Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!
Nesse final de semana tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial no autódromo de Jerez de La Frontera. O circuito espanhol que recebeu a Fórmula 1 por muitos anos foi o local do retorno das (muito longas) férias de verão da Eurocup 3, segunda categorias europeias de monopostos em termos de importância e onde temos Emerson Fittipaldi Jr. buscando seu desenvolvimento como piloto. Dentro da programação deste final de semana a realização da penúltima etapa da FIA Fórmula 4 Espanha, onde temos Gabriel Gomez, em busca de novos pontos e Filippo Fiorentino, em busca dos seus primeiros pontos. Eurocup 3 A penúltima etapa da Eurocup 3 teve lugar em Jerez de La Frontera e Emerson Fittipaldi Jr. buscava melhorar sua posição no campeonato, já sem chances de brigr pelo título da temporada. Na sexta-feira aconteceram os treinos livres e no primeiro deles, o piloto brasileiro conseguiu a P6, com 1m38,033s, 616 milésimos distante do P1. Na segunda sessão, Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu P6. Na manhã do sábado tivemos o treino classificatório e nosso representante acelerou forte para marcar o 4° melhor tempo, com 1m83,011s, a 344 milésimos do pole position. Na definição do grid para a corrida 2, o brasileiro foi melhor ainda, conseguindo a P2 com 1m37,288s. Na tarde do sábado tivemos a corrida 1 e com Emmo Fittipaldi Jr. largando na P4, as esperanças de bons pontos e de um pódio eram reais. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta de corrida, foi dada a largada. Emmo Fittipaldi Jr. largou bem e aproveitou que Bruno Del Pino ficou parado no grid para assumir a P3, mas na sequência perdeu a posição para Michael Shin. A disputa continuou da P2 à P5, com Michael Belov atacando o brasileiro. Na 2ª volta as coisas estavam mais definidas, com Christian Ho em vantagem na frente, Javier Segrera fugindo um pouco na P2 e a Briga pela P3 indo até o P6, todos próximos e com o brasileiro na P4. Emmo Fittipaldi Jr. conseguia ir se afastando de Michael Belov e ia se aproximando de Michael Shin no final do 1° terço de corrida. O problema mais à frente era que Shin ia ficando cada vez mais distante de Javier Segrera para se defender dos ataques de Emmo Fittipaldi Jr. O problema era que Michael Belov e Owen Tangavelou estavam se aproximando. O brasileiro precisava tomar uma decisão. Entramos no terço final de corrida e as retas curtas de Jerez de La Frontera não ajudavam quem vinha atrás para fazer uso do vácuo do carro da frente. Na volta 15 Emmo Fittipaldi Jr. fez um ataque mais forte sobre Michael Shin, mas não conseguiu superar o sul coreano. Fittipaldi continuou pressionando até a última volta, mas não conseguiu ganhar a P3. Ainda assim, foi um bom resultado e reduziu a diferença para Valentin Kluss. Na manhã do domingo, tivemos a definição do grid para a corrida 2 e o brasileiro foi melhor ainda, conseguindo a P2 com 1m37,288s. Essa foi a sua melhor posição de largada na temporada e levava Emerson Fittipaldi Jr. a uma potencial condição de alcançar o pódio na corrida da tarde daquele dia. Os pilotos voltaram à pista para o encerramento da etapa em Jerez de La Frontera. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Emmo Fittipaldi Jr. não largou bem e perdeu a P2 já na metade da reta dos boxes e na segunda curva caiu para a P4, superado por Javier Segrera e Michael Shin. Mesmo tentando reagir ainda na 1ª volta, atacando Michael Shin, não teve êxito. Os dois primeiros começaram a fugir na frente enquanto Emmo Fittipaldi Jr. ficava, mais uma vez, preso atrás do piloto sul-coreano, que ia afastando o brasileiro de uma posição melhor e da briga pela vitória. Atrás de Emmo Fittipaldi Jr. estava Christian Ho, um dos mais rápidos do grid e isso indicava que a corrida seria muito difícil para nosso representante. Em 3 voltas a briga pela P3 já tinha uma defasagem de 3s para os dois primeiros que abriam volta a volta. Entramos pelo 2° terço de corrida com Emmo Fittipaldi Jr. tentando de todas as formas superar Michael Shin e o que começou a ajudar foi a briga pela P5 entre Christian Ho, Jesse Carrasquedo e Michael Belov. Na metade da corrida, com 10 voltas completadas, a briga pelo último degrau do pódio já tinha 8s de desvantagem. O ritmo de Shin diminuiu e a briga pela P5 chegou novamente em Emmo Fittipaldi Jr. até um erro de Ho fazê-lo perder a posição e dar uma nova folga para o brasileiro focar no ataque pela P3. No terço final da corrida a situação não se alterava e Jesse Carrasquedo entrava na briga pela P3, obrigando Emmo Fittipaldi Jr. a cuidar mais dos seus retrovisores novamente. Infelizmente a corrida seguiu até a última volta sem alteração e o piloto brasileiro não conseguiu voltar ao pódio como conseguiu em Aragon, mas as duas P4 foram importantes para melhorar no campeonato, saindo de Jerez de La Frontera ainda na P6, com 103 pontos, mas a apenas 6 pontos do 5° colocado para a etapa final em Barcelona. FIA Fórmula 4 Espanha A penúltima etapa do FIA Fórmula 4 foi disputada nos 4.428 metros do circuito de Jerez de La Frontera, no sul da Espanha. 34 pilotos inscritos para a etapa que teve na manhã do sábado apenas uma sessão de treinos livres, com Filippo Fiorentino foi o P22, com o tempo de 1m44,065s, 1,175s mais lento que o melhor tempo. Gabriel Gomez foi o P28, com 1m44,400s, 1,510s de desvantagem para o mais rápido. Na segunda ida dos pilotos para a pista, já era a sessão de classificação para a corrida 1. Gabriel Gomez ficou com 1m43,914s e a P19, 699 milésimos atrás do pole position. Filippo Fiorentino ficou com a P28, marcando 1m44,332s, sendo 1,117s mais lento. No início da tarde do sábado tivemos a primeira das três corridas da rodada tripla e com uma bela condição de sol (apesar de algumas nuvens) e pista seca para os 30minutos +1 volta de corrida. Gabriel Gomez estava abrindo a 10ª fila com a P19 e Filippo Fiorentino fechava a fila 14 com a P28, um grande desafio para ambos chegarem aos pontos. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas, foi dada a largada. Gabriel Gomez largou tendo que se desviar de pilotos que tiveram problemas em mover seus carros e, ainda assim, assumiu a P17, Filippo Fiorentino também ganhou 2 posições e era o P26, mas ao longo da primeira volta Fiorentino voltou para P28. Gabriel Gomez buscava se aproximar de Ariel Elkin enquanto Filippo Fiorentino já atacava Cristian Cantu pela P27 num raro início de corrida sem entrada do safety car. Fiorentino errou no ataque e caiu pra P29, recuperou-se na mesma volta, voltou a perder para Chase Fernandez e se recuperou. A disputa o afastou do pelotão que brigava pela P24. Gabriel Gomes tomou a P16 de Matus Ryba, que foi perdendo rendimento Andres Cardenas teve problemas e saiu da pista, dando a P27 para Filippo Fiorentino. Gabriel Gomez perdeu o contato com Ariel Elkin depois da disputa com Matus Ryba, mas tinha uma vantagem segura para Yevan David. Filippo Fiorentino se deu bem na briga de Cristian Cantu, Max Restrepo e Natahn Rye e subiu para a P24, mas Cantu e Restrepo estavam colados nele. Gabriel Gomez começou a se reaproximar de Ariel Elkin, mas as perspectivas de chegar aos pontos iam diminuindo. Abrindo o último terço de corrida tivemos a entrada do safety car, com Joanne Ciconte errando batendo no carro de Alexander Jacoby à sua frente e indo atolar na caixa de brita da curva 1. Com o pelotão reagrupado, era a última chance de se mudar a realidade para todos. Gabriel Gomez era o P16 e Filippo Fiorentino o P27. Alexander Jacoby saiu da pista também. Na relargada a 4 minutos do fim, Todo mundo tentou tudo. Gabriel Gomez subiu pra P15 e Filippo Fiorentino para a P23 e depois para a P22 superando Lorenzo Castillo. Gabriel Gomez tentou o ataque sobre Adam Al Azhari, errou e caiu pra P17. Com os pneus sujos e o carro avariado, despencou posições até a P24. Filippo Fiorentino foi superado por Andres Cardenas, mas ainda era o P21. Gabriel Gomez parou na pista na penúltima volta e Fiorentino fechou na P21. A segunda corrida foi disputada na manhã do domingo os pilotos brasileiros teriam uma corrida difícil, com Gabriel Gomez largando na P19 e Filippo Fiorentino na P27 teriam dificuldades para chegar nos pontos. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram para o grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 25 minutos +1 volta, tivemos a largada. Gabriel Gomez ganhou duas posições, assim como Filippo Fiorentino, indo respectivamente para a P17 e a P25. Antes do fechamento da 1ª volta, Fiorentino superou Tim Gerhards e assumiu a P24. Gabriel Gomez perdeu a P17 para Francisco Macedo na volta 2. A exceção do líder, Keanu Al Azhari, ninguém tinha 1s de vantagem sobre o carro que o seguia na volta 5. Filippo Fiorentino caiu para a P26, superado por Andres Cardenas e Alexander Jacoby, mas recuperou uma posição superando Max Restrepo enquanto Gabriel Gomez recuperou a posição sobre Francisco Macedo, que acabou parando sem a asa dianteira. Na volta 6 Chris Feghali tomou a P25 de Filippo Fiorentino. Entramos nos 10 minutos finais com Gabriel Gomez tentando superar Ariel Elkin, que era seguro por Matus Ryba. Gabriel Gomez foi para os boxes na volta 9 com um pneu furado e com isso Filippo Fiorentino subiu para a P25. Nathan Tye levou um toque e despencou na classificação, dando mais uma posição para Filippo Fiorentino. E o safety car foi pra pista para retirarem o carro de Tye na volta 10. Isso ajudou Gabriel Gomez a chegar no pelotão. A relargada veio na volta 12 e Filippo Fiorentino manteve a P24. Após as punições por track limits, Filippo Fiorentino ficou com a P18 e Gabriel Gomez com a P27. À tarde tivemos a terceira e última corrida da etapa. Com o bom resultado da sua segunda melhor volta, Gabriel Gomez largava na P12 e tinha uma chance de conseguir terminar na zona de pontos. Filippo Fiorentino tinha a pior posição de largada do final de semana, largando na P31. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, eles largaram. Gabriel Gomez largou bem e escapou da panca monstruosa na largada, onde os 2 pilotos que ficaram parados no grid e Christian Cantu foi acertado por Max Restrepo e Ernesto Rivera. Tivemos imediata bandeira vermelha. Após quase meia hora, os carros saíram do pitlane atrás do safety car. A relargada seria em movimento. Gabriel Gomez era o P11 e Filippo Fiorentino o P28. Na bandeira verde, Gomez largou vem e tomou a P10 de Nathan Tye. Filippo Fiorentino manteve a P28. Gabriel Gomez foi pra cima de Griffin Peebles. Na volta 3 Filippo Fiorentino tomou a P27 de Alex Jacoby. Peebles segurava a P9 como podia e isso impedia a progressão de Gabriel Gomez, que tinha um bom ritmo, mas sofria com o circuito travado de Jerez. Entramos na segunda metade da prova praticamente sem alterações nas posições, Com Filippo Fiorentino na P27, num pelotão que era puxado por Lenny Reid, na P17, e Gabriel Gomez, tentando atacar Griffin Peebles. As voltas foram passando e nada mudava até Joanne Ciconte ir parar na caixa de brita e provocar a entrada do safety car na volta 13 a 3m30s do final da prova. A corrida acabou sob safety car e com a P10, Gabriel Gomez saiu de Jerez com 13 pontos na P18. Filippo Fiorentino, que terminou na P27, era o P32 no campeonato, sem pontos marcados. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |