Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Conhecidos os campeões da Regional Cup e mais dos Brazucas no exterior PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 06 August 2024 23:14

Salve Nobres Leitores,

 

Como vocês podem ver, comecei o mês com o pé direito cravado no acelerador, no mesmo ritmo do mês de julho.

 

Os primeiros campeões da Regional Cup de Kart do Brasil foram conhecidos na semana que se seguiu às disputas do Grupo 2 da 25ª Copa Brasil de Kart. A disputa também teve lugar no Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB), reunindo destaques do kartismo na atualidade nas categorias OK FIA, OK Júnior e Mini 2T que venceram suas respectivas classificatórias. Além dos brasileiros, tivemos no grid pilotos dos Estados Unidos e Argentina.

 

Organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o campeonato chegou ao país com total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que escolheu o Brasil para ser sede da primeira Regional Cup na América do Sul. O título inédito deu aos campeões das quatro categorias a entrada deles na Academia CBA de Pilotos e a inscrição (garantida pela parceria da CBA com a equipe italiana de fábrica Parolin), além de todos os equipamentos para a disputa dos campeonatos internacionais para a disputa em setembro o Mundial de Kart da FIA e a Copa do Mundo OK N, entre os dias 12 e 15 de setembro, no Kartódromo PF International, em Grantham, na Grã Bretanha. Essa deve ter sido a maior premiação concedida ao kartismo brasileiro.

 

Com a presença de Giovanni Guerra, presidente da CBA, Renato Correa, coordenador regional da FIA para as Américas, e Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA, a programação da Regional Cup teve início na terça-feira, dia 30 de julho, com as tomadas de tempo e quatro baterias classificatórias. Na quarta-feira, dia 31 de julho, os pilotos disputaram a Pré-Final e Final.

 

 

Na categoria OK Júnior, que contou com 16 karts na disputa, Marcelo Tortato fez a pole na tomada de tempos, mas na 1ª bateria Vinícius Ferro levou a melhor. Nas outras três classificatórias, o piloto goiano Theo Salomão não deu chance aos rivais e dominou completamente as ações de pista, garantindo a pole na Pré-Final. Na Pré-Final, contudo, a temperatura subiu com a vitória de Marcelo Tortato. Pela soma de pontos, Theo Salomão ainda segurou a pole na Final. Na corrida, Salomão saiu na frente, mas na metade da disputa Ferro conseguiu a ultrapassagem sobre o rival, abriu vantagem e faturou o título. Francisco Camilo foi o 3° colocado.

 

 

A categoria OK FIA teve um grid com 14 competidores (mas pelo que vimos, foi um dominador e 13 coadjuvantes... pelo menos até a disputa da Final). Enzo Prando levou tudo na terça-feira: fez a pole e venceu as quatro baterias para garantir a posição de honra no grid da Pré-Final, também vencida por ele. Na Final (onde tudo seria decidido), tivemos uma largada e uma primeira volta alucinantes. Enzo Prando foi ultrapassado por Lucas Moura, depois Alfredinho Ibiapina passou a liderar. Mas foi Gabriel Koenigkan, piloto brasiliense quem assumiu a ponta e conseguiu controlar o pelotão, principalmente o enfurecido Enzo Prando para conquistar mais um título no kartódromo paraibano. Ele já havia conquistado semana passada o bicampeonato na Copa Brasil de Kart, na categoria Graduados. Koenigkan também tem um grande feito em sua carreira no kartismo: Em 2022, na França, conquistou para o Brasil a primeira medalha no FIA Motorsport Games, com um segundo lugar na categoria Júnior. Enzo Prando foi o vice-campeão e Lucas Moura o 3° colocado.

 

 

Na categoria Mini 2T, a última a ter seus participantes definidos, justamente na etapa do Grupo 2 da Copa Brasil, uma semana antes, Davi Honório saiu na frente, vencendo a primeira classificatória. Depois, só deu Rafael Guimarães. O mineirinho de apenas 10 anos de idade venceu todas as provas disputadas que se seguiram (classificatórias, Pré-Final e Final) para ganhar sua passagem para o primeiro campeonato internacional. Davi Honório ficou em segundo e Ângelo Pederbon foi o terceiro.

 

 

Após a disputa das finais na manhã do dia 31 de julho, sete pilotos da OK FIA foram selecionados para a disputa da primeira competição com motores OK N no Brasil. Esses motores são motores que são usados nos campeonatos europeus e mundiais. Enzo Prando conquistou a pole position e venceu a primeira bateria, com Lucas Moura em segundo. Na segunda, com o grid invertido pelo resultado da primeira prova, Moura ficou com a vitória, com Prando em segundo. Pela soma de pontos das baterias, os dois terminaram empatados, mas Prando levou o título pelo critério de desempate (a tomada de tempos). O pódio foi completado com o gaúcho Heitor Farias, terceiro colocado no geral.

 

Brasileiros no Exterior

Miguel costa esteve em ação em duas etapas do campeonato europeu de kart. A abertura do campeonato aconteceu no Motorland, província de Aragón, na Espanha. Na sexta-feira Miguel garantiu a 12ª colocação na tomada de tempo da classe KZ2, e partiu para as baterias classificatórias. Na maioria das provas, o piloto da equipe Parolin batalhou por lugares no top-10, tendo como melhor resultado uma nona posição. Um problema no kart percebido apenas na volta de apresentação da pré-final impediu o brasileiro de alcançar a decisão da etapa.

 

 

No final de semana seguinte Miguel Costa foi um dos protagonistas da quarta etapa do Europeu de Kart, realizada no último final de semana, em Kristianstad, na Suécia. O piloto da Parolin conquistou dois sextos lugares nas primeiras baterias do final de semana e terminou a maioria das provas da categoria OK no top-10. O domingo de definição da etapa acabou sendo marcado pela chuva no Superheat, prova que definiu quais competidores conquistaram as vagas para a final. Miguel foi o terceiro colocado no warmup, mas acabou sendo tirado da pista por um adversário.

 

No principal campeonato do kartismo dos Estados Unidos, o SKUSA Pro Tour teve as etapas 5 e 6 neste mês de julho, marcada para o New Castle Motorsport Park, em New Castle, no estado americano de Indiana, para a decisão do campeonato. Um dos destaques brasileiros na América do Norte, Enzo Vidmontiene disputará a classe KA100 Junior, onde é terceiro colocado, e tentará levar o troféu de campeão para casa.

 

 

Nesta temporada, Vidmontiene possui uma vitória, obtida na abertura do SKUSA Pro Tour, em Orlando, mesmo lugar onde conquistou uma segunda posição. Em Ohio, o brasileiro conquistou um sexto lugar como melhor resultado, o que o coloca no top-3 da tabela com 931 pontos após quatro etapas da classe KA100 Junior. Neste final de semana, o piloto não correu na classe X30 Junior.

 

Em época de Jogos Olímpicos e de grandes campeonatos nos esportes mundo afora, a conquista de uma vaga ou de uma convocação é sempre um período decisivo para os atletas, mas no automobilismo isso é diferente e por si só já vale como prêmio. O EKarting News, site referência no kartismo dos EUA, escalou o brasileiro Enzo Vidmontiene como um dos representantes do ‘Karting All-Star Team’. Com somente três indicados por categoria, Vidmontiene está entre os melhores pilotos da Júnior e essa nomeação veio graças aos seus resultados de destaque nos dois principais campeonatos do kartismo americano: o SKUSA e o United States Pro Kart Series (USPKS), além de suas outras conquistas em torneios regionais.

 

Na segunda quinzena de agosto teremos a 7ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart em Interlagos e o retorno do Campeonato Sul Americano.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.