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WRC Portugal: O Hat-Trick do imparável Kalle Rovanperä PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 22 May 2022 16:16

Chegamos! 

 

É sempre um prazer chegarmos em terras portuguesas. Além da boa comida e do calor natural da primavera lusitana, a paixão que os apreciadores locais tem pelo Rally é simplesmente contagiante. Isso faz do Rally de Portugal uma etapa singular.

 

A parte da competição, a gente vai contar por aqui com o valoroso trabalho da nossa equipe enviada para o local, deslocando-se sempre com o entusiasmado apoio dos moradores locais que abrem suas casas para nos receber e nos dar pousada quando é mais interessante estar nos locais dos estágios do que ir e voltar à cidade do Porto.

 

Visão geral

Uma das etapas mais antigas e populares do WRC. Estradas de cascalho rápidas e técnicas no interior da região do Porto, no norte e centro do país, são inicialmente macias e arenosas, mas podem se tornar rochosas e esburacadas na segunda passagem. Muitas curvas complicadas escondidas por cristas enquanto as temperaturas podem subir no início do verão em Portugal.

 

História

Realizado pela primeira vez em 1967 e um dos eventos fundadores do WRC inaugural de 1973.

Inicialmente um rally de superfície mista, mudou para um formato de cascalho puro, mas perdeu seu lugar no calendário depois que o mau tempo arruinou o evento de 2001.

Os organizadores mudaram-se do norte para a região de férias do Algarve, no sul, e reconquistou o seu lugar em 2007.

Voltou para o norte em 2015.

Eleito 'Melhor Rally do Mundo' em cinco ocasiões.

 

 

Estágios

O início cerimonial de quinta-feira à noite em Coimbra é imediatamente seguido por uma etapa super especial de 2,82 km na orla da cidade, onde o evento pernoita.

Sexta-feira segue para o leste para três etapas bem agrupadas em estradas famosas ao redor de Arganil. As passagens duplas da Lousã, Góis e Arganil são separadas por uma zona de montagem de pneus na própria Arganil. A etapa volta a norte para fechar com Mortágua e uma espetacular super especial lado a lado no circuito de rallycross de Lousada. Tudo soma 121,67km.

Sábado jornadas à Serra da Cabreira, a nordeste de Matosinhos. Passagens duplas por Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, mais a sul, a prova mais longa do fim-de-semana com quase 38km, são divididas por serviço.

Um estágio de rua costeira de 3,30 km em Porto Foz fecha a perna após quase 165 km de ação.

O último dia apresenta cinco etapas na zona de Fafe. Felguieras e Montim são os primeiros, mas o destaque fica para a famosa etapa de Fafe e as suas enormes multidões. Montim é conduzido uma vez, as outras duas duas vezes para somar 48,87km de ação.

As 21 provas compreendem 338,34km num percurso de 1522,89km.

 

Palco icônico

Fafe – um estágio lendário que agraciou pela primeira vez ocorreu a etapa de Portugal do WRC na primeira temporada do campeonato em 1973. Tem apenas 11,18 km de extensão, mas oferece uma vista fantástica e uma atmosfera emocionante. É tudo sobre os últimos quilômetros, onde os fãs normalmente migram para duas seções famosas. Eles ficam no alto da encosta de Confurco para ver os carros descendo a colina em uma curva à esquerda, fechada,  antes que uma pequena seção de asfalto leve a um gancho de volta ao cascalho. Então, pouco antes da chegada é o salto Pedra Sentada de revirar o estômago. Um dos locais icônicos do WRC e nenhum lugar melhor para estar no último dia!

O que há de novo para 2022

Noite de abertura de quinta-feira super especial em Coimbra.

A dupla corrida de sábado por Vieira do Minho foi encurtada em 3 km no início.

 

 

Desafio

O primeiro evento de cascalho para a nova geração de carros Rally1 híbridos.

As estradas arenosas garantem que a aderência seja um prêmio para os iniciantes durante a primeira passagem pelas etapas.

A superfície pode degradar e desenterrar rochas afiadas e sulcos profundos para a segunda passagem. Isso geralmente exige que as equipes aumentem a altura do passeio em seus carros para evitar danos mecânicos.

Evite problemas mecânicos na primeira etapa. Sem serviço durante o dia, problemas no carro podem custar muito tempo.

Compostos duros ou macios? Essa é a grande questão dos pneus para os pilotos que procuram a melhor aderência nas pistas macias, ao mesmo tempo que tentam gerir o desgaste ao longo de um longo grupo de etapas. Ou é uma mistura dos dois?

 

Especificação do carro

Suspensão de cascalho.

Os pneus de cascalho Scorpion da Pirelli foram atualizados para a nova geração de carros Rally1. Eles apresentam reforço extra, principalmente na parede lateral, para proteger contra cortes e lacerações de rochas afiadas. O composto duro será a principal escolha, com borracha mais macia também disponível.

 

Parque de serviço

Com sede no centro de exposições da Exponor em Matosinhos – o maior de Portugal. Muito espaço ao ar livre para as equipes de fabricantes, com configurações menores acomodadas no interior.

 

 

Principais destaques

Cerimônia de abertura de quinta-feira à noite em Coimbra. Uma oportunidade de ver os motoristas, pegar um autógrafo e tirar uma selfie antes que a ação comece.

Três etapas super especiais favoritas dos fãs – começando com a explosão de quinta-feira à noite em Coimbra.

A super especial no circuito de rallycross de Lousada na sexta-feira à noite. Os fãs desfrutam de excelentes vistas enquanto dois carros de cada vez fazem curvas e saltos arrebatadores.

O estágio de rua Porto-Foz de sábado à noite oferece ação com uma diferença. Localizado na foz do rio Douro e tendo como cenário deslumbrante o Oceano Atlântico. Espere “zerinhos” e driftings arrojados.

O grande salto antes da chegada ou as encostas com vista para as curvas arrebatadoras que o precedem são um ímã para os fãs. Imperdível.

Explorando a cidade do Porto. Um labirinto de belas ruas converge para o poderoso rio Douro, atravessado pela icônica ponte metálica em arco e ladeado por encantadoras casas.

 

Shakedown

Elfyn Evans liderou um shakedown frenético no Vodafone Rally de Portugal na manhã de quinta-feira em que o quarteto líder foi coberto por menos de um segundo. Enquanto os carros híbridos entravam no cascalho pela primeira vez no Campeonato Mundial de Ralis da FIA, o piloto do Toyota GR Yaris superou Craig Breen por 0.4s no estágio de Paredes de 4,55 km.

 

 

Estava quente e poeirento, as condições deverão prevalecer nas colinas e montanhas ao longo dos quatro dias de rali de Matosinhos. O galês Evans está desesperado por um resultado forte depois de um início de temporada conturbado nas três primeiras etapas, o que o deixou em nono lugar na classificação. Dani Sordo, fazendo sua estreia em 2022 em um Hyundai i20 N, marcou o ritmo na primeira passagem pela etapa. Evans chegou ao topo na segunda passagem e reduziu ainda mais o tempo de referência em sua terceira e última tentativa.

 

Craig Breen, pilotando um Ford Puma M-Sport, terminou 0.3s à frente do i20 N de Ott Tänak com Thierry Neuville apenas um décimo atrás, enquanto 0.8s cobriam os quatro primeiros. Os Pumas de Sordo e Pierre-Louis Loubet completaram os seis primeiros. Os Sébastiens, Ogier e Loeb, foram 7° e 10º, respectivamente, em seus Yaris e Puma, respectivamente, com os pilotos de maior sucesso na história do esporte renovando sua rivalidade pela primeira vez desde o Rally de Monte-Carlo de abertura da temporada.

 

Quinta-feira.

Thierry Neuville conquistou uma vantagem inicial no Vodafone Rally de Portugal na noite de quinta-feira, depois de vencer um espetacular estágio de velocidade de abertura nas ruas de Coimbra. Ele parou os relógios sendo 0.6s mais rápido que seu companheiro de equipe do Hyundai, Ott Tänak, em 2,82 km de estradas asfaltadas nas margens do rio Mondego, na antiga capital do país.

 

 

O belga colocou o estilo em torno das curvas apertados e rotundas para o deleite dos fãs no que foi efetivamente um aquecimento para três dias de ação de cascalho quente e empoeirado no norte e centro do país. Os três primeiros foram separados por 1.4s , com o irlandês Craig Breen ocupando o último lugar do pódio à frente do colega da M-Sport, Gus Greensmith, quatro décimos atrás.

 

Sébastien Ogier, de volta ao volante de um Toyota GR Yaris pela primeira vez desde a rodada de abertura do Campeonato Mundial de Ralis da FIA em janeiro, foi o quinto com o companheiro de equipe e líder do campeonato Kalle Rovanperä completando os seis primeiros. Takamoto Katsuta, o nove vezes campeão mundial Sébastien Loeb, o vencedor de 2021 Elfyn Evans e Adrien Fourmaux completaram o top 10.

 

 

A etapa seguiu-se à cerimônia de largada no centro da cidade e antes da ação os fãs foram brindados com corridas de demonstração de quase 20 carros clássicos como parte das celebrações da 50ª temporada do WRC. As coisas ficariam mais difíceis na manhã de sexta-feira, quando as equipes enfrentariam três etapas de cascalho perto de Arganil, que recebe uma troca de pneus antes que o trio seja repetido à tarde. Uma corrida por Mortágua e um estágio lado a lado no circuito de rallycross de Lousada fecham o dia.

 

Sem serviço permitido até que os competidores retornem a Matosinhos à noite, exceto para reparos executados por equipes usando ferramentas transportadas em seus carros, problemas mecânicos nos 122 km de competição podem custar caro.

 

Sexta-feira.

Se a noite da quinta-feira foi quase uma celebração festiva, a sexta-feira nos reservou uma luta furiosa pela manhã tornando-se uma questão de sobrevivência na parte da tarde, já que o calor, a poeira e as estradas cheias de rochas castigaram a todos nesta primeira etapa de cascalho da temporada do Campeonato Mundial de Rallies da FIA.

 

 

Evans venceu quatro das oito especiais em seu GR Yaris para liderar seu colega de equipe finlandês, que duas vezes liderou a tabela de tempos, por 13.6s após quase 125 km de ação. A baixa posição inicial do galês significava que ele desfrutava do benefício de uma melhor aderência em estradas limpas pelos primeiros pilotos. Em contraste, o líder do campeonato Rovanperä suportou as piores condições por ser o primeiro na ordem de corrida.

 

Evans superou Thierry Neuville, que liderou após o curto estágio de velocidade da quinta-feira à noite nas ruas de Coimbra, com uma vitória na etapa de abertura. Ele também venceu o estágio seguinte, mas foi impotente para deter Sébastien Loeb, que superou por uma vantagem de 0.5s. Quando Loeb bateu seu Ford Puma contra uma parede a poucos metros da  etapa e foi forçado a abandonar, Evans estava de volta à frente e evitou vários perigos nas estradas em deterioração.

 

 

O estreante da temporada, Dani Sordo, foi o terceiro em um Hyundai i20, meio minuto atrás. O espanhol tinha 5,2s de vantagem sobre Takamoto Katsuta em outro GR Yaris. O piloto japonês acabou entregando esse tempo com uma rodada. Sébastien Ogier estava a caminho de fazer um grande dia para a Toyota Gazoo Racing ao levar seu GR Yaris para o terceiro lugar, mas dois furos de pneus na parte da tarde deixaram o francês na beira da estrada sem mais rodas sobressalentes a bordo.

 

Duas vezes Gus Greensmith teve um pneu saindo do aro de seu Ford Puma. Seu progresso foi ainda mais sufocado quando a poeira encheu o cockpit, mas o britânico perseverou para manter o quinto lugar, a um minuto da liderança. O companheiro de equipe da M-Sport Ford, Pierre-Louis Loubet, foi o sexto, as esperanças do francês de terminar entre os três primeiros acabaram quando ele ultrapassou um penúltimo cruzamento de etapas.

 

A sétima posição foi uma recompensa ruim para Thierry Neuville, que foi o desafiante mais próximo de Evans até que danos nas rodas em uma seção de ligação o forçaram a dirigir os dois últimos testes com um eixo de transmissão quebrado em seu i20 N. Craig Breen foi atrasado por vários problemas em seu Puma, incluindo um furo e uma escova com um banco. O irlandês foi oitavo, com o companheiro de equipe Adrien Fourmaux em nono e Ott Tänak a completar o top 10 após dois furos no seu i20 N.

 

 

Se sexta-feira foi difícil, sábado era esperado como ainda mais assustador. Quase metade da distância competitiva do rally estava concentrada em duas voltas de três estágios de velocidade na Serra da Cabreira. As tripulações teriam uma trégua no serviço no meio da perna. No final do dia, uma etapa de rua costeira no Porto terminaria a jornada após quase 165 km de ação.

 

Sábado.

Todos esperavam uma disputa quente no sábado pelo WRC Vodafone Rally de Portugal pelas costumazes altas temperaturas, mas isso também aconteceu em todas as especiais cronometradas com Kylle Rovanperä e Elfyn Evans empolgando o público às margens dos trechos cronometrados. Kalle Rovanperä tomou a liderança do Vodafone Rally de Portugal das mãos do companheiro de equipa Elfyn Evans na noite de sábado em um dia emocionante.

 

 

O finlandês estava quase 20s atrás de Evans no meio da etapa mais longa do evento antes de esmagar o galês esta tarde, conquistando uma uma vantagem de 5.7s para o último dia de competição em busca de sua terceira vitória consecutiva no rally. Evans liderou esta quarta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA por praticamente toda a distância em seu Toyota GR Yaris, mas Rovanperä venceu os dois primeiros estágios da tarde para reduzir a diferença a 9.9s.

 

Uma chuva – que não costuma se comum no rally de Portugal – veio na segunda passagem da longa etapa de Amarante deu a Rovanperä uma vantagem vital. Ela se tornou cada vez mais pesada e com Evans largando quatro minutos depois de seu colega, ele perdeu quase 14 segundos e a liderança. Mais cedo Evans teve o melhor de uma manhã que foi fortemente influenciada pela escolha dos pneus. Ambos favoreceram o composto macio da borracha Scorpion da Pirelli, que oferecia mais aderência nas estradas pulverulentas da Montanha da Cabreira do que a opção mais dura escolhida por outros.

 

 

Takamoto Katsuta garantiu um bloqueio da Toyota Gazoo Racing entre os três primeiros depois de ultrapassar Dani Sordo para o terceiro esta manhã. Katsuta derrotou o piloto da Hyundai em todos os estágios, exceto um, para levar uma vantagem de 5.7s na parada noturna, mas quase dois minutos atrás da liderança. Ambos precisavam ficar de olho em Thierry Neuville. O belga subiu dois lugares para quinto pela manhã, mas estava quase um minuto atrás do companheiro de equipe Sordo na metade do dia. Com uma condução empolgante em Amarante, antes da chuva, conseguiu se aproximar em 30.1s.

 

Os companheiros de equipe da M-Sport nos Ford Puma, Pierre-Louis Loubet e Craig Breen, perderam tempo com pneus duros pela manhã. A escolha de Loubet foi agravada por uma rodada e ele ficou para trás do irlandês quando os limpadores de para-brisa emperrados dificultaram sua visibilidade na chuva. Melhorias na configuração dos amortecedores e chassis no serviço do meio do dia encorajaram Breen, que superou Loubet e impôs 14.3s para assumir o sexto lugar. Entretanto ele terminou mais de 90 segundos atrás de Neuville.

 

 

Gus Greensmith abandonou com seu Puma depois de bater em um banco e quebrar a direção. A sua saída permitiu a Ott Tänak o oitavo lugar com Adrien Fourmaux e o líder do WRC2 Teemu Suninen completando a tabela de classificação. Fourmaux ficou atrás do estoniano depois de sofrer um furo no pneu traseiro esquerdo pela manhã. Os Sébastiens (Loeb e Ogier) recomeçaram depois de abandonarem na sexta-feira. Loeb saiu pela segunda vez quando seu Puma parou pela manhã com um problema no turbo. Ele não iria recomeçar no domingo. Ogier saiu da estrada na mesma etapa e depois se abandonou após um incêndio causado pelo vazamento de fluido de freio no escapamento quente.

 

O dia final de competição no domingo é sobre a extraordinária Fafe, com o seu grande salto antes da chegada e as suas multidões. Cinco estágios agrupados à volta da cidade totalizando 48,87 km, com o Wolf Power Stage de encerramento do rally em Fafe a oferecer pontos de bonus vitais.

 

Domingo.

O domingo amanheceu já com a temperatura alta. Kalle Rovanperä foi dormir no sábado a noite como líder do WRC Vodafone Rally de Portugal, mas uma vantagem de 5,7s para um piloto rápido e experiente como Elfyn Evans não queria dizer muita coisa e não teríamos essa de “sair do hotel com o regulamento debaixo do braço”. O finlandês ficou atrás do líder de longa data e companheiro de equipe do Toyota GR Yaris, Elfyn Evans, nos dois primeiros dias no Vodafone Rally de Portugal, antes de superar o galês na noite de sábado.

 

 

A vitória parecia quase impossível para Rovanperä, que começou o primeiro estágio na sexta-feira como o primeiro na ordem largada. Ele limpou as estradas arenosas, deixando-as com mais aderência para os que o seguiam, mas o jovem de 21 anos evitou problemas nas estradas cheias de pedras antes de atacar Evans, o que só conseguiu fazer – efetivamente – a partir das especiais do sábado.

 

No domingo, ele ampliou a pequena vantagem na curta etapa final para vencer por 15.2s e fazendo uma seqüência de três vitórias em três condições completamente diferentes: a vitória na primeira etapa de cascalho da temporada seguiu-se ao sucesso na neve e gelo da Suécia e no asfalto da Croácia. E em Portugal, conquistar o máximo de pontos de bônus por vencer o Wolf Power Stage final sobre o lendário estágio de velocidade de Fafe foi a cereja do bolo.

 

 

O segundo foi o melhor resultado da temporada para Evans, que venceu seis dos 21 estágios de velocidade em comparação com os oito de Rovanperä. Ele marcou um retorno à forma para o homem que terminou como vice-campeão nas últimas duas temporadas após um início de ano tórrido. A Toyota Gazoo Racing estava a caminho de fechar o pódio com Takamoto Katsuta em terceiro antes da etapa final. Mas Dani Sordo, que se aproximava rapidamente, fazendo sua primeira aparição da temporada em um Hyundai i20 N, conseguiu superar o piloto japonês nos quilômetros finais por 2.1s.

 

 

Thierry Neuville deixou a luta pela vitória na sexta-feira, quando uma roda dianteira caiu de seu i20 N em uma seção de ligação. Ele dirigiu as duas etapas finais com apenas tração em duas rodas e despencou do segundo para o sétimo lugar. Ele se recuperou para terminar em quinto, 18.4s atrás de Katsuta. Problemas de freio custaram a Craig Breen o sexto lugar. O irlandês cedeu dois lugares no último dia em seu Ford Puma, permitindo que Ott Tänak fosse sexto com seu Hyundai i20. O estoniano ganhou terreno depois de dois furos de pneu na sexta-feira que acabaram com suas ambições de vitória. Pierre-Louis Loubet levou seu Ford Puma para sétimo, apesar de problemas semelhantes aos de Breen. Adrien Fourmaux e o último vencedor do WRC2 Yohan Rossel completaram a tabela de classificação.

 

 

Os competidores enfrentarão mais clima quente e estradas irregulares quando o WRC se mudar para a ilha mediterrânea da Sardenha no próximo mês. O Rally Italia Sardegna tem sede em Alghero de 2 a 5 de junho e fica a pergunta: quem vai parar Kalle Rovanperä e tirar sua vantagem de 46 pontos após quatro das 13 rodadas do campeonato?

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 
Last Updated ( Sunday, 22 May 2022 20:25 )