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Kers PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 12 January 2011 21:00

 

 

Amigos, desde o ano de 2008 que se discute na F1, a validade e a forma de funcionamento do aparato chamado KERS (Kinetic Energy Recovery System). Será que no ano de 2011 o dispositivo será de fundamental importância, ou apenas em alguns momentos a sua utilização será lembrada?

 

No começo de seu desenvolvimento, o KERS foi considerado muito pesado, e mesmo gerando 80 cv a mais no motor, foi rejeitado por vários engenheiros devido a desconfiança sobre seu real valor em um carro de competição. Vale a pena lembrar do caso da BMW-Sauber, que no início de seu trabalho com o KERS, teve um mecânico que sofreu um forte choque elétrico ao tocar no carro devido a uma fuga de corrente .

 

O funcionamento do KERS é mais simples do que se imagina, e o dispositivo já está sendo usado em carros híbridos. Na verdade é uma espécie de capacitor, que acumula a energia do movimento que é desperdiçado na frenagem. Para a Fórmula 1 o KERS tem já um desenvolvimento, que é chamado de "Flybrid", que é o nome da empresa que desenvolveu o projeto (Flybrid Systems). Trata-se de um volante de inércia acoplado a uma transmissão. Com a rotação da peça, que pesa cerca de 5 kg, um capacitor armazena a energia, que foi guardada no momento da frenagem do carro, para ser utilizada como um “booster”, quando o piloto acionar um botão.

 

Segundo informações de bastidores sobre os projetos para 2011, o KERS que será utilizado na temporada será mais leve e mais barato que os primeiros dispositivos. A Ferrari já garantiu que seu novo carro terá o KERS para 2011, mas equipes menores como a VRT e a Hispania, até o momento alegam ter dificuldades para utilizar o KERS. As demais equipes deverão ter o KERS como parte fundamental de seus projetos.

 

De qualquer forma, com a chegada a partir de 2013 de motores de 4 cilindros de 1.6 cc, e com turbo, o KERS poderá ser um diferencial de ganho de potência. É esperar para ver o desempenho do dispositivo na temporada 2011 da F1.

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

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Last Updated ( Wednesday, 12 January 2011 21:10 )