Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A F1 e as mudanças para o futuro PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 17 May 2011 23:52

 

 

Amigos, as equipes da F1 discutiram com a FIA as radicais mudanças para o regulamento de 2013. Os motores já estão decididos faz tempo, com os 4 cilindros 1.6 cc.

 

Alguns pensavam em deixar os carros mais difíceis de pilotar, e projetar um assoalho com efeito solo semelhante ao visto no início dos anos 80. Naquela época, Colin Chapman criou a chamada asa invertida, que aumentava e muito a eficiência aerodinâmica. Na lateral do carro, para não deixar o ar escapar, foi criada uma barra móvel chamada popularmente de "mini saia".

 

A segurança ficava muito comprometida quando o ar entrava pela lateral do carro, através da tal "mini saia". A tendência era que o carro decolasse, fazendo e feito contrário ao efeito solo, e transformando a asa em um potencial problema, e muito sério, para a segurança. Vários acidentes aconteceram por causa disso.

 

A FOTA (Formula One Teams Association) alegou que os custos seriam muito altos, e não aceitou a proposta do novo efeito solo.

 

A FOTA indicou a FIA as seguintes sugestões para a mudança radical de regulamento para 2013:

- Redução da largura da asa dianteira, de 1800 mm paa 1660mm;

- Asa traseira similar as que são usadas em pistas de alta velocidade, como em Monza, com menos arrasto aerodinâmica;

- Bico dos carros mais baixos;

- Manutenção da asa traseira móvel (DRS);

- Restrição de peças com função aerodinâmica na asa dianteira e nos defletores laterais;

- Restrição do desenho dos “endplates” das asas dianteiras;

- Plano de aumento do diâmetro das rodas de 13 para 18 polegadas foi adiado para 2014.

 

No próximo final de semana, durante o GP da Espanha em Barcelona, mais uma reunião será realizada entre a FIA e a FOTA. O futuro parece distante, mas na Fórmula 1 ele começa agora. Aguardemos.

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Last Updated ( Tuesday, 17 May 2011 23:59 )