Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Reflexões após a China PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 20 April 2011 22:23

 

 

Amigos, a corrida da China mostrou muitas coisas que sem dúvida não poderíamos esperar que acontecessem tão depressa. Mesmo sendo certa a evolução da McLaren, pelo domínio de Vettel nos treinos parecia difícil que Hamilton fosse o 1°. Ainda mais depois dos problemas que Lewis teve para alinhar, indo para o grid com 30 segundos para o fechamento dos boxes. 

 

Assisti a corrida em Berlim, onde eu estava até esta segunda-feira. A torcida por Vettel é enorme na Alemanha. Schumacher é sempre lembrado, na TV, nas revistas especializadas e em tudo que se refere ao esporte alemão. Mas Vettel é o menino prodígio, e dele se espera muito ainda este ano. O alemão é fanático por Fórmula 1, e após os treinos na China, ninguém em Berlim com quem eu falei e questionei, deixou de lado a certeza de que Vettel venceria a prova asiática. 

 

Mas no meio do caminho tinha um inglês...Após mais um novo fundo do carro, a McLaren mostrou que a confiabilidade está alta no quesito aerodinâmico. Ninguém duvida do motor Mercedes, muito menos da dupla de pilotos da McLaren, mas que a RBR está com um acerto ótimo, é um fato consumado. Por isso é que não se esperava que Vettel fosse pego pela tática dos dois pit stops. Massa e Alonso foram colhidos na mesma armadilha, enquanto Hamilton reinou soberano com seus 3 pits. 

 

Ora, temos que levar em consideração que os pneus macios, apesar de durarem 6 ou 7 voltas (em média) menos que os duros, tiveram um desempenho ótimo. Quem trocou de pneus 3 vezes, e fez um pit stop táticamente correto, levou vantagem. Massa declarou que a Ferrari não esperava que 3 pits pudessem surtir efeito, mas em compensação deixou claro que ficar na pista com pneus mais gastos, é uma maneira de perder mais tempo do que parar para uma nova troca. 

 

O que importa é que a corrida chinesa foi ótima, aprovada por todos com quem conversei que assistiram a prova. Muitos debates já aconteceram, e vários torcedores "apedrejaram" a tática da Ferrari, principalmente. 

 

E é essa Ferrari que não consegue entrar no clube das duas: RBR e McLaren. Essa mesma equipe de Maranello já tem o seu presidente, Luca di Montezemolo, apertando uma barbaridade seus técnicos e pilotos.  

 

E quem ri agora é a equipe que tinha um carro considerado "mal nascido", como se diz na gíria da Fórmula 1. Sempre é bom esperar algo mais da McLaren. Lá não tem política radical, nem pilotos se alfinetando. Pelo menos por enquanto... 

 

Um abraço e oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Last Updated ( Wednesday, 20 April 2011 22:28 )