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Bortoleto: sorte e show de campeão na F2. Fittipaldi pontua. Indy NXT: Collet é P8 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 01 September 2024 20:07

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos corridas decisivas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial.

 

Retornando das férias de verão, a FIA Fórmula 2 foi para o Autódromo Internacional de Monza com Gabriel Bortoleto na vice liderança do campeonato e Enzo Fittipaldi tentando fazer seu carro na Van Amersfoort Racing render como rendeu na segunda etapa do campeonato. Do outro lado do oceano atlântico, tínhamos a etapa da Indy NXT, em Milwaukee, onde Caio Collet busca manter-se na 3ª posição no campeonato e ter uma boa performance em circuitos ovais.

 

FIA Fórmula 2

A categoria volta das férias no templo de Monza para a reta final do campeonato com Gabriel Bortoleto com chances reais de brigar pelo título, lembrando que os 3 primeiros colocados do campeonato recebem 40 pontos para obter a superlicença da FIA, que o brasileiro vai conquistar com seu título na FIA Fórmula 3 no ano passado somando os pontos da Fórmula Regional Europeia de 2022 com o resultado deste ano. Enzo Fittipaldi vai para mais uma incógnita, para sabermos se a equipe vai encontrar o acerto ou não para o carro neste final de semana.

 

 

Logo após o treino livre da FIA Fórmula 3 tivemos o treino da FIA Fórmula 2 e os pilotos não demoraram a ir para a pista, todos calçados com pneus médios, logo que abriram os boxes. O asfalto de Monza foi todo recapeado e era preciso se adaptar ao novo piso e às mudanças nas zebras e nas chicanes. A primeira volta rápida de Enzo Fittipaldi foi em 1m45,530s, mas os tempos iriam cair bastante e Gabriel Bortoleto fez, logo em seguida 1m35,623s, seguido por Enzo Fittipaldi que marcou 1m35,281s. Os tempos ainda iriam cair. No final do primeiro terço de treino Gabriel Bortoleto marcou 1m34,772s e em seguida Enzo Fittipaldi fez 1m34,397s. Eram o P9 e o P4 provisoriamente.

 

Entramos no segundo terço do treino com os mais rápidos entrando na casa de 1m33s e Enzo Fittipaldi marcou 1m33,784s. Gabriel Bortoleto também melhorou, mas ficou com 1m34,123s. Em seguida, o piloto McLaren finalmente entrou no time do 1m33s com 1m33,701s. Pouco antes dos 25 minutos de treino decorridos a maioria dos pilotos estava nos boxes. Para os minutos finais provavelmente os pilotos viriam com um novo set de pneus (são 3 sets de compostos médios e 2 de compostos supermacios no final de semana) para o terço final do treino.

 

 

Faltando 14 minutos para o final os pilotos voltaram pra pista e começamos a ter pilotos virando na cada de 1m32s. Gabriel Bortoleto conseguiu virar em 1m32,616s enquanto Enzo Fittipaldi errou na aproximação da chicane no final da reta e estragou a abertura de volta. Na sequência Enzo Fittipaldi melhorou seu tempo, mas fez 1m33,367s e estava fora do top 10. Gabriel Bortoleto melhorou ainda mais seu tempo de volta, fazendo 1m32,530s. Enzo Fittipaldi abriu bem sua volta faltando 2 minutos para o final do treino, mas Roman Stanek provocou uma bandeira vermelha e frustrou a possibilidade de uma boa volta, antecipando o final do treino. Gabriel Bortoleto ficou com a P2 e Enzo Fittipaldi com a P14, mas com potencial de melhora.

 

Depois da bem confusa classificação da FIA Fórmula 3, os pilotos da FIA Fórmula 2 vieram pra pista e a perspectivas de mais problemas com “engarrafamentos” para abertura de volta rápida com todo o grid na pista eram grandes (na FIA Fórmula 3 dividiram o grid em dois grupos). Abertos os boxes, só Roman Stanek foi pra pista. Com todos de pneus supermacios, com 5 minutos de treino os outros pilotos começaram a ir pra pista... mas retornaram aos boxes sem abrir volta, menos Gabriel Bortoleto! O brasileiro ficou na caixa de brita da curva de Lesmo e seu treino acabava ali.

 

 

Pegar ou não pegar o vácuo seria fundamental para conseguir uma volta mais rápida. Com 9 minutos de treino, digamos, a sessão começou de verdade! Deps de 2 voltas aquecendo pneus, os tempos começaram a vir e Enzo Fittipaldi marcou 1m33,197s pouco antes de colocarem a bandeira vermelha, faltando 19 minutos com pedaços de uma placa de isopor jogados por Victor Martins na 2ª de Lesmo. Carros de volta aos boxes, com 4 voltas efetivas entre as 11 dadas. Enzo Fittipaldi era o P2 e Gabriel Bortoleto o P11... mas as coisas iriam mudar.

 

Estranhamente durante a parada reduziram o tempo para 16 minutos e isso tocou o terror nos pilotos e equipes que tinham que vir rápido pra pista fazer tempo. Enzo Fittipaldi conseguiu melhorar seu tempo de para 1m33,081s pouco antes de uma nova bandeira vermelha, infelizmente provocada por Gabriel Bortoleto. O cronômetro continuou correndo e veio na transmissão que a sessão seria encerrada às 11:35 (hora do Brasil) e o treino tinha previsão de ser retomado às 11:28. Seriam 7 minutos de insanidade pra se fazer uma volta rápida.

 

 

Gabriel Bortoleto tinha que torcer pelo caos e pelas trevas. Ele tinha a P12 e se ninguém fizesse voltas, ele ia diminuir o prejuízo. Eles abriram volta rápida a 3 minutos do fim e Gabriel Bortoleto já estava no fundo do grid. Enzo Fittipaldi melhorou para 1m32,975s, mas todos que vieram depois dele foram mais rápidos e ele caiu para a P18. Tinha tempo para mais uma volta rápida e Enzo Fittipaldi melhorou para 1m32,620s e conseguiu subir para a P10 e pegar a pole da corrida do sábado. Gabriel Bortoleto teria que largar na P22 nas duas corridas. Um desastre para o campeonato.

 

Após o treino livre da Fórmula 1 e evitando o mico do treino encurtado na marra no dia anterior, os pilotos da FIA Fórmula 2 vieram para a corrida Sprint com Enzo Fittipaldi largando na pole position.  Seu carro com pneus médios não rendeu tão bem no treino livre e provavelmente os pneus supermacios não resistiriam uma corrida inteira. Gabriel Bortoleto, pagando caro por seu erro, largando de último, teria que operar um milagre para pontuar no final de semana.

 

 

Ninguém arriscou os supermacios e depois da volta de apresentação os pilotos se reposicionaram no grid. Apagadas as luzes vermelhas para as 21 voltas programadas, Enzo Fittipaldi largou muito bem, mas errou na freada da primeira chicane e teve que ceder a posição para Josep Maria Marti. Gabriel Bortoleto largou muito bem e subiu para a P17, ajudado também com o toque de Zak O’Sulivan em Oliver Goethe e com Kimi Antonelli quebrando a asa dianteira e furando um pneu. O safety car veio pra pista.

 

A relargada veio na abertura da volta 4 e Enzo Fittipaldi colou em Marti e errou novamente a freada, passou pela chicane depois de travar os pneus e deuxar os dianteiros quadrados. Caiu para 4º. Gabriel Bortoleto passou Juan Manuel Correa e Richard Verschoor indo pra P15. Na sequência ele passou Ritomo Miyata e ganhou a P14, colando em Kush Maini. Enzo Fittipaldi era apertado por Joshua Durksen. Gabriel Bortoleto vinha preso por Rafael Villagomez e perdeu 1 volta inteira até ganhar a P13.

 

 

Enzo Fittipaldi conseguiu se aproximar da briga de Victor Martins e Josep Maria Marti, mas trouxe Joshua Durksen com ele. Na volta 10 Enzo Fittipaldi ganhou a P3 de Josep Maria Marti e os narradores não viram. Gabriel Borboleto passou Amauri Cordeel, ganhou a P12 e colou em Kush Maini. Os pneus de Enzo Fittipaldi não estavam legais e ele não conseguia acompanhar Victor Martins enquanto Gabriel Bortoleto passava Kush Maini e subia pra P11.

 

 

Joshua Durksen foi pra cima e tomou a P3 de Enzo Fittipaldi enquanto Gabriel Bortoleto tinha mais de 3s para Dennis Hauger. Atrás de Enzo Fittipaldi já tinha um pelotão com 5 carros. Gabriel Bortoleto vinha tirando a diferença para Dennis Hauger que era o último do pelotão atrás de Joshua Durksen. Com isso a diferença caia rapidamente e Bortoleto fez a melhor volta da corrida. Enzo Fittipaldi estava no limite para perder a abertura de asa móvel e isso poderia fazer que ele perdesse mais posições.

 

Os pneus de Enzo Fittipaldi pareciam ter acabado faltando 4 voltas para o final da corrida e Josep Maria Marti passou o brasileiro, que tinha Zane Maloney na sua cola. Gabriel Bortoleto colou em Jak Crawford enquanto Enzo Fittipaldi Quase recuperou a posição Paul Aron quebrou a asa e Gabriel Bortoleto ganhou a P9. Enzo Fittipaldi se recuperou em coma de Josep Maria Marti, colou no espanhol, mas não atacou na abertura da penúltima volta.

 

 

Na última volta Zane Maloney tomou a P5 de Enzo Fittipaldi, que pagou caro pelos erros cometidos perdendo ainda mais uma posição, para Jak Crawford. Gabriel Bortoleto conseguiu, nos últimos metros, ganhar a P8 de Dennis Hauger na cronometragem do livetiming, mas depois mudaram o resultado e ele ficou na P9. Depois da corrida, a direção de prova tomou a surreal decisão de dar meio ponto para cada um por não chegar a conclusão de quem tinha sido o 8° colocado.

 

Na manhã do domingo, depois da corrida da FIA Fórmula 3, os pilotos da FIA Fórmula 2 vieram pra pista para a corrida principal do final de semana, com 30 voltas programadas e a parada obrigatória para troca de pneus. Enzo Fittipaldi estava largando na P10, fechando a 5ª fila e com boas possibilidades de pontuar novamente, enquanto Gabriel Bortoleto tinha outro milagre para realizar largando da P22. Gabriel Bortoleto estava largando de pneus supermacios assim como Enzo Fittipaldi.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e apagadas as luzes vermelhas, Enzo Fittipaldi largou mal, mas teve uma grande confusão na primeira chicane e o safety car veio pra pista. Enzo Fittipaldi caiu para a P13 e Gabriel Bortoleto deu outro show de primeira volta (parcial, onde os pilotos aceleraram até a variante Ascari) e era o P15. A relargada foi na abertura da volta 3 e na della Roggia já teve outro enrosco, com Enzo Fittipaldi pondo as rodas na grama, mas sem maiores consequências.

 

 

Gabriel Bortoleto vinha sendo bloqueado por Richard Verschoor, mas conseguiu ganhar a P14 de Enzo Fittipaldi e Com o erro de Josep Maria Marti e os primeiros carros parando nos boxes, Gabriel Bortoleto era o P8. Na volta seguinte quase todos os pilotos entraram nos boxes Dennis Hauger rodou na chicane 1 e provocou a entrada do safety car. Gabriel Bortoleto era o líder. Quem não parou antes da entrada do safety car se deu bem e voltou na P6 com os 5 carros à sua frente sem terem parado. Enzo Fittipaldi teve uma parada desastrosa e caiu para a P20.

 

 

A relargada veio na abertura da volta 11. Gabriel Bortoleto largou muito bem e tomou a P4, ajudado com o rolo de Koolen com Stanek. Enzo Fittipaldi subiu pra P19 e era ele que passou a ter que fazer o milagre para chegar aos pontos e fechou a volta 11 na P17. Na abertura da volta 13 Gabriel Bortoleto tomou a P3 de Juan Manuel Correa, mas o risco era Zane Maloney, na P5. Na volta seguinte Gabriel Bortoleto tomou a P2 de Oliver Goethe e Enzo Fittipaldi superou Zak O’Sulivan, mas tomou o troco.

 

 

Kush Maini era o líder e Gabriel Bortoleto tomou a ponta na Della Roggia e precisava abrir de Zane Maloney, o 2º entre os que já trocaram pneus. Enzo Fittipaldi herdou a P16 de Juan Manuel Correa e tomou a P15 de Zak O’Sulivan na abertura da volta 17. Na abertura da volta 19 Enzo Fittipaldi superou Roman Stanek e era o P14.

 

Entramos no terço final da prova com Gabriel Bortoleto na liderança, com 4,8s de vantagem para Zane Maloney e Enzo Fittipaldi vinha pra cima de Josep Maria Marti, ganhando a P13 na volta 21, que atrapalhou o brasileiro, deixando-o a 1,9s de Jak Crawford. Ainda tinham dois pilotos que precisavam parar e lá na frente Gabriel Bortoleto tinha 6s de vantagem sobre Zane Maloney. Oliver Goethe parou na abertura da volta 25 e com isso Enzo Fittipaldi subiu pra P12 e chegou em Jak Crawford.

 

 

Cinco voltas para o final e a diferença de Gabriel Bortoleto para Zane Maloney era de 7,4s Enquanto Enzo Fittipaldi vinha no pelotão atrás do P5 Kimi Antonelli e que ia até o 14° colocado. Todos abrindo asa e ninguém passava ninguém. Kush Maini parou na abertura da penúltima volta e Enzo Fittipaldi subiu pra P10. Gabriel Bortoleto abriu a última volta com 8,5s de vantagem sobre Zane Maloney e venceu operando O milagre!

 

 

Enzo Fittipaldi tentou tudo, não passou Jak Crawford, mas conseguiu a P10 no final da corrida. Com os resultados Gabriel Bortoleto encurtou a diferença pra 10,5 pontos atrás de Isack Hadjar e era o P2 com 154,5 pontos. Enzo Fittipaldi saiu de Monza na P11, com 61 pontos. Próxima corrida em Baku, no Azerbaijão.

 

Indy NXT

A categoria de acesso à Fórmula Indy chegou à sua penúltima etapa da temporada no oval de Milwaukee, que tem uma característica bem particular: suas curvas não possuem inclinação nenhuma e isso faz da pilotagem um desafio ainda maior no contorno de curvas em alta velocidade e sem área de escape. Mais um grande desafio para Caio Collet, que estava tendo seu primeiro contato com circuitos ovais.

 

 

Na sexta-feira tivemos o treino livre, com todos os carros andando juntos na pista. Foram 45 minutos de treino e Caio Collet não conseguiu ir além da P9, fazendo uma média de velocidade de 145,848 milhas por hora no circuito de 1 milha de extensão, sendo quase 3 milhas mais lento que Louis Foster, mas ao menos não bateu... e tivemos algumas batidas nos muros.

 

 

Na manhã do sábado tivemos o treino de classificação e neste treino cada piloto vai para a pista individualmente, faz uma volta de saída dos boxes em aquecimento e então duas voltas lançadas onde o tempo e a média de velocidade são somados para definição do grid. Mais ambientado, Caio Collet melhorou bastante e conseguiu a P5, com a primeira volta em 24,2764s e a segunda em 24,3374s, atingindo uma média de 150,328 milhas por hora, menos de 1 milha mais lento que o pole position, Louis Foster.

 

Na tarde do sábado a corrida foi encurtada de 100 par 90 milhas para garantir que os pilotos pudessem fazer a corrida inteira – caso não houvesse uma bandeira amarela – sem ter que economizar combustível. Assim, seriam 90 voltas. Caio Collet estava abrindo a 3ª fila pelo lado de dentro. E largou bem, aproveitando um toque ao seu lado, chegou a entrar na primeira curva na P3, mas logo foi superado e caiu para a P4.

 

 

Não demorou para Salvador de Alba superar o brasileiro e ele voltar para a P5. Nas voltas seguintes Caio Collet também foi superado por Bryce Aron e Jacob Abel. Na volta 30 Myles Rowe deu um 360° na curva 3. Não bateu em nada nem ninguém, mas provocou a primeira bandeira amarela. A relargada veio na volta 33 e Caio Collet precisou brigar muito para segurar Yuven Sundaramoorthy, o que não conseguiu evitar por muito tempo e acabou caindo para a P8 na volta 39. James Roe também o superou e na metade da corrida ele era o P9.

 

 

Na segunda metade da corrida Caio Collet, na P9, tinha uma boa vantagem para seu perseguidor mais próximo e conseguia se manter próximo aos pilotos que estavam à sua frente. No final da corrida, Christian Brooks teve problemas e Caio Collet conseguiu recuperar uma posição para terminar a corrida, fazendo 90 voltas em um oval sem incidentes, na 8ª posição. Com isso, o piloto brasileiro sagrou-se campeão entre os novatos e mantinha a P3 no campeonato com 401 pontos, onde também não tem como ser alcançado na etapa final, em Nashville.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

 

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