiros pontuando nas corridas longas e os 8 primeiros colocados nas corridas curtas. O piloto que fizer a volta mais rápida na corrida ganha 1 ponto e quem conquistar a pole position, 2 pontos. Agora vamos as corridas. Na corrida 1, realizada no Sábado, Pedro Clerot largou na pole com o tempo de 1m27,301 segundos, seguido de Lucas Staico com o tempo de 1m27,360. Clerot liderou a prova inteira, do começo ao fim, sem ameaça nenhuma. Lucas Staico vinha bem no segundo lugar, mas na volta 2 sofreu um toque de Ricardo Gracia, perdeu o controle do seu carro na curva do caipirinha e bateu, abandonando a prova. Tivemos então uma bandeira amarela e a entrada do carro de segurança, com o reagrupamento dos carros para nova largada. Ricardo Gracia entrou no box para trocar o bico. Na volta 11, Luca Zuchinni teve o pneu furado numa disputa de posição com Ricardo Gracia. Rodou sozinho e abandonou a prova. Ainda tivemos mais 2 abandonos na corrida: Numa disputa de posição Aurelia Nobels e Nelson Neto bateram e Nelson teve a suspensão quebrada. O resultado final teve a vitória de Pedro Clerot, seguido de Nicholas Monteiro e Nicolas Giaffone completando o pódio. Na corrida 2 os 8 primeiros colocados da primeira corrida tiveram suas posições no grid invertidas, com o primeiro colocado largando em 8°. Sendo essa a sprintrace (corrida mais curta, com menos tempo e menos pontos para o vencedor e demais colocações). Com essa inversão Felipe Bartz largou na pole, seguido de Ricardo Gracia (que terminou em sétimo na corrida 1). Na segunda volta Bartz perdeu o primeiro lugar para Ricardo Gracia e o resultado se manteve assim até o final da prova. Na última volta, Richard Anunziata vinha disputando posição com Luan Lopes. Perdeu o controle do carro, rodou sozinho, saindo fora da pista e por pouco Luan não bateu. Anunziata recuperou o controle, evitando bater num guard rail, voltou à pista, mas terminou em último lugar. Aurelia Nobels, que já havia abandonado na primeira corrida voltou a ficar pelo caminho, dessa vez por problemas mecânicos. Filho de piloto foi P3 na corrida 1 e filho de piloto foi P3 na corrida 2, com Fernando Barrichello completando o pódio. O vencedor da corrida 1 Clerot terminou em 4 ° lugar. Na última corrida do fim de semana, no domingo, Pedro Clerot tinha feito a pole, mas sofreu uma reclamação de Lucas Staico que disse que ele havia feito a volta com parte da pista em bandeira amarela, não reduzindo a velocidade. Os comissários reviram a situação e confirmaram o fato, tirando a pole de Clerot e assim Lucas Staico ficou com a posição. Na corrida, isso de pouco adiantou. Já na segunda volta, Clerot assumiu a liderança numa bela ultrapassagem sobre Staico. Na sexta volta Luan Lopes vinha com o bico solto e devagar. Victor Brakes, para não bater no carro dele, acabou fazendo um movimento brusco e rodando. Luan Lopes ia abandonar a prova, mas trocaram seu bico e ele voltou pra pista, Na 11ª volta Fernando Barrichello, ao disputar posição com Vinicius Tessaro, freou em cima do carro dele, perdeu o controle, rodou o bateu sozinho, abandonando a prova. A batida provocou uma bandeira amarela e a entrada o safety car. Na última volta Vinicius Tessaro vinha disputando posição com Aurélia Nobels e acabaram se tocando. Tessaro abandonou, mas Nobels conseguiu voltar pra pista. Pedro Clerot conseguiu sua segunda vitória do final de semana, seguido por Lucas Staico e Ricardo Gracia. Após essa primeira rodada e as 3 corridas disputadas, a classificação do campeonato tem Pedro Clerot com 62 pontos, seguido de Ricardo Gracia com 37 (ambos da Fulltime) e Nicholas Monteiro com 30 pontos. Lucas Staico tem 24 e os primos Felipe Bartz e Fernando Giaffone ambos tem 22 pontos. A próxima etapa do campeonato será dias 30 e 31 de julho em Interlagos, etapa que terá a estreia de Alvaro Cho, já com 15 anos completos e apto para disputar as corridas da categoria, que Brasil exige que os pilotos tenham 15 anos completos para as corridas de monopostos. Rodrigo Botana Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
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