Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!
Nesse final de semana tivemos todas as atenções voltadas para o retorno das férias de verão da Fórmula Regional Europeia, que foi disputar sua sétima etapa com as corridas no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola. Entrávamos na reta final do campeonato, que já terá nova etapa no próximo final de semana, no Red Bull Ring, mas vamos nos concentrar em uma etapa de cada vez e Rafael Câmara precisava voltar das férias com o mesmo foco do início do campeonato onde abriu larga vantagem para os concorrentes e mesmo com alguns problemas nas etapas antes das férias, chega à Itália com 50 pontos de vantagem sobre o 2° colocado no campeonato. O outro brasileiro na categoria, o novato no campeonato Pedro Clerot vinha na disputa do título dos Rookies e buscava sua afirmação na categoria em uma equipe com adversários (companheiros de equipe neste caso é só “pela cor dos carros” serem as mesmas) muito fortes. Na sexta-feira pela manhã tivemos o primeiro contato dos pilotos com a pista. Rafael Câmara marcou o 3° melhor tempo ao final da sessão de 30 minutos, com 1m40,504s e Pedro Clerot veio logo em seguida, com sua melhor volta em 1m40,519s. Na sessão da tarde Rafael Câmara foi o “intruso” entre os carros da Van Amersfoort Racing, conseguindo o 2° melhor tempo, marcando 1m40,117s. Pedro Clerot voltou a fazer a 4ª melhor marca, com 1m40,150s, dando boas perspectivas para a classificação no dia seguinte. Na manhã do sábado tivemos o treino de classificação naquele formato que conhecemos bem, com grid dividido em dois grupos. O céu estava encoberto, mas não tinha indicações de chuva e por isso, todos estavam com pneus slick. Na divisão dos grupos, Tanto Rafael Câmara como Pedro Clerot estavam no grupo A e no treino do sábado, o grupo A era o primeiro a vir para a pista, como de costume. Aberto os boxes os pilotos partiram logo para usar o máximo dos 15 minutos em uma pista repleta de caixas de brita e onde um carro fora da pista era grande o risco de bandeira vermelha. Após aquecerem seus pneus na primeira metade do treino os pilotos começaram a virar voltas rápidas nos 8 minutos finais. A primeira passagem de Rafael Câmara foi em 1m41,840s. Pedro Clerot marcou 1m41,534s. Rafael Câmara fez vácuo para James Wharton na primeira passagem e na segunda também, mas na sua 2ª volta ele meteu 1m39,853s. Pedro Clerot também melhorou em sua segunda passagem e marcou 1m40,518s. A 4 minutos do fim, Câmara era o P2 e Clerot o P8. Quando faltavam 3 minutos Rafael Câmara baixou para 1m39,599s retomando a P1. Pedro Clerot fez sua 3ª passagem em 1m40,096s e em uma 4ª volta Rafael Câmara fez 1m39,414s, pouco antes de Enzo Peugeot escapar na pista e ir parar na brita no minuto final. Melhor tempo do grupo para Rafael Câmara e Pdro Clerot, mesmo melhorando no final para 1m39,973s, terminou ficando com a P6. O mais rápido no grupo B foi Alessandro Giusti, com 1m39,504s, confirmando a pole position de Rafael Câmara. Quatro horas depois os pilotos voltaram à pista para a primeira corrida do final de semana com sol e tempo firme, uma condição um pouco diferente da sessão que definiu o grid. Rafael Câmara largava na pole position e precisava fazer uma boa largada para segurar a ponta logo no início da corrida. Já Pedro Clerot teria que que fazer uma corrida agressiva para transformar sua P11 em pontos chegando entre os 10 primeiros. Várias punições foram aplicadas pós-treino, mas não afetaram os brasileiros. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas, foi dada a largada para os 30 minutos +1 volta. Rafael Câmara largou muito bem e manteve a ponta na chegada à Tamburello, seguido por Tuukka Taponen e James Wharton. Pedro Clerot não largou bem e caiu para a P14, posições em que concluíram a primeira volta, sem incidentes, mas na segunda volta tivemos carros indo para a brita na saída da Tamburello. Rafael Câmara conseguia abrir uma pequena vantagem, mas o safety car foi acionado com Nikita Bedrin e Ivan Domingues saindo da corrida e Pedro Clerot herdando duas posições. A transmissão indicou que Rafael Câmara estava sob investigação por algum procedimento de largada e logo saiu uma punição de 5s por queima de largada para o brasileiro. A relargada veio na abertura da volta 5 e Rafael Câmara relargou forte ainda na Rivazza e impediu qualquer ataque de Tuukka Taponen. Agora ele tinha que acelerar e torcer para não termos novas bandeiras amarelas. Pedro Clerot manteve a P12. Rafael Câmara cravou logo a volta mais rápida e ia tentando abrir vantagem para Tuukka Taponen e James Wharton. Enzo Deligny já estava a 3,2s em 2 voltas. Zachary David foi punido com um “drive-Through”, mas antes disso Pedro Clerot superou Valério Rinicella e com David nos boxes o brasileiro subiu para a P10. Rafael Câmara iam fazendo novas voltas mais rápidas, mas apenas centésimos mais rápido que Tuukka Taponen, até que o finlandês colocou uma roda na grama e a diferença subiu para 2,5s a 13 minutos do fim. A diferença era de 2,8s a 12 minutos do fim e se James Wharton pressionasse o finlandês, ajudaria bastante. Pedro Clerot vinha pressionando Roman Bilinski pela P9. Rafael Câmara ia aumentando a diferença e a melhor chance era ver crescer a disputa entre os 5 carros que vinham atrás dele, que já formavam um pelotão. Tudo o que o líder da corrida e do campeonato não precisava neste momento ra uma entrada de safety car. Rafael Câmara voava na pista e ia cravando voltas rápidas. Faltando 5 minutos para o final da corrida o brasileiro tinha 4,8s de vantagem sobre Tuukka Taponen e James Wharton pressionava o finlandês, que não tardou a ficar mais de 5s atrás de de Rafael Câmara. Pedro Clerot pressionava Roman Bilinski que pressionava Matteo De Palo. A 2 minutos do fim a vantagem era de 6,1s e aumentando. De forma espetacular Rafael Câmara venceu a corrida, com mais de 8,2s de vantagem sobre Tuukka Taponen, pagando com sobras a punição. Pedro Clerot tentou até o final, mas não conseguiu ir além da P10.  Depois do show de Rafael Câmara no sábado, domingo pela manhã tivemos o treino classificatório para a segunda corrida, que tinha um pouco de sol e o asfalto mais quente do que na manhã do sábado. Novamente com o grid de 30 pilotos dividido em dois grupos, o primeiro a ir para a pista foi o grupo B e o mais rápido foi Tuukka Taponen, que marcou 1m39,490s. Esse era o tempo a ser batido pelos pilotos do grupo A, onde estavam Rafael Câmara e Pedro Clerot. Rafael deixou a maioria dos pilotos sair na sua frente, deixando os boxes 1 minuto depois. Após as primeiras voltas para aquecimento apropriado dos pneus, nos 8 minutos finais os pilotos começaram a virar voltas rápidas e na sua primeira passagem, Pedro Clerot marcou 1m40,349s, mas na sequência Rafael Câmara errou no final da sua primeira volta e ficou com 1m41,827s... mas ainda tinham 6 minutos de treino pela frente. Pedro Clerot era o mais rápido neste momento. Na sua segunda volta rápida Pedro Clerot 1m39,847s. alguns segundos depois Rafael Câmara fez uma volta em 1m40,606s e parecia que alguma coisa não estava funcionando direito no carro do brasileiro da Prema. Pedro Clerot continuava acelerando e melhorou seu tempo para 1m39,762s e se mantinha na P1 provisória, mas na sua terceira passagem Rafael Câmara fez uma volta em 1m39,590s, mas foi superado por Brando Badoer. Ainda tínhamos 2 minutos e Pedro Clerot escapou e foi pra brita na volta seguinte. Felizmente conseguiu sair e não atrapalhou a volta de Rafael Câmara em 1m39,319s tomando a P1 a 1 minuto do final e continuava acelerando. Pedro Clerot, com pneus sujos não conseguiu melhorar seu melhor tempo e acabou superado por James Wharton e Zachary David, mas Rafael Câmara impôs impressionantes 1m39,171s. Rafael Câmara era o pole position mais uma vez. Menos de 5 horas depois tivemos a corrida que encerrava a 7ª etapa do campeonato e tínhamos uma mudança de cenário. O tempo fechou e choveu após o treino classificatório. O céu encoberto, a pista estava úmida na reta, mas bem molhada em vários pontos e os pilotos foram pra pista com pneus de chuva. Rafael Câmara estava na pole position e Pedro Clerot largava na P9. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid. Apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta foi dada a largada e Rafael Câmara largou bem o suficiente, mas foi atacado por Tuukka Taponen e os dois bateram na primeira perna da Tamburello. Rafael Câmara rodou e ficou no asfalto. Tuukka Taponen ficou no meio da caixa de brita. Depois do grid passar o brasileiro se movimentou e era o P29, atrás de todos. A direção de prova colocou o safety car na pista. Pedro Clerot se beneficiou e subiu para a P7. Matteo De Palo rodou sozinho e Rafael Câmara se juntou ao pelotão na P28 e, para marcar pontos, teria que fazer outra corrida fabulosa. A relargada veio na abertura da volta 4 e Pedro Clerot relargou bem, mantendo a P7. Rafael Câmara evitou disputas nas primeiras curvas, mas logo começou a recuperação e completou a volta na P24. Na volta 6 Evan Giltaire ficou lento e com isso Pedro Clerot ganhou a P6. Rafael Câmara voava e era o P20 no fechamento da volta. Pedro Clerot não estava próximo de James Wharton e via Enzo Peugeot se aproximando quando o safety car foi levado pra pista novamente, o que não era bom para Rafael Câmara, que já ocupava a P18. A relargada demorou muito (e não vi motivo) vindo com apenas 7 minutos para o final, consumindo 10 minutos de prova. Doriane Pin, que estava na P11 parou nos boxes sob safety car e Rafael Câmara fio para a P17. Pedro Clerot relargou bem e manteve a P6. Rafael Câmara acelerou insanamente. Enzo Peugeot acertou a traseira de Enzo Deligny na chegada pra Tamburello. Pedro Clerot subiu pra P5 e antes que o safety car voltasse pra pista, Rafael Câmara fechou a volta na P11. Não tivemos a entrada do safety car, mas dupla amarela na Tamburello. Pedro Clerot se defendia como podia e reunia o pelotão até a P9 atrás dele. Rafael Câmara já era o P10 e se aproximava rápido do grupo. Pedro Clerot errou e perdeu a P5 para Ugo Ugochukwu enquanto Rafael Câmara ganhava a P9 de Nikita Bedrin depois de passar pelo acidente dos retardatários Kanato Le e Enzo Peugeot. O safety car veio pra pista no minuto final da corrida e a corrida terminou sob bandeira amarela. Rafael Câmara sai de Ímola na P1, com 239 pontos, 61 pontos de vantagem para Tuukka Taponen. Pedro Clerot subiu para a P8, com 75 pontos. A próxima corrida era em 6 dias, na Áustria. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |