Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!
Nesse final de semana tivemos uma maratona de corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial. Com 12 corridas programadas, sei que vou enlouquecer as editoras. Fiz o possível para evitar um mega textão... mas não deu! Na Europa tivemos em Silverstone a 8ª etapa da FIA Fórmula 2 no icônico templo de Silverstone, com Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi enfrentando o traçado inglês de alta velocidade. Do outro lado do Canal da Mancha, perto do Mediterrâneo, o circuito de Paul Ricard recebeu a 4ª etapa da Eurocup-3, onde Emerson Fittipaldi Jr. buscaria se recuperar dos problemas sofridos em Portimão. Nos EUA, todas as categorias de acesso à Fórmula Indy foram pra pista em Mid-Ohio. Pela Indy NXT, Caio Collet estava lá para perseguir sua 1ª vitória. Na PRO2000, Nicholas Monteiro perseguia seu primeiro pódio em uma rodada dupla. Na USF2000, Nicolas Giaffone estava em busca da 1ª vitória e Lucas Fecury do primeiro pódio em uma rodada tripla. Na USJ Juniors, o trio brasileiro, com Bruno Ribeiro, Leonardo Escorpioni e João Vergara, estava em busca da 1ª vitória. FIA Fórmula 2 A categoria entrou na 2ª metade da temporada em Silverstone com nossos pilotos vivendo situações distintas: Gabriel Bortoleto vem pontuando regularmente e chegou na Inglaterra ocupando a 3ª posição no campeonato enquanto Enzo Fittipaldi tem sofrido para fazer o carro da Van Amersfoort andar e, depois de muitas corridas fora dos pontos, conseguiu um bom resultado na Áustria. Após o final do treino livre da FIA Fórmula 3, que terminou sob chuva, chegava a hora dos pilotos da FIA Fórmula 2 virem à pista para os 45 minutos de treino livre. A chuva havia parado, mas o céu nublado e a pista ainda molhada forçou todos os pilotos a saírem dos boxes com os pneus de chuva. Alguns pilotos saíram para uma volta de checagem do carro e voltaram para os boxes. Com 10 minutos de treinos passados, os dois brasileiros permaneciam nos boxes. Estávamos com mais de 17 minutos de treino passados quando Enzo Fittipaldi foi pra pista. Os pilotos mais rápidos estavam virando na casa de 1m59s e, ainda sentindo as reações do carro, virou sua primeira volta em 2m03,145s, mas retornou aos boxes em seguida. Gabriel Bortoleto finalmente foi pra pista faltando 24 minutos para o final do treino. Na sua primeira volta cronometrada ele virou em 2m00,867s. Ele continuou acelerando e na segunda passagem fez um ótimo setor 1, mas tirou o pé e voltou para os boxes onde estavam quase os pilotos. Entramos nos 15 minutos finais e quase todos os pilotos permaneciam nos boxes. A única explicação racional para isso era que estavam poupando os pneus de chuva devido a previsão de pista molhada para o final de semana. Nos 10 minutos finais alguns pilotos foram pra pista com os pneus slick duros, mas faltando 5 minutos para o fim os brasileiros continuavam nos boxes. Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi foram pra pista nos minutos finais com pneus slick duros, mas estes não estavam respondendo bem. A P10 de Bortoleto e a P21 de Fittipaldi não eram referência para o treino de classificação. Após o treino de classificação da FIA Fórmula 3 chagava a hora dos pilotos da FIA Fórmula 2 irem pra pista e definirem as posições de largada para as corridas de sábado e domingo. As condições de pista pregaram surpresas no qualy anterior e a janela pra fazer uma boa volta pode ser pequena. Com o tipo de asfalto de Silverstone, é possível que os pneus macios permitam mais de uma volta rápida com o mesmo jogo de pneus... se não chover! Aberto o treino, foram todos pra pista aproveitando a pista seca e a possibilidade de chuva em 40%. O primeiro rádio que saiu foi de que estava chovendo em um trecho da pista. Depois de uma volta de aquecimento Gabriel Bortoleto virou em 1m41,497s. Enzo Fittipaldi virou 1m42,016s. Os tempos tendem a baixar se a chuva não vier. Na segunda volta Bortoleto virou em 1m40,718s e Fittipaldi fez 1m41,044s. Gabriel Bortoleto ainda conseguiu fazer uma 3ª volta rápida e marcou 1m40,668s na metade do treino eles eram o P8 e P12, respectivamente. Precisavam melhorar. Os pilotos voltaram para os boxes para colocar um novo jogo de pneus macios, fazerem alguns ajustes e ter aquela conversa com os engenheiros. Faltando 12 minutos (medo da chuva?) os pilotos voltaram pra pista. Enzo Fittipaldi não melhorou em sua primeira tentativa e Gabriel Bortoleto marcou 1m39,801s. Enzo Fittipaldi deu uma resfriada nos pneus, assim como Gabriel Bortoleto e na segunda tentativa Enzo Fittipaldi melhorou para 1m40,705s, mas era muito pouco. Gabriel Bortoleto não melhorou na segunda volta e ficamos definidos com Gabriel Bortoleto na P6 e Enzo Fittipaldi numa trágica P20. No início da tarde do sábado, depois do treino livre 3 da F1, era chegada a hora da corrida da FIA Fórmula 2. Choveu desde a noite de sexta-feira e a corrida da FIA Fórmula 3 não teve condições de ser disputada, ficando adiada para o final da tarde. Os pilotos vieram para a pista e a largada foi atrás do safety car, com todos de pneus de chuva e Gabriel Bortoleto largando na P5 pela inversão do grid. Enzo Fittipaldi tinha um desafio gigante pra sais da P20 e chegar nos pontos. Chovia fino na hora da largada e após a volta de apresentação tivemos bandeira verde para 21 voltas. Gabriel Bortoleto segurou a P5, mas era apertado por Oliver Bearman por estar preso atrás de Jack Crawford. Na abertura da volta 2 o brasileiro tomou a P4. Enzo Fittipaldi caiu pra P22. A chuva caiu pesada a partir da volta 3 e colocaram o virtual safety car, mas em seguida deram bandeira verde com chuva bem forte. Na volta 4 colocaram o safety car depois que 3 pilotos não fizeram a curva 1, com Juan Manuel Correa rodando na entrada da reta dos boxes. E foi dada a bandeira vermelha no fechamento da volta 4. Gabriel Bortoleto era o P4 e Enzo Fittipaldi o P20. Após a redução da chuva e ums 15 minutos com todos parados nos boxes, estes foram reabertos e eles completaram a volta 5 com a passagem nos boxes. O safety car saiu na abertura da volta 7 e Gabriel Bortoleto relargou bem, mas segurou o ataque inicial e começou a ser atrapalhado por Kush Maini que perdeu contato com Zane Maloney. Enzo Fittipaldi se manteve na P20 e Gabriel Bortoleto deu uma segurada nos ataques para conseguir evitar Jak Crawford. Ma volta 8 Paul Aron, foi acertado por Josep Maria Marti e Isack Hadjar aquaplanou, indo pra brita. Safety car na pista. Enzo Fittipaldi subiu pra P17. O safety car só saiu na abertura da volta 13 e Gabriel Bortoleto foi pro ataque em Kush Maini e agoratinha Victor Martins na P5. Enzo Fittipaldi herdou a P16 com uma saída de pista de Oliver Bearman. Gabriel Bortoleto se defendia de Victor Martins vendo que seu companheiro de equipe não estava jogando limpo. Enzo Fittipaldi foi superado por Oliver Bearman, mas o inglês parou em seguida. e Victor Martins tomou de Zak O’Sullivan para sorte de Gabriel Bortoleto. Acionado o virtual safety car. Enzo Fittipaldi passou para a P14 com isso. Tivemos bandeira verde e a corrida ia terminar por tempo, com apenas mais 4 minutos. Gabriel Bortoleto tentou ir pra cima de Kush Maini. Voltaram a fazer a corrida em 21 voltas. Na última volta o brasileiro foi com tudo, e na última curva ele foi empurrado pra fora da pista pelo indiano e ainda assim passou na P3, se não tirarem, conquistando um excelente pódio. Enzo Fittipaldi terminou na P13. Depois da corrida, Gabriel Bortoleto foi “roubado em 5s” pelos comissários com uma explicação ridícula e caiu para a P4. Na manhã do domingo, depois da corrida da FIA Fórmula 3, era chegada a hora da corrida principal, com a parada obrigatória. Gabriel Bortoleto estava largando na P6 e Enzo Fittipaldi teria que realizar um milagre ainda maior do que o feito no domingo passado, quando saiu da P16 para a P4 na Áustria. A pista estava um pouco úmida, mas todos estavam com pneus de pista seca e os dois brasileiros com pneus macios, com Bortoleto Gabriel largando na P6 e Enzo Fittipaldi na P20. Após a volta de apresentação eles retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 29 voltas, Gabriel Bortoleto não largou bem e chegou a cair para P8, mas numa recuperação espetacular em meia volta ele recuperou as posições perdidas e ainda superou Zane Maloney para tomar a P5 antes da entrada do safety car pelo toque de Maini em Antonelli. Enzo Fittipaldi, em uma super largada, foi pra P15. A relargada veio na abertura da volta 3 e Gabriel Bortoleto manteve sua posição. Enzo Fittipaldi veio voando com seus pneus macios e ganhou 3 posições indo pra P12 antes que Joshua Durksen ficasse na caixa de brita da Copse depois de ser fechado por Paul Aron. Aron e Maini pararam e trocaram pneus, mas fora da janela. Terão que parar novamente. A relargada vai coincidir com com a abertura da janela de parada dos boxes. A relargada veio na abertura da volta 7 e Enzo Fittipaldi foi com Isack Hadjar e Richard Vesrshoor. Gabriel Bortoleto deu uma escapada depois da relargada e foi superado por Zane Maloney e perdeu distância para o Barbadiano. Enzo Fittipaldi caiu para a P20 depois da parada. Os pilotos começaram a parar para a troca de pneus. Gabriel Bortoleto estava em 1 volta a quase 3s de Zane Maloney e os pneus dele acabaram. Ele foi para os boxes e a parada não foi boa. Ele voltou na P19. Com os demais pilotos que largaram de pneus macios parando, ele voltaria a subir. Enzo Fittipaldi estava na P18 por ter parado 1 volta antes de Gabriel Bortoleto. Gabriel Bortoleto sofreu pra passar Enzo Fittipaldi pra ganhar a P18 e ir pra cima de Richard Verschoor e tomou a posição do holandês na volta 19, mas estava 3,4s atrás de Oliver bearman e mais de 5s de Victor Martins. Enzo Fittipaldi também passou Richard Verschoor na volta 20. Gabriel Bortoleto vinha se aproximando de Oliver Bearman, mas não de Victor Martins. Os pilotos que largaram de pneus duros começaram a parar e com uma perda de 33s em média. Na abertura da volta 23 os demais pararam. Gabriel Bortoleto subiu pra P10 e Enzo Fittipaldi para a P11. Gabriel Bortoleto chegou em Oliver Bearman. Faltamvam 3 pilotos pararem. Enzo Fittipaldi gahou a posição de Dennis Hauger. Faltando 5 voltas os brasileiros eram P8 e P9. Gabriel Bortoleto passou Oliver bearman e ganhou a P7. Gabriel Bortoleto estava a 4s de Victor Martins e 2 faltavam parar. Josep Maria Marti vinha voando de pneus macios pra cima de Enzo Fittipaldi e faltava Paul Aron parar. Gabriel Bortoleto subiu para a P6 e Enzo Fittipaldi pata a P8. Faltando 2 voltas a diferença de Gabriel Bortoleto para Victor Martins era 2,5s e Enzo Fittipaldi viu Dennis Hauger repassar Josep Maria Marti e ambos bem longe dele. Gabriel Bortoleto não teve como brigar pela P5 e Enzo Fittipaldi por pouco não tira a P7 de Oliver Bearman. A categoria deixa Silverstone com Gabriel Bortoleto na P4 do campeonato com 98 pontos. Enzo Fittipaldi marcou mais alguns pontos e era o P10 com 49 pontos. A próxima etapa será na Hungria, em 2 semanas. Eurocup-3 A categoria chegou a Paul Ricard para a 4ª etapa da temporada. Como só há a transmissão das corridas, foi pelo live timing que vimos Emmo Fittipaldi Jr. ficar com a P5 no treino livre 1, com 2m00,148s. No treino livre 2 ele não melhorou, caindo pra P9, com 2m00,476s, ambos na manhã do sábado. O treino de classificação aconteceu na parte da tarde e o piloto brasileiro reagiu, mas ficou com a P7, com 2m00,026s, a 541 milésimos do pole position, Christian Ho. A corrida aconteceu no final da tarde e, largando na P7, Emmo Fittipaldi Jr. teria muito o que lutar para chegar no pódio. Após a volta de apresentação, os pilotos voltaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, eles largaram e Emmo Fittipaldi Jr. perdeu a P7 para Jesse Carrasquedo. E na freada da chicane da reta mistral foi superado por Valentin Kluss e na saída por Michael Shin, fechando a volta na P10. Na volta seguinte foi Dario Cabanelas que superou o brasileiro. Emmo Fittipaldi Jr. continuou colado no piloto peruano e os dois passaram Georgy Zhuravskiy e aproveitou a chance pra superar Dario Cabanelas, subindo pra P9. O brasileiro logo colou em Michael Shin e superou o piloto sul coreano após muito trabalho na volta 11 e foi pra cima de Valentin Kluss. Nos últimos 10 minutos de corrida ele chegou no piloto alemão, mas não conseguiu uma boa condição para atacar e terminou a corrida na P8. No domingo pala manhã tivemos o treino de classificação para a corrida que aconteceria na parte da tarde. Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu uma excelente P4, com o tempo de 2m00,169s. Largando na corrida na parte da tarde, Bruno Del Pino, o P3, não saiu para a volta de apresentação. Os demais pilotos retornaram para o grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Emmo Fittipaldi Jr. não largou bem e perdeu duas posições nas duas primeiras curvas para Jesse Carrasquedo e Valentim Kluss, ficando sob ataque de Owen Tangavelou. O piloto vietinamita perseguiu o brasileiro por toda a corrida. Nos minutos finais Emmo Fittipaldi Jr. chegou a conseguir abrir pouco mais de 1s para seu perseguidor enquanto ele se aproximava de Valentin Kluss para tentar ganhar a P4. Ele e o alemão chegaram a trocar de posições, mas nesta troca, o brasileiro levou a pior e virou presa fácil para Owen Tangavelou ganhar a P5 na volta final. Emmo Fittipaldi Jr. terminou na P6. No campeonato, o brasileiro saiu da França na P7, com 57 pontos e seguir para Zandvoort, onde ocorrerá a 5ª etapa do campeonato. Indy NXT A Indy NXT chegou em Mid-Ohio com mais um circuito misto. O traçado de 3.633 metros com uma boa reta entre as curvas 3 e 4 devendo proporcionar boas disputas no sobe e desce do relevo. Tivemos na sexta-feira duas sessões de treinos livres e as duas foram dominadas pelo piloto brasileiro Caio Collet. Na primeira sessão ele virou sua melhor volta em 1m11,439s. Na segunda sessão ele marcou 1m10,789s Na tarde do sábado os pilotos foram divididos em dois grupos para irem buscar as posições no grid da corrida no domingo. Caio Collet ficou no grupo 2, mas no final dos poucos minutos de treino ele marcou sua melhor volta em 1m10,288s e cravou a pole position. Uma boa largada e depois do desempenho dominador podíamos ficar bem esperançosos de ver o piloto brasileiro vencer sua primeira corrida na categoria. Domingo tivemos a corrida e Caio Collet vinha pra pista em sua primeira pole position na categoria. Sol forte, pista seca e se tivesse uma boa largada para as 35 voltas de corrida antes da sequência de ovais que se seguiriam e onde o brasileiro nunca correu. Depois de saírem dos pits e fazerem a volta de apresentação o safety car deixou a pista e, com os carros alinhados dois a dois tivemos a bandeira verde. Para tentar evitar acidentes na largada deram a bandeira verde na reta entre as curvas 3 e 4 e Caio Collet largou muito bem, mantendo a ponta. Mais atrás Bryce Aron e Jordan Missig se enroscaram na curva 4 e foram pra brita, obrigando a entrada do safety car. A relargada veio na volta volta 5 e Caio Collet relargou bem, manteve a ponta, mas Louis Foster veio colado nele. Jacob Abel era o P3. O piloto brasileiro foi abrindo alguns centésimos por volta para Louis Foster e ambos iam deixando Jacob Abel distante. Com 10 voltas (4 sob bandeira amarela) passava de 3s. Caio Collet continuou bem na corrida. Apesar de Louis Foster começar a reduzir a diferença, o piloto brasileiro reagia, mas quando chegaram em James Roe, retardatário, o inglês encostou em Caio Collet, que reagiu rápido e abriu rápido 1s para Louis Foster antes da volta 15, mas não se sabe se isso foi uso do “push to pass” que os pilotos tem. Na volta 17 ele marcou a volta mais rápida da corrida e passada metade da distância de prova, Caio Collet tinha a corrida aparentemente controlada. Collet repetiu a volta mais rápida uma vez mais na volta 19. A diferença de Caio Collet para Louis Foster foi aumentando volta a volta e na volta 25 era de pouco mais de 3s, com 5s para Jacob Abel e mais de 17s para o P4. A expectativa para as voltas finais era que não tivéssemos bandeira amarela e a 5 voltas do final ele abria mais de 4s na liderança e fazia mais uma vez a volta mais rápida. De ponta a ponta Caio Collet venceu sua primeira corrida na categoria e saiu de Mid-Ohio na P3 do campeonato, com 315 pontos. A categoria volta a correr no próximo final de semana, no 1° de 4 ovais, em Iowa. PRO2000 A categoria chegou ao circuito de Mid-Ohio para duas corridas, a 13ª e 14ª etapas do campeonato no circuito de 3.633m. Na quinta-feira, feriado do 4 de julho, os pilotos foram pra pista em duas sessões de treinos livres. Na primeira, pela manhã, Nicholas monteiro conseguiu a P9, com 1m20,254s. Na sessão da tarde os tempos pioraram de forma geral, mas o brasileiro foi apenas o P12, com a melhor volta em 1m21,961s. Na sexta-feira, tivemos mais uma sessão de treinos livres e apesar de reduzir sua diferença de tempo para o P1 para 662 milésimos, Nicholas Monteiro não foi além da P13, com o tempo de 1m19,488s. No treino que definiu as posições ne grid para a corrida do sábado, o brasileiro ficou com a P11, com o tempo de 1m19,603s, 1,097s distante do pole position. No sábado pela manhã tivemos a primeira das duas corridas. Largando da 6ª fila, após a volta de apresentação os carros chegaram na reta dos boxes e receberam a bandeira verde para as 30 voltas programadas. Nicholas Monteiro largou bem e manteve a P11 nas primeiras curvas, mas na curva 4 foi superado por Ricardo Escotto e depois de uma escapada no carrossel fechou a primeira volta na P17. Depois de limpar os pneus o brasileiro começou buscar uma recuperação. O ritmo de corrida de todos era muito parecido e qualquer pequeno erro era fatal. Foi assim que o brasileiro caiu para a P18 superado por Cooper Becklin na volta 9. Na metade da corrida não havia tido nenhuma bandeira amarela, o que foi se mostrando difícil para os pneus e aí Nicholas Monteiro começou a levar vantagem Nicolas Baptiste foi para os boxes e ele subiu pra P17 na volta 18, mas do P7 ao P16 estavam todos muito próximos. Nicholas Monteiro recebeu a bandeirada na P17, mas depois da corrida, uma série de mudanças foram impostas pelos comissários e o brasileiro ficou com a P9 No domingo tivemos a segunda corrida para fechar a programação. Nicholas Monteiro largava na P13. Depois da volta de apresentação ele alinharam lado a lado e tivemos a bandeira verde para as 30 voltas programadas. Nicholas Monteiro largou bem, mas perdeu uma posição antes de fechar a volta 1 e era o P14. Na volta seguinte ele recuperou a P13 em cima de Alessandro de Tullio e vinha no pelotão que brigava pela P11. O safety car foi acionado na volta 4 por Frankie Mossman Nicholas monteiro subiu pea P11. Eles relargaram na volta 9 e na curva 5 tivemos mais uma confusão envolvendo 3 carros e apesar de terem voltado pra pista, o Safety car voltou também. Quem se deu bem foi o brasileiro que subiu pra P7. A relargada veio abrindo a volta 12 e Nicholas Monteiro relargou bem, mantendo a P7. Nicolas Baptista rodou no carrossel e o brasileiro subiu pra P6 e depois pra P5 com a parada de Christian Brooks, mas era atacado por De Tullio. Terceira entrada do safety car! A relargada veio na volta 15 e Nicholas Monteiro relargou bem. Na volta seguinte Ricardo Escotto tomou a P5 do brasileiro. Na volta seguinte ele foi superado por Clark, De Tullio e Sikes, caindo pra P9. Em seguida também foi superado por Christodoulou e Hughes. Nicholas Monteiro não conseguiu recuperar posições e terminou na P11. O brasileiro terminou a etapa na P15, com 116 pontos. USF2000 A categoria chegou ao circuito de Mid-Ohio para duas corridas, a 11ª,12ª e 13ª etapas do campeonato no circuito de 3.633m. Na quinta-feira, feriado do 4 de julho, os pilotos foram pra pista para uma sessão de treino livre. No início da tarde, Nicolas Giaffone fez uma boa P2, com 1m26,175s, 396 milésimos mais lento que Thomas Schrage. Lucas Fecury ficou com a P8, com o tempo de 1m27,135s. Na sexta-feira tivemos o segundo treino livre no início da manhã e Nicolas Giaffone repetiu a P2, com 1m23,541s e Lucas Fecury fez uma ótima P3 com 1m23626s. Menos de três horas depois tivemos o treino de classificação e os brasileiros não conseguiram manter a performance do treino anterior. Nicolas Giaffone ficou com a P4, com o tempo de 1m23,753s e Lucas Fecury não foi além da P9, com 1m24,470s. No final da tarde da sexta-feira os pilotos voltaram à pista para a primeira das três corridas programadas para o final de semana. A pista estava molhada, condição que eles não enfrentaram durante os treinos. Os carros deram duas voltas atrás do safety car até alinharem lado a lado e receberem a bandeira verde para as 20 voltas programadas. Nicolas Giaffone manteve a P4, mas viu as coisas se complicarem à sua frente e se aproveitou para a sumir a P2 depois que Evagoras Papasevvas atravessou e acertou Quinn Armstrong, que foi pra grama e provocou a entrada do safety car. Thomas Schrage rodou mais atrás e Lucas Fecury, que evitou problemas, mas com isso caiu para a P13. A relargada veio na abertura da volta 5 e Nicholas Giaffone relargou mal, mas teve a sorte de ver Michael Costello e Ayrton Houk se tocarem e iram pra brita logo atrás dele na curva 1 e provocar nova bandeira amarela. Lucas Fecury herdou as duas posições e com mais gente se perdendo e indo para fora da pista atrás dele, ele foi para a P11. A tentativa de relargada na abertura da volta 10 foi frustrada com a nova ida de Costello para a brita, agora na entrada da reta dos boxes. Safety Car novamente na pista e nada de corrida. Nova relargada na abertura da volta 13 e Nicolas Giaffone teve que se defender de Sam Corry para manter a P2. Lucas Fecury relargou bem e manteve a P11. Max Garcia era o piloto mais rápido na pista e em uma volta saiu da P8 para a P3 e passou a atacar Nicolas Giaffone, ganhando a P2 do brasileiro na volta seguinte. Uma volta depois tivemos Jace Bacon saindo para a Brita e provocando mais uma entrada do safety car. Tivemos uma nova relargada, que ajudou Lucas Fecury a ganhar 2 posições. A corrida terminou por tempo, com 18 voltas completadas com Nicolas Giaffone na P3 e Lucas Fecury na P9. Em seguida a 2ª corrida da USF Juniors os pilotos da USF2000 vieram pra pista com o grid definido pela segunda volta rápida na qualificação. Com isso Nicolas Giaffone largava na P6 e Lucas Fecury na P8. Após a volta de apresentação os pilotos alinharam dois a dois e receberam a bandeira verde para as 20 voltas programadas. Nicolas Giaffone brigou muito para manter a P6 e conseguiu ganhar a P5 ainda na primeira volta. Lucas Fecury não largou bem e caiu para a P11. Nicolas Giaffone ia tentando chegar em Elliot Cox e mais atrás, Lucas Fecury era superado por Sam Corry e caia pra P12 e vinha sob ataque de Hudson Schwartz. Nicolas Giaffone viu Schrage ir para os pits e subiu pra P4. Schwartz passou Lucas Fecury, que permaneceu na P12. Na metade da corrida Nicolas Giaffone vinha sob ataque de Max Garcia e segurava o pelotão que ia até a P8, mas foi superado por Max Garcia na volta 11. Na volta 13 tivemos a entrada do safety car com Giovanni Cabrera ficando na brita na curva 9. A relargada veio na volta 16 e Nicolas Giaffone relargou bem e tentou recuperar a P4, mas acabou superado por Joey Brienza e Max Taylor. Lucas Fecury contou com o problema de Quinn Armstrong na disputa dele com Joey Brienza e Nicolas Giaffone pra herdar a P11 antes da bandeira quadriculada. Como o grid da corrida 3 seria definido pelas voltas dadas na corrida 2, os brasileiros estavam com problemas. No domingo tivemos a terceira corrida do final de semana. Nicolas Giaffone largava apenas na P11 e Lucas Fecury na P14 para o fechamento da etapa em Mid-Ohio. Antes da corrida da PRO2000 e da Indy NXT ele vieram pra pista e depois da volta de apresentação tivemos a largada para as 20 voltas programadas. Nicolas Giaffone largou mal e caiu pra P13, mas Costello foi acertado por evagoras Papasavvas (que perdeu a asa dianteira) e foi parar na Brita, provocando a entrada do safety car. Nicolas Giaffone se deu bem e subiu pra P8. Lucas Fecury foi para a P11. A relargada veio na abertura da volta 5 e Nicolas Giaffone largou bem, indo pra cima de Joey Brienza. Lucas Fecury manteve a P11. Lucas Fecury ganhou a P10 com a ida de Brady Golan para os boxes e tentava chegar no pelotão da frente. Nicolas Giaffone passou Quinn Armstrong e assumiu a P7 na volta 8 antes da nova entrada do safety car e herdou a P6 quando Jace Bacon foi pra brita. A relargada veio na volta 13 e Nicolas Giaffone foi pra cima de Joey Brienza. Lucas Fecury manteve bem a P10. Giaffone superou Brienza, mas Lucas Fecury peu a P10 para Carson Etter, que rodou na sequência e chamou outra entrada do safety car. Joey Brienza tinha recuperado a P5 sobre Nicolas Giaffone. Eles relargaram para 3 voltas e as posições dos brasileiros se mantiveram até o final, com Giaffone na P6 e Fecury na P10. No campeonato, Nicolas Giaffone era o P7 com 164 pontos e Lucas Fecury o P14 com 104 pontos. USF Juniors A categoria chegou ao circuito de Mid-Ohio para duas corridas, a 9ª e 10ª etapas do campeonato no circuito de 3.633m. Na quinta-feira, feriado do 4 de julho, os pilotos tinham programadas duas sessões de treinos livres. Na primeira, pela manhã, com pista molhada, Bruno Ribeiro foi o P11, com o tempo de 1m41,241s. João Vergara o P15, com o tempo de 1m43,680s e Leonardo Escorpioni marcou 1m46,941, ficando na P20. O treino da tarde não aconteceu devido as condições de chuva extrema. Apenas Jack Jeffers arriscou ir pra pista, deu uma volta e retornou aos pits. Na manhã da sexta-feira tivemos mais um treino livre e Leonardo Escorpioni achou o acerto do carro com sua equipe e marcou a P4, com 1m26,840s. Bruno Ribeiro ficou com a P5, com 1m27,084s. João Vergara não foi bem e ficou na P16 com a melhor volta em 1m28,360s. Duas horas depois eles voltaram à pista para o treino classificatório. Bruno Ribeiro manteve a performance e novamente marcou a P5, com o tempo de 1m26,079s Leonardo Escorpioni não manteve a performance e ficou com a P10, com 1m26,674s. João Vergara não encontrou um bom acerto e ficou com a P19, marcando 1m27,545s. Ainda na sexta-feira, depois da corrida da USF2000 os pilotos da USF Juniors foram para os pits se preparar para a corridas 1. Já não chovia, mas a pista ainda estava molhada em alguns pontos, úmida em outros e todos foram pra pista com pneus de chuva (acho que dava para arriscar slicks). Depois de 1 volta atrás do safety car eles ficaram lado a lado e tivemos a bandeira verde para as 20 voltas programadas. Bruno Ribeiro largou bem e subiu pra P3 na curva 2 e ganhou a P2 na freada da curva 4. Com “ação demais”, botou 2 rodas na grama molhada na curva 9 e voltou pra P3. Leonardo Escorpioni perdeu duas posições e caiu pra P10 enquanto João Vergara ganhou duas e fechou a 1ª volta na P17. Bruno Ribeiro continuou abusando do limite de pista e acabou caindo pra P5 na volta seguinte. Leonarfo Escorpioni vinha numa dura batalha por posições e acabou sendo empurrado pra fora da pista e caindo para P19. Quem vinha avançando era João Vergara, que na volta 3 estava na P13. Alguns pilotos começaram a ir para os pits colocar pneus slick. Christian Cameron bateu rodas com Jack Jeffers, saiu reto na curva 7 e bateu na barreira de pneus e provocou a entrada do safety car e uma corrida aos pits para trocar pneus, mas alguns preferiram manter os pneus pra chuva. João Vergara saiu e rodou com os pneus slicks e depois da corrida dos pits, os brasileiros estavam assim: Bruno Ribeiro na P8, Leonardo Escorpioni na P12 e João Vergara na P22. A relargada veio na abertura da volta 9 e João Vergara e outros foram para os pits. Bruno Ribeiro subiu para a P6 e Leonardo Escorpioni para a P9. Bruno Ribeiro ganhou a posição de Patricio Gonzalez e quando foi tentar passar Sebastian Wheldon os dois se enroscaram e o americano levou a pior. Bandeira amarela e safety car. Leonardo Escorpioni subiu para a P6 e Bruno Ribeiro pagou caro, caindo pra P14. João Vergara tinha 1 volta de atraso, na P22. A relargada veio na abertura da volta 14 e Leonardo Escorpioni não relargou bem, perdendo muitas posições e caindo para P11. Bruno Ribeiro veio babando e foi escalando o pelotão e na volta seguinte estava na P10, atrás de Leonardo Escorpioni que se recuperou e era o P9, mas logo foi superado por Ribeiro, que chegou até a P6. Leonardo Escorpioni foi sendo superado e a corrida acabou sob bandeira amarela com Hudson Potter na grama na última curva do traçado. Leonardo Escorpioni foi o P11 e João Vergara o P20. No sábado, pouco depois do meio dia, tivemos a 2° corrida da USF Juniors. Bruno Ribeiro estava largando na P3, Leonardo Escorpioni na P10 e João Vergara na P17. Diferente do que tivemos na sexta-feira, tínhamos sol e pista seca para a corrida. Após a volta de apresentação atrás do safety car os pilotos alinharam dois a dois e tivemos a bandeira verde para as 20 voltas programadas. Bruno Ribeiro largou bem, tomou a P2 e foi pra cima do líder. Jack Jeffers, Christian Cameron e Evan Cooley bateram na curva 5 e tivemos a intervenção do safety car. Os três foram resgatados e voltaram pra pista. Leonardo Escorpioni escapou do acidente mas caiu para P16 enquanto João Vergara se deu bem e ganhou 5 posições, indo para a P12. A relargada veio na abertura da volta 5 e Bruno Ribeiro relargou bem e foi pra cima de Liam McNeilly, mas não conseguiu tomar a ponta. Leonardo Escorpioni ganhou 2 posições durante a volta e subiu pra P14 enquanto João Vergara continuava na P12. Bruno Ribeiro perdeu um pouco de contato com o líder e precisou passar a se preocupar com Sebastian Wheldon, o P3. Escorpioni continuava se recuperando e era o P13 na volta 7 e chegava em João Vergara, superando o compatriota na volta seguinte no pelotão que ia do P10 ao P19. Na volta 9 Wheldon tomou a P2 de Ribeiro que ficou sob ataque de Ariel Elkin. Bruno Ribeiro perdeu contato com a briga pela ponta enquanto Escorpioni e Vergara não conseguiam avançar da P11 e P12 faltando 5 voltas para o fim. Na briga pela P10, João Vergara fez o ataque certo e passou Jeshua Alianell, ganhando a P10 e trazendo Leonardo Escorpioni, que manteve a P11 pouco antes de Thimoty Carel rodar na curva 12, ficar parado na grama e provocar a entrada do safety car na volta 17. A relargada veio para uma volta insana e Bruno Ribeiro relargou muito bem, atacou e tomou a P2 de Sebastian Wheldon que errou tentando tomar a ponta. João Vergara errou na curva 6, espalhou e perdeu posições. Bruno Ribeiro foi pro pódio com a P2. Leonardo Escorpioni ganhou a P10 e João Vergara terminou na P13. No campeonato, Bruno Ribeiro saiu de Mid-Ohio na P7, com 108 pontos, seguido de João Vergara na P10, com 93 pontos e Leonardo Escorpioni na P12, com 77 pontos. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
|