Amigos, as equipes da F1 discutiram com a FIA as radicais mudanças para o regulamento de 2013. Os motores já estão decididos faz tempo, com os 4 cilindros 1.6 cc. Alguns pensavam em deixar os carros mais difíceis de pilotar, e projetar um assoalho com efeito solo semelhante ao visto no início dos anos 80. Naquela época, Colin Chapman criou a chamada asa invertida, que aumentava e muito a eficiência aerodinâmica. Na lateral do carro, para não deixar o ar escapar, foi criada uma barra móvel chamada popularmente de "mini saia". A segurança ficava muito comprometida quando o ar entrava pela lateral do carro, através da tal "mini saia". A tendência era que o carro decolasse, fazendo e feito contrário ao efeito solo, e transformando a asa em um potencial problema, e muito sério, para a segurança. Vários acidentes aconteceram por causa disso. A FOTA (Formula One Teams Association) alegou que os custos seriam muito altos, e não aceitou a proposta do novo efeito solo. A FOTA indicou a FIA as seguintes sugestões para a mudança radical de regulamento para 2013: - Redução da largura da asa dianteira, de 1800 mm paa 1660mm; - Asa traseira similar as que são usadas em pistas de alta velocidade, como em Monza, com menos arrasto aerodinâmica; - Bico dos carros mais baixos; - Manutenção da asa traseira móvel (DRS); - Restrição de peças com função aerodinâmica na asa dianteira e nos defletores laterais; - Restrição do desenho dos “endplates” das asas dianteiras; - Plano de aumento do diâmetro das rodas de 13 para 18 polegadas foi adiado para 2014. No próximo final de semana, durante o GP da Espanha em Barcelona, mais uma reunião será realizada entre a FIA e a FOTA. O futuro parece distante, mas na Fórmula 1 ele começa agora. Aguardemos. Um abraço, e oremos sempre.
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