Salve Nobres Leitores, Cá estou eu pela terceira vez neste mês de agosto para falarmos sobre kart. Após 5 anos sem ser realizado, com organização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a edição de 2024 representou o retorno da competição e estabeleceu um importe marco para o kartismo da América do Sul, já que pela primeira vez a competição passou a contar com apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e envolvimento de 11 países do continente (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), dos quais seis enviaram delegações para a disputa (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), além de um piloto inscrito com registro dos EUA. A competição foi realizada no Circuito Internacional Techspeed, na cidade de Nova Santa Rita (RS), em quatro categorias (OK Junior, OK FIA, X30 e RZ Graduados), com os pilotos competindo com os mesmos equipamentos utilizados no Campeonato Europeu e no Campeonato Mundial de Kart. Em adição a isso, a FIA ofereceu uma premiação especial: Dois pilotos (nas categorias OK Junior e OK FIA) conquistaram as vagas, isenção na taxa de inscrição e equipamentos (da equipe italiana Parolin) para a disputa do Mundial de Kart, entre os dias 13 e 15 de setembro, no kartódromo PF International, em Grantham, na Grã-Bretanha. As disputas começaram na sexta-feira, dia 23 de agosto, com os pilotos tendo acesso aos equipamentos e podendo realizar os primeiros treinos. A eles se seguiram as classificatórias, as pré-finais e as finais, as baterias finais, que foram realizadas no domingo 25 da agosto, consagrando quatro pilotos brasileiros como campeões. Apesar da divulgação, dos incentivos e da chancela da FIA, a lamentar ficou o baixo número de competidores estrangeiros presentes. Mas vamos aos resultados: A primeira categoria a ir para a pista no domingo foi a OK Junior, com 21 kartistas alinhando para a bateria final. O paulista Yuri Morelli, que dominou a tomada, baterias e Pré-Final, na sexta-feira e sábado, largou da pole position. Na bateria que decidia o título, Morelli travou uma grande disputa com Marcelo Tortato e Bernardo Gentil. Tortato ultrapassou Morelli na segunda volta, mas trocaram de posição duas voltas depois. No entanto, Yuri Morelli fez a manobra em ponto com bandeira amarela e terminou punido ao final da disputa em 10 segundos, caindo para o oitavo lugar. Bernardo Gentil também chegou na briga pela ponta nas curvas finais e cruzou a linha de chegada em primeiro, mas foi punido em 5 segundos por estar com o painel frontal (bico) desarmado e caiu para quarto. A vitória e o título ficaram com Marcelo Torquato, que chegou à frete de Victor Alencar (que correu com inscrição e registro dos EUA) por apenas 162 milésimos de segundo. Theo Salomão foi o 3° colocado a 1,079s. Como já estava inscrito no Mundial por sua equipe, Tortato abriu mão da premiação da FIA e a vaga ficou com o norte-americano Alencar, que recebeu o cheque do prêmio das mãos do presidente da CBA, Giovanni Guerra, no pódio. A seguir, tivemos a disputa da categoria OK FIA e um mega campeão fez valer todo o seu talento em um grid com 24 competidores. Olin Galli não deu chances aos seus adversários na disputa da categoria mais importante entre as categorias FIA, dominando as etapas até se sobrepor aos adversários com uma vitória incontestável, com 1,743s de vantagem sobre o segundo colocado, o também brasileiro Enzo Nienkotter. Outro mega campeão – André Nicastro – completou o pódio. Como já estava inscrito para o campeonato mundial por sua equipe, a vaga de premiação foi para Enzo Nienkotter, que também recebeu o cheque do prêmio das mãos do presidente da CBA, Giovanni Guerra. Na sequência tivemos a disputa da categoria X30 Master, que reuniu um grid de 12 kartistas. Apesar do grid pequeno, as disputas na categoria foram intensas em todas as baterias classificatórias e Pré Finais, foram marcadas por muita competitividade e troca de líderes. Na disputa da bateria final as trocas na liderança foram constantes até que nas voltas finais o gaúcho Matheus Castro, que havia conquistado a pole e teve problemas nas baterias classificatórias, se recuperou e desgarrou da disputa para garantir o título, o seu primeiro Sul Americano. Alan Synthes ficou em segundo, 1,993s atrás e Lucca Croce foi o terceiro. O encerramento da competição se deu com a categoria KZ, queteve o grid exclusivamente formado por pilotos brasileiros e apenas 6 kartistas inscritos. A quantidade, porém não tirou a qualidade da disputa, que foi muito intensa até o final. Pedro Piquet, que largou na pole, chegou a perder posições, voltou para a ponta e liderava na última volta, quando teve uma quebra e viu o título cair nas mãos dele, Olin Galli, que chegou à frente de André Nicastro apenas 451 milésimos de segundo. Gabriel Moura foi o 3° colocado a 909 milésimos do vencedor. Abraços a todos, Denilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |