Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Fórmula 4 Brasil corre na Argentina e tem 3 vencedores diferentes PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 06 October 2024 10:55

Salve Nobres Leitores,

 

Como vocês já estão ficando acostumados, esta é a primeira das minhas colunas no mês de outubro. Vem mais por aí com os campeonatos de kart no Brasil e no exterior.

 

O assunto desta coluna é a Fórmula 4 brasileira, que neste final de semana foi com a Stock Car para Buenos Aires, Argentina, correr no circuito dos Hermanos Galvez, usando o traçado 6 (são 15 opções de traçado) e usando a oportunidade para mostrar aos pilotos do país vizinho a categoria que tem homologação da FIA. Quem sabe trazer mais argentinos para a categoria.

 

Foram 3 corridas, uma na sexta-feira, outra no sábado e a última na manhã do domingo. Com o calendário de eventos bem cheio no final de semana em Buenos Aires, a primeira corrida da Fórmula 4 Brasil aconteceu na tarde da sexta-feira. Os treinos começaram na quarta-feira e a pole position foi definida na manhã da sexta-feira, ficando com Arthur Pavie, com Ethan Nobels ao seu lado. Na briga pelo título, Matheus Comparatto ficou na vantagem pelo acidente sofrido por Álvaro Cho no treino classificatório e, sem ter como fazer as medições no carro danificado, ele perdeu seus tempos de volta. Comparatto estava largando na P3 e Cho na P12.

 

 

Depois da volta de apresentação os pilotos voltaram ao grid e, sem ter nenhum problema, foi dada a largada para a corrida 1, com 30 minutos +1 volta de duração. Arthur Pavie largou muito bem, conseguindo fazer a melhor tomada na curva 1, sem ser atacado por Ethan Nobels. Matheus Comparatto tomava aperto de Rafaela Ferreira pra defender a P3, mas antes de completar a primeira volta ela abusou e rodou, tendo sorte por não ficar presa na caixa de brita. Com todas as saídas de pistas, batidas de rodas e passeios na brita, Álvaro Cho fechou a 1ª volta na P4. Arthur Pavie ia abrindo na ponta enquanto Ethan Nobels defendia a P2 dos ataques de Matheus Comparatto. Genaro Trappa, o piloto argentino, quebrou a suspensão e abandonou. A vantagem de Pavie para Nobels estabilizou em 1,5s e Álvaro Cho não conseguia se aproximar de Matheus Comparatto. Da metade pra frente a vantagem de Arthur Pavie foi aumentando enquanto Matheus Comparatto continuava perseguindo Ethan Nobels. Álvaro Cho não conseguia se aproximar deles, mas estava tranquilo em relação a Ciro Sobral. Arthur Pavie continuou abrindo vantagem e venceu com 8s de vantagem para Ethan Nobels, que conseguiu respirar nas voltas finais e deixou Matheus Comparatto na P3 pra completar o pódio.

 

 

A corrida 2 aconteceu no início da tarde do sábado e esta era a corrida mais curta, com a duração de 20 minutos, com menor pontuação e o grid invertido em seus 8 primeiros. Alceu Feldmann Neto ficou a pole position e Rafaela Câmara completava a primeira fila. Na largada, Alceu Feldmann largou bem e manteve a ponta. Na reta, mas Rafaela Câmara assumiu uma tomada por dentro na curva 1 e assumiu a liderança, trazendo com ela Ciro Sobral, que levou a P2, jogando Alceu Feldmann para a P3. Cecilia Rabelo levou a pior em um toque forte com Lucca Zucchini e foi para fora da pista. O Safety Car foi acionado antes do final da primeira volta.

 

 

O resgate demorou e a relargada só foi dada na volta 4. Rafaela Ferreira manteve a liderança, seguida por Ciro Sobral e ele escapou da pista na curva 1, entregando a P2 para Alceu Feldmann e Rogerio Grotta, que tomou a posição de Álvaro Cho. Rogerio Grotta tomou a P2 e Ciro Sobral a P3. Álvaro Cho estava desesperado na P4, pois em toda tentativa de ganhar uma posição ele era ultrapassado. Quem se aproveitava era a líder, que abria vantagem. Arthur Pavie se enroscou com Ethan Nobels e levou a pior, indo pra fora da pista e provocando uma nova entrada do Safety Car. A nova relargada foi na volta 8 e as posições foram mantidas, mas era Álvaro Cho quem atacava, mas teve que se defender de Genaro Trappa. Rogerio Grotta pressionava Rafaela Ferreira, mas Matheus Comparatto escapou e bateu na barreira de pneus a 3 minutos do final e tivemos a terceira entrada do Safety Car. Sem tempo para a retirada do carro de Matheus Comparatto, a corrida terminou com Safety Car. Vitória de Rafaela Ferreira, com Rogerio Grotta em 2° e Ciro Sobral em 3°.

 

No domingo tivemos a terceira corrida no autódromo de Buenos Aires, a primeira das inúmeras corridas disputadas no final de semana, com uma manhã fria e nublada na capital argentina. Ethan Nobels era o pole position e novamente a disputa pelo campeonato tinha Matheus Comparatto na P3 e Álvaro Cho na P12, sem tempo registrado. Depois da volta de apresentação os pilotos largaram para 30 minutos +1 volta.

 

 

Ethan Nobels largou jogando o carro para a direita para fechar o caminho de Arthur Pavie, mas antes da freada da curva 1 Pavie mergulhou e levou com ele Matheus Comparatto, que se aproveitou espalhada de Nobels e por pouco não levou a liderança. Álvaro Cho veio buscando a recuperação e abriu a 2ª volta na P7. Arthur Pavie era pressionado por Matheus Comparatto. Na abertura da 3ª volta os dois foram pra lá do limite, com Matheus Comparatto e Arthur Pavie se tocando. Pavie levou a pior, foi pra grama e teve a asa dianteira quebrada. Matheus comparatto também ficou no prejuízo, perdendo a liderança para Ethan Nobels. Genaro Trappa era o 3°. Arthur Pavie conseguiu voltar para a pista e tentar reparar o carro nos boxes. Álvaro Cho foi pra P5 e colou em Rafaela Ferreira. A direção de prova comunicou um ‘Drive Through” para Matheus Comaparatto pelo incidente com Arthur Pavie e o piloto entrou logo na volta seguinte para cumprir a punição. Com isso Genaro Trappa foi para 2°, Rafaela Ferreira 3° e Álvaro Cho para 4°. Rafaela Ferreira tomava pressão de Álvaro Cho e Matheus Comparatto voltou na P10. Genaro Trappa estava chegando em Ethan Nobels para tentar uma vitória em casa. Rogério Grotta chegou em Álvaro Cho que não conseguia passar Rafaela Ferreira. Na volta 10 Genaro Trappa fritou pneus, mergulhou na curva 1, mas tomou o X de Ethan Nobels que voltou à liderança. Na volta 14 Genaro Trappa tentou novamente ganhar a ponta, mas tomou outro X de Ethan Nobels. Na briga da P3, Rafaela Ferreira estava segurando bem a posição e abriu, deixando a briga pela P4. Na volta 17 Genaro Trappa tentou por fora e acabou rodando, o carro apagou e o argentino jogou fora a corrida. Rafaela Ferreira assumiu a P2 e Álvaro Cho a P3. Matheus Comparatto vinha se recuperando e era o P8. Ethan Nobels tornou-se o 3° vencedor do final de semana, com Rafaela Ferreira em 2° e Álvaro Cho em 3°.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Monday, 07 October 2024 10:23 )