Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge! Nesse final de semana em que tivemos a abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, tivemos as últimas corridas na Europa antes das férias de verão que costumam tomar praticamente todo o mês de agosto. São quatro semanas sem corridas. A FIA Fórmula 2 foi com todo o circo das três principais categorias de monopostos mundiais para o desafiador circuito de Spa Francorchamps onde Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi partem em busca de conquistar mais pontos na disputa do campeonato da categoria e de um jugar na Fórmula 1. A Eurocup-3 seguiu para a Espanha, no moderno Motorland, em Aragón, na 6ª etapa da sua temporada e onde Emerson Fittipaldi Jr. foi buscar recuperar-se dos recentes maus resultados. O circuito de Aragón, localizado no Norte-nordeste da Espanha também recebeu a 4ª etapa da FIA Fórmula 4 local, mas dentro do acordado com as editoras do site, vamos fazer uma coluna no próximo final de semana com as duas últimas etapas das categorias italiana e espanhola. No final de semana seguinte, comentarei as corridas das categorias do Road to Indy nas ruas de Toronto. FIA Fórmula 2 Depois do treino livre da FIA Fórmula 3 chegava a hora dos pilotos da FIA Fórmula 2 irem para a pista e buscarem um bom acerto em 45 minutos para o treino de classificação que aconteceria menos de 5 horas depois. Como normalmente acontece na região das Ardenas, o tempo estava instável. O treino da FIA Fórmula 3 começou com pista molhada e depois foi secando. 45 minutos é tempo demais para o tempo virar e começar a chover, por exemplo, ou o sol abrir e fazer subir a temperatura do asfalto. Aberto os boxes, os pilotos foram logo para a pista, mas apenas deras aquela chamada “volta de instalação”, pra verificar como estavam os sistemas do carro. O céu tinha nuvens pesadas e a pista estava com apenas um trilho seco em muitos pontos e o tempo passava sem ninguém sair dos boxes. Os pneus do final de semana seriam os médios e os macios. Faltando 34 minutos os primeiros carros saíram pra pista. Enzo Fittipaldi saiu com 32 minutos para o final e sua volta em 2m15,346s não era referência. Na volta seguinte o brasileiro marcou 2m02,784s. Antes que Gabriel Bortoleto pudesse fazer alguma coisa, Rafael Villagomez bateu forte, destruiu o carro e forçou a bandeira vermelha quando faltavam 23 minutos de treino. Só que no treino livre o cronômetro não para e apenas 6 carros tinham tempos consideráveis. A pista foi liberada quando faltavam 14 minutos e os pilotos foram pra pista. Enzo Fittipaldi melhorou seu tempo de volta para 2m02,235s, mas já tínhamos pilotos virando na casa de 2m00s. Gabriel Bortoleto deu uma volta pra aquecer os pneus e na volta rápida conseguiu 2m00,114s. Enzo Fittipaldi deu uma resfriada nos pneus e voltou a acelerar pra marcar 2m00,549s, mas os primeiros já estavam na casa de 1m58s. Gabriel Bortoleto resfriou os pneus e veio pra nova volta rápida, conseguindo 1m59,701s, mas ele foi completamente atrapalhado na aproximação e contorno da Bus Stop. Enzo Fittipaldi abriu mais uma volta e marcou 2m00,012s. P10 para Bortoleto, P13 para Fittipaldi e o alerta para entrar na hora certa pra fazer uma boa volta no qualy. Após o treino classificatório da FIA Fórmula 3, chegava a hora dos pilotos da FIA Fórmula 2 voltarem à pista para o treino que definiria as posições e largada para o sábado e para o domingo. Abertos os boxes, os pilotos foram saindo para a pista que estava seca e fazer uma volta rápida antes de alguma chuva ou alguém bater e provocar uma bandeira amarele ou vermelha era importante, além de ter o cuidado para não se atrapalhar com o tráfego e a busca do vácuo entre a Source e a Les Combes. Os pilotos estavam dando 2 voltas de aquecimento quando Victor Martins parou no meio da pista e provocou uma bandeira vermelha com 6 minutos de treino. Todos tiveram que voltar para os boxes e complicou a vida de todo mundo. Pilotos de volta aos boxes e depois da retirada do carro do francês os boxes foram reabertos. Dessa vez os pilotos deram apenas uma volta de aquecimento e partiram para as voltas rápidas. Enzo Fittipaldi fez um segundo setor ruim, mas fez 1m58,650s. Gabriel Bortoleto veio mais atrás e fez 1m57,927s. Enzo Fittipaldi abriu uma segunda volta rápida depois de uma volta de resfriamento dos pneus. Ele continuava mal no setor 2, mas abortou a volta e retornou para os boxes. Gabriel Bortoleto fez a mesma coisa e poucos fizeram uma segunda volta com o primeiro jogo de pneus. Na metade do treino Gabriel Botoleto era o P3 e Enzo Fittipaldi o P11. Foi aquela hora de colocar o jogo de pneus novos, fazer algum ajuste, conversar com os engenheiros. Os pilotos só saíram dos boxes quando faltavam 10 minutos. Os pilotos repetiram a preparação dos pneus com duas voltas de aquecimento e só então partirem para uma volta rápida e sob risco de não terem uma segunda chance. Enzo Fittipaldi estava à frente de Gabriel Bortoleto e veio melhorando sua volta e marcou 1m57,895s. Gabriel Bortoleto fez 1m57,127s. Faltando 2m30s, dava para resfriar os pneus e tentar mais uma vez... se conseguissem abrir a volta. Enzo Fittipaldi estava na P12 e precisava melhorar para pegar a inversão do grid. Gabriel Bortoleto estava com a P2 provisória e abriu bem a segunda volta rápida, fez um grande setor 1, mas errou no setor 2 e abortou a volta. Enzo Fittipaldi melhorou seu tempo na segunda tentativa, fazendo 1m57,821s, mas outros também melhoraram e acabou caindo para a P13. Bortoleto confirmou a P2. Depois da frustrante corrida do sábado, no domingo a região das Ardenas nos proporcionou uma melhor condição meteorológica, com sol e pista seca. Os brasileiros seguiam para a corrida em condições bem distintas: enquanto Gabriel Bortoleto largava na 1ª fila, com a P2, Enzo Fittipaldi largava na P13. As estratégias de pneus seriam fundamentais. Gabriel Botoleto largava de pneus macios e Enzo Fittipaldi com pneus macios, precisando fazer mais uma corrida de recuperação para conseguir marcar pontos. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 25 voltas, Gabriel Bortoleto largou bem, manteve a P2, mas na reta Kemel foi ultrapassado Isack Hadjar e caiu pra P3. Enzo Fittipaldi largou mal, foi superado na largada, mas escapou da batida na freada da Source entre Oliver Bearman e Josep Maria Marti, que colocou o safety car na pista e assumiu a P12. A relargada veio na abertura da volta 4. Gabriel Bortoleto relargou bem, ficou mais longe de Jak Crawford e não foi atacado na Les Combes. Enzo Fittipaldi superou Amaury Cordeel e tomou a P11 antes de Victor Martins, acertado por Rafael Villagomez, baterem forte e provocaram nova entrada do safety car. A relargada veio na volta em que abriu a janela para as paradas obrigatórias, mas só Dennis Hauger entrou. Na relargada, Gabriel Bortoleto relargou bem novamente e se manteve a salvo na P3. Enzo Fittipaldi subiu pra P10 com a parada de Dennis Hauger. Na abertura da volta 9 Paul Aron parou e Gabriel Bortoleto foi pra P2, como Enzo Fittipaldi foi pra P9. Os pneus médios começavam a funcionar bem. Na volta seguinte Gabriel Bortoleto assumiu a ponta e Enzo Fittipaldi foi pra P6 com as paradas que começaram a acontecer. Na volta seguinte os brasileiros foram para os boxes. Gabriel Bortoleto voltou na P10, atrás de Isack Hadjar e Enzo Fittipaldi teve problemas com o motor que não arrancava na parada e isso acabou com a corrida do brasileiro, que acabou abandonando. Na volta 12, os 6 primeiros não haviam parado e Gabriel Bortoleto era o P8, mas estava 4,2s atrás de Isack Hadjar, mas estava se aproximando e abrindo vantagem para Jak Crawford. Na volta 15 a diferença do brasileiro para o Paul Aron, o P7 caia para 1,9s... e caindo! Entrando nas 10 voltas finais tudo que o pessoal que largou de pneus macios não queria era um safety car. Na volta 16, os pilotos que largaram de pneus médios começaram a parar. Gabriel Bortoleto era o P6 e estava a menos de 1s de Paul Aron e na volta 17 tomou a posição do estoniano. Isack Hadjar estava atrapalhado por Juan Manuel Correa e Taylor Barnard, que não haviam parado. Com isso Gabriel Bortoleto chegou em Isack Hadjar. Os dois primeiros pararam e a briga era pela vitória. Faltavam 8 voltas para o final e Gabriel Bortoleto estava a menos de 1s de Isack Hadjar. A disputa era só deles, com Paul Aron ficando bem pra trás. O francês ganhava muito no setor 2 e conseguiu abrir mais de 1s para o brasileiro, impedindo-o de usar o DRS. Faltando 5 voltas, a vantagem de Gabriel Bortoleto era de 5,6s e ele estava a 1,5s de Isack Hadjar. A 3 voltas do final, Gabriel Bortoleto tentou uma última aproximação para brigar pela ponta, mas não teve como tirar a vitória do francês. P2 e pódio para Gabriel Bortoleto, que sai para as férias de verão na P2 no campeonato com 129 pontos. Enzo Fittipaldi ficou com os 58 pontos que tinha e caiu para a P11. Encontro marcado pra Zandvoort, no final de agosto. Eurocup-3 A categoria regional europeia chegava a província de Aragón, no moderno autódromo do Motorland para a sexta etapa do campeonato. As informações no site da categoria continuam deixando muito a desejar (meu colega, Paulo, encheria umas duas linhas de palavrões). Tivemos dois treinos livres na sexta-feira, o treino classificatório no sábado e a primeira corrida neste dia. No domingo, pela manhão o classificatório e à tarde a corrida. No treino livre 1 Emerson Fittipaldi Jr. ficou com a P14, mas a tabela de tempos não estava disponível no site. Pior vinha quando buscávamos as informações do treino livre 2, não havia nada, assim como são haviam informações sobre o treino classificatório, apenas que o pole position era Jesse Carrasquedo (o mesmo que deu lugar a Álvaro Cho na Fórmula Regional Europeia). Foi apenas na apresentação do grid na transmissão da corrida que identificamos Emmo Fittipaldi Jr. largando na P12, com o tempo de 1m54,357s. A corrida 1 aconteceu na tarde do sábado sob um calor de 37°C (o asfalto estava 20°C acima). Os 30 minutos +1 volta não seriam fáceis para os 29 pilotos no grid que tinha uma curiosidade: aparecia um piloto com o nome João Diaz (com Z no final), que é colombiano, mas a transmissão insiste em apresenta-lo como brasileiro. Bom, após a volta de apresentação os pilotos voltaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas, Emmo Fittipaldi Jr. largou de forma segura depois que teve um grande enrosco na largada e alguns pilotos saíram da pista. Fugindo das confusões, Emmo Fittipaldi assumiu a P10. Safety car na pista. A relargada veio na abertura da volta 4, com menos de 22 minutos para o final. Emmo Fittipaldi Jr. largou bem, segurou os ataques de Noah Lisle e foi pra cima de Theodir Jensen. O pelotão do líder ao P12 estava compacto. Na abertura da volta 6 Emmo Fittipaldi Jr. ganhou a P9 e foi pra cima de Valentim Kluss, mas precisava cuidar de Nikola Tsolov, que vinha rápido se aproximando dele. Nikola Tsolov passou a forçar Emmo Fittipaldi Jr. a fazer linhas defensivas e o brasileiro ficou um pouco mais longe de Valentin Kluss e sem o vácuo para usar nas retas foi superado por ele e por Noah Lisle na volta 8, caindo para a P11. Ma agora ele tinha um vácuo – o de Lisle – para pegar nas retas e tentar voltar à zona de pontos. Daniel Nogales foi perdendo posições nos minutos finais da corrida e Emmo Fittipaldi Jr. recuperou a P10 sobre o espanhol. Ele continuou tentando recuperar a posição sobre Noah Lisle, mas teve que se contentar com a P10. Tivemos os dados do treino de classificação na manhã do domingo na Eurocup-3. Emerson Fittipaldi Jr. conseguiu uma ótima P5, com o tempo de 1m52,027s. A corrida aconteceu no início da tarde e o piloto brasileiro abria a terceira fila. Após a volta de apresentação, um dos carros ficou parado e travado no grid e antes dos pilotos voltarem para o grid, um trator precisou entrar na pista para retirar o carro. Os carros pararam no grid e as equipes voltaram para a pista. Foi necessária mais uma volta de apresentação também para a retirada de outro carro que parou na 1ª volta de apresentação. Nova volta dada e desta vez, após realinharem, tivemos a largada para 30 minutos +1 volta. Emmo Fittipaldi Jr. largou bem e manteve sua posição, mas era pressionada por Noah Lisle. Antes de entrar na reta oposta o brasileiro colou em Christian Ho, se livrando de Lisle, mas a briga pela ponta na volta 2 agrupou os 8 primeiros até a entrada do safety car pelo toque entre Diego de La Torre e Garrett Berry provocou a entrada do safety car. Antes da bandeira, Ho e Fittipaldi superaram Owen Tangavelou. A relargada demorou uma eternidade e só veio na abertura da volta 6, faltando menos de 16 minutos para o final da corrida. Emmo Fittipaldi Jr. relargou bem e fugiu de Owen Tangavelou, indo pra cima de Christian Ho. Nas voltas 8 e 9 Tangavelou conseguiu se reaproximar de Emmo Fittipaldi Jr., que precisou se defender do vietinamita nas voltas finais, mas conseguiu se manter na P4 até o final da corrida. Com o resultado em Aragón o brasileiro foi para as férias de verão na P6 do campeonato com 74 pontos. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |