Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Porsche Cup não encerra a temporada Sprint em Interlagos: a chuva não deixou PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 04 November 2024 00:14

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana em que teve o GP de São Paulo da F1 coincidiu com o final de semana do ENEM, para total felicidade do meu moleque (imaginem o quanto ele ficou “feliz”...) e com apenas a Porsche Cup Gourmet para comentar, Chica da Silva, a Rainha da Bahia, minha editora teve uma perspectiva outro motivo para se acalmar depois da coluna da semana passada, além dos mais de 50 mil acessos.

 

Mas com F1 no Brasil, com mais gente participando da transmissão e a ansiedade em querer falar “tudo o que acha que sabe”, a garantia de muitas “pílulas” era tiro certo. Como para “ajudar” também tivemos o final do Campeonato Mundial de Endurance com a equipe do Milanesa, a coluna dessa semana vai ser bem divertida (o advérbio não era bem esse...). Agora que já cabe minha foto aqui do lado, vamos às corridas.

 

Porsche Cup

Dentro da programação da Fórmula 1 tivemos entre as preliminares a Fórmula 4, na coluna que vai ser escrita por um dos Irmãos Bacalhau, e a Porsche Gourmet, que vai encerrar a temporada de corridas Sprint com corridas no sábado e no domingo. A Band transmitiu as corridas do sábado na TV aberta com a narração do melhor do Brasil, meu camarada, o Sinestro, que como de costume, precisou carregar o mala sem alça e sem rodinhas do Prosdócimo nos comentários. Na pista, rentando não voar com o vento estava a repórter Olívia Palito. Seguindo o que venho fazendo, vou comentar as corrias do sábado e depois as do domingo.

 

 

Com os boxes ocupados pela F1, a categoria teve que fazer um paddock e box improvisado na antiga curva da junção. A primeira corrida tinha Miguel Mariotti na pole position e a seu lado a Moleca Sensação, Antonela Bassani para puxarem o grid com 22 carros. Os carros saíram da junção direto para a volta de apresentação. O céu já estava ficando carregado e foram dadas 2 voltas de apresentação e o Massaranduba, o diretor de provas deu a ordem para eles se arrumarem dois a dois na subida do café e com tudo certinho ele deu a largada. Miguel Mariotti largou bem, manteve o lado de dentro no ‘S’ da Sadia e saiu lançado para a reta oposta. A Moleca Sensação teve que se defender do tio Cristian Mohr que vinha na P3. No final da reta, o coroa se jogou pra cima de Alceu Neto e tirou o piloto da pista na curva do lago. Mariotti abriu um pouco enquanto a Moleca Sensação ia tomando pressão do tio Mohr, mas no fechamento da 1ª volta ela já estava mais perto do líder. Leonardo Hermann vinha chegando nos três primeiros deixando Lucas Locatelli longe na P5. A briga da corrida vinha da P6 pra trás. Cristian Mohr tomou 20s de punição pelo “sai pra lá moleque!” em Alceu Neto. Na volta 6 Luiz Souza bateu rodas com Alceu neto no final da reta oposta, escapou, bateu no muro externo, rodou e atolou na caixa de brita da curva. O Massaranduba botou pra fora o Safety Car. O serviço foi rápido e na relargada o pessoal da frente manteve as posições. Leonardo Hermann tentou passar Cristian Mohr, punido, mas o tio não deo moleza. Quem perdeu posições foi Lucas Locatelli e Matheus Roque era o P5... mas não por muito tempo, com Caio Chaves passando por ele na volta seguinte. Alceu neto tomou bandeira preta por tirar Luiz Souza da corrida. Miguel Mariotti vinha com 1s de vantagem para a Moleca Sensação que vinha sendo incomodada pelo tio Mohr. Mais atrás, Leonardo Hermann se vinha tomando sufoco de Caio Chaves. Faltando 2 minutos para o fim a Moleca Sensação colou no líder, foi pro ataque botou por dentro no ‘S’ da Sadia abrindo a penúltima volta, ia tomar a ponta, mas Miguel Mariotti jogou pra cima na segunda perna da curva do presuntinho, empurrou a Moleca Sensação pra fora da pista e com isso Cristian Mohr. Na pista, Cristian Mohr tomou a ponta, mas tinha 20s de punição.

 

 

A Moleca Sensação ainda tentou buscar na pista a liderança, mas foi Miguel Mariotti que aproveitou o erro de Cristian Mohr na curva do lago pra colocar o tiozão entre ele e Antonella Bassani, vencendo a corrida na pista, com a Moleca Sensação na P2 e Leonardo Hermann na P3. Os ‘comissacos’ não puniram Miguel Mariotti pelo toque na porta da Moleca Sensação. Vergonha!

Em seguida veio a corrida da Carrera Cup. O céu estava cada vez mais carregado, mas nada de chuva até então. A pole position era de Christian Hahn, com Marçal Muller a seu lado para puxarem o grid com 32 carros. Assim como na corrida da GT3 Challenge tivemos duas voltas de apresentação e na frente das arquibancadas lotadas os carros foram se arrumando dois a dois depois do mergulho, subiram para a curva do café e com tudo arrumado o diretor de provas, o Massaranduba, deu a largada.

 

 

Christian Hahn vacilou, deixou a porta aberta juto do muro e por lá foi Miguel Paludo. Por fora vinha Marçal Muller e eles fizeram um three-wide na entrada do ‘S’ da Sadia. Tinha tudo pra dar errado, mas deu certo. Miguel Paludo tomou a ponta, com Christian Hahn na P2 e Marçal Muller na P3. O P4 era Jeff Giassi, com os 4 abrindo do P5, o agroracer Raijan Mascarello. Miguel Paludo vacilou, pisou na grama e Christian Hahn recuperou a ponta no final do mergulho. Na subida do café perdeu a P2 para Marçal Muller e por pouco não perdeu a P3 para Jeff Giassi, que errou na volta seguinte e ficou vendido para a colheitadeira de soja, mas segurou na marra a posição, que o agroracer acabou perdendo a P5 pro chocoracer Werner Neugebauer. Christian Hahn foi abrindo na frente deixando a briga pela P2 entre Marçal Muller e Miguel Paludo. Jeff Giassi ia segurando o 2° pelotão que fazia a disputa mais animada da corrida. Junto com a briga da P11pra trás. Werner Neugebauer tomou a P4 e Thiago Vivaqua veio pra cima e acabou tendo que ir pra área de escape na curva do lago depois de tomar uma batida de porta de Jeff Giassi, que tomou 5s de punição pelo toque (porque não puniram o Miguel Mariotti no toque na Moleca Sensação?). Enquanto Christian Hahn ia com 3s de vantagem na ponta, Marçal Muller abria 1s de Miguel Paludo com 10 voltas completadas. A chuva vinha chegando, o céu estava ficando preto e Miguel Paludo foi chegando novamente em Marçal Muller. Na antepenúltima volta ele já estava colado. Tentou tudo, mas não deu nada! Vitória de Christian Hahn, com Marçal Mules em 2° e Miguel Paludo em 3°.

 

Corridas do domingo

A chuva pesada que desabou depois da corrida da Porsche Cup cancelou o treino da Fórmula 1, a corrida 2 da Fórmula 4 Tapuia e a voltinha que o Neguim ia dar com uma das McLarens que o Presuntinho pilotou. Isso jogou toda a programação do final da tarde do sábado para o domingo e nessa mudança as corridas da Porsche Carrera Cup e Porsche GT3 Challenge foram canceladas e serão disputadas no dia 13 de novembro (uma quarta-feira), três dias antes da corrida de 500 km que fecha o calendário de endurance da categoria.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

- A galera que lê minhas colunas e me segue no feiçebuqui sabe que como empresário-peão não consigo assistir as coisas que acontecem nas sextas-feiras, mas eles colaboram. Meu agradecimento a todos.

- O pessoal começou a sexta-feira inspirados. O Caprichoso começou a transmissão todo enrolado e durante os treinos, nem vendo claramente o número do carro (no carro e no capacete do piloto), conseguia errar os nomes deles.

- De duas, uma: ou não congelaram o Matuzaleme depois do México ou fizeram um processo acelerado que não deu muito certo. Ele apareceu na TV, olhando para as câmeras erradas e com os olhos aboticados que parecia ter tomado uma injeção de adrenalina.

- Se o problema fosse só “na estética” estava bom. Ele foi falar das possibilidades dos pilotos conquistar o título e mandou: “se o Verstappen vencer todas as corridas...” e o HD travou! Ele tentou consertar, mas com o Dr. Smith ajudando, a coisa foi ficando pior. Eles acabaram desistindo de dizer que, nem o Cara de Lua ganhando tudo, basta o Fugitivo da FEBEM ficar no pódio que ele ganha o campeonato.

- Em seguida, tentando encher linguiça, começaram a falar sobre diferenças pequenas entre o vencedor e o 2° colocado. Aí o Matuzaleme fala da vitória do Decano Barrichello em Indianápolis por 4 milésimos (foi aquela que o Quexudo tirou o pé e os dois passaram devagar na linha de chegada. Ninguém teve coragem de corrigir e o “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) que mandei quando li isso na manhã do sábado acordou toda a cidade!

- Aí ele foi falar das “dobradinhas da Ferrari”, mencionando a recém conquistada no México... Pelo amor de Deus, preservem o Matuzaleme. Ele é um patrimônio.

- Agradecimentos ao Bob Esponja, a Madame Mim e ao Darth Vader pelas pílulas acima

- Comecei a beber no sábado às 08:30 quando recebi a foto do troféu deste ano. Na verdade, “tudo a ver” com a “temática” desta corrida em São Paulo, celebrando os 30 anos da defenestração do presuntinho. Uma rosca amarela (amarelo-peido segundo o Bob Esponja, que mandou a foto), escancarada, lisa e sem “pregas” é bastante simbólico.

 

- A final do WEC foi bem divertida, mesmo sendo “picotada” com o que acontecia em Interlagos. O Tenente Mironga e o Taquara Rachada são uma dupla que a Band devia pensar para seus eventos de automobilismo, mas o Genérico tenta imitar o Mr. Burns (sem sucesso) e o Kinder Ovo... “Meu Jesus Cristo”. O Milanesa bem que podia se tocar e ficar na retaguarda como o Sabido na F1.

- Os carros estão quicando na pista recapeada. Certamente o Zé do Caixão (Prefeito de São Paulo) não deve ter contratado a empresa que fez o asfalto em 2014. Ficou uma porcaria (o adjetivo não era bem esse...).

- Na corrida Sprint o Fugitivo da FEBEM está perseguindo o Princepezinho quando o Matuzaleme acorda de um de seus cochilos e fala: “ele pode dar a resposta agora”! Resposta por estar atrás?

- Enquanto a McLaren complicava sua vida segurando o Cara de Lua atrás do Piaba, Dr. Smith, como sempre falando bobagens (o advérbio não era bem esse...) diz que se o Piaba reduzir o ritmo vai perder a posição... mas esse é o que a McLaren precisa, seu perdido no espaço!

- E o Caprichoso, que não consegue parar de falar e atrapalha os rádios? “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...)! O Sinestro está no autódromo, coloquem ele na transmissão e mandem esse carioca narrar partida de frescobol em Copacabana.

- Parabéns para a Band que transmitiu as corridas da Porsche Gourmet ao vivo na TV aberta... enquanto isso os canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) passava o VT de um programa gravado e uma competição de saltos ornamentais.

- Quando voltaram para a transmissão do treino de classificação da F1, uma feliz surpresa para todos que não aguentam mais o Caprichoso. O melhor narrador de automobilismo do Brasil, meu camarada, o Sinestro, abriu a transmissão e fez todo o primeiro bloco. Para tristeza de todos na volta dos comerciais o Caprichoso (devia estar no banheiro) entrou na transmissão. Foi bom enquanto durou.

- A chuva acabou com o treino, mas a galera deu show nas arquibancadas e a Cadeiruda nas entrevistas.

- Se o Dr. Smith tivesse o mínimo de vergonha na cara, segunda-feira ele procuraria um bom curso de inglês para se matricular. O Goleiro de Pebolim deu um show nas traduções.

- Uma coisa que não poderia passar batido: estava programado uma das inúmeras delirantes odes ao Presuntinho com o Neguim dando umas voltas com uma McLaren vermelha e branca depois do treino... podiam ter levado o jet-sky que ele usava em Angra dos Reis. A homenagem acabou sendo feita no domingo, com o autódromo lotado, aquela comoção toda, bandeira do Brasil... e no ano que vem eles inventam outra homenagem pra ele.

- Com a mudança da programação e a transmissão no domingo começando às 7 da manhã, complicaram a vida do Matuzaleme, que precisa de 9 horas na câmera hiperbárica quando está descongelado. Abriram a programação e... cadê ele?

- “Acumulando serviço”, o Caprichoso abriu a boca alopradamente a falar bobagens (o advérbio não era bem esse...) de cara, ele vê o Cara de Lua reduzir a velocidade no ‘S’ da Sadia e diz que foi por causa da bandeira amarela (lá no setor 3, na subida do café. Acordei a vizinhança e toda a cidade com um “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...).

- Pra não ficar atrás, Dr. Smith olha pra tela e vê a contagem regressiva para a abertura de box após a bandeira vermelha e comenta que não pararam o cronômetro durante a bandeira vermelha! Mandei outro Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) pra acordar o resto do Tocantins.

- Matuzaleme, que chegou atrasado no trabalho, fala que “a Ferrari está encrencada”... e segundos depois o Principezinho marca a P3! Vai mais um Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) pra acordar quem virou pro lado.

- Mais uma vez, mostrando seu profundo conhecimento matemático, o Caprichoso fala que com Verstappen largando na P12, tendo 5 posições de penalização, iria largar na P15! Aí tive que mandar um Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) que foi ouvido em todo centro oeste!

- A Band fez um trabalho de cobertura excelente. Só não foi melhor dada a insistência de gente como o Caprichoso, o Arrelia Jr. e até uma magricela quebra-galho que ficou no lugar da Fofolete falando em cima dos rádios e das entrevistas da Cadeiruda. O cúmulo foi quando cortaram as entrevistas com os pilotos no caminhão do desfile pra mostrar viúvas do Presuntinho na arquibancada. Mais um Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) que foi ouvido até em Salvador-BA.

- Tá lá o Neguim andando no carro do Presuntinho e o despreparado do Caprichoso elogia o som do motor V12 quando ele passou na reta dos boxes. Na reta oposta (depois que alguém o alertou, certamente o Goleiro de Pebolim (que desta vez não estava bebendo água batizada), falou que era um V10 (O motor era um V10!). Depois ele falou que havia uma “chuva intermitente” no treino (além de não saber matemática, ele não sabe português) Não é possível que a direção da Band não veja isso.

- Quando anunciaram que o Príncipe Bira ia ficar for da corrida eu logo pensei: se fosse o Sargento, era ele que ficaria fora, mas se tomam o carro do Aprendiz de Milongueiro, os Hermanos invadiam a pista, quebravam tudo e não tinha corrida!

- A Cadeiruda estava no grid com o Dr. Smith e as arquibancadas gritavam o nome dela sem parar. Fizeram até uma máscara com o rosto dela. Ninguém gritou o nome do Dr. Smith!

- Vai ser dada a largada e o Caprichoso fala que o Cara de Lua larga bem e pula na frente... Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...), o Woody Toy Story era o P1 e esse cidadão (o aposto não era bem esse...) estava olhando pra onde? Mandei mais um Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) pra ser ouvido no país inteiro.

- Vez por outra o Matuzaleme acordava de seus cochilos e falava sobre o tempo de volta ou uma diferença entre dois carros que ele via na tela, mas quando resolveu falar de chuva e com a desclassificação do não-incrivel Hulk por ter sido empurrado, fez uma salada de chuva com Mônaco de 1982 e 1996 (corridas no seco)     que ninguém entendeu nada.

- Já estava sem paciência com tanta bobagem (o advérbio não era bem esse...) que ouvi no final de semana que parei de prestar atenção a certa altura da corrida. Foi meu ‘Cumpadi’ quem virou pra mim e perguntou se o Woody Toy Story estava na Ferrari como o Caprichoso falou.

- Na hora do Pódio, Matuzaleme foi comentar e o HD travou. Foi salvo pelo Goleiro de Pebolim, que mandou bem todo o tempo.

- Melhores momentos: mais uma vez a Band anunciou a temporada da F1 para 2025. Danem-se (o verbo não era bem esse...) os globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...).

- Melhores momentos 2: a execução do hino nacional brasileiro sem funk, rap, linguagem neutra, etc. Moda de viola e cantor que sabe a letra.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.


Last Updated ( Tuesday, 05 November 2024 07:00 )