Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Resumo da 8ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart e brasileiros no exterior PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 09 September 2024 23:44

Salve Nobres Leitores,

 

Entramos no mês de setembro que também vai ter mais de uma coluna sobre as categorias de formação de pilotos no Brasil, com a vinda do Campeonato Brasileiro de Kart chegando.

 

A 8ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart foi disputada em pleno feriado (feriado no sábado conta?) da independência do Brasil. Com o campeonato – composto por 10 etapas, mas com premiação em cada uma delas – na reta final, não descarto a possibilidade de termos alguns pilotos (e pais de pilotos) estarem revendo seus orçamentos e dando uma segurada nos gastos uma vez que este ano ainda teremos, no calendário nacional, o “open” (na 3ª etapa do circuito paulista, dias 13  e 14 de setembro) e o Campeonato Brasileiro de Kart, que terá o grupo 1 a ser disputado no kartódromo Speed Park, em Birigui-SP. Vamos aos resultados da etapa:

 

 

A categoria Mirim teve um grid de 11 kartistas, sendo 5 deles os “Rookies”. Ao final das duas baterias João Pedro Sarkis foi o vencedor da etapa com 20 pontos. O vice-campeão foi Pietro Belizario com 17 e o terceiro foi Murilo Domingues, com 15 pontos. Entre os “Rookies” o campeão da etapa foi Joaquim Medeiros (4° colocado na classificação geral). Na categoria Cadete tivemos um grid com 16 competidores, sendo 2 deles “Rookies”. Thiago Baroni ficou com o título após as duas baterias disputadas com 20 pontos, um ponto amais que o 2° colocado, Vinícius Gabriel. Gabriel Souza ficou em 3° com 17 pontos. Entre os “Rookies” o campeão foi Eduardo Oliveira, tendo ficado em 15° na classificação geral.

 

 

Na categoria Junior Menor tivemos um grid com 11 kartistas e Raphael Gebara dominou completamente a etapa, conquistando o título com 22 pontos somados nas duas baterias. Nicolas Guth foi o vice-campeão com 18 e João Paulo Bonadiman ficou em 3° com 16 pontos. A categoria Junior veio na sequência e tivemos um grid com 15 competidores. A disputa foi bastante equilibrada e o título da etapa terminou nas mãos de Samuel Santiago, com 19 pontos, uma a mais que o vice-campeão, Paulo Willemann Filho, que também superou por um ponto o 3° colocado, Theo Salomão.

 

A categoria Sprinter teve um grid de 15 kartistas e as duas baterias foram dominadas por Victor Tieri, que somou 22 pontos. O vice-campeonato da etapa ficou com João Paulo Sanzovo com 18 pontos e o 3° lugar foi para Enricco Abreu, com 15 pontos. Na categoria F4 Junior tivemos outra disputa bastante equilibrada e o título da etapa após duas baterias ficou com Enrico Martinho, que superou por um ponto a Miguel Silva e Rick Gottems, sendo o vice-campeonato decidido em favor de Miguel Silva pelos critérios de desempate. Triste foi ver a nata do kartismo, a categoria Graduados, ter apenas 6 pilotos no grid, reunido com a Graduados B. O vencedor da etapa foi Fausto Filho, somando 20 pontos. Firás Fahs ficou como vice-campeão com 17 e o 3° foi Pietro Torneri com 15 pontos.

 

 

As categorias Super Sênior, Super Sênior Master e Super Sênior Expert largaram juntas para reunir um grid com 23 competidores, sendo 11 na Super Sênior, 6 Super Sênior Master e 5 Super Sênior Expert. Alan Synthes varreu tudo na categoria Super Sênior e venceu a etapa com 22 pontos. Fernando Oizumi ficou em 2° com 18 e o 3° foi Raphael Filizola com 15 pontos. Na categoria Super Sênior Master Welson Jacometti também dominou tudo para sagrar-se campeão, marcando 22 pontos. Marcos Hiar foi o vice-cempeão com 18 pontos e Christiano Mattheis o 3° com 15. Marcos Kassardjian ficou com o título da categoria Super Sênior Expert, com 19 pontos, um a mais que Jorge Borelli. Munir Aboissa ficou em 3° com 15 pontos.

 

As categorias F4 Sênior, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master também correram juntas, reunindo um grid com 15 kartistas, sendo 6 na F4 Sênior, 6 na F4 Super Sênior e 3 na F4 Super Sênior Master. Na categoria F4 Sênior Bruno Schunck dominou tudo e foi campeão com 22 pontos. Felipe Sarkis ficou com o vice-campeonato nos critérios de desempate sobre Fernando costa após o empate em 15 pontos. Na categoria F4 Super Sênior Eduardo Morcegão varreu tudo e foi campeão com 22 pontos. O vice foi Givago Nunes com 18 e, nos critérios de desempate, Aristides Lima foi o 3° com 14 pontos. Na categoria F4 Super Sênior Master Paulo Sant’ Anna foi o campeão ao superar Valdemiro Oliveira nos critérios de desempate.

 

 

A categoria F4 Graduados reuniu o maior grid do final de semana, com 25 competidores. André Castro foi o campeão com 20 pontos somados nas duas baterias. Bruno Souza ficou com o vice-campeonato ao superar Gabriel Fernandes nos critérios de desempate após se igualarem com 14 pontos. Encerando a jornada, 14 competidores foram para a disputa da categoria F4 Graduados B, que foi dominada por Gabriel Fernandes, que somou 22 pontos. O vice-campeão foi Luis Lopes, com 17 e Henrique Freitas foi o 3° com 14 pontos.

 

Por causa da Fórmula 1, a próxima etapa, marcada para o dia 26 de outubro, não será disputada em Interlagos. No entanto, os organizadores ainda não anunciaram qual será o kartódromo que receberá a competição.

 

Brasileiros no Exterior

Na semana que antecedeu a última etapa do Europeu de Kart, que seria disputada em Val Vibrata, na Itália, Matheus Morgatto e Miguel Costa começaram a quinta-feira acelerando forte. Miguel Costa liderou a primeira sessão da KZ2. Piloto que terminou o Mundial de Kart no top-10 em 2021 e entre 20 melhores em 2023, mas foi Miguel Costa quem conseguiu os melhores resultados, ficando com a P5 na final.

 

 

Miguel Costa tem ainda a principal competição do kartismo internacional com um dos principais focos nessas últimas provas de despedida, um dos maiores desafios da temporada, com a disputa do Mundial de Kart, competição que será realizada no PF International, kartódromo localizado em Grantham e ele estará competindo pela classe OK FIA, na Inglaterra uma vez que o plano é seguir para os monopostos em 2025.

Abraços a todos, 

 

Denilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.


Last Updated ( Tuesday, 10 September 2024 01:07 )