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A volta do Campeonato Mundial de Endurance à Interlagos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 29 July 2024 20:40

 

Quando se despediu do Brasil em 2014, após três edições realizadas no Autódromo Internacional José Carlos Pace, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, que à época contava com 8 corridas em seu calendário, deixou uma grande lacuna para os fãs de automobilismo no Brasil e também para a categoria de carros protótipos e gran turismo. Gérard Neveu, então CEO da categoria relatou ao nosso enviado para a cobertura, caminhando no grid antes da largada quando foi mostrado a ele que as arquibancadas estavam cheias e dito a ele “crescendo a cada ano”, de forma lacônica ele respondeu que “aquilo era bom, mas que trazer o WEC ao Brasil não era uma operação simples”. Foi um alerta!

 

Em 2018 o empresário Nicholas Duduch tentou trazer a categoria de volta ao Brasil. Em mais de uma oportunidade com que falamos com Gérard Neveu ele sempre mostrou o interesse em recolocar a América do Sul no calendário do Campeonato Mundial de Endurance e em especial o Brasil, através de São Paulo e de Interlagos, palco da Fórmula 1. Entretanto, as negociações esbarraram em questões que não cabem aqui serem colocadas, culminando no cancelamento da etapa em 2019. Com a pandemia do Covid19 explodindo em 2020, os planos continuaram sendo adiados.

 

 

O CEO da categoria mudou neste ínterim, mas o desejo de voltar ao Brasil não havia mudado e Frédéric Lequien viu na ampliação do calendário da categoria para 10 etapas no ano a oportunidade de trazer novamente as emoções do Campeonato Mundial de Endurance da FIA para o Brasil e o palco não poderia ser outro que não o Autódromo Internacional José Carlos Pace. Ele procurou a prefeitura da cidade de São Paulo, que já realiza a etapa do Brasil da Fórmula 1 e a da Fórmula E, para viabilizar o evento na capital paulista e o contrato para a realização da corrida foi assinado ainda em 2023.

 

A Le Mans Endurance Management (LMEM), proprietária e organizadora do WEC, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assinaram um contrato estabelecendo que a cidade sediará uma etapa do FIA WEC por pelo menos cinco edições. O prefeito ressaltou a importância do evento, que coloca São Paulo como a única cidade do mundo a ter os três eventos da FIA – Fórmula 1, Fórmula E e WEC (na verdade, são 4, com o TCR, o Mundial de Carros de Turismo, que aconteceu na semana seguinte às 06 Horas de Interlagos). A possibilidade de uma renovação de cinco anos, que também foi incluída no contrato, reforça o compromisso de longo prazo da Cidade de São Paulo e de seu prefeito, Ricardo Nunes, que contratou os serviços da +Brasil, do experiente e competente promotor de eventos de automobilismo, Carlos Col, com toda sua bagagem de anos promovendo a Stock Car e posteriormente a Copa Truck.  

 

 

Assim, depois de 10 anos de sua despedida, em 2014, o ‘Espírito de Le Mans’ voltava ao Brasil em julho de 2024 para as 6 Horas de São Paulo, 5ª etapa do campeonato que reúne 14 fabricantes (Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine e Lexus) com 12 equipes no Hypercars (Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition) e 12 nos LMGT3 (Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing). No total o autódromo estava recebendo 37 carros, sendo 19 Hypercars e 18 LMGT3.

 

 

Em suas palavras, o CEO do Campeonato Mundial de Endurance, Frédéric Lequien resumiu como sendo um sonho poder retornar ao Brasil e para São Paulo e renovou seu mais fiel propósito de “exportar o espírito de Le Mans e sua magia para o mundo” incluindo a capital paulista e o Brasil como endereço do Campeonato Mundial de Endurance no mundo. Quem também demonstrou estar muito feliz em voltar à São Paulo foi um velho e bom amigo. O presidente do Automobile Club de l’Ouest (promotora oficial das 24 Horas de Le Mans desde seu início e do WEC), Pierre Fillon, com quem o Nobres do Grid fez parte na homenagem de 2013 aos pilotos brasileiros que competiram em Le Mans, externou com um sorriso constante e contagiante a sua felicidade em ver a categoria retornando à Interlagos com um grid tão diverso e exuberante.

 

 

Ao longo do trabalho que teve início muito antes da bandeirada de largada ser dada, o promotor brasileiro, Carlos Col e sua equipe técnica, assessoria de imprensa e empresas terceirizadas para cuidar dos serviços de suporte ao evento foram impecáveis em todos os aspectos. Desde a preparação do autódromo, dos equipamentos de apoio como a cozinha coletiva para as equipes, as tendas para os equipamentos sobressalentes das equipes, os containers escritórios, a gigantesca sala de imprensa para receber jornalistas de todo o mundo e preparação de uma grande área no interior do autódromo destinada a Fan Fest, com acesso para todos os que compraram ingressos e não apenas. Os que estavam trabalhando no evento também puderam ir aos pavilhões, exposições e assistir aos shows.

 

 

Enquanto estava dentro do autódromo, encontramos e conversamos algumas vezes com Carlos Col, que pediu para que nada fosse gravado ou publicado antes do final do evento e nós cumprimos com a promessa. Ele explicou que todo o processo de negociação da categoria foi através da mesma diretamente com o a prefeitura da cidade de São Paulo, fruto das boas referências que saíram do Brasil graças a organização do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 bem como o Grande prêmio de São Paulo da Fórmula E, que é disputado no Anhembi.

 

 

O contrato assinado entre a prefeitura da capital paulista e os promotores da categoria (ACO e WEC, nas pessoas do Srs. Pierre Fillon e Frédéric Luquien tem uma duração inicial de 5 anos, mas o que descobrimos (estamos com outro trabalho em paralelo) é que este primeiro evento estaria sob observação para ser avaliada a continuidade ou não para os anos seguintes. Além de ter sido um sucesso de público, com mais de 73 mil pessoas comparecendo ao autódromo ao longo do final de semana, a impecável organização da equipe da +Brasil foi elogiada pelo público, pela imprensa internacional e pelas equipes. Sendo assim, só podemos dizer: até 2025, WEC! 

 

Last Updated ( Tuesday, 30 July 2024 17:12 )