Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Campeões do Grupo 1 da 25ª edição da Copa Brasil e definições da Regional Cup PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 22 July 2024 21:20

Salve Nobres Leitores,

 

Como vocês poderão ver, esta é a terceira coluna que escrevo esse mês, com grande prazer em poder dividir minhas impressões sobre o mundo do kartismo com vocês.

 

As disputas do último final de semana com o Grupo 1 da 25ª edição da Copa Brasil, disputada no Circuito Internacional Paladino, na cidade de Conde, na Paraíba. Este é o segundo maior evento da modalidade no país e acontece sob a organização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Dos 23 títulos em jogo na edição deste ano, 12 já estão definidos. Além dos troféus, todos os campeões também receberam como prêmio a isenção na taxa de inscrição para o 59º Campeonato Brasileiro de Kart em uma categoria de sua escolha.

 

Foram 4 dias de treinos antes do formato final que definiu os grids das 12 categorias que foram pra pista, sendo que no domingo aconteceram as finais onde 162 inscritos (dos mais de 300 se somarmos os dois grupos) buscaram chegar ao tão sonhado título, que para algumas categorias valeu também o “passaporte” para competições internacionais, inclusive no continente europeu. Infelizmente (alerta de spoiler) nem todos os resultados da pista foram os que vimos homologados devido as decisões dos comissários após os protestos. Nada que seja novo, né?

 

 

A primeira categoria a ir para pista foi a Junior Menor, que teve 13 pilotos na final e onde o pole position na tomada de tempos, com 3 pontos perdidos, o gaúcho Nicolas Guth e o carioca Raphael Gebara – cada um vencedor de uma das classificatórias – travaram um duelo sensacional na final, com Nicolas Guth vencendo por apenas 433 milésimos e conquistando seu primeiro título na Copa Brasil. O terceiro colocado foi João Bonadiman. Na categoria OK (FIA), com 12 competidores na final, Enzo Prando conseguiu a Pole position nos critérios de desempate sobre Gabriel Koenigkan. Na corrida, Enzo Prando controlou as ações e venceu com pouco mais de 1 segundo sobre Lucas Moura para conquistar seu segundo título de Copa Brasil (o 1° foi em 2021). Fausto Filho foi o 3° colocado e o trio garantiu vaga para representar o Brasil no Sulamericano de Kart, a ser disputado em agosto, no Rio Grande do Sul. Enzo Prando, o campeão, também conquistou a vaga brasileira para o FIA Motorsport Games, que acontecerá na Espanha, em outubro, na categoria Sprint Sênior.

 

Na sequência tivemos a categoria Mirim, que reuniu 17 kartistas na final e a pole position foi de Murilo Domingues, que dominou as classificatórias. Na corrida, Murilo Dominguez e Pietro Belizario abriram uma grande vantagem sobre os demais competidores mesmo trocando de posição várias vezes. Quando tudo parecia se encaminhar para uma última volta tensa, Pietro Belizario deu brecha e permitiu que Murilo Dominguez abrisse uma diferença um pouco maior, vencendo a final por 8 décimos na bandeirada. Pietro Belizario entrou com protesto e após a análise e decisão dos Comissários Desportivos, Murilo Dominguez foi punido com a perda de uma posição por atitude antidesportiva. Com isso o título ficou com Pietro Belizario, sendo Murilo Domingues o vice e o 3° foi Eliabe Mastella. A decisão cabe recurso no STJD da CBA.

 

 

Em seguida assistimos um show de Murilo Fiore na categoria Super F4, que reuniu 13 competidores na final. Fiore foi o mais rápido durante todos os dias e, largando na pole position, mesmo sendo perseguido de perto por Bruno Grigatti, conquistou o título da categoria pela segunda vez (seu primeiro título foi em 2022). O mega campeão Olin Galli teve que se contentar com a 3ª posição. Na sequência as categorias F4 Super Sênior Master e F4 Sênior 60+ correrem juntas, formando um grid com 8 competidores. Na categoria Super Sênior Master, vitória de Valdemiro Oliveira o consagrou como pentacampeão da competição. Na F4 Sênior 60+, Euvaldo não deu chance aos adversários e conquistou seu primeiro título na Copa Brasil. Mas tivemos mais ações fora da pista. Após a cerimônia de pódio, o piloto Fausto Sá impetrou recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBA contra o título de Valdemiro Oliveira, na F4 Super Sênior Master. O piloto alegou que Valdemiro havia feito sua inscrição na F4 Sênior 60+ e, após a tomada de tempos, mudou para a F4 SSM no meio da competição.

 

 

Na parte da tarde tivemos as disputas das outras 6 categorias, começando pela OK Junior (FIA), categoria com o maior grid da competição e uma das principais na formação de pilotos, reunindo 27 kartistas no grid. Apesar do grid numeroso, a conquista de Pedro Lima foi relativamente tranquila, terminando com quase 2s de vantagem para Theo Salomão, com Victor Alencar chegando em 3°. Com a conquista Pedro Lima também recebeu da CBA a vaga para o Sulamericano de Kart, assim como Theo Salomão, segundo colocado na categoria, e Rafael Busato, que finalizou em quarto. O piloto Victor Alencar, terceiro colocado na Copa Brasil, é norte-americano (apesar do nome) e, por isso, não concorria à vaga no Sul-americano pelo Brasil. Pedro Lima também carimbou seu passaporte para representar o Brasil no FIA Motorsport Games na Espanha, na categoria Sprint Júnior.

 

 

Em seguida tivemos a categoria Cadete, que reuniu 17 competidores e muita ação – dentro e fora da pista. A categoria foi dominada por três pilotos. Dois deles (Entre eles Pedro Campos, que cruzou a linha de chegada em 1° lugar e Benny Abdalla). Com isso, Álvaro Medeiros ficou com o título, seguido de Kauan Fernandes e Benny Abdalla. As punições não pararam por aí, mas os 3 primeiros ficaram nessa condição, com as contestações podendo ser feitas junto ao STJD da CBA. A categoria F4 Super Sênior teve um grid com 12 competidores e com direito a confusão entre os dois que largavam na frente: Rodrigo Piquet e Ernandes Onassis. Marcos Adriano se aproveitou da situação para conquistar seu terceiro título na categoria. O vice-campeão foi André Vargas e Adriano Martins foi o 3°.

 

 

As categorias Shifter Graduados e Shifter Sênior correram juntas e formaram um grid com 17 kartistas, sendo 10 da categoria Graduados e 7 da Shifter Sênior. Foi uma final de colocar todos de pé no kartódromo de Paladino. As maiores feras do kart nacional estavam lá e teve enrosco entre os super campeões Danilo Dirani e André Nicastro, com o primeiro abandonando. Quem aproveitor melhor a situação foi Gabriel Moura, de apenas 15 anos, enfrentando todas essas feras, venceu e conquistou seu 3° título de Copa Brasil, o 1° na Shifter. Olin Galli foi o vice-campeão e André Nicastro, que conseguiu voltar pra pista, foi o 3°, Na Shifter Sênior, o campeão foi Marco Antônio Raimundo, seguido de Adriano Buzaid e Victor Luz. Encerando as finais do Grupo 1 tivemos a categoria F4 Sênior, com 18 kartistas no grid e o título de Vinícius Corbo, sendo Eduardo Guidi o vice-campeão e Alexandre Rosário o 3°.

 

Definição da Regional Cup

Além dos títulos da Copa Brasil, nas categorias OK Júnior e OK FIA, os pilotos concorreram às quatro últimas vagas na Final da 1ª Regional Cup de Kart, que acontecerá entre os dias 29 e 31 também no Paladino.

 

Na OK FIA, ficaram com as vagas os pilotos Enzo Prando, Fausto Filho, João Maranhão e Maximo Toviggino. Na OK Júnior, Vitor Alencar, Christian Mosimann, Lucas Provenzi e Guilherme Busato também estarão na decisão. A Final terá 16 pilotos em cada categoria, na briga por este título inédito. Por definir está a categoria Mini 2T, que definirá seus quatro últimos finalistas semana que vem no Grupo 2 da Copa Brasil.

 

Na próxima semana estarei de volta com o Grupo 2, a definição da Regional Cup e o que fizeram em julho os pilotos brasileiros no exterior.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.