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Nicholas Monteiro na PRO2000 e Nick Giaffone na USF2000 são Top-10 em Toronto PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 11 August 2024 08:41

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana que não tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial, seguindo o que combinei com minhas editoras, vamos falar da participação dos pilotos brasileiros na última etapa dos campeonatos do Road to Indy nos Estados Unidos.

 

As rodadas duplas da USF 2000, onde estão Nicolas Giaffone e Lucas Fecury assim como a da PRO2000 onde está Nicholas Monteiro, foram, respectivamente, as etapas 14/15 e 15/16 dos campeonatos. Em Toronto não tivemos etapa da USF Juniors. Vamos acelerar?

 

PRO2000

Na sexta-feira pela manhã os pilotos tiveram o primeiro contato com o traçado bastante ondulado das ruas de Toronto. Nicholas Monteiro ficou na P8, com o tempo de 1m112,0320s. Em seguida, no período da tarde, tivemos o treino de classificação para a corrida 1 e o piloto brasileiro ficou com a P9, marcando 1m11,3878s. Na manhã do sábado, tivemos a classificação para a corrida 2 e o nosso representante na categoria não conseguiu se manter no top-10, marcando 1m10,0850s.

 

 

No sábado à tarde tivemos a corrida 1, com Nicholas Monteiro largando na 5ª fila. Depois de deixarem o pitlane os pilotos completaram a volta de apresentação atrás do safety car e em seguida tivemos a bandeira verde para 25 voltas. Nicholas Monteiro largou muito bem e uma batida com Nikita Johnson e Liam Sceats, além um enrosco após acurva entre os líderes deram ao brasileiro a chance de ir para a P4. A relargada demorou até a abertura da volta 4. Nicholas Monteiro relargou bem, segurou a P4 na curva 1 e foi pra cima de Jace Denmark, botou de lado e por pouco não tomou a P3 na curva 5.

 

 

Depois, passou a ser atacado por Ricardo Escotto. Simon Sikes fugiu na ponta e deixou o pelotão da P2 até a P7 brigando. Escotto botou de lado e tomou a posição de Monteiro, que ficou na farofa e caiu pra P7 na volta 7. Com o passar das voltas o piloto brasileiro foi perdendo contato com o pelotão da frente e foi sendo alcançado pelo pelotão que ia do P8 ao P11. Nicholas Monteiro foi sendo superado até cair para a P10, onde terminou a corrida.

 

No domingo pela manhã tivemos as corridas da USF2000 e PRO2000 em sequência, com a PRO2000 indo pra pista pouco depois da corrida da USF2000. Nicholas Monteiro largava na 6ª fila. Após a volta de apresentação tivemos a bandeira verde para 25 voltas e o brasileiro evitou uma batida na curva 1, e uma outra na curva 5 antes que dessem a bandeira amarela que colocou na pista o safety car. O nosso representante se beneficiou e era o P9 depois de uma má largada.

 

 

A relargada veio na abertura da volta 5 e Nicholas Monteiro relargou bem e manteve sua posição e após duas voltas estava relativamente tranquilo em relação a Rashid e com isso podia tentar buscar a P8, de Logan Adams, mas apesar da tranquilidade, ele não conseguia se aproximar para um ataque. Na volta 20 Nikita Johnson bateu forte e provocou a entrada do safety car, agrupando o pelotão. Nicholas monteiro subiu para a P8. A relargada deu 3 voltas sinistras para o pelotão e Nicholas Monteiro aproveitou o problema de Jace Denmark para ganhar a P7 antes da bandeirada. Com os resultados da rodada dupla, o brasileiro era agora o P15 no campeonato com 141 pontos.

 

USF2000

Na sexta-feira pela manhã os pilotos tiveram o primeiro contato com o traçado bastante ondulado das ruas de Toronto. Nicolas Giaffone ficou o tempo de 1m15,1915s na P14 e Lucas Fecury na P18, com 1m159480s. Na parte da tarde tivemos o 2° treino, que ao invés de um livre já era o treino de definição do grid para a corrida 1 e os brasileiros continuavam longe do acerto ideal. Nicolas Giaffone foi novamente o 14°, com o tempo de 1m14,4872s enquanto Lucas Fecury ficou na P16, com 1m14,8534s.

 

 

No sábado pela manhã tivemos o treino de classificação para a corrida 2, antes da realização da corrida 1, que seria na parte da tarde. Os problemas da DEForce Racing eram mesmo complicados. Os quatro carros da equipe estavam no fundo do pelotão. Nicolas Giaffone foi o melhor entre os quatro pilotos e conseguiu a P13, marcando o tempo de 1m13,9779s. Lucas Fecury terminou na P20, com o tempo de 1m15,2356s.

 

Pouco depois da hora do almoço os pilotos foram para o pitlane se prepararem para a corrida 1. Nicolas Giaffone estava na 7ª fila enquanto Lucas Fecury fechava a fila 8. Após a volta de apresentação ele vieram lado a lado para a largada depois da saída do safety car. Na reta, tivemos a bandeira verde para as 20 voltas e Nicolas Giaffone largou mal assim como Lucas Fecury, mas ao menos escaparam da confusão na curva 4. Na volta 2 já teve piloto beijando o muro e indo para os pits. Com isso os brasileiros recuperaram posições.

 

 

Na volta 3 Nicolas Giaffone estava na P14 e Lucas Fecury era o P16. A transmissão não estava colaborando. 5 voltas e nada de créditos com a distância entre os carros e os tempos de volta. Nicolas Giaffone estava no pelotão que brigava pela P10 e Lucas Fecury conseguiu chegar neles com a disputa intensa. O carro de Giaffone parecia andar bem no tráfego e ele foi ganhando posições. Finalmente, na volta 6, tivemos créditos. Nicolas Giaffone estava na P11 na volta 6 e Lucas Fecury era o P14.

 

Na volta 7 Nocolas Giaffone passou G3 Argyros e assumiu a P10. Na volta seguinte Michael Costello que estava na P7 bateu e ficou parado em local perigoso. Safety car na pista e pelotão reagrupado, com Nicolas Giaffone subindo pra P9 e Lucas Fecury para a P13. A relargada só veio na abertura da volta 12. Os brasileiros relargaram bem e na volta Nicolas Giaffone ganhou a P8 de Eddie Beswich. Já Lucas Fecury, perdeu duas posições entre as curvas 3 e 5, caindo pra P15.

 

 

Na volta seguinte, entretanto, tomou o troco e caiu pra P9. Mas numa batida entre Lian McNelly e Eddie Beswich provocou nova bandeira amarela. Antes disso, Nicolas Giaffone tinha superado Schwartz e com a batida herdou 2 posições e assim era o P6. Lucas Fecury tinha perdido mais posições e era o P16. A corrida terminou em bandeira amarela, com Nicolas Giaffone na P6 e Lucas Fecury na P16.

 

No domingo pela manhã tivemos as corridas da USF2000 e PRO2000 em sequência, com a USF2000 sendo a primeira categoria a ir para a pista. Nicolas Giaffone abria a 7ª fila e Lucas Fecury fechava o grid. Seria uma corrida difícil para ambos. Após três voltas de apresentação (era cedo e era preciso aquecer melhor os pneus) os pilotos receberam a bandeira verde para as 20 voltas programadas. Nicolas Giaffone largou muito mal e caiu para a última posição, mas recuperou 4 posições ainda na primeira volta. Lucas Fecury, pelo contrário, aproveitou a confusão da largada e ganhou muitas posições, completando a 1ª volta na P13.

 

 

O arrojo de Fecury custou caro e ele teve um dano que resultou na perda da asa dianteira e caiu pra P14 enquanto Giaffone ganhava a P15 de Brady Golan e em seguida a P14 de Lucas Fecury, que sem a asa dianteira ia perdendo posições volta a volta. Nicolas Giaffone conseguiu ganhar a P13 de Jace Bacon, que em seguida foi para os pits. Lucas Fecury insistia em continuar na pista e na volta 8 já estava na P18. Foi para os pits e voltou com 1 volta de atraso.

 

 

Michael Costello passou reto na curva 5 e Eddie Beswick foi para os pits. Isso deu a Nicolas Giaffone a P11. Evan Cooley tocou o muro, mas conseguiu chegar aos pits, caindo mais uma posição ao brasileiro. Nicolas Giaffone estava a 7s do P9 na corrida e precisaria de um safety car para conseguir chegar nele. Lucas Fecury ia ganhando posições até a batida de Quinn Armstrong na curva 11 com 16 voltas. Nicolas Giaffone foi pra P9 e Lucas Fecury para a P14. A corrida acabou sob bandeira amarela com 19 das 20 voltas completadas. O campeonato tinha agora Nicolas Giaffone na P8, com 191 pontos e Lucas Fecury na P14, com 116 pontos.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Monday, 12 August 2024 08:59 )