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Gabriel Bortoleto faz pódio em Ímola e Emmo Fittipaldi Jr. faz pódio na Áustria PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 19 May 2024 20:39

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos todas as ações concentradas no continente europeu.

 

Depois de um longo intervalo, a FIA Fórmula 2 retoma o campeonato com as corridas na Europa, começando pela região da Emilia Gomagna, na Itália, onde fica o autódromo de Ímola – que foi tomado por homenagens pelos 30 anos da morte de Ayrton Senna – onde Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi correriam em busca do campeonato. Na Eurocuc-3, Emerson Fittipaldi Jr. foi para o Red Bull, segunda etapa do campeonato.

 

Na segunda-feira, após a rodada dupla da Fórmula E na Alemanha tivemos três brasileiros participando dos testes para novatos na categoria com a participação de Felipe Drugovich (hoje piloto reserva da Aston Martin na Fórmula 1), Enzo Fittipaldi (piloto da Van Amersfoort na FIA Fórmula 2) e Caio Collet (Disputando a Indy NXT e piloto reserva da Nissan na categoria.

 

Felipe Drugovich pilotou pela Maserati fechou a sessão da manhã em segundo lugar com o tempo de 1m02,221s, já no período da tarde foi um pouco mais complicado para o brasileiro reserva da Aston Martin. O seu carro parou na saída da curva 4 causando uma bandeira vermelha. Drugovich conseguiu voltar e completou um total de 49 voltas antes da bandeira quadriculada, marcando 1m02,171s nos 10 minutos finais para ficar na quarta posição.

 

 

Testando com a Nissan, Caio Collet fechou a primeira parte do dia em 9º e o tempo de 1m02,534s e encerrou sua participação na sessão da tarde com a P10, marcando 1m02,376s. Enzo Fittipaldi também esteve em Berlim com a Jaguar. O brasileiro encerrou a sessão da manhã em 13º marcando 1m02,685s enquanto à tarde na 6ª colocação e o tempo de 1m02s211. Enzo Fittipaldi conheceu a categoria ao volante de um carro da equipe Jaguar. No treino da manhã ele marcou 1m02,761s, ficando na P13. No treino da tarde, o brasileiro fez o sexto tempo, com 1m02,211s

 

FIA Fórmula 2

As homenagens em Ímola para Ayrton Senna ao longo do final de semana envolveu todas as categorias, com os pilotos de todas as categorias que correram no final de semana e mesmo pilotos que já não estão mais em atividade como o tetra campeão de Fórmula 1, Sebastian Vettel, estavam presentes e vestiram camisetas com o layout do capacete usado pelo brasileiro em sua carreira.

 

 

O início do treino livre atrasou 14 minutos, na sequência do treino da FIA Fórmula 3, mas logo que os boxes foram abertos para os 45 minutos da sessão os pilotos foram para pista. Passava das 11 da manhã e a pista estava com 37 graus, contrastando com o pesado dia de chuva da quinta-feira. Depois de 10 minutos de treino começam a aparecer os tempos e Gabriel Bortoleto virou em 1m31,016s. A primeira volta de Enzo Fittipaldi foi em 1m31,986, mas com 15 minutos de treino, os pilotos começaram a virar na casa de 1m29s, mostrando que os brasileiros teriam que melhorar muito seus tempos.

 

Gabriel Bortoleto virou sua segunda volta em 1m29,723s. Enzo Fittipaldi fez 1m30,550s e estava a 1s do P1 na P17 provisória enquanto Gabriel Bortoleto com a P5 provisória estava a 0,25s. Enzo Fittipaldi voltou aos boxes com 26 minutos para o fim do treino, pois era evidente que algo precisava melhorar enquanto Gabriel Bortoleto marcava 1m29,423s e tomava a P1 provisória faltando 22 minutos de treino, altura onde quase todos os pilotos voltaram para os boxes.

 

 

Gabriel Bortoleto aproveitou a pista livre e foi o primeiro a entrar na casa de 1m28s, marcando 1m28,923s. Evidentemente os tempos ainda iriam baixar. Ninguém estava usando pneus novos e todos estavam com pneus médios (no final de semana os pneus seriam os médios e os super macios). Enzo Fittipaldi voltou pra pista e fez uma volta em 1m30,020s, mas era um tempo muito alto. Apenas o P18.

 

 

Nos 15 minutos finais Enzo Fittipaldi voltou para os boxes e Gabriel Bortoleto, depois de uma parada para troca de dados com os engenheiros, voltou pra pista para tentar algo novo nos 10 minutos finais, mas Oliver Bearman bateu forte e provocou uma bandeira vermelha quando faltavam 7m30s para o final do treino. Isso fez a direção de prova encerrar a sessão e Gabriel Bortoleto terminou com a P2. Enzo Fittipaldi e a equipe Van Amersfoort Racing teriam muito o que fazer para melhorar seus carros, com Enzo Fittipaldi ficando com a P20 e Rafael Villagomez com a P22.

 

Após o treino classificatório da FIA Fórmula 3 os pilotos da FIA Fórmula 2 voltaram à pista para definir os grids das corridas do sábado e do domingo. Era hora de colocar pneus novos e super macios. O início do treino atrasou por conta das bandeiras vermelhas no treino da FIA Fórmula 3 (e a chance de termos alguma na FIA Fórmula 2 é grande). Os pilotos terão que se ligar e buscar marcar uma boa volta logo que possível.

 

 

Abertos os boxes nem todos os pilotos saíram logo de cara, procurando dar um espaço para tentar uma volta limpa. A melhor primeira volta de Gabriel Bortoleto foi em 1m28,044s e era a P1 provisória. Enzo Fittipaldi virou em 1m29,534s e era o P15, mostrando que as coisas poderiam ser complicadas. Na segunda passagem rápida Enzo Fittipaldi fez 1m28,745s, mas os outros pilotos também estavam melhorando. Gabriel Bortoleto, mesmo perdendo tempo no setor 2 por uma bandeira amarela, foi o primeiro a entrar na casa de 1m27s, fazendo 1m27,735s e voltando pra P1 provisória enquanto Enzo Fittipaldi amargava a P15. Os pilotos voltaram para os boxes para colocar pneus novos e ter aquela conversa com os engenheiros para ajustes e buscar a melhoria dos tempos de volta.

 

 

O vento forte era uma preocupação e os pilotos voltaram para a pista faltando 12 minutos para o final. Gabriel Bortoleto deu uma boa distância para os primeiros a irem pra pista, saindo depois de Enzo Fittipaldi. O carro da Van Amersfoort estava perdendo muito no setor 2 e isso vinha comprometendo as voltas de Enzo Fittipaldi, que virou 1m28,470s. Gabriel Bortoleto virou em 1m27,330s e fez a P4 provisória enquanto Enzo Fittipaldi caia para a P19. Faltando 4 minutos para o final do treino todos tinham uma última chance de melhorar seus tempos.

 

 

Enzo Fittipaldi, com todas as dificuldades, conseguiu uma volta de 1m27,739s que o colocou na P11 temporariamente enquanto Gabriel Bortoleto voou e conseguiu virar em 1m27,056s, voltando a ser o P1. Com todos tendo dado duas voltas rápidas, não tinha mais como tirar a pole do piloto brasileiro e Enzo Fittipaldi conquistou uma improvável P11 ante as dificuldades com seu carro. Após o fim do treino, vieram as punições por track limits e choveram punições. Com isso, Enzo Fittipaldi subiu para a P6, mas a pole position do domingo continuou com Gabriel Bortoleto.

 

 

No início da tarde do sábado, depois do treino livre 3 da Fórmula 1. Tiraram as punições dadas no dia anterior e Enzo Fittipaldi voltou pra P11, sem direito a inversão de grid. Gabriel Bortoleto, com o grid invertido, largava na P10 para as 25 voltas programadas. Céu limpo, sem possibilidade alguma de chuva e asfalto quente (mas não muito). A largada atrasou por conta dos atrasos provocados pelo treino na Fórmula 1 com bandeiras vermelhas.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos voltaram para suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas, Gabriel Bortoleto largou bem e escapou da grande confusão logo à sua frente. Enzo Fittipaldi não conseguiu escapar e bateu, quebrando a suspensão dianteira direita (fora o resto). Safety car na pista! O Roman Stanek tocou e rodou Isack Hadjar, que atravessou na pista, acertou Joshua Durksen que foi pra cima de Enzo Fittipaldi, que tinha largado bem. Gabriel Bortoleto era o P6. Era para ter sido dada bandeira vermelha, mas não deram.

 

 

A relargada veio na abertura da volta 6 e Gabriel Bortoleto manteve sua posição e foi pra cima de Oliver Bearman, mas tinha Taylor Barnard colado nele. Tendo praticamente apenas um ponto de ultrapassagem, na freada pra Tamburello, se o piloto da frente não errasse ultrapassar seria muito difícil e estabeleceu-se um trenzinho na pista. Gabriel Bortoleto conseguiu se afastar de Taylor Barnard, mas era ele quem fechava o pelotão da briga pela P3.

 

 

Na metade da corrida nada havia mudado na disputa dos 4 pilotos pela P3 e mesmo sem abrir asa, Amauri Cordeel conseguia segurar Zane Maloney e Taylor Barnard chegou na disputa, trazendo com ele Richard Verschoor. Na abertura da volta 16 Oliver Bearman ficou a mais de 1s de Zane Maloney e não podia mais abrir a asa traseira. O brasileiro tentou por 9 voltas se colocar em posição para tentar a ultrapassagem, mas não conseguiu e terminou a corrida na P6.

 

 

Na manhã do domingo os pilotos da FIA Fórmula 2 voltaram à pista para a corrida principal do final de semana, com Gabriel Bortoleto largando na pole position e com pneus super macios em uma pista onde viu-se no sábado que as ultrapassagens não eram fáceis precisava largar bem. Um problema para Enzo Fittipaldi, que largava da P11 com pneus .... e precisava conquistar o máximo de pontos possível e evitar acidentes como o da largada da corrida Sprint. A estratégias para as paradas e o trabalho nos boxes ia ser crucial.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 35 voltas programadas, Gabriel Bortoleto largou mal e caiu para 4ª posição antes de chegar na freada da Tamburello. Enzo Fittipaldi foi muito cauteloso e perdeu duas posições, caindo para a P13, mas recuperou em cima de Amauri Cordeel, fechando a primeira volta na P12. A parada nos boxes seria crucial para Gabriel Bortoleto tentar recuperar o prejuízo.

 

 

Gabriel Bortoleto abriu de Kimi Antonelli e encostou em Joshua Durksen, que na abertura da volta 7 já foi para os boxes e com ele vários pilotos entraram para os boxes para fazer a parada obrigatória. Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi pararam na volta seguinte, Oliver Bearman, que estava à frente de Gabriel Bortoleto, deixou o motor morrer e o brasileiro voltou à frente de Joshua Durksen, sendo o 2º entre os que haviam parado. A Van Amersfoort não fez uma boa parada para Enzo Fittipaldi, que era o P20, sendo o P14 entre os que pararam, perdendo duas posições.

 

 

Na volta 10 Gabriel Bortoleto estava a 2,9s de Isack Radjar e tinha 2,7s de vantagem sobre Joshua Durksen. Enzo Fittipaldi tinha 6 décimos de desvantagem para Ritomo Miyata, mas o japonês estava a 5s de Dennis Hauger. Gabriel Bortoleto começou a virar rápido e foi tirando a diferença para Isack Hadjar, marcou a melhor volta e foi tirando a diferença na abertura da volta 15 Enzo Fittipaldi superou Ritomo Miyata, subiu pra P14 e foi diminuindo a diferença para Zak O’Sullivan. Gabriel Bortoleto reduziu a diferença para 1,5s.

 

 

A diferença do pelotão dos pilotos com uma parada para os 6 que não haviam parado era de 15,2s na metade da corrida e a referência para Enzo Fittipaldi era Amauri Cordeel que estava atrás dele antes das paradas nos boxes. Na volta 20 Gabriel Bortoleto estava a 1,2s de Isack Hadjar, que tinha 27s para Amauri Cordeel, líder da corrida. O que não precisava (não podia) acontecer era uma confusão e uma entrada do safety car. 

 

 

Enzo Fittipaldi vinha virando o mais rápido que conseguia e reduziu a diferença para Zak O’Sullivan. Faltando 10 voltas para o final da corrida, Joshua Durksen tinha 11,3s de desvantagem para Gabriel Bortoleto e segurava um pelotão de 3 carros e depois Jak Crawford tinha 7s de desvantagem, o que dava uma chance dos pilotos que ainda não haviam parado voltarem na zona de pontos, o que não ajudava Enzo Fittipaldi, que estava na P19. Gabriel Bortoleto ia se mantendo a 1,5s de Isack Hadjar.

 

 

Abrindo a volta 30 os pilotos da frente começaram a parar e Amauri Cordeel saiu antes que apertassem o pneu traseiro direito, que saiu e deixou o belga sem pneu. Josep Maria Marti fez a mesma coisa. Gabriel Bortoleto chegou em Isack Hadjar faltando 3 voltas para o final. Depois de todas as paradas Enzo Fittipaldi era o P17 depois de ser superado por Ritomo Miyata, mostrando estar sem pneus no fim da corrida. Gabriel Bortoleto tentou, mas não conseguiu tomar a vitória de Isack Hadjar. Enzo Fittipaldi terminou na P17 em um final de semana difícil. No campeonato, Gabriel Bortoleto sai de Ímola na P5, com 38 pontos e Enzo Fittipaldi caiu pra P9, com seus 32 pontos ganhos na Arábia Saudita. E semana que vem tem Mônaco! 

 

Eurocup 3

A Eurocup-3 e seus pilotos foram recebidos do mesmo jeito que deixaram Spa Francorchamps: sob chuva pesada! Nos treinos livres da quinta-feira os pilotos enfrentaram uma pista muito molhada e nosso representante, Emerson Fittipaldi Jr. saiu satisfeito das sessões do primeiro dia, mostrando-se bastante confortável. Na sexta-feira tivemos outra sessão de treinos livres, desta vez com pista seca e em suas redes sociais o nosso piloto comentou estar bem satisfeito com o comportamento do carro nesta condição.

 

 

Infelizmente a categoria não transmite os treinos de classificação como a Fórmula Regional Europeia, a FIA Fórmula 3 e FIA Fórmula 2. As sessões de treinos foram marcadas para o sábado, com duas sessões distintas para cada uma das provas, que fora do que estamos acostumados, as duas aconteceriam no domingo, com um intervalo de 4 horas entre as largadas. Na sessão do sábado Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu a P3 e na sessão que definiu o grid da corrida do domingo o piloto brasileiro ficou com a P5.

 

 

No final da manhã do domingo os pilotos voltaram à pista para a primeira das duas corridas do final de semana. Emmo Fittipaldi Jr. estava largando na P3. A meteorologia estava ajudando e tínhamos sol e praticamente nenhuma possibilidade de chuva. Os pilotos foram para a volta de apresentação e retornaram às suas posições no grid para a corrida com 30 minutos +1 volta.

 

 

Apagadas as luzes vermelhas, Emmo Fittipaldi Jr. largou mal e caiu para a P5 antes de chegarem na curva 1, mas a recuperação do piloto brasileiro foi espetacular, recuperando as duas posições perdidas nas duas curvas seguintes e partindo para o ataque pela P2 sobre Bruno Del Pino ainda na primeira volta, o que deu para Owen Tangavelou a chance de abrir 1s na ponta. O P4, Kirill Smal formava o pelotão da briga pela P2 (que a transmissão ignorava completamente).

 

 

Com um terço de prova as condições entre os 4 primeiros permanecia a mesma, mas eles iam se afastando de Noah Lisle. As distâncias entre os 4 primeiros foram aumentando e chegaram a 1s ou pouco mais entre eles, reduzindo as chances de uma disputa direta por posições na altura da metade da corrida. As disputas por posições ficaram concentradas no meio do pelotão e sem mudanças no pelotão da frente, Emmo Fittipaldi Jr. conquistou seu primeiro pódio na categoria com o 3º lugar.

 

 

Três horas depois os pilotos estavam de volta à pista para a segunda corrida (uma configuração muito sinistra de calendário). O sol tinha sumido, mas as chances de chuva eram baixas. Emmo Fittipaldi Jr. estava largando na P5, pelo lado emborrachado da pista como na corrida 1 e desta vez precisava fazer uma boa largada uma vez que ficou evidente que o pelotão da frente não era um lugar de grandes disputas por posição.

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para 24 minutos +1 volta de corrida (houve uma redução no tempo de prova, mas sem explicação na transmissão), Emmo Fittipaldi Jr. largou bem e manteve sua posição na chegada pra curva 1. Na curva 2 o brasileiro tentou um ataque por fora, espalhou e Nikill Smal colocou o carro a seu lado Emmo Fittipaldi Jr. caiu pra P6 na reta seguinte e veio sendo atacado por Valentin Kluss.

 

 

A disputa pela P5 estava bem próxima porque Kirill Smal não conseguia acompanhar Owen Tangavelou, que abria vantagem volta a volta enquanto Emmo Fittipaldi Jr, pressionava o piloto da Palou Motorsport. No fechamento da volta 7 Kirill Smal deu uma escapada na última curva e isso agrupou o pelotão com Valentin Kluss e Dario Cabanelas na disputa da P5. Na volta seguinte se aproveitou de outro erro de Smal, agora na curva 2, tomou a frente e contornou a curva 3 na P5.

 

 

Kirill Smal não desistiu e tentou recuperar a posição na sequência, mas Emmo Fittipaldi Jr. mostrou estar com mais ritmo de corrida e foi abrindo. O problema era que ele estava a 3,8s de Owen Tangavelou e faltando 10 minutos de corrida ia ser muito difícil alcançar a P4. Essa ultrapassagem foi importante no campeonato, uma vez que Fittipaldi e Kirill começaram a corrida empatados no campeonato com 27 pontos e como Kirill Smal também foi superado por Valentin Kluss e Dario Cabanelas, o resultado acabava são tão mal, e Smal acabou abandonando.

 

 

Conseguindo terminar a corrida 2 na 5ª posição, Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu se manter na disputa pelo título da temporada, saindo do Red Bull Ring com 37 pontos, na P4 e apenas 11 pontos atrás do líder do campeonato antes da categoria seguir para Portimão, no Algarve, em Portugal, onde serão disputadas três corridas, “compensando” a corrida 2 não disputada em Spa Francorchamps na abertura do campeonato.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Monday, 20 May 2024 00:16 )