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Rafael Câmara é Campeão da Fórmula Regional Europeia. Clerot no pódio PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 29 September 2024 12:15

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos uma agenda movimentada corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial.

 

A Fórmula Regional Europeia e a FIA Fórmula 4 Itália foram juntas para o circuito de Montmeló, nas proximidades de Barcelona para termos as respectivas 9ª e 6ª etapas dos seus campeonatos com Rafael Câmara podendo sagrar-se campeão da categoria europeia, com Pedro Clerot ainda com chances de ser o melhor entre os novatos. Na categoria italiana, Matheus Ferreira não participou da etapa (e não há notícias se ele continuará na categoria. Filippo Fiorentino, que também participa do campeonato italiano, optou pela etapa espanhola, busca seus primeiros no circuito de Jerez de La Frontera na próxima semana.

 

Fórmula Regional Europeia

A categoria chegou em Barcelona na base do “todos contra 1” e esse “1” era Rafael Câmara, líder do campeonato com imensa vantagem (61 pontos sobre o 2° colocado, Tuukka Taponen, podendo decidir o campeonato antes do final da temporada. Pedro Clerot chegou como terceiro melhor novato, mas com uma grande desvantagem para Noah Stromsted e apenas quatro corridas para tentar ser o melhor da temporada.

 

 

Na sexta-feira tivemos duas sessões de treinos livres. Na primeira, pela manhã, Rafael Câmara foi o mais rápido, com 1m37,088s e Pedro Clerot o 12°, com 1m37,826s. A segunda, na parte da tarde, Rafael Câmara voltou a ser o mais rápido, sendo o único na casa de 1m36s, marcando 1m36,938s, enquanto Pedro Clerot ficou com o 14° tempo, virando a melhor passagem em 1m37,737s. Ambas as sessões com sol e pista seca.

 

Na manhã do sábado tivemos o treino de classificação para a corrida da tarde e, como sempre, com os pilotos divididos em dois grupos. Rafael Câmara estava no grupo A e, aberto os boxes para os 15 minutos de treino, os pilotos foram rapidamente para a pista para preparar seus pneus com as voltas de aquecimento, feitas na primeira metade da sessão e como ultrapassar é complicado em Barcelona, largar bem era fundamental.

 

 

Nos 8 minutos finais do treino os pilotos começaram a virar voltas rápidas e na primeira passagem, Rafael Câmara marcou 1m36,509s. Como sempre, os créditos da transmissão deixando a desejar. Na segunda volta o brasileiro marcou 1m35,728s. Depois de resfriar os pneus Rafael Câmara ainda partiu para uma terceira volta rápida e na última passagem marcou 1m35,468s, sendo o mais rápido do grupo.

 

Em seguida o grupo B veio para a pista e nele estava Pedro Clerot. Assim como os pilotos do grupo A, as primeiras voltas foram para aquecer os pneus até eles partirem para as voltas rápidas. Na sua primeira passagem Pedro Clerot conseguiu 1m36,862s, provisoriamente com a P7. Na segunda volta rápida o brasileiro conseguiu 1m36,159s, a P5 provisória a 3 minutos do fim da sessão. Ainda havia tempo para mais uma tentativa e Pedro Clerot 1m36,069s, ficando na P5. James Wharton foi 1 centésimo mais rápido que Rafael Câmara e ficou com a pole.

 

 

Pouco mais de 4 horas depois os pilotos da categoria voltaram à pista para a disputa da primeira corrida da penúltima etapa do campeonato. A primeira fila era da Prema, mas Rafael Câmara estava largando na P2 e isso poderia ser um problema: muitas categorias correndo no final de semana e o brasileiro estava no lado “sem borracha” da pista. Pedro Clerot estava “do lado certo”, largando na P9. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições no grid e, antes da largada, com Yaroslav Veselaho parado na entrada dos boxes, a largada foi abortada e foi dada uma nova volta de apresentação... e depois mais uma, pois a entrada dos boxes ainda não estava desimpedida.

 

 

Com todos, finalmente, nas suas posições, foram apagadas as luzes vermelhas para os 26 minutos +1 volta, devido as voltas extras de apresentação, tivemos a largada. Rafael Câmara pagou caro por estar no lado sujo da pista e foi superado por Tuukka Taponen, que largava na P3, mas no lado emborrachado da reta. Pedro Clerot largou bem, ganhou posições, mas no final da reta o brasileiro levou um toque de Noah Stromsted que quebrou sua suspensão dianteira direita e forçou seu abandono ainda na 1ª volta.

 

 

Rafael Câmara foi para o ataque tentando recuperar a P2 perdida para Tuukka Taponen, mas antes do final da primeira volta o safety car foi acionado para a retirada do carro de Pedro Clerot. A relargada veio na abertura da volta 4 e Rafael Câmara tentou o ataque sobre Tuukka Taponen, que se defendeu bem e o brasileiro continuou na P3, seguido de perto por Brando Badoer. A briga pela P2 ajudava James Wharton a abrir vantagem enquanto Brando Badoer atacava Rafael Câmara.

 

 

Como era esperado, mesmo com os 5 acionamentos de “push-to-pass” que cada piloto tem, as ultrapassagens não eram fáceis e a melhor chance de Rafael Câmara conseguir alguma coisa era forçar Tuukka Taponen a errar, forçar e exceder os limites de pista para ser punido e o Brasileiro foi pra cima do finlandês no terço final de prova. Mesmo evidentemente mais lento que os carros da Prema, Tuukka Taponen conseguia segurar Rafael Câmara e o brasileiro terminou na P3, mostrando que ele precisava fazer a pole no domingo para tentar definir o campeonato.

 

 

Na manhã do domingo tivemos a sessão classificatória para a corrida que seria disputada naquela tarde. Com a inversão dos grupos, o grupo B era o primeiro a ir para a pista a e nele estava Pedro Clerot, que precisava de uma boa posição depois do abandono na corrida do sábado. Aquecer propriamente os pneus ia ser mais complicado com o asfalto e o ar a 16°C., mas como era esperado, nos 8 minutos finais eles começaram a virar voltas rápidas.

 

Na sua primeira passagem Pedro Clerot marcou 1m36,352s, o mais rápido entre todos, mas ainda tínhamos 6 minutos e os tempos iriam cair. Na sua segunda volta rápida o brasileiro marcou 1m36,075s, atrás apenas de James Wharton, a 3 minutos do final. Ainda havia tempo para mais uma volta e na última passagem Pedro Clerot não conseguiu melhorar seu tempo, mas ficou com uma excelente P2, atrás 178 milésimos de James Wharton e, para o campeonato, Tuukka Taponen foi apenas o 6°.

 

 

Em seguida o grupo A veio para a pista, com o asfalto um pouco mais quente, o at um pouco mais quente e Rafael Câmara tendo a chance – e a obrigação – de marcar a pole position para tentar definir o campeonato nesse domingo. Os pilotos foram para a pista e começaram a fazer o trabalho de aquecimento dos pneus, com Rafael Câmara sendo o 2° da fila nas voltas iniciais, mas em Barcelona o vácuo não era tão influente como, por exemplo, no Redbull Ring.

 

 

Na sua primeira volta rápida Rafael Câmara marcou 1m36.232s, mas já foi mais rápida que a 1ª volta do grupo B e na segunda volta rápida o brasileiro fez 1m35,996s, mas faltava 1 décimo de segundo para conseguir a pole position, mas ainda tínhamos 3 minutos para o final do treino. Rafael Câmara errou no segundo setor e não conseguiu melhorar. Ele abriu uma volta a 12s do final dos 15 minutos, mas não conseguiu melhorar e ficou com a P2 no grupo e largaria na 2ª fila.

 

Menos de 5 horas após o final da classificação os pilotos da Fórmula Regional Europeia estavam de volta à pista para a corrida que encerrava a penúltima etapa da temporada 2024. A segunda fila era toda nossa, com Pedro Clerot largando na P3 e Rafael Câmara na P4. Sol, temperatura boa, sem chances de chuva e, esperando, um procedimento de largada menos complicado do que o do sábado. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, foi dada a largada.

 

 

Pedro Clerot não largou tão bem e foi atacado por Rafael Câmara, que por milímetros não perdeu a asa dianteira, fechado por Pedro Clerot. Os dois brasileiros mantiveram suas posições, mas mais atrás, uma grande batida com Matteo de Palo, tocado por Brando Badoer, batendo em Tuukka Taponen e Ruiqi Liu, provocando a entrada do safety car. A atual posição de Rafael Câmara, mesmo com uma vitória de James Wharton, daria o título da temporada à Rafael Câmara com Tukka Taponen fora da prova.

 

 

A relargada veio na abertura da volta 4 e os 3 primeiros saíram melhor, com Rafael Câmara defendendo a P4 dos ataques de Kanato Le, mas sem problemas. Tivemos mais toques na primeira freada, mas sem nada mais grave. Os brasileiros mantinham suas posições e Rafael Câmara acelerava para se afastar de Kanato Le. Pedro Clerot tentava se aproximar de Alessandro Giusti enquanto Rafael Câmara parecia correr para chegar e sagrar-se campeão, que viria até com um 9° lugar.

 

 

Pedro Clerot foi para o ataque sobre Alessandro Giusti no terço final da corrida uma vez que o italiano não conseguia acompanhar James Wharton. Rafael Câmara estava tratando de “levar o carro pra casa”, com o troféu de campeão no colo, sem se envolver na disputa de Pedro Clerot e com uma boa vantagem para Kanato Le. Salvo erros dos carros à frente, quem vinha atrás não tinha muita chance de conseguir efetivar uma ultrapassagem. Rafael Câmara se aproximou da briga pela P2 nos minutos finais, mais pela pilotagem defensiva de Giusti. As posições não se alteraram e com isso, Pedro Clerot foi para o pódio, foi o vencedor entre os Rookies e Rafael Câmara é o campeão da Fórmula Regional Europeia de 2024.

 

 

A categoria deixa a Espanha com Rafael Câmara, campeão, com 266 pontos, 60 a mais que o novo P2, James Wharton. Pedro Clerot tem agora 93 pontos, estando na P7. O encerramento da temporada vai acontecer em 4 semanas, no Autódromo de Monza.

 

Eurofórmula

Dentro da grande programação, com diversas categorias, neste final de semana em Barcelona, tivemos a sétima etapa da Euroformula, a categoria de monopostos europeia que, infelizmente, está esvaziada. Nesta etapa, tivemos apenas 7 pilotos no grid e entre eles, Fernando Barrichello. O piloto brasileiro conseguiu mais um pódio, na 2ª corrida, a do grid invertido, onde chegou na P2. Na primeira e na terceira corrida Fernando Barrichello terminou na P4.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

 

Last Updated ( Sunday, 29 September 2024 15:35 )