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Mauricio Gugelmin (Intáu Mánda...) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 16 January 2011 02:50

 

 

Nascido em Joinville, Santa Catarina, Maurício Gugelmin foi desses pilotos memoráveis até chegar a Fórmula 1, como alguns outros pilotos brasileiros. Isto quer dizer que durante sua caminhada até a maior categoria do automobilismo mundial, ele fora um vencedor inconteste, desses pilotos que todos apostavam que, ao chegar na Fórmula 1, marcaria presença com várias vitórias e porque não dizer, conquistaria um título mundial. Mas...

 

Gugelmin, como ficou conhecido por nós, venceu quase todos os títulos até chegar a Fórmula 1:

 

·         Campeão brasileiro de kart em 1980.

·         Campeão brasileiro de Fórmula Fiat em 1981.

·         Campeão inglês de Fórmula Ford 1.600 em 1982.

·         Campeão inglês de Fórmula Ford 2.000 em 1983.

·         Campeão europeu de Fórmula Ford 2.000 em 1984.

·         campeão inglês de Fórmula 3 em 1985 e vencedor do Grande Premio de Macau, uma espécie de mundialito da categoria.

 

 

Nos seus primeiros anos no Brasil, o jovem Maurício Gugelmin aparecia como um piloto quase imbatível nas categorias de base. 

 

Dai para frente sua sorte começou a mudar, sempre por problemas com as equipes escolhidas, infelizmente. Fez duas temporadas no campeonato europeu de Fórmula 3.000 (1986/87), obtendo apenas uma vitória no circuito inglês de Silverstone, pista em que ele sempre conquistou resultados brilhantes. A sua equipe enfrentou diversos problemas de durabilidade, que impediu o brasileiro de abocanhar vitórias e, por consequências, lutar pelo título, o que sempre fora costumeiro em sua vitoriosa carreira.

 

As conquistas na Fórmula Ford e na Fórmula 3 inglesa foram as mesmas de Ayrton Senna. Despontava mais uma fera brasileira!

 

Chegou a Fórmula 1 em 1988, pilotando a revolucionária March 881 Judd, projetada pelo menos genial Adrian Newey, ex-Equipe Fittipaldi e hoje na Red Bull. O carro introduziu a aerodinâmica com frente alta, que determinou o caminho da categoria até os dias de hoje. Porém, naquela época a March só se interessa mesmo em aparecer e não foi capaz de tirar proveito da fantástica velocidade do carro projetado pelo inglês. Gugelmin pode demonstrar toda sua velocidade em algumas provas naquele ano, fechando na 4ª colocação o complicado e chuvoso Grande Premio da Inglaterra e 5ª colocação na Hungria. O drama é que o carro quebrava sistematicamente o cambio e o motor, ambos cheios de novidade.

 

Estas aí é para matar as saudades dos fãs... Mauricio nos tempos de F3 inglesa e no ano de estréia na Fórmula 1. 

 

Em 1989 Gugelmin abriu o ano com um grande terceiro lugar no Grande Premio do Brasil, deixando a impressão que poderia finalmente deslanchar na categoria, mas novamente o cambio e o motor se mostraram frágeis, deixando o piloto fora de várias provas. O ano também ficou marcado pelo assustador acidente na largada do Grande Premio da França, quando seu carro voou por cima dos adversários, capotando várias vezes. A única consequência foi o susto, nada mais, para a sorte do brasileiro.

 

 

A maré virou já na Fórmula 3000... na Fórmula 1, poucos resultados e muitas decepções. O sonho da F1 foi se esvaindo. 

 

Os anos seguintes não foram diferentes até que em 1991, cansado dos péssimos resultados obtidos na March, Gugelmin se transferiu para a Jordan, mas aconteceu o pior: a equipe aceitara estrear o motor Yamaha, que se demonstrou um desastre total, fraco de desempenho e durabilidade. Gugelmin, então, resolveu abandonar a categoria e mudou-se para os EUA, onde a CART estava em crescimento.

 

 

No Grande Prêmio da França, em 1989 foi um dos piores - provavelmente o pior - momento da sua carreira nas pistas.

 

Por lá, o brasileiro conquistaria uma vitória, mas como se fosse coisa do destino, enfrentou vários problemas de falta de confiabilidade com seu equipamento, mas não sem ter demonstrado toda sua incrível habilidade de ser veloz e constante, basta ver seus desempenhos nas 500 milhas de Indianápolis, Michigan e Fontana.Abandonou as pistas ao final de 2001, mas deixou saudades. Seja pela simpatia quanto pela velocidade.

 

Em tempo:

Você deve estar perguntando, o que quer dizer INTÁU MÁNDA?

 

 

Nos Estados Unidos, Maurício Gugelmin fez as pazes com a vitória e conseguiu voltar a andar no pelotão da frente. 

 

É que Gugelmin fez um anúncio na televisão, enquanto estava na Fórmula 1, para a Perdigão. Ele aparecia preparando o almoço e seu mecânico inglês perguntava o que era aquilo, depois que ele explicava, o mecânico inglês dizia, num língua inglêsa aportugesada: então, manda! Mas é claro que soava como INTÁU MÁNDA...

 

Um abraço, 

 

Alexandre Vasconcellos

 

 

Last Updated ( Sunday, 16 January 2011 04:43 )