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NdG Enquete: o desafio do tráfego PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 29 July 2024 17:28

Ouvir os que os pilotos tem a dizer sobre aspectos técnicos de uma corrida, de uma evolução nos carros, sobre um autódromo ou mesmo sobre algum aspecto de regulamento é sempre interessante e fizemos para seis pilotos que estiveram nas 6 Horas de Interlagos a seguinte pergunta:

 

Interlagos é a pista com a menor extensão entre os circuitos da temporada 2024 do WEC. Em alguns pontos a largura da pista não é tão grande e estes dois fatores juntos, unidos a diferença de velocidade entre os Hypercars e os LMGT3 vai colocar os carros mais rápidos em situação de tráfego com os GTs sendo alcançados em pouco tempo. Como vocês vêem esta situação e como isso foi conversado com os estrategistas das suas equipes?

 

Augusto Farfus Jr.

Piloto da Equipe BMW

Sendo a pista mais curta do ano e com 37 carros na pista, a densidade do tráfego vai ser grande. O traçado de Interlagos tem características muito desafiadoras e como eu corro com um Hymercar no IMSA nos Estados Unidos, consigo ver os dois lados da moeda: tanto a situação do piloto que estiver a bordo de um Hypercar, que é muito mais rápido e vai precisar negociar bem as ultrapassagens sobre os LMGT3 tanto quanto o piloto no carro da LMGT3, que não pode bloquear o caminho dos Hypercars, mas também não pode perder muito tempo porque ele tem uma corrida para disputar e vai querer vencer. A conversa com o engenheiro é fundamental nessas horas para ele te orientar sobre quantos carros estão vindo, sobre onde está um adversário direto na nossa classe... é impossível fazer a leitura só pelo retrovisor. Com informações é que podemos decidir se deixamos o carro mais rápido te passar na freada ou na saída de uma curva. Nessas horas a experiência pesa e eu pretendo contar com a minha.

 

James Calado

Piloto da Scuderia Ferrari

Não vai ser uma tarefa fácil para nenhum piloto com as características de Interlagos e eu espero também que o clima ajude. É a pista mais curta da temporada e eu espero ter mais dificuldades aqui do que tivemos em Ímola, que também não é muito longo e é bem estreito em muito pontos. Interlagos ao menos tem uma vantagem com um trecho de aceleração bastante longo quando passamos pelos boxes e uma boa reta em seguida. Muitos na equipe estiveram aqui com a equipe LMGTE na passagem anterior em Interlagos do WEC e temos um bom banco de dados, o que vai nos ajudar, mas eles foram uma pequena referência agora que estamos num Hypercar, muito mais rápido e os treinos livres serão de grande importância para ver os pontos de maior risco para uma aproximação e tentativa de ultrapassagem. Nós testamos algumas situações no simulador em Maranello e eu espero que isso também possa nos ajudar na corrida.

 

Laurens Vanthoor

Piloto da equipe Porsche-Penske

Fazer uma projeção das situações que podem acontecer durante uma corrida de endurance com 6 horas de duração não é algo fácil de se fazer. Estaremos em uma pista relativamente curta com muitos carros e os Hypercars não podem perder tempo para superar os LMGT3. Um trecho do traçado é bem sinuoso e todos perdem bastante velocidade nesta parte do circuito. Vai ser preciso estar atento para mudar as estratégias de aproximação e ataque caso a caso. Em certo aspecto, usamos o simulador para ajustar o setup para aumentar a eficiência do carro em situações que possam acontecer durante a corrida, mas coisas surgirão apenas durante a corrida e quem estiver no carro vai ter que lidar com cada situação. O que sabemos é que não vai ser fácil. Os stints serão bem cansativos.

 

Robert Kubica

Piloto da equipe AF Corse Ferrari

Interlagos tem características únicas, combinando trechos de grande aceleração no final do terceiro setor e no primeiro setor do traçado para então entrarmos na metade do segundo setor em um trecho bastante travado. Nesta parte a pista não é muito larga e os carros são bem largos para ocupar espaço na pista e dificultar ultrapassagens. Ímola foi nossa corrida anterior a Le Mans, um circuito não muito largo e com muitas curvas e achamos que não vai ser fácil lidar com o tráfego durante a corrida, mas não podemos antever situações. Na corrida tudo pode acontecer e a vantagem de Interlagos em relação a Ímola é que aqui temos mais pontos de ultrapassagem, inclusive para a disputa direta entre os Hypercars, mas com relação aos LMGT3, o fator sorte vai ser mais influente do que qualquer planejamento que se tente fazer antes da corrida. É dar sorte de onde chegar, como chegar e não perder muito tempo. Como eu conheço bem a pista eu não fiz simulador, mas os outros fizeram. Todos estão bem e nos treinos livres vamos ter uma melhor avaliação de como lidar com o tráfego em corrida.

 

Sebastian Buemi

Piloto da Equipe Toyota

Interlagos não é um circuito fácil. Primeiro por ser no sentido anti-horário, o que já é bem diferente do que costumamos encontrar no calendário do Mundial de Endurance e temos um trecho de pista bem travado e estreito, mas para mim Interlagos é um velho conhecido pelas vezes que estive aqui com o WEC da primeira vez, com a Fórmula 1, mas desta vez teremos mais carros na pista. São 18LMGT3 para ultrapassar e eu me lembro das variações do clima aqui em Interlagos em 2014, com a aderência na pista mudando o tempo todo. Se tivermos os dois fatores juntos vai ser difícil para todos. O ponto mais importante em uma corrida num circuito com estas características é não cometer erros no tráfego. Um erro pode danificar o carro e colocar a corrida por água abaixo.

 

Stoffel Vandoorne

Piloto da Equipe Peugeot

Eu estou com muitas expectativas boas para o comportamento do nosso carro em Interlagos. Fizemos boas práticas no simulador na fábrica e vimos que podemos ir muito bem aqui. Eu procurei trocar minhas impressões com os outros pilotos pelo que conheço da pista por ter estado aqui com a Fórmula 1, mas a situação é nova, os carros do Mundial de Endurance são carros grandes, pesados e sabemos que vamos ter muito tráfego desde muito cedo durante a corrida. Isso e o desenho da pista vai exigir muito de nós fisicamente. Tem cerca de 1/3 do traçado em que é bem travado e lidar com o tráfego, especialmente neste trecho da pista vai ser muito importante para não perdermos tempo com os LMGT3 e nos treinos livres já vai ser possível ter uma noção dos pontos de maior risco quando formos superá-los. Ter uma ajuda dos boxes sobre onde estão os carros mais lentos à frente terá uma importância se estivermos brigando por posição para não sermos ultrapassados. Uma coisa boa é que a previsão de tempo para corrida é de tempo seco e isso vai ajudar a todos.

 


Last Updated ( Monday, 29 July 2024 21:30 )