Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Chuva tumultua a etapa da F4 Brasil em Interlagos e campeonato pega fogo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 03 November 2024 20:01

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana não tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial fora do Brasil.

 

Meu irmão, Denilson, que vocês já conhecem da coluna Espaço Karting, pediu um arrego para eu escrever esta semana sobre a etapa (a penúltima do ano) da FIA Fórmula 4 Brasil, realizada em Interlagos como preliminar (um dos eventos) do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1.

 

As notícias em torno da categoria começaram bem antes da chegada de carros e pilotos com o anúncio de Rafaela Ferreira como nova integrante da Visa Cash App RB Academy, que faz parte da famosa academia Red Bull, com confirmação de que ela irá disputar a próxima temporada da F1 Academy, a competição feminina promovida pela FIA, que vocês acompanham aqui comigo.

 

FIA Fórmula 4 Brasil

A temporada 2024 da FIA Fórmula 4 Brasil chega à Interlagos totalmente aberta: três pilotos de três equipes diferentes aparecem como protagonistas em 2024: Matheus Comparatto, líder do campeonato desde a segunda etapa com a equipe Bassani F4; Álvaro Cho é o segundo colocado na tabela de pontos, com a TMG Racing, mesmo ficando de fora da segunda rodada tripla; e Ethan Nobels, que faz seu primeiro ano na Fórmula 4 Brasil correndo com a Cavaleiro Sports, sendo também o melhor “rookie” da temporada até o momento. A etapa teve no grid a presença de Filippo Fiorentino e outros para fazer a etapa reunindo 13 carros no grid.

 

 

Nos treinos tivemos a sessão de treinos livres pela manhã da sexta-feira e o líder do campeonato, Matheus Comparatto marcou 1m35s893. Apenas 41 milésimos mais rápido que Ethan Nobels. Rogério Grotta, companheiro de Nobels, ficou em terceiro com 1m36s130. Filippo Fiorentino e Arthur Pavie, da TMG Racing, vieram logo atrás, fechando o top-5. À tarde, na sessão de classificação Ethan Nobels marcou 1min34s902 nos últimos segundos da sessão, sendo 0s122 mais rápido que Álvaro Cho, com 1m35s024. A primeira volta mais rápida definiu o grid da corrida 3 e o grid da corrida 1 foi definido pela segunda melhor volta, novamente ficando com Ethan Nobels ao fazer 1m35s029.

 

Na manhã do sábado tivemos a primeira das três corridas em Interlagos Ethan Nobels tinha ao seu lado Pepê Souza com os candidatos ao título – Álvaro Cho e Matheus Comparatto – largando respectivamente na P3 e P5. Com a largada marcada para às 09:15, a temperatura mais baixa do asfalto (pelo menos com pista seca) seria um desafio a mais para os pilotos no grid. Após a volta de apresentação eles voltaram à suas posições e, apagadas as luzes vermelhas, largaram para 30 minutos +1 volta.

 

 

Ethan Nobels largou mal, inicialmente perdeu suas posições, mas Álvaro Cho furou a chicane e entregou as posições ganhas. Pepê Souza foi pra cima e assumiu a P1, mas Ethan Nobels recuperou a ponta na curva do lago Álvaro Cho também passou Pepê Souza e tomou a P2. Antes do final da primeira volta Arthur Pavie assumiu a P3. Álvaro Cho partiu para e na volta 4 os dois se tocaram na curva do sol. Cho tocou na zebra da saída do S do Senna e tocou Nobels. Com detritos na pista o safety car entrou e agrupou o pelotão.

 

Foi uma volta e meia apenas e na relargada, Pepê Souza manteve a ponta, mas teve gente espalhando no S do Senna. A transmissão não mostrava os créditos das posições e a Band colocou um narrador que não tinha a menor noção da categoria, não conhecia os pilotos e falava sobre tudo, menos sobre a corrida. Matheus Comparatto, foi cauteloso e ficou para a P3, mas duas voltas depois superou Arthur Paive e assumiu a P2. Álvaro Cho foi para os boxes durante o safety car, trocou o bico e vinha tentando diminuir o prejuízo e chegar na P8 para pegar a pole da corrida 2 no grid invertido.

 

 

Nas brigas no meio do pelotão, Ciro Sobral tomou 10s por um toque em Gino Trappa. Matheus Comparatto apertava Pepê Souza, mas era cauteloso para não se acidentar e com uma manobra planejada, tomou a liderança no final da reta oposta. Álvaro Cho continuava buscando chegar na P8 e chegou na briga pela P5, superando Rafaela Ferreira e Filippo Fiorentino assumiu a P6 a 7 minutos do final, mas tomou o troco de Fiorentino duas voltas depois. Ciro Sobral era o P5.

 

Filippo Fiorentino e Ciro Sobral bateram rodas na reta dos boxes pra ganhar a P5. Na reta oposta Álvaro Cho também passou Ciro Sobral e voltou pra P6. Gino Trappa chegou em Pepê Souza nos minutos finais enquanto Matheus Comparatto controlava a corrida na liderança e conquistou a vitória. Pepê Souza foi o 2° e Genaro Trappa o 3°. Na briga do campeonato, Álvaro Cho foi o 6° e Ethan Nobels abandonou após o acidente com Cho.

 

 

Com o temporal que desabou em Interlagos pouco antes do treino classificatório da Fórmula 1 toda a programação que se seguiu babou. A corrida 2 da FIA Fórmula 4 Brasil, programada para as 16 horas foi transferida para o domingo assim como o treino da Fórmula 1. A corrida 2 mais curta, com 20 minutos de duração tinha o grid invertido das 8 primeiras posições das posições de chegada e com isso a primeira fila tinha Lucca Zucchini e Rafaela Ferreira. Na briga pelo título Álvaro Cho largava na P3, Matheus Comparatto na P8 e Ethan Nobels na P13 pelo abandono na corrida 1. Contudo, com a nova programação para o domingo, a corrida 2 foi simplesmente cancelada, ficando postergada para ser disputada na próxima etapa em Interlagos, no encerramento da temporada. A corrida 3 sendo mantida para a manhã do domingo.

 

 

Com pista molhada e atraso por conta das bandeiras vermelhas no treino da fórmula 1 temos então corrida da FIA Fórmula 4 com chuva e a direção de prova deu a largada para os 30 minutos +1 volta de corrida atrás do safety car. As posições de grid foram mantidas e por 12 minutos Ethan Nobels puxava a fila, seguido de Álvaro Cho e Pepê Souza. Matheus Comparatto estava na P4 e só precisava administrar a vantagem que conseguiu no sábado.

 

Na bandeira verde Álvaro Cho foi pra cima e tomou a ponta. Matheus Comparatto também largou bem e ganhou a P3. Teve gente mais atrás espalhando no S do Senna e Cecilia Rabelo rodou sozinha, batendo na barreira de pneus. Ciro Sobral e Genaro Trappa viajaram na curva do lago e foram parar na brita e o safety car voltou pra pista e com três carros para resgatar e uma barreira para ser recomposta, a “corrida” virou procissão.

 

 

Aparentemente estava chovendo mais e Ciro Sobral, depois de ser tirado da caixa de brita, sem deixar o motor morrer, conseguiu voltar no final do grid. A relargada veio com 7 minutos para o final e não teve mudanças nas posições no primeiro terço da volta, mas depois Ethan Nobels foi pra cima de Álvaro Cho. Matheus Comparatto vinha administrando a P3 até escapar no S do Senna e caindo pra 4°, superado por Pepê Souza. Álvaro Cho achou um ritmo e foi abrindo vantagem. Pepê Souza escapou e rodou na curva do lago e por pouco não foi pra brita. Matheus Comparatto voltou pra P3, mas Arthur Pavie vinha colado nele buscando a posição de pódio. Álvaro Cho errou na última volta, fez a curva do lago pela área de escape e por pouco não perdeu a liderança.

 

Ethan Nobels não conseguiu aproveitar e Álvaro Cho venceu a corrida 3, com Ethan Nobels na P2 e Matheus Comparatto, fazendo a melhor volta da prova, na P3. Após a corrida Matheus Comparatto foi desclassificado por um erro bizarro da equipe, que colocou um pneu não autorizado. Com isso ele ainda era líder do campeonato, mas com apenas 8 pontos de vantagem para Álvaro Cho. Ethan Nobels, com 182 pontos, ficou mais distante do título, mas ainda é o melhor novato.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

 

Last Updated ( Sunday, 03 November 2024 19:46 )