Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge! Nesse final de semana não tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial, em parte por causa das olimpíadas, caso das categorias norte americanas, em parte por causa das férias de agosto, caso das categorias europeias. Mas tivemos as etapas de fechamento do calendário antes das férias na Europa, que para não entregar para vocês colunas de 20 páginas, fiz um acordo com as editoras e nesta semana vamos ver o que de bom aconteceu na Itália e na Espanha com a FIA Fórmula 4. Na Itália, nossos representantes são Matheus Ferreira e Filippo Fiorentino enquanto na Espanha os brasileiros na pista são Gabriel Gomez e, novamente, Filippo Fiorentino. FIA Fórmula 4 Itália Em uma programação junto com a Fórmula Regional Europeia, a FIA Fórmula 4 correu em Paul Ricard no final de julho. Nesta etapa tivemos apenas Matheus Ferreira como brasileiro na disputa com 35 pilotos inscritos (ao menos no papel: Filippo Fiorentino apareceu na inscrição com a nacionalidade italiana). No primeiro treino livre o Ferreira ficou com a P10, marcando 2m05,937s na sessão da sexta-feira e Fiorentino na P31, com 2m07,546s. O segundo treino livre aconteceu no sábado pela manhã e o Matheus Ferreira voltou a ficar na P10, com 2m05,912s. Filippo Fiorentino foi o P29 com 2m07,528s. Ainda no sábado tivemos a sessão de classificação, onde as duas melhores voltas seriam consideradas para o grid das corridas 1 e 2. A volta mais rápida de Matheus Ferreira foi a 5ª na sessão classificatória, com 2m045,028s. Filippo Fiorentino conseguiu a P26, com 2m06,686s. Já a segunda volta mais rápida do piloto brasileiro foi em 2m05,104s, que o colocou na P10 do grid e Filippo Fiorentino na P30, com 2m07,025s. A 3ª volta mais rápida definiu o grid da corrida 3 e com 2m05.332s, Matheus Ferreira largava na P11. Em todas as corridas, boas chances de pontos e Filippo Fiorentino estava na P27, com 2m06,693s. A primeira corrida aconteceu no início da tarde do sábado e os brasileiros – dentro das suas perspectivas – largavam em boas posições, com Matheus Ferreira na P5 e Filippo Fiorentino na P26. A pista estava seca e o céu não tinha sinais de risco de chuva. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, foi dada a largada. Matheus Ferreira largou bem, quase foi colocado pra fora da pista, brigou muito mas conseguiu ganhar uma posição e foi pra P4 em um traçado onde ultrapassar não era fácil. Alex Powell vinha colado nele na primeira volta, mas o brasileiro se defendeu bem. Filippo Fiorentino se manteve na P26. A briga pra segurar a P3 na primeira volta afastou ou pouco Matheus Ferreira da briga pela P3, mas ele conseguiu um pouco de espaço para Alex Powell. Filippo Fiorentino aproveitou uma parada de boxe pra ganhar uma posição e superou Ethan Ischer para tomar a P24, mas levou o troco na volta seguinte, Com o problema de Lin Hodenius, ele voltou pra P24. No segundo terço de corrida (surpreendentemente sem safety car até o momento), Matheus Ferreira controlava Alex Powell atrás dele, mas não conseguia se aproximar de Hiyu Yamakoshi. Filippo Fiorentino vinha da briga do pelotão que buscava a P20. Na volta 6 Oleksandr Savinkov superou o brasileiro, que caiu pra P25, mas quando Gustav Jonsson foi aos boxes trocar a asa dianteira, ele voltou pra P24. Entramos no último terço de corrida sem alterações nos 5 primeiros e poucas ultrapassagens na corrida como um todo. Matheus Ferreira colou em Hiyu Yamakoshi, mas Alex Powell veio com ele. Nada mudou na pista até a bandeirada, com Matheus Ferreira cruzando na P4 e Filippo Fiorentino na P24. Só que, depois da bandeirada, vieram as punições e Hiyu Yamakoshi tomou 5s por ter empurrado Matheus Ferreira para fora da pista na largada e om isso, o brasileiro foi para o pódio. Quem também ganhou uma posição foi Filippo Fiorrentino, que teve gente se envolvendo em irregularidades e assim ele foi o P23. Na tarde do sábado os pilotos da FIA Fórmula 4 voltaram à pista para a segunda corrida do final de semana. Matheus Ferreira, que herdou o pódio na primeira corrida, largava na P10 na segunda Filippo Fiorentino largava na P30 e depois da volta de apresentação, os pilotos voltaram às suas posições no grid. Apagadas as luzes para os 30 minutos +1 volta, Matheus Ferreira largou bem, mas na segunda curva já foi empurrado pra fora da pista. Mesmo assim, ele ganhou a P9. Filippo Fiorentino se envolveu num acidente na primeira curva, bateu roda, decolou no carro de Gabriel Holguin e caiu para a P32. O safety car veio pra pista. A relargada veio na abertura da volta 4 com praticamente 1/3 de prova disputada. Matheus Ferreira relargou bem e manteve a P9, mas vinha apertado por Nakamura Berta, que tomou a posição do brasileiro e trouxe com ele Prodel. Matheus Ferreira foi perdendo posições ao longo da volta e passou na P29, logo a frente de Filippo Fiotentino, que também teve problemas na relargada. Matheus Ferreira e Filippo Fiorentino abandonaram a corrida no final da volta 4, encerrando a participação dos brasileiros no sábado. No domingo os pilotos voltaram à pista para o fechamento da etapa e encontraram uma condição completamente diferente. A chuva que caiu durante a noite e no início da manhã deixou a pista molhada seriam um desafio a mais para os jovens pilotos da categoria. Matheus Ferreira largava na P11 e Filippo Fiorentino na P27. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições de grid e a direção de prova determinou a largada para os 30 minutos +1 volta atrás do safety car devido a pista úmida. Tivemos a bandeira verde na abertura da volta 4. Matheus Ferreira largou bem e manteve sua posição. Filippo Fiorentino se aproveitou de muitos que rodaram na chicane da reta Mistral e subiu para a P24. Matheus Ferreira também se deu bem com a escapada de Prodel e entrou no top-10, mas vinha sob forte pressão de Enea Frey e acabou sendo superado e caiu para a P12, continuando sob pressão, agora de Reno Francot e sem conseguir acompanhar o pelotão da frente. Filippo Fiorentino viu Maxim Rehm escapar e dar para ele a P23. Reno Francot superou Matheus Ferreira na volta 8. O carro do brasileiro não parecia estar bem e ele continuou perdendo posições enquanto Filippo Fiorentino continuava escalando o pelotão e abrindo a volta 9 na P17. Na metade da corrida alguns pilotos partiram para colocar pneus slicks, entre eles, Matheus Ferreira e Fiorentino pagou caro pela agressividade, rodando sozinho na chicane da Mistral. Ele voltou na P21 enquanto Matheus Ferreira era o P31 e ia tentar buscar uma escalada com pneus slicks. Mais alguns pilotos pararam, mas a troca pelos pneus slicks não se mostrou uma vantagem suficientemente compensatória para recuperar as posições. Filippo Fiorentino voltou ao ritmo forte e com os carros que foram aos boxes, ele subiu para a P19. Matheus Ferreira não conseguia escalar o pelotão Filippo Fiorentino deu uma escapada e caiu pra P21. Enquanto Matheus Ferreira abandonou a corrida faltando 2 voltas para o final, que ainda viu Fiorentino tomar 5s de punição e cair para a P23. A categoria deixou a França com Matheus Ferreira na P11, com 49 pontos. Filippo Fiorentino era o P33, sem pontos. A volta está para o final de setembro, em Barcelona. FIA Fórmula 4 Espanha Em uma programação conjunta com a Eurocup-3 tivemos a 4ª etapa da FIA Fórmula 4 espanhola onde temos a participação de Gabriel Gomez (que estava identificado com a bandeira italiana) e Filippo Fiorentino (aqui com a bandeira brasileira e não a italiana). Nos treinos livres, na primeira sessão Gabriel Gomez ficou com a P30, com 2m00,491s e Filippo Fiorentino a P32, com 2m01,297s. Na segunda sessão, Gabriel Gomez progrediu e fez a P22, com 1m59,252, mas Filippo Fiorentino fez ainda melhor, marcando 1m59,010s para ficar na P17. Na qualificação, Gabriel Gomez fez sua segunda melhor volta em 1m59,470s, ficando com a P8 na corrida 1. Filippo Fiorentino marcou 2m00,254s, ficando com a P23. A melhor volta definiu o grid da corrida 2 e nelas, Filippo Fiorentino fez a P17, com 1m58,361s e Gabriel Gomez foi apenas o P31, com 1m59,158s. A corrida 3 teria as mesmas posições da corrida 1, com a inversão dos 12 primeiros. A corrida 1 aconteceu no sábado e tínhamos Gabriel Gomez largando na 4ª fila e Filippo Fiorentino na 12ª fila. Zero chances de chuva no final de semana e calor extremo para desgastar pilotos e equipamento. Depois da volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, tivemos a largada. Gabriel Gomez largou bem, se livrou do P2 em ficou no grid e assumiu a P7. Filippo Fiorentino largou muito bem e se livrou das confusões para assumir a P17. O safety car veio pra pista por termos alguns pilotos parados pela pista. A relargada veio na abertura da volta 4 e Gabriel Gomez relargou bem e manteve sua posição, assim como Filippo Fiorentino, mas na volta seguinte Keanu Al Azhari surpreendeu o brasileiro na entrada da reta oposta e tomou a P7. O brasileiro teve a reta inteira comprometida e caiu para a P11. Na volta seguinte Gomez recuperou a posição sobre Griffin Peebles, indo pra P10 antes da entrada safety car pela batida de Alex Jacoby. Antes disso, Filippo Fiorentino foi superado por Peter Bouzinelos e era P18. Nova relargada na abertura da volta 9 e faltando menos de 8 minutos para o final da corrida. Gabriel Gomez não largou bem e tinha Peebles colado nele. Filippo Fiorentino manteve a P18. Gabriel Gomez perdeu o contato com A Hideg e Filippo Fiorentino caiu pra P19 superado por Tim Gerhards. Gabriel Gomez vinha tentando chegar na briga pela P7 entre James Egozi, Lucas Fluxa e Adam Hideg. Na volta 10 Filippo Fiorentino foi perdendo posições e caindo para a P22, enquanto Gabriel Gomes tinha chegado em Lucas Fluxa na penúltima volta. Na volta final, os dois se enroscaram e o brasileiro caiu para a P14 na chegada. Ele ainda foi beneficiado por uma punição e ficou com a P13, mas tomou 5 posições no grid da próxima corrida. Filippo Fiorentino terminou na P19, mas foi punido 3 vezes por track limits e caiu pra P31. A corrida 2 foi disputada na manhã do domingo. A temperatura estava mais comportada, com 43°C no asfalto ao invés dos 56°C da corrida 1 no sábado. Gabriel Gomez largava P22 e Filippo Fiorentino na P26 para a corrida mais curta, com 25 minutos +1 volta e com apenas os 9 primeiros pontuando, numa pontuação mais baixa do que as corridas mais longas. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas, tivemos a largada. Com os dois brasileiros tendo que fazer uma improvável corrida de recuperação, Gabriel Gomez largou bem e ganhou uma posição ainda na reta, mas tomou o trodo de Yevan David. Filippo Fiorentino foi ainda melhor, ganhando 2 posições. Com Matteo Quintarelli ficando parado na pista, e provocando a entrada do safety car, Fiorentino ganhou mais uma posição e era o P23, tendo Gabriel Gomez à sua frente. A relargada veio rápido, na abertura da volta 3. Os brasileiros mantiveram suas posições, mas com Yevan David escapando da pista, ambos avançaram uma posição. Os brasileiros vinham na briga do pelotão liderado por Lenny Reid na P19, mas a disputas estavam intensas. Gabriel Gomez passou Reid e Tim Gerhards, assumindo a P19 enquanto Filippo Fiorentino perdeu duas posições e caiu pra P23. Na volta 5 era Gomez o líder do pelotão, mas ele tinha 2,2s de desvantagem para Maximiliano Restrepo, mas foi tirando a diferença tentando chegar no pelotão da frente. Na volta 7 ele conseguiu, mas o pelotão veio junto, menos Filippo Fiorentino, que saiu da pista e caiu para a P33. Entramos nos 10 minutos o pelotão dos brasileiros era lidarado por Thomas Strauven, na P17 e Gabriel Gomez era o P19, mas Filippo Fiorentino ficou para trás. Na volta 9 Gomez superou Maximiliano Restrepo e tomou a P18 e estava solto na briga, com 1,4s atrás do P17, Adam Hideg, mas ia chegando nele. Na volta 10 Gabriel Gomez chegou no pelotão que brigava pela P14, superou Adam Hideg e cruzou a linha de chegada na P17, mas com 2 punições por track limits (10s), caiu para a P27 Filippo Fiorentino, que teve 5s de track limits, foi o P30. Na tarde do domingo tivemos a corrida que encerrou a etapa de Aragón, no Motorland. Com os 12 primeiros invertidos no grid. Filippo Fiorentino largava na P16 e Gabriel Gomez, que tinha uma punição para pagar, largava amenas na P31. E se seria uma corrida de recuperação para Fiorentino, Gomez teria que fazer um milagre pra chegar nos pontos. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas, foi dada a largada para os 30 minutos +1 volta de corrida. Filippo Fiorentino largou mal, perdeu uma posição, mas foi beneficiado com os enroscos da primeira volta para não cair além da P17. Gabriel Gomez fez uma largada sensacional, foi muito agressivo e antes da entrada do safety car estava na P25. A relargada veio na abertura da volta 3. Filippo Fiorentino manteve sua posição e Gabriel Gomez tomou a P24 de Maximiliano Restrepo. Assim como foi nas duas primeiras corridas, limite de pista era algo ignorado pelos pilotos e valia empurrar o adversário pra fora das linhas brancas. Gabriel Gomez tomou a P23 de Preston Lambert e ganhou a P22 com a escapada de Matteo Quintarelli. O brasileiro vinha com tudo e também passou Castillo, fechando a volta 5 na P21. Yevan David tomou a P17 de Filippo Fiorentino. A rodada de Juan Cota deu a P20 para Gomez antes da metade da corrida. Gabriel Gomez tirou a diferença para o pelotão que brigava pela P15 enquanto Filippo Fiorentino perdeu rendimento e foi pra P21, sendo superado por Gabriel Gomez, o novo P19. Fiorentino foi perdendo mais posições e acabou indo para os boxes após bater rodas com Maciej Gladysz. Gabriel Gomez colou no pelotão que brigava pela P13 nos minutos finais da corrida. Na pista, o brasileiro terminou na P16, depois de superar na penúltima volta Lenny Reid e Adam Al Azhari e ver Natan Tye rodar na última volta. Com as punições pós-corrida, terminou na P13. Filippo Fiorentino foi o P32. Nossos pilotos continuam sem pontos, com Gomez na P25 e Fiorentino na P30. Próxima etapa Valência, só em 13 a 15 de setembro. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
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