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Written by Administrator   
Tuesday, 15 March 2011 23:08

 

 

Amigos, os testes terminaram na preparação da F1 para 2011. Em Valência, Jerez e Barcelona, as equipes testaram tudo o que puderam, e avaliaram seus carros e configurações para a temporada. A única equipe que não andou com o carro novo foi a Hispania. Foram 33 pilotos e 12 equipes, trabalhando para encontrar o melhor caminho em 2011.

 

O pentacampeão Juan Manuel Fangio já dizia que treino é treino. Também, se ele não dizia isso, pelo menos é uma verdade universal. Até no futebol a famosa frase existe: “treino é treino e jogo é jogo”. É fato, mas na F1 quem não vai bem nos treinos, com certeza tem algum problema para resolver.

 

Concordo que o fator de esconder o jogo sempre existiu no automobilismo. Equipes que parecem não estar com condições de performance boa, no começo do campeonato acabam mostrando força. Foi assim em 2009 quando todos desacreditaram da Brawn GP, a antiga Honda, e foram surpreendidos com um carro excepcional e vencedor, que mostrou força já nos testes. Naquele início de ano eu tive a informação, de que Rubens Barrichello disse nos bastidores da pré temporada, que o carro era ótimo e iria voar na pista. E foi efetivamente o que aconteceu.

 

Mas e agora em 2011? O que avaliar de 16 dias de testes que tiveram os mais variados líderes e quase todos tiveram problemas? Como não lembrar de Felipe Massa entrando na pista em Valência no primeiro treino dele, e vendo a sua Ferrari pegar fogo? E a McLaren? Teve grandes dificuldades em vários aspectos, como excesso de consumo dos pneus, problemas aerodinâmicos e de acerto de suspensão. Estará escondendo o jogo? Eu duvido. A McLaren andou pouco com o carro novo, o que é preocupante para a equipe inglesa. Ferrari e Red Bull percorreram o equivalente a uma temporada inteira de F1 com 20 Grandes Prêmios. A McLaren andou com seu carro novo aproximadamente apenas 1/6 dessa distância.

 

Já o favoritismo da RBR é um fato incontestável. A equipe pode ter dificuldades com a Ferrari, por exemplo, mas vai andar na frente, não tenho dúvida. Vai ganhar com mais folga, ou vai ser batida? Não sei, mas estará entre as 3 primeiras até o fim do ano. É a equipe mais certa para começar bem a temporada na Austrália. A RBR conseguiu um ótimo compromisso com os pneus, andando de tanque cheio e gastando menos borracha e combustível que as demais.

 

As inovações serão usadas “na marra”, e vão dar muito trabalho. A asa móvel, o KERS e as restrições aerodinâmicas, podem ser vantagens ou não, dependendo da forma do piloto e da equipe em trabalharem juntos. Com a asa aberta, o piloto terá que tomar cuidado com a aproximação da curva, já que se não fechar a asa a pressão aerodinâmica, ou a falta dela, pode causar um acidente. Barrichello foi mais longe. Em sua percepção de piloto, o brasileiro citou que alguns podem tentar fazer curvas mais rápidas, como por exemplo a “Eau Rouge” na Bélgica, com a asa aberta. Isso poderá levar a consequências desastrosas. Cabe a cada piloto decidir, e sabemos que não será fácil durante um GP.

 

Enfim, são forças que agora só serão medidas na pista da Austrália, no próximo dia 24, ainda quinta-feira no Brasil, quando as equipes entrarem para o primeiro treino livre do GP da Austrália. Aí não adianta esconder o jogo.

 

Para não ficar “em cima do muro”, deixo a minha lista das 5 primeiras equipes para o começo do campeonato de 2011:

1 – Red Bull

2 – Ferrari

3 – Mercedes

4 – McLaren

5 – Lotus Renault 

 

Um abraço, e oremos sempre. 

 

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Last Updated ( Tuesday, 15 March 2011 23:16 )