Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Brasil vai para o pódio no Mundial de Kart com Heitor Dall’Agnol PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 15 September 2024 18:15

Salve Nobres Leitores,

 

Este mês de setembro tivemos a disputa do 60° Campeonato Mundial de Kart e da Copa do Mundo de Kart, disputado no Kartódromo PF International, na Inglaterra.

 

O Brasil foi representado por 17 pilotos, a segunda maior delegação do Mundial FIA Karting e da Copa do Mundo de Kart OK-N. A disputa, marcando os 60 anos do Campeonato Mundial de Kart (a primeira edição foi realizada em 1964 na Pista d’Oro em Roma, na Itália). Nossos kartistas seguiram em busca da repetição do feito conquistado por apenas quatro brasileiros até então: Guga Ribas (1986), Gastão Fráguas (1995), Ruben Carrapatoso (1998) e Matheus Morgatto (2022). Nesta edição tivemos 262 competidores inscritos para a disputa do Campeonato Mundial e na Copa do Mundo OK-N, vindos de 59 países. Os donos da casa, como seria o esperado, tinham a maior delegação, com 56 inscritos. A Itália aparecia em terceiro, com 16.

 

O campeonato tem as categorias OK e OKJR. Na categoria OKJR os brasileiros inscritos eram: Augustus Toniolo; Victor de Alencar; Marcelo Torquato; Vinícius Ferro; Lucas Correa; e Caio Zorzetto. Na categoria OK os inscritos foram: Matheus Morgatto; Olin Galli; Miguel Costa; Enzo Nienkotter; Bernardo Bernoldi; Murilo Rocha; Gabriel Koenigkan; e Allan Croce. Na Copa do Mundo de Kart na categoria OK-N os brasileiros inscritos eram Heitor Dall’Agnol; Lucas Moura; e Enzo Prando.

 

 

Dos 17 pilotos, cinco – Vinícius Ferro (OK Júnior) e o brasiliense Gabriel Koenigkan (OK FIA) e os três da Copa do mundo – integram a Academia CBA de Pilotos, prêmio que receberam por suas conquistas na Regional Cup Brasil, disputada em julho na Paraíba. Os cinco ganharam suas inscrições e todos os equipamentos (motor, kart), além de um mecânico da equipe de fábrica italiana Parolin, parceira da CBA na premiação concedida.

 

Na sexta-feira, dia 13, tivemos as tomadas de tempos e de disputar provas classificatórias e os melhores brasileiros foram Murilo Rocha, Matheus Morgatto, Augustus Toniolo e Miguel Costa, que se posicionaram entre os 15 primeiros nas duas baterias que disputaram. Na Copa do Mundo na categoria OK-N teve apenas a tomada de tempos na sexta-feira, Enzo Prando – praticamente sempre entre os três primeiros nos treinos – foi o 8º colocado, com Lucas Moura em 14º e Heitor Dall’Agnol em 16º.

 

 

Os pilotos eram divididos em grupos e iam para a pista. Os grupos eram confrontados com outros dois grupos para avaliação dos melhores tempos. Na OKJR, Augustus Toniolo ficou no grupo E. Confrontado com os pilotos dos grupos A e B, ficou com a P14 e, no final, com o 40° tempo. Vinícius Ferro ficou no grupo A, que foi confrontado com os grupos B e G, ficando com a P32 e P31, respectivamente e a 106ª posição. Lucas Correa ficou no grupo B, que foi confrontado com os grupos A, C e E, ficando na P27, P29 e P32, respectivamente, sendo o 107°. Caio Zorzetto e Victor Alencar ficaram no grupo F, sendo confrontados com os grupos D e G. Zorzetto ficou na P24 e P31, sendo o 111° e Alencar com a P26 e P33 foi o 118°. Marcelo Tortato ficou no grupo G, que foi confrontados com os grupos A e F, ficando na P26 e P32, terminando como 112°.

 

Na categoria OK Murilo Rocha e Allan Croce ficaram no grupo A, que confrontados com os grupos B e E, Rocha teve a P11 e a P10, terminando na P25 e Croce a P34 e P32, ficando como 67°. Miguel Costa, Gabriel Koenigkan e Olin Galli ficaram no grupo C, que foram confrontados com os grupos D e F. Costa ficou na P15 e P13, Koenigkan na P11 e P20 e Galli foi o P30 nos dois confrontos e terminaram o dia como 33°, 45° e 63° respectivamente. Matheus Morgatto ficou no grupo E e foi confrontado com os grupos A e F, ficando com a P12 e P8, terminando em 41°. Enzo Nienkotter ficou no grupo E, que foi confrontado com os grupos A e F, terminando em 20° e 29°, finalizando o dia na P59. Bernardo Bernoldi ficou no grupo F, que foi confrontado com os grupos C e E, ficando na P24 e P30, para fechar o dia em 78°.

 

 

No sábado as tomadas de tempos e provas classificatórias se repetiriam ao longo do dia e no domingo, os primeiros 72 pilotos na tabela de classificação de cada categoria, após a soma dos pontos, estariam classificados para fazer as chamadas “Super Heat A” e “Super Heat B”, que chamamos no Brasil de semifinais, para então, os 36 melhores na soma de todas as provas, formariam o grid para a Final.

 

No sábado tivemos as classificatórias para as semifinais da manhã do domingo. Depois de realizadas cinco classificatórias para cada piloto na OK e seis para na OK Junior (o n° de classificatórias foi proporcional ao n° de inscritos em cada categoria), Miguel Costa (31º), Matheus Morgatto (36º), Murilo Rocha (37º), Olin Galli (48º) e Gabriel Koenigkan (58º) conseguiram a classificação na categoria OK, com Miguel Costa e Murilo Rocha na semifinal A (posições ímpares) e Matheus Morgatto, Olin Galli e Gabriel Goenigkan na semifinal B (posições pares). Bernardo Bernoldi (87º), Enzo Nienkotter (89º) e Allan Croce (94º) não obtiveram pontos suficientes para estar entre os 72 classificados. Na categoria OKJR apenas Augustus Toniolo, com a 31ª colocação passou para as semifinais, ficando no grid da semifinal A. Marcelo Tortato (84º), Victor Alencar (88º), Lucas Correa (107º), Caio Zorzetto (109º) e Vinícius Ferro (117º) não obtiveram pontos suficientes para estar entre os 72 classificados. Como na categoria OK-N só tivemos 29 inscritos, os 3 pilotos brasileiros (Enzo Prando, Heitor Dall’Agnol e Lucas Moura) disputariam a final. Nas duas classificatórias, disputadas neste sábado, Enzo Prando foi 11º e 5º, Lucas Moura 12º e 6º e Heitor Dall’Agnol obteve um 14º lugar e abandonou a segunda prova.

 

 

As semifinais e finais no domingo foram disputadas sob chuva e a primeira a definir o campeão foi a OK-N. Com direito a alguns acidentes durante a corrida, Enzo Prando e Lucas Moura, que destacaram ao longo de toda a semana, acabaram abandonando a Final, mas Heitor Dall’Agnol, que largou de 15° e acabando envolvido em um forte acidente, conseguiu se recuperar, superou a pista molhada, ultrapassou seus adversários e terminou a Final na 3ª colocação. O Gaúcho chegou a estar em 2°com a rodada do italiano Gino Rocchio, mas foi superado pelo húngaro Zsombor Kovacs. Um grande resultado para o kartismo nacional.

 

 

Na categoria OKJR, onde estava Augustus Toniolo, o brasileiro fez uma grande apresentação e depois de largar em 33°, superou 14 concorrentes para terminar a Final na P19. O britânico Kenzo Craigie foi o campeão. Encerrando o domingo, tivemos a Final da categoria OK, que contava com 5 brasileiros para as semifinais, restavam 3 kartistas para nos representar: Matheus Morgatto, Miguel Costa e Olin Galli. Morgatto teve a infelicidade de abandonar no início da prova. Miguel Costa fez uma corridaça, ganhando 18 posições para terminar em 10° lugar. O megacampeão, Olin Galli, que largou em 36° (quase ficou fora da Final), deu um show e chegou a ocupar a P11, para terminar em 12°. O campeão foi Ethan Jeff Hall.

 

Abraços a todos, 

 

Denilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Monday, 16 September 2024 18:05 )