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Autódromo de Goiânia faz 50 anos com grandes corridas da Stock Car e Stock Series PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 28 July 2024 23:00

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana está sendo de festa em Goiânia, celebrando o aniversário de 50 anos do autódromo. Uns amigos dos tempos da faculdade – tudo gente boa – me chamaram pra gente ir pra Stock Car, que ia ter uma área no Paddock, nos camarotes, mas o problema é que eles tinham 2 credenciais... somos 4 aqui em casa e todos iam querer ir. Tentei negociar (em casa e com a galera), mas não deu. “Eles” escaparam dessa vez, mas uma hora dá certo e aí vou poder encontrar com o Chucky, o Tropeço, o Pancho Vila, o Sinestro, o Filho do Deus do Egito, o Zé Goteira e todo o fã clube do Ogro. Vai ser lindo! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA.

 

A categoria, que no ano que vem vou chamar de “Fórmula Camburão”, apresentou o modelo da GM fisicamente nesta etapa, com apresentação, voltas na pista, etc. E ai de quem falasse mal do “Camburão Txunado”, socado no chão igual umas coisas que vemos na rua, no final de semana que teve na pista a Stock Car, a Stock ex-Light e a Fórmula 4 Brasil, que é assunto dos Irmãos Bacalhau (Falcon, o Boneco de Ação, e Cauã Genérico). Como a Chica rodou a baiana na semana passada, vou tentar fazer uma coluna mais curta pra não baixar a pomba gira no Canadá.

 

 

Antes de falar das corridas, explodiu nas redes aquilo que eu venho falando faz tempo e como sei que minha coluna é lida pelo pessoal grande da Band, as pílulas da semana passada deram indícios de que vão mexer na equipe de transmissão da F1. Aí abre o final de semana e eu dou de cara com o Dr. Smith no lugar do Goleiro de Pebolim, o único que não leva cola pra transmissão porque sabe o que faz, além de saber o que as pessoas falam – em inglês – coisa que o perdido no espaço não sabe. No mais, tudo igual, com o Caprichoso tentando ser engraçado e prestando mais atenção no celular do que nas imagens da corrida e o Matuzaleme quase sempre em outra dimensão. Acho que mudança só na “volta das férias” e eu espero ver o Sinestro na narração, o Taquara Rachada nos comentários e o Goleiro de Pebolim como o piloto efetivo nas transmissões. Vamos ver o que virá.

 

Stock Car

No sábado tivemos a corrida curta da Stock Car, aquela com 30 minutos e uma volta de quebra, com inversão dos 12 primeiros no grid da corrida de domingo. Assisti a corrida pelo youtube, que tem a mesma equipe de apresentadores do Bandsports, com a celestial e poderosa narração do Filho do Deus do Egito, os comentários de Zé Goteira e os pitacos – por vezes inoportunos – do Chucky, o Brinquedo Assassino.

 

 

A inversão do grid colocou Bobby Filho na P1, tendo a seu lado Julio Campos para puxarem o grid com 28 carros. Meu piloto, o Zezinho, P4 nos treinos, largava na P10 para essa corrida. Volta de apresentação, galera entrando lado a lado na reta dos boxes e o CASETTA (esse é o sobrenome do diretor de provas...) deu a largada e Bobby Filho mandou muito bem na largada, abrindo uma folguinha para Julio Campos e Ricardo Zonta. Meu piloto vinha na briga e era o P9, mas já teve troca de tinta de Gabriel Casagrande dando na porta do Enzo Elias. O filho do estoquista de muamba e o Decano Barrichello completavam o top-5. Na volta 2 liberaram os push nutella. A briga vinha feroz do P6 ao P15. Thiago Camilo perdeu o capô na volta 5 e Gabriel Casagrande ganhou um ‘drive thru’ sem direito a batatinha por fazer Enzo Elias comer barro. Arthur Leist tomou na traseira de Allam Khodair e foi lixando o traseiro direito. A janela de paradas abriu na volta 7 e Thiago Camilo foi chamado pra resolver o problema do capô que voou. Muita gente entrou logo nos boxes abrindo a volta 8. Dos 5 primeiros, só o filho do estoquista de muamba parou. Tiago Camilo tomou bandeira preta por não parar e o Decano Barrichello parou na volta 9. Julio Campos parou na volta 11. Na volta 12 Bobby Filho fez sua parada e meu piloto abandonou a corrida. Ricardo Zonta também parou e os que estavam nas 5 primeiras posições se mantinham, quando faltavam 13 minutos de corrida. Daniel Serra foi pra cima do Decano Barrichello e tomou a P5 real (Gianluca Petecof, Átila Abreu e Vitor Baptista não haviam parado faltando 10 minutos de corrida). Fechados os boxes, todos na pista fizeram suas paradas e o top-5 tinha Bobby Filho, Julio Campos, Ricardo Zonta, o filho do estoquista de muamba e Decano Barrichello. Nada mudou entre eles e Bobby Filho venceu mais uma na carreira.

 

 

No domingo foi a vez da corrida longa, que assisti pela Band, com a narração do melhor do Brasil e futuro narrador da Fórmula 1, meu camarada, o Sinestro, obrigado a suportar (felizmente não sobre os ombros) os comentários do bem apadrinhado, mala sem alça e sem rodinhas, o Prosdócimo. A pole position era de pole position era de Gabriel Casagrande, tendo a seu lado o Macarroni pra puxarem os 28 pilotos do grid. Meu piloto, o Zezinho, largou na P4, atacou por fora, mas não conseguiu tirar a P3 de Daniel Serra. Gaetano Di Mauro tomou uma e foi rodado. Cacá Bueno também “foi rodado” e foi passear na grama seca. Com tanto problema o CASETTA botou pra fora o Safety Car. Jogo rápido e a relargada veio com todo mundo sesegurando em suas posições no grupo da frente, mas Felipe Baptista tomou a P12 de Ricardo Zonta. Felipe Baptista, o líder do campeonato, entrou no top-10 na volta 6, mas tomou uma panca feia na traseira e bateu em César Ramos, danificando o radiador. Mais problemas: Ricardo Mauricio apareceu lento na pista. Arthur Leist (de novo) amassou o carro e tinha pneu sendo comido como no sábado. Ricardo Mauricio parou e o CASETTA botou pra fora o Safety Car mais uma vez, o que atrasou a abertura da janela de paradas obrigatórias. Jogo rápido no resgate e veio a relargada. Muita gente foi para os boxes logo na abertura e o filho do estoquista de muamba, que acertou Felipe Baptista, parou antes de entrar nos boxes. Na volta seguinte, fora do tumulto, Gabriel Casagrande parou e deixou o Macarroni na liderança. Thiago Camilo que vinha na P6 ficou lento e foi despencando. Na volta seguinte o Macarroni veio pro box e conseguiu voltar na frente dele. O líder era o meu piloto, o Zezinho. Gabriel Casagrande e Daniel Serra colaram no Macarroni. A cronometragem ficou maluca na TV e o Zezinho entrou noa boxes, na volta 13 e voltou atrás de Rafael Suzuki, o que seria a P7 depois das paradas. Faltando 25 minutos apenas 3 pilotos não tinham parado. Felipe Baptista, o líder do campeonato, depois de ter tomado uma panca feia por trás, abandonou e depois da parada de Átila Abreu, o último a parar, a classificação estava reorganizada, com o Macarroni, Gabriel Casagrande e Daniel Serra abriram vantagem e na volta 18 Gabriel Casagrande deu um X no Macarroni pra tomar a liderança. Felipe Fraga abandonou quando era o P4 e meu piloto subiu pra P6. Rafael Teixeira parou na saída da curva 1 e o CASETTA botou pra fora o Safety car pela 3ª vez na corrida. Na relargada Daniel Serra quase tomou de Enzo Elias. Os dois fizeram até a curva 4 lado a lado. O tricampeão segurou a posição, mas perdeu contato com o Macarroni. Bruno Baptista tomou a P6 do meu piloto. Gaetano Di Mauro, depois de ter sido rodado, veio numa grande recuperação e era o P9 a 5 minutos do fim, mas o Decano Barrichello armou pra cima dele e levou Lucas Foresti com ele. Gabriel Casagrande abriu do Macarroni enquanto meu piloto passou Rafael Suzuki pra tomar a P6. Pódio de peso no final da corrida, com Gabriel Casagrande se reencontrando com a vitória, tendo o Macarroni na P2 e Daniel Serra na P3. Zezinho, meu piloto, terminou na P6.

 

Stock Series 

 

No sábado também teve corrida da Stock ex-Light com seus pilotos correndo atrás do prêmio gordo para conseguir dar o salto para a categoria principal. Mais uma vez, tínhamos a celestial e poderosa narração do Filho do Deus do Egito, os comentários de Zé Goteira e as entradas – por vezes na contramão – do Chucky, o Brinquedo Assassino. Seguindo o esquema de sempre, uma corrida no sábado e duas no domingo com pausa pro cafezinho entre elas.

 

 

 

 

Domingão de manhã, no horário de ficar receitando as pílulas para minha coluna com as bobagens (o advérbio não era bem esse...) que o trio Caprichoso / Matuzaleme / Dr. Smith iriam falar, rolou as duas corridas da Stock ex-Light que eu deixei pra assistir depois da F1 e antes da Stock Car pelo youtube com a celestial e poderosa narração do Filho do Deus do Egito, os comentários de Zé Goteira e os pitacos – insossos – do Chucky, o Brinquedo Assassino.

 

 

A pole position era dele, o Raio Gama, mas a seu lado estava Enzo Bedani e eles puxavam o grid com os 12 pilotos e a água de salsicha. Volta de apresentação, carros lado a lado na reta e o CASETTA (o diretor de provas...) deu a largada. O Raio Gama não deu chance pra ninguém, tomou a ponta e veio seguido de Enzo Bedani e Mathias de Valle. Mais pra trás a galera veio batendo porta e na frente Enzo Bedani tentava desligar o Raio Gama. Akyu Myasava escorregou na água de salsicha e foi parar na grama seca. Os 5 primeiros estavam na mesma tocada Gustavo Frigotto superou Guto Rotta que ficou pra trás na volta 4 tentando chegar nos 4 primeiros Vinicius Papareli e Mathias de Valle vinham trocando push nutella e posições pela P3. Enzo Bedani tentava, mas o Raio Gama não dava moleza e os dois começavam a abrir com metade de corrida e os push nutella estavam casados. Vinicius Papareli foi ficando mais tranquilo na P3. Deu problema para Alfredo Ibiapina, que foi para os boxes. Os líderes descasaram os push nutella quando Vinicius Papareli chegou em Enzo Bedani e o Raio Gama escapou na frente com seu push nutella. Sem o freio de mão puxado, o Raio Gama levou a corrida 2, mas Enzo Bedani tentou uma manobra com um push nutella na reta oposta, mas saiu da pista e caiu pra P7 a P2 ficou com Vinicius Papareli e a P3 com Mathias de Valle.

 

 

Pausa para uma água, um cafezinho, uma checagem geral no carro e fomos para a corrida 3 com a inversão nutella do grid. Os carros saíram pra pista e muita gente ficou pra trás nos boxes por conta da demora na saída de Vinicius Papareli, mas nem todo mundo saiu. A pole com a inversão nutella do grid ficou com Erick Schotten e ao seu lado Enzo Bedanni. Duas atrás do Safety Car e depois entraram ladoa lado na reta para o CASETTA dar a largada. Erick Schotten manteve a ponta. Felipe Bartz atacou Enzo Bedani por fora, botou de lado nas curvas 1 e 2, mas Bedani segurou a P2. O Raio Gama vinha sendo atrapalhado por Hugo Cibien, que largou na posição errada e ganhou um ‘drive-thru’ sem direito a milk-shake. Gustavo Frigotto meteu um push nutella e gerou um 3-wide na reta oposta, mas na reta principal, teve outro 3-wide e com as batidas de porta, Gustavo Frigotto perdeu o capô.

 

 

O pelotão vinha compacto com o ritmo mais lento do líder e isso atrapalhava Enzo Bedani e ajudava o Raio Gama que largou da P8. Os 3 primeiros começavam a abrir com 7 voltas de corrida e tinha um “detritão” no meio da reta. Akyu Myasava parou na grama seca enquanto Filipe Bartz ficou lento e saiu da briga pela liderança. O Raio Gama conseguiu passar Bruna Tomaselli e Mathias de Valle também perdeu o capô. Por excesso de detritos e carros parados o CASETTA botou pra fora o Safety Car. Procissão modo ON ajudou o Raio Gama que tinha ficado pra trás e na relargada Enzo Bedani deu um X em Erick Schotten pra tomar a ponta. Hugo Cibien escapou e rodou sozinho na curva 1. Diferente do que aconteceu com a corrida da Stock Car no sábado, quando Thiago Camilo tomou bandeira preta por não entrar para os boxes por estar sem capô, Gustavo Frigotto e Mathias de Valle seguiam na corrida. O raio Gama deu uma “falhada” e caiu da P5 pra P8. Na volta 14 Erick Schotten ficou lento e perdeu todas as posições. Na última volta o Raio Gama recuperou a P5, mas foi uma corrida atrapalhada. Vitória de Enzo Bedani, com Gustavo Frigotto na P2 e Vinicius Papareli completando o pódio. Com uma punição de 20s pra Guto Rotta por usar um push nutella na relargada, o Raio Gama ficou com a P4 e continuava líder do campeonato.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- A galera que não deixa passar nada mandou pra mim um vídeo do canal do Gato Mestre, diretamente de seu exílio no youtube, falando sobre “o desmantelamento da Red Bull”, antes da corrida. O Fugitivo da FEBEM andou forte, controlou o Cara de Lua e aumentou a vantagem no campeonato!

- Depois das notícias sobre possíveis mudanças na equipe da Band para as transmissões da F1 eu ligo a TV no sábado de manhã e dou de cara com o Caprichoso e o Dr. Smith (o Matuzaleme ainda estava descongelando...). Quem sabe depois das “férias de agosto” da categoria.

- Mantendo o padrão “perdido no espaço” e “semi-analphabet”, Dr. Smith transformou o rádio legendado dizendo que a chuva forte cairia em 10 minutos para “a chuva forte vai durar 10 minutos”. Durou quase 1 hora e complicou até a corrida da F2! Sugestão: já que a Band quer melhorar as transmissões, que tal matricular o Dr. Smith num curso de inglês? Mas curso sério...

- Pra não ficar atrás, o Caprichoso criou a “batida em T” contra uma barreira de pneus. O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) foi ouvido em todo o estado!

- Com o Prosdócimo indo pra Stock em Goiânia e Mr. Burns nu campeonato de kart rental na Granja Viana, a Band convidou um “Rubinho Genérico” (o original estava correndo na Stock Car) pra comentar a F2 e a F3. Porque não chamaram o Taquara Rachada, uma vez que a transmissão é feita em estúdio?

- Muito educado, o piloto da F2, Kush Maini, mandou uma “rosca” ao vivo para a transmissão da TV quando ele foi acordado depois de estar cochilando no carro. Espero que o puritanismo dos dias de hoje não prejudiquem o piloto.

- No treino de classificação, já com a presença do Matuzaleme, descongelado de sua banheira criogênica de formol, a Cadeiruda pegou uma de suas “muletas” pra fazer as entradas de pista e a da vez foi Pietro Fittipaldi. O caprichoso, mostrando sua total ignorância sobre automobilismo, perguntou o que o Pietro ia fazer para 2025. Educadamente, o piloto respondeu que estava correndo a temporada 2024 na Fórmula Indy e que deveria continuar por lá... o “Meu Jesus Cristo” foi ouvido em todo o estado, junto com uma gargalhada.

- No Q1, Matuzaleme falou que o Fugitivo da FEBEM não estava preocupado em ser o mais rápido nos treinos já que estava punido em 10 posições... lembrei de uma resposta do Nelson Piquet (o piloto) em uma entrevista. Respeitem o ancião...

- Na disputa por quem ia falar mais bobagens (o advérbio não era bem esse...) o Dr. Smith disse que as coisas estavam ruins para o Gasly em relação ao Ocon. Só lembrando, o contrato do Gasly foi renovado e o Ocon demitido da Alpine.

- A gente quer o melhor, torce pra galera ter chances na TV, mas aí o Genérico ouve o engenheiro passando informações da telemetria para o Gasly e ele fala que era o piloto falando com o engenheiro.

- No domingo, o Martelo (desorientado como sempre) viu na tela “bandeira amarela no setor 1”, devido a batida na largada entre Bearman e Villagomez e fala que o Hadjar tinha que ser punido por passar Bortoleto no setor com bandeira amarela, no que foi endossado pelo Genérico. Detalhe. A ultrapassagem foi cerca de 1km depois da batida e, no posto seguinte a curva da batida Ao Source), o bandeirinha já dava bandeira verde. Acho que o Prosdócimo deixou uma cartilha pro Genérico...

- Na corrida, Cr. Smith falava sobre o ponto de fazer ultrapassagens depois da freada de Eau Rouge... a “freada” era a da Les Combes, mostrando que o piloto de caminhão não aprendeu ainda coisas fundamentais sobre a F1. E o cara é pago pra isso!

- Matuzaleme, entre um cochilo e outro, comentou que o Fugitivo da FEBEM não ficava sem vencer por três corridas desde de... e o cérebro travou! O Prosdócimo não colocou isso na cola.

- Dando mais uma prova de desconhecimento de regras da F1, depois que o piloto largou de pneus médios e trocou por novos médios, a segunda parada ele vai por outros médios, “jênio”? (agradecimentos ao meu camarada, Alexandre Gargamel).

- Pessoal da produção, prestem atenção na hora de colocar os comerciais na transmissão para não tirar o som e reduzir as imagens da corrida em momentos importantes.

- Güenther Steiner foi o entrevistador após a corrida. Não bastasse o Dr. Smith não entender as perguntas e as respostas, o Caprichoso se atreveu a criticar o entrevistador! Muda Band!

- Mas a maior de todas foi quando a TV mostrou o ex-piloto Mark Webber aplaudindo seu pupilo, Oscar Piastri, no pódio, o Caprichoso falou que era o pai do piloto da McLaren! Fiquei tão pasmo que nem consegui falar nada.

- Sobre as provas da Stock Car. Apesar de estar com 3.452 canais de transmissão dos jogos olímpicos, a direção dos canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) não se dignou a abrir espaço para a transmissão da Stock Car em sua grade de programação. E ainda tem viúva globêstica (a segunda vogal continua não sendo essa...) querendo que a F1 volte pra lá.

 

- Na última terça-feira assisti o podcast “Pelas Pistas”, com o Barbicha, o Tigrinho e o Filho do estoquista de muamba. O convidado era justamente ele, meu ídolo das pistas, o tricampeão vivo, mas que faz umas escolhas erradas em outras áreas (eu cometi o mesmo erro dele em 2018. Não repeti em 2022). Foi ótimo. Seria maravilhoso se o filho (certamente ele fez isso) não pedisse ao pai pra maneirar nos palavrões. Saíram poucos. Mas apesar do convidado, das histórias impagáveis que fizeram minhas gargalhadas ecoar por todo o centro oeste, Os coleguinhas da “imprensa especializada” tiraram de 2 horas de programa o fato dele ter “esquecido o nome” do fugitivo da FEBEM, seu genro. Quando me mandaram isso, avisando que isso foi “notícia” em diversos portais muito grandes, inclusive, mandei um “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) deve ter sido ouvido no planeta inteiro. Nessas horas mostra-se mais que justificado o tratamento que ele dava a essa imprensa “muito profissional” e só reforça minha posição de não querer ir para autódromo pelo Nobres do Grid. Ia dar problema (o objeto direto não era bem esse...)! Capitão, Gargamel, vocês vão pro céu quando morrerem por aturarem esse pessoal nos autódromos! Espero que o Amarelo Rosado nos EUA ou os Carcamanos do WRC não passem por isso.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

    
Last Updated ( Wednesday, 31 July 2024 08:10 )