Salve Nobres Leitores,
Na semana passada eu me despedi falando que nós iríamos ter a 9ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Não teve! O que esperar de uma etapa marcada para o sábado na véspera da eleição para a prefeitura de São Paulo, com o Kartódromo de Interlagos interditado para ser área de suporte para o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Sem um kartódromo alternativo (no ano passado duas etapas foram disputadas em Aldeia da Serra) a FASP informou que a 9ª e a 10ª etapa serão disputadas em sequência, com a 9ª rodada sendo transferida para os dias 11 e 12 de dezembro (quarta e quinta-feira) e nos dois dias seguintes (13 e 14, sexta e sábado) será disputada a 10ª etapa, em regime de rodada tripla, ambas marcadas para o Kartódromo de Interlagos. A nova data gerou algumas reclamações, especialmente focadas no final do ano letivo, quando muitos pilotos deverão ter seu calendário de provas na escola exatamente neste período. Outro motivo para insatisfação está na intensa atividade física na semana, com dois dias de treinos, duas tomadas de tempos e cinco provas. A insatisfação foi acompanhada pelas equipes e preparadores, alegando além do desgaste, a potencial perda de receita. Como a Copa São Paulo Light de Kart atrai pilotos de todo país, alguns pilotos e pais que não residem em São Paulo receberam a notícia de forma positiva, uma vez que conseguirão otimizar sua programação de viagens tendo duas etapas realizadas na mesma semana – significando uma diminuição de custos – e alegando que em outras competições, como o Campeonato Brasileiro, muitos pilotos já precisam estar na pista a partir da terça ou quarta-feira. Não adiantou o jogo de ponderações de parte a parte. A FASP bateu o martelo e qual vai ser o resultado desta falta de planejamento (todos sabem que todos os anos temos a Fórmula 1 em Interlagos) e que não planejar as coisas sempre vai dar problema e quem sai prejudicado é o kartismo. Mundial de Kart Rotax Um esquadrão de 10 kartistas foram representar o Brasil no Rotax Max Finals, o Mundial dos motores austríacos Rotax, em sua 25ª edição, disputado no Circuito Internazionale Napoli, na Itália. Na categoria E20 Master tínhamos Gabriel Rosa e Carlos Comparatto. Na Categoria Micro, Pedro Campos. Na categoria Mini, Francisco Rocha. Na categoria Junior, Pedro Lima. Na categoria Sênior, Diego Ramos e Enzo Prando. Na categoria DD2, Leonardo Reis. Na Categoria DD2 Master, João Cunha e Fernando Guzzi. Na quarta-feira foram disputadas as tomadas de tempo restantes e a primeira série de provas classificatórias. Na categoria E20 Master as tomadas de tempo tiveram Gabriel Rosa ficou em 3° e Carlos Comparatto em 11°. Na Categoria Micro, Pedro Campos ficou em 2° na classificatória 1. Na categoria Mini, Francisco Rocha ficou em 20° na classificatória 1. Na categoria Júnior, Pedro Lima foi o 9° no seu grupo na tomada de tempos e o 28° na classificatória 1. Na categoria Sênior, Diego Ramos ficou em 21° no seu grupo na tomada de tempos e 13° na classificatória 1. Enzo Prando ficou em 25° no seu grupo na tomada de tempos e 26° na classificatória 1. Na categoria DD2, Leonardo Reis ficou em 5° no seu grupo na tomada de tempos e 3° na classificatória 1. Na Categoria DD2 Master, João Cunha ficou em 2° na classificatória 1 e Fernando Guzzi em 22°. Na quinta-feira tivemos o encerramento das provas classificatórias na 25ª edição do Rotax Max Finals. As categorias com até 36 competidores disputaram hoje sua segunda classificatória, enquanto as com mais de 36 até 72 kartistas tiveram que correr duas provas, que se somaram a de quarta-feira, completando um total de três. Isso definiu as posições de largada nas pré-finais, programadas para a sexta-feira nas categorias E20 Master, Micro e DD2 Master. As categorias Mini, Junior, Senior e DD2 teriam as Pré-Finais A ou B (a B é para os pilotos acima da P36). Os pontos obtidos na Pré-Final desta sexta-feira, somados aos obtidos nas classificatórias, determinará o grid de largada da Final para as categorias. Na categoria E20 Master as tomadas de tempo tiveram Gabriel Rosa ficou em 13° na classificatória 1 e 4° na classificatória 2, conseguindo a P7 no grid da pré-final. Carlos Comparatto foi o 8° nas duas classificatórias e conseguiu a P10 pra pré-final. Na Categoria Micro, Pedro Campos ficou em 4° na classificatória 2, mas foi desclassificado por falta de peso e perdeu a P16 no grid da pré-final. Na categoria Mini, Francisco Rocha ficou em 12° na classificatória 2 e 15° na classificatória 3, ficando na P30 (5° na pré-final B). Na categoria Júnior, Pedro Lima foi o 6° na classificatória 2 e 26° na classificatória 3, ficando na P34 (17° na pré-final B). Na categoria Sênior, Diego Ramos ficou em 12° na classificatória 2 e 18° na classificatória 3, ficando na P26 (13° na pré-final B). Enzo Prando ficou em 19° na classificatória 2 e 18° na classificatória 3, ficando na P38 (19° na pré-final B). Na categoria DD2, Leonardo Reis ficou em 3° na classificatória 2 e 10° na classificatória 3, ficando na P8 (4° na pré-final B). Na Categoria DD2 Master, João Cunha ficou em 2° na classificatória 2 e Fernando Guzzi em 21°, ficando respectivamente na P2 e na P16 no grid da pré-final. Na sexta-feira aconteceram as pré-finais que definiriam o grid para a grande final do sábado. Na categoria E20 Master, Gabriel Rosa ficou em 5° e Carlos Comparatto foi o 7. Na somatória dos pontos ficaram com a 8° com a P6 e P8 respectivamente para a final num grid com 13 kartistas. Na Categoria Micro, Pedro Campos saiu da P16, passou 10 competidores e terminou em 6°. Com isso largava na P9 na final. Na categoria Mini, Francisco Rocha se envolveu num acidente a 6 voltas do fim e ficou fora da final, sendo o P42 geral. Na categoria Júnior, Pedro Lima foi o 9° e na final largaria na P24. Na categoria Sênior, Diego Ramos estava bem, mas se envolveu num acidente e terminou em 20°. Ainda assim, foi pra final com a P31. Enzo Prando nem completou a 1ª volta por conta de um acidente e ficou fora da final, em 49° na classificação geral. Na categoria DD2, Leonardo Reis ficou em 3° na sua pré-final e largava na P7 na final. Na Categoria DD2 Master, João Cunha ficou em 2° na pré-final e largava na 1ª fila na final. Fernando Guzzi ficou em 17°, conseguindo a P18 para a final. No sábado tivemos mais Brasil brilhando (e algumas decepções). Gabriel Rosa levou a bandeira brasileira ao pódio na categoria E20 Master. 3°colocado na pista, ganhou o vice-campeonato após uma desclassificação. Carlos Comparatto, que largou em 8º, terminou na 6ª posição. Na categoria Micro, Pedro Campos largava em 6º na Final, mas acabou abandonando antes de completar a primeira volta, envolvido em um acidente. Na categoria Junior, Pedro Lima se envolveu em alguns acidentes e não foi além da P26. Na categoria Sênior, Diego Ramos superou 22 concorrentes e foi o 9º colocado após um show de ultrapassagens. Na categoria DD2, Largando em 7º, Leo Reis foi acertado por um concorrente e abandonou após completar 9 das 18 voltas previstas. Na categoria DD2 Master, Fernando Guzzi, que largava em 18º, ultrapassou 12 concorrentes e recebeu a bandeirada em 6º. João Cunha, que largava na primeira fila com a P2, acabou sendo tirado da pista por um concorrente em uma tentativa de ultrapassagem, causando seu abandono. Depois de fazer praticamente uma coluna por semana neste mês de outubro, pedi um arrego para o meu irmão e ele vai publicar na sua coluna – Radar – as corridas da Fórmula 4 Brasil, que farão parte das preliminares do GP São Paulo de Fórmula 1. Abraços a todos, Denilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |