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WRC Sardegna: Ott Tänak espanta o azar e vence na Itália PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 05 June 2022 16:08

Chegamos! Quer dizer... Estamos!

 

Esta é a nossa etapa tradicional do WRC. A Sardegna é um lugar mágico. O mar de tons azuis e esmeraldas é um convite ao mergulho e a Dolce Vita cercada de contrastes naturais, luzes e cores na Sardenha. A ilha é predominantemente montanhosa. Vastas áreas da ilha permaneceram magicamente intactas e são habitadas por veados, cavalos selvagens e grandes aves de rapina.

 

Outras áreas têm assentamentos humanos evoluindo ao longo dos milênios, como a civilização Nuragic e seus nuraghi, os túmulos dos gigantes, poços sagrados ou as casas das fadas, do interior às aldeias à beira-mar. Este é o palco da quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA e é o nosso cartão de boas vindas para todos os fãs de rally pelo mundo que se encontram neste final de semana neste paraíso localizado no mar mediterrâneo.

 

Visão Geral

Trilhas de cascalho acidentadas e ensolaradas no norte da ilha mediterrânea de cartão postal garantem um dos desafios mais severos da temporada. Etapas rápidas em estradas estreitas não deixam margem para erros, enquanto o calor intenso combina com estradas abrasivas para testar os pneus até o limite.

 

Histórico de eventos

A etapa do WRC na Itália era anteriormente um evento de superfície mista com sede em Sanremo e conhecido como o Rally das Flores quando foi realizado pela primeira vez em 1928. 

Fazia parte do WRC desde o início do campeonato em 1973.

Michèle Mouton tornou-se a primeira e única mulher a vencer uma etapa do WRC quando triunfou em 1981.

O rally mudou-se para a ilha mediterrânea da Sardenha em 2004.

 

  

Estágios

O estágio curto de superfície mista Olbia - Cabu Abbas nos subúrbios de Olbia começa a ação na quinta-feira à noite antes de uma parada noturna na cidade da costa leste.

Uma largada às 05:55 na sexta-feira leva os competidores ao sul para uma volta dupla de Terranova e Monti di Ala’ e Buddoso’, a etapa mais longa do rally com 24,70 km, pela manhã. Após o serviço, o final da tarde e início da noite compreende duas passagens das etapas do litoral norte em Osilo - Tergu e Sedini - Castelsardo. É a etapa mais longa do fim de semana com 133,56 km de ação.

O sábado é apenas um pouco mais curto, com 131,82 km de competição. Um início ainda mais cedo 05:25 precede duas corridas de Tempio Pausania e Erula-Tula. Depois de uma troca de pneus em Buddusò, entra em estradas clássicas na região de Monte Acuto. Coiluna - Loelle e Monte Lerno di Pattada são conduzidos duas vezes.

O final de domingo fica mais perto de Alghero e apresenta estágios familiares do dia de fechamento da costa oeste em Cala Flumini e Sassari – Argentiera. Ambos são conduzidos duas vezes, com Sassari – Argentiera recebendo os pontos de bônus finais pagando o Wolf Power Stage.

As 21 etapas totalizam 307,91km.

 

Palco icônico

Sábado Monte Lerno di Pattada, lar do icônico Micky's Jump. Se você gosta de sua ação WRC de natureza voadora, então não há nada melhor do que aqui. Os carros ficam pendurados no céu enquanto a estrada desce abaixo deles. Esta etapa é a única a estar presente em todas as 19 edições do evento.

 

  

O que há de novo para 2022

Alghero retorna como a cidade anfitriã depois de um ano em toda a ilha em Olbia em 2021. Alghero sediou o evento por oito anos antes disso.

A etapa de abertura da noite de quinta-feira em Olbia nunca foi conduzida antes. Estava planejado para o evento de 2020, mas a pandemia acabou com isso.

A rota de domingo volta ao seu tradicional loop duplo pelas estradas da costa oeste de Cala Flumini e Sassari - Argentiera, ao norte de Alghero.

 

Desafio

Estradas rápidas, mas estreitas, ladeadas por arbustos, árvores ou pedras na beirada não deixam margem para erros.

Estradas de base dura, cobertas por uma superfície arenosa, que é varrida durante a primeira passagem para deixar condições mais difíceis e esburacadas para a segunda corrida.

Uma fina camada de cascalho escorregadio na superfície prejudica os iniciantes na etapa de abertura.

As temperaturas excedem 30°C, por isso será desconfortável nos carros com estresse maior do que o normal nos motores e transmissões.

 

Especificação do carro

Suspensão de cascalho.

Os pilotos aumentam a altura do carro para estradas esburacadas durante a segunda passagem dos estágios.

Pneus Scorpion de composto duro e médio da Pirelli disponíveis. A versão difícil é a principal escolha.

 

Parque de serviço

O hub se move da costa leste de volta para Alghero, no oeste. Existe um parque de serviço mais popular no WRC? Alinhando a pitoresca orla marítima da cidade, há as vistas e os sons do mar de um lado e uma gloriosa variedade de cafés, restaurantes e gelateria do outro. Idílico.

 

 

Principais destaques

O salto de Rino, a pouco menos de 3 km do início da Coiluna - Loelle de sábado, é um dos saltos mais longos e espetaculares da temporada. Também é um ótimo aquecimento para……

Micky's Jump: um dos locais icônicos do WRC na etapa Monte Lerno di Pattada de sábado. Os carros voam alto e por muito tempo enquanto a estrada literalmente desce abaixo deles. A inclinação da decolagem, combinada com a proximidade de uma curva acentuada à esquerda logo em seguida, tornam-no imperdível.

Micky's Jump novamente. Se você vai para ver a primeira passagem, no meio da tarde no sábado, não há motivo para não ficar fixo no seu lugar por uma segunda, que acontece algumas horas depois.

O estágio Sassari – Argentiera de domingo, que funciona como o Wolf Power Stage para a segunda passagem. Uma impressionante seção final ao lado do mar é de tirar o fôlego.

A cerimônia do pódio em Alghero na tarde de domingo. Após a entrega dos troféus e hinos, é tradicional a equipe vencedora mergulhar em massa no porto para se refrescar.

 

Shakedown

Thierry Neuville estabeleceu o desafio no Rally Italia Sardegna ao liderar as tabelas de tempos no shakedown ensolarado de quinta-feira de manhã. O belga marcou o tempo de referência na sua terceira e última passagem pelo estágio de 3,53 km de Olmedo.

 

 

Ao volante de seu Hyundai i20 N Rally1, Neuville terminou a sessão 0.3s à frente de Esapekka Lappi, da Toyota Gazoo Racing, que está fazendo sua estreia no cascalho com motor híbrido. O companheiro de equipe de Lappi no GR Yaris, Elfyn Evans, completou o trio líder apenas dois décimos atrás. Em condições empoeiradas, o calor sufocante era um ponto de discussão importante. Espera-se que as temperaturas subam até 35 graus Celsius durante os quatro dias em Alghero.

 

O homem da M-Sport Ford, Pierre-Louis Loubet, foi o piloto da Puma mais bem colocado e ficou 1.1s atrás de Evans após três passes. Ele ficou dois décimos à frente do líder do campeonato Kalle Rovanperä, que completou os cinco primeiros em um Toyota. Como líder do campeonato, Rovanperä começa primeiro a partida de sexta-feira. As condições secas significam que ele vai varrer o cascalho da linha de direção para deixar mais aderência e estradas mais rápidas para quem está atrás.

 

 

Craig Breen e Gus Greensmith trouxeram seus Ford Puma para casa em sexto e sétimo, enquanto o bicampeão da Sardenha Dani Sordo terminou em 10º. Ele estava a 3.8s do ritmo depois de fazer uma série de ajustes de configuração em seu i20 N. Ott Tänak só conseguiu completar uma corrida dentro do prazo estipulado antes de um problema técnico atingir seu Hyundai na seção de estrada pouco depois.

 

Quinta-feira.

A quinta-feira teve o estágio de abertura do WRC Rally Itália Sardegna e Thierry Neuville mostrou o mesmo ímpeto do shakedown para assumir a liderança da competição depois de vencer a super especial nos subúrbios de Olbia. O belga ultrapassou Takamoto Katsuta, da Toyota Gazoo Racing, em meio segundo nos 3,32 km, pilotando seu Hyundai i20 N por uma mistura de ruas de asfalto e pistas de terra a caminho do tempo de referência na cidade da costa leste.

 

 

Milhares de fãs assistiram com prazer o rally começar antes de três dias de ação de cascalho quente e empoeirado na ilha do Mediterrâneo. Elfyn Evans ficou dois décimos atrás de Katsuta para completar o pódio inicial. Seus colegas do com os demais Toyota Yaris, Kalle Rovanperä e Esapekka Lappi, completaram os cinco primeiros, cada um atrás de Neuville por 1.0s com tempos idênticos.

 

Ott Tänak e Dani Sordo trouxeram seus carros Hyundai para casa em sexto e sétimo, enquanto os pilotos da M-Sport Ford Adrien Fourmaux, Craig Breen e Gus Greensmith – que pilotaram na etapa sem o interfone funcionando – completaram o top 10.

 

 

As coisas ficariam mais difíceis na sexta-feira, quando as equipes começariam o dia mais longo do rally, com duas etapas pela manhã - cada uma repetida duas vezes antes do serviço - ao redor da região de Monte Acuto em Terranova e Monti di Ala, enquanto voltas duplas de Osilo - Tergu e Sedini Castelsardo comporiam as etapas da tarde.

 

Sexta-feira.

O dia mais longo do final de semana exigiu bastante de todos. Esapekka Lappi fez uma corrida quase perfeita para completar a punitiva perna de abertura de sexta-feira com uma pequena vantagem no Rally da Itália Sardegna. O finlandês, fazendo sua estreia no cascalho em um Toyota GR Yaris, venceu dois dos seis testes de velocidade cheios de rochas para abrir uma pequena vantagem de 0.7s sobre Ott Tänak em um dia de abertura encurtado na quinta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Infelizmente, as duas últimas etapas foram canceladas devido a atrasos na sequência de um incidente durante a primeira passagem de Osilu - Tergu.

 

 

Lappi começou forte e liderou as tabelas de tempos após a segunda passagem de Monti di Alà e Buddusò antes de ser rapidamente ultrapassado por Ott Tänak no final do circuito da manhã. Tänak estava em boa forma e parecia provável que se recuperasse à tarde, no entanto, um problema de transmissão prejudicou o piloto do Hyundai i20 N na etapa final e ele caiu para segundo depois de superar o carro com tração nas três rodas.

 

Os cancelamentos de SS8 e SS9 trouxeram um lado positivo para Tänak, pois ele conseguiu retornar ao descanso do serviço de Alghero sem cair mais para trás. Enquanto isso, o dia de Lappi foi relativamente livre de drama, um furo na frente esquerda no SS5 sendo a maior de suas preocupações. Pierre-Louis Loubet terminou 14.4s atrás de Tänak em terceiro. O francês travou um duelo emocionante com seu colega da M-Sport Ford Puma Craig Breen ao longo do dia e ambos os pilotos perderam tempo com pequenas ultrapassagens. No final do jogo, Breen estava apenas 0.4s em atraso.

 

 

Dani Sordo ficou apenas seis décimos atrás em seu Hyundai. Ele lutou para encontrar a configuração ideal desde o início, mas os ajustes feitos ao longo do dia provaram ser frutíferos e ele conquistou duas vitórias em etapas. O outro piloto da M-Sport, Adrien Fourmaux, foi um solitário sexto. Ele estava atrás de Sordo por 14.7s, mas tinha 34.7s sobre Takamoto Katsuta, que lutava pela tração em seu Toyota.

 

O líder do campeonato Kalle Rovanperä ficou em oitavo depois de varrer a estrada durante todo o dia, seguido por um abatido Thierry Neuville, que perdeu dois minutos com um problema de transmissão no SS5. O líder do WRC2, Andreas Mikkelsen, completou a tabela de classificação em décimo no geral. Foi um dia ruim para os pilotos britânicos. Elfyn Evans liderou brevemente antes de aposentar seu Yaris com danos no radiador após uma compressão no terceiro estágio, enquanto Gus Greensmith terminou 2min 19.0s atrás do ritmo depois de lutar para reiniciar seu Puma após um overshoot pela manhã.

 

 

O roteiro de sábado contaria com mais oito etapas perto de Monte Acuto, com 131,82km de ação divididos em duas voltas de quatro provas. Não havendo interrupção do serviço ao meio-dia. Tempio Pausania (12,03 km) e Erula - Tula (15,27 km) seriam repetidos duas vezes pela manhã, enquanto as duplas de Coiluna - Loelle (21,60 km) e Monte Lerno (17,01 km) terminam no dia anterior à parada noturna em Alghero.

 

Sábado.

O sábado foi um dia de sobrevivência e alguns protagonistas do campeonato ficaram pelo caminho ao longo do dia. Ott Tänak está a caminho de uma vitória muito necessária no Rally Italia Sardegna depois de deixar seus rivais para a poeira na penúltima etapa de sábado. O piloto estoniano começará a etapa final de domingo com uma vantagem de 46.0s sobre Craig Breen, da M-Sport Ford, depois de deixar claro o que foi um dia desastroso para o líder de sexta-feira, Esapekka Lappi.

 

  

O palco estava montado para uma batalha emocionante depois que Lappi liderou Tänak por 0.7s durante a noite, mas ele se foi forçado a abandonar na abertura do estágio de Tempio Pausania, quando trafegava no limite em uma sinuosa estrada e acabou acertando um barranco, que desequilibrou seu carro e lançou o Yaris voando em direção a uma rocha que arrancou a roda traseira esquerda.

 

O abandono de Lappi deixou Tänak sozinho na frente e, apesar de insistir que ele não estava se esforçando, os tempos das etapas sugeriram o contrário, pois ele venceu seis dos sete estágios de velocidade do dia. Embora suas esperanças de título possam ser escassas após um início de temporada ruim, a vitória aqui significaria muito para Tänak. Ele não chega ao degrau mais alto do pódio desde o Arctic Rally Finland, desenvolvido pela Capital Box em 2021, 461 dias atrás.

 

 

Craig Breen foi o único outro piloto a vencer uma etapa em um dia quente e empoeirado. O irlandês largou em terceiro antes de conquistar o segundo lugar quando o companheiro de equipe Pierre-Louis Loubet furou um pneu no estágio de abertura. Ele foi pressionado por Dani Sordo da Hyundai pela manhã, mas conseguiu construir uma vantagem confortável enquanto Sordo lutava pelo ritmo no final do dia, que deixou-os separados por 20.8s.

 

Loubet vinha fazendo uma pilotagem consistente para levar seu Ford Puma para casa em quarto lugar. Ele estava atrás de Sordo por 25.0s e tinha 51.4s de vantagem sobre o quinto colocado Kalle Rovanperä, que começou o dia em oitavo depois de ser o primeiro a largar nos estágios da sexta-feira. Rovanperä ficou entre os cinco primeiros no final do dia, quando Adrien Fourmaux bateu seu Ford no último estágio do dia, em Monte Lerno Di Pattada, uma vez que a etapa foi posteriormente sinalizada com bandeira vermelha.

 

 

Takamoto Katsuta ficou quase quatro minutos atrás dos líderes. Sem serviço ao meio-dia, ele foi forçado a pilotar com cuidado enquanto cuidava de um radiador enfraquecido que foi atingido por uma pedra al passar pelo respingo de água em Coiluna - Loelle. Gus Greensmith foi o sétimo, enquanto o resto da tabela de classificação era composta por carros da categoria de suporte. O líder do WRC2, Nikolay Gryazin, liderou Jan Solans e Chris Ingram, que completaram os dez primeiros.

 

Thierry Neuville, da Hyundai, estava de olho em subir na tabela de classificação depois de terminar na sexta-feira nono após problemas de transmissão. No entanto, a sorte do belga acabou na terceira etapa da manhã, quando um capotamento o colocou fora do dia. Depois de reiniciar após sua se retirar na sexta-feira, Elfyn Evans foi obrigado a abandonar mais uma vez quando uma falha na suspensão traseira vitimou seu Yaris à tarde.

 

 

As equipes seguiriam para o norte de Alghero ao longo da costa no domingo para enfrentar os estágios de Monte Baranta (14,51 km) e Sassari-Argentiera (7,10 km). Ambas as etapas seriam realizadas duas vezes no último dia, sendo o último o local do Wolf Power Stage, que paga pontos de bônus, começando às 12:18, horário local.

 

Domingo. 

 

Já fazia um tempo que não começávamos a narrativa com “o líder saiu do hotel com o regulamento debaixo do braço e colocou no console do carro antes de começar o último dia de competição”. Esse foi o cenário para Ott Tänak, que começava o último dia e competição do WRC Rally Itália Sardegna com uma enorme vantagem sobre Craig Breen. Era só não se menter em problemas para conquistar a vitória e acabar com o jejum e a maré de azar.

 

 

A vitória de Tänak na quinta rodada do campeonato foi certamente muito esperada. A última vez que ele subiu no degrau mais alto do pódio foi no Arctic Rally Finland, desenvolvido pela CapitalBox em 2021, que foi há 462 dias. Desde então, ele vinha lutando para reencontrar a forma vencedora do rally, principalmente devido a problemas mecânicos.

 

O estoniano estava no ritmo desde o início e trocou a liderança com o piloto do GR Yaris, Esapekka Lappi, na partida de abertura encurtada de sexta-feira. Um problema de transmissão na etapa final o deixou com apenas tração nas três rodas e ele ficou atrás do finlandês por 0.7s durante a noite. O palco estava montado para uma emocionante batalha pela maratona de sábado, que aconteceu na região de Monte Acuto, sem serviço ao meio-dia.

 

No entanto, a luta terminou apenas 10,4 km no estágio de abertura Tempio Pausania, quando o Esapekka Lappi bateu em uma rocha que arrancou a roda traseira esquerda e os componentes da suspensão. O abandono de Lappi deixou Tänak livre no topo e ele venceu seis dos sete estágios de velocidade de sábado, levando uma grande vantagem na etapa final, apesar de insistir que não estava forçando. Ele então conseguiu passar facilmente pelas quatro etapas finais e conquistar a 15ª vitória na carreira.

 

 

Craig Breen conseguiu seu melhor resultado para a M-Sport Ford. O irlandês terminou a sexta-feira apenas entre os cinco primeiros depois de um giro e uma ultrapassagem, mas passou para o segundo lugar logo depois, quando o companheiro de equipe Pierre-Louis Loubet furou um pneu dianteiro esquerdo. Ele ficou sob pressão de Dani Sordo durante todo sábado, trocando três vezes de posição ao longo do dia até conseguir se estabelecer à frente do piloto espanhol da equipe Hyundai.

 

 

Dani Sordo, sempre o par de mãos seguro, acabou por completar o pódio 29.8s atrás. Ele lutou para encontrar uma afinação confortável no início do rally, mas melhorias graduais desbloquearam mais ritmo de seu i20 N e um estol após um respingo de água no SS16 foi seu único obstáculo real na estrada. Pierre-Louis Loubet levou seu Ford Puma à 36.4s dos primeiros para marcar o melhor resultado da carreira com o quarto lugar na geral. Ele assumiu uma abordagem madura após um furo de pneu, mostrando ritmo quando necessário, mas também gerenciando confortavelmente a diferença para Kalle Rovanperä, que terminou 53.4s atrás.

 

Rovanperä foi o Toyota que melhor terminou com o quinto lugar no que foi um evento decepcionante para a equipe. Ele teve a dura tarefa de abrir a estrada na sexta-feira e inicialmente ficou em oitavo depois de lutar para ter tração na superfície solta e empoeirada, mas uma melhor posição na estrada no sábado o ajudou recuperar parte das perdas. O finlandês conseguiu ultrapassar o colega de Yaris Takamoto Katsuta, que terminou em sexto, assim como Adrien Fourmaux, que caiu na SS17, e agora lidera o campeonato com 55 pontos.

 

 

Gus Greensmith foi sétimo depois de um fim de semana frustrante. O britânico ultrapassou uma direita na sexta-feira e perdeu cerca de dois minutos enquanto se atrapalhava para reiniciar seu Puma. Depois disso, ele se concentrou em trazer o carro para casa e testar diferentes configurações. O restante da tabela de classificação era composto por carros da categoria de suporte. O vencedor do WRC2 Nikolay Gryazin encabeçou Jan Solans e Jari Huttunen, que completaram os dez primeiros. Thierry Neuville, da Hyundai, conseguiu salvar cinco pontos com a vitória no Wolf Power Stage depois de tirar seu i20 N da disputa no sábado. Elfyn Evans também teve um rally para esquecer depois de abandonar na sexta e no sábado.

 

 

O campeonato chega a metade com uma visita muito aguardada à África no final deste mês. O lendário Safari Rally Kenya será realizado em Naivasha de 23 a 26 de junho.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

 

Last Updated ( Sunday, 05 June 2022 20:12 )