Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Dúvidas e cancelamento PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 23 February 2011 11:14

 

Amigos, a Fórmula 1 passa por mais um momento singular em sua história de 62 anos. Os testes já foram efetuados em Valência, Jerez e Barcelona . O KERS, a asa traseira móvel, as restrições aerodinâmicas e os novos pneus da Pirelli, foram modificações importantes na categoria para 2011. Além disso a situação política no Bahrein levou ao cancelamento da etapa de abertura do mundial, que agora terá início no dia 27 de março na Austrália. Os testes continuam em Barcelona entre os dias 8 e 11 de março.

 

Como se tudo isso já não fosse trabalho suficiente para todos, ainda cabe as equipes, a imprensa, e até mesmo ao torcedor, analisar os números dos testes. Afinal, quem está na frente neste começo de ano? Quem foi concretamente o mais consistente dos testes? E a briga entre pilotos (Vettel  x Webber,  Alonso x Massa, etc.), vai ser radical, ou alguém levará a preferência desde o início?

 

Todas essas questões valem ouro. Na verdade, até mesmo os segredos mais bem guardados das equipes, podem até mostrar internamente o potencial de cada uma, mas e o adversário? Alguém está escondendo o jogo? Dois ex-pilotos, Martin Brundle e David Coulthard, hoje comentaristas da TV inglesa, disseram que a temporada de 2011 está imprevisível.

 

O que se sabe é que a Ferrari, nos 11 dias de testes realizados até agora, completou 1205 voltas entre Valência, Jerez e Barcelona, totalizando 5. 302 km. A RBR chegou perto, com 996 voltas e 4.379 km. As duas equipes parecem levar uma vantagem sobre as demais com seus equipamentos. Mas ainda falta algo.

 

Falta a competição pura e simples, onde o jogo não pode ser escondido. A McLaren, por exemplo, só completou 558 voltas com o novo carro (MP4-26), e um total de 2544 km. Estaria a McLaren escondendo o jogo, ou simplesmente tem problemas, principalmente no aquecimento dos pneus, hipótese levantada por alguns?

 

Enfim meus amigos, poucos textos que escrevi continham tantos pontos de interrogação como este. Só que na F1, diferentemente de outros esportes, os testes de pré-temporada analisados friamente, dizem muito pouco. No calor da disputa, com a adrenalina alta, o motor a 18.000 giros e a freada se aproximando, é que conseguiremos saber  quem pode mais. Enquanto isso, vamos decifrando o mistério dos testes.

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

 

Last Updated ( Wednesday, 23 February 2011 11:17 )