Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Um Olhar Isento Sobre Massa PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 12 October 2010 18:46

 

 

Amigos, Felipe Massa tem sérios problemas na Ferrari. Não adianta discutir se o contrato tem mais três anos, se o acaso é que deixa o brasileiro em situação difícil, ou o carro e os pneus não ajudam. É preciso que se encare os fatos sem nada que prejudique uma análise profunda. 

 

Desde que chegou a Ferrari, Massa teve um sem número de oportunidades. O aprendizado com Schumacher foi um grande momento, naquela que foi a segunda chance mais importante que um piloto da F1 já teve. Sim, segunda chance, pois Felipe foi demitido da Sauber por errar demais, e depois a Ferrari, onde foi piloto de testes, o elevou a posição de titular ao lado de Schumy. O passado é fundamental para entender o presente. 

 

Parece que no Brasil é quase impossível falar de erros dos pilotos nacionais na F1. Só Rubens Barrichello foi criticado, nunca os demais. A crítica, quando construtiva, deve servir para esclarecer o torcedor e debater em alto nível as coisas do esporte. Portanto, sou obrigado a criticar Massa, de forma clara, nada pessoal, mas isenta de amizades e interesses comerciais. 

 

Felipe é mais lento que Alonso em 9 entre 10 casos (quiçá 10 entre 10...). Não é nenhum demérito, mas não adianta culpar os compostos da Bridgestone, que segundo Massa, não se encaixam no seu estilo de pilotar. Disse o brasileiro que os pneus, mais duros em 2010, não alcançam a temperatura e a performance que ele espera. Ora, culpar os compostos, quando o companheiro de equipe chega no primeiro ano no time, não reclama de nada, desenvolve o carro e vence 4 corridas e ainda briga pelo título, convenhamos, é "conversa para boi dormir...". 

 

Felipe não consegue nem cumprir uma função fundamental, especialmente na Ferrari e para os italianos, que é a de 2° piloto. Sim, pois nem neste quesito ele está ajudando o time, que poderia brigar pelo mundial de construtores, só que agora já era. 

 

As duas últimas corridas de Felipe, Singapura e Japão, foram péssimas. Fica fácil culpar Liuzzi, da Force India, pelo acidente em Suzuka. É simples realizar uma corrida sonolenta em Singapura após um treino desastroso, onde o motor acabou quebrando. Além disso a corrida de Monza foi absolutamente inócua para Massa, correndo na casa da Ferrari sem nenhum tipo de motivação aparente. 

 

Que me perdoem os admiradores de Massa, mas a continuar assim, Felipe deverá ser posto a prova no começo do ano que vem. E aí sim a Ferrari vai tomar uma decisão sobre seu contrato de mais três anos. Não acredito que com mais um ano igual ao de 2010, Felipe deva continuar na Ferrari. Em 2011 o brasileiro terá que dar a sua resposta na pista, caso contrário ficará em situação mais difícil ainda.  

 

Um abraço e oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it   

  

 

 

Last Updated ( Tuesday, 12 October 2010 18:51 )