Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Fórmula 4 Brasil: Cho e Comparatto vencem e decisão fica para Interlagos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 24 November 2024 20:15

Salve Nobres Leitores,

 

Os pilotos chegaram em Goiânia com a disputa pelo título concentrada principalmente entre Matheus Comparatto e Álvaro Cho, separados por apenas sete pontos (219 x 212). A disputa entre os dois esquentou após a sexta etapa, realizada no mesmo fim de semana do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, e promete mais emoção em Goiânia. Ethan Nobels, líder entre os novatos, com 184 pontos, ainda tinha chances matemáticas de brigar pelo título.

 

A disputa começou forte já nos treinos a disputa estava quente. Apesar da vantagem, o líder do campeonato terá um fim de semana desafiador no Planalto Central. Matheus Comparatto chegou à Goiânia com apenas oito pontos de vantagem sobre o vice-líder, Álvaro Cho. Mesmo sendo um circuito onde ultrapassagens não são um problema e tendo a maior reta do Brasil, conseguir largar na frente é sempre uma vantagem.

 

Por isso, os pilotos deram o máximo para para conseguir as melhores voltas. A volta mais rápida definia o grid da corrida 3 e a segunda melhor volta o grid da corrida 1. Foi o líder do campeonato, Matheus Comparatto, quem marcou a melhor volta da classificação, com 1m24s465, garantindo a pole position da Corrida 3 e também fez a segunda melhor entre todos os competidores, garantindo também a primeira posição para a Corrida 1. O grid ganhou novos competidores, com Filippo Fiorentino voltando a correr no Brasil depois da temporada na Europa, Alceu Feldmann Neto e Marcelo Hahn Jr. que estrearam na etapa anterior, em Interlagos.

 

Corrida 1

Foi a primeira atividade do sábado no Autódromo Internacional de Goiânia es 14 pilotos fizeram a volta de apresentação. A pista estava seca, havia sol e a temperatura estava quente. Na largada, Matheus Comparato não largou bem e Álvaro Cho largou muito bem pra tomar a ponta, seguido de Genaro Trappa e Arthur Pavie. Matheus Comparado caiu para 4° e veio sendo atacado por Ethan Nobels na primeira volta.

 

 

Avisado pelo rádio, Álvaro Cho pisou fundo e foi buscando abrir vantagem, assim como Genaro Trappa em relação a Arthur Pavie, que vinha segurando Matheus Comparatto e Ethan Nobels... o que não durou muito tempo, com Paive send superado pelos dois na volta 3, mas tentou o troco na reta dos boxes e a briga pela P4 ajudou Matheus Comparatto. Genaro Trappa se aproximou de Álvaro Cho e isso também ia acabar ajudando o líder do campeonato. Na volta 6 Marcelo Hahn Jr. escapou na curva 1 e bateu forte no guard rail. Safety Car na pista e, felizmente, tudo bem com o piloto. Relargada na volta 8 e Ethan Nobels por pouco não tomou a P3 de Matheus Comparatto. Álvaro Cho largou bem e fez uma boa volta, abrindo uma vantagem segura para Genaro Trappa, mas essa vantagem sumiu logo depois. Os 5 primeiros, com Arthur Pavie fechando o pelotão da frente, andava bem próximo, mas Pavie não conseguiu acompanhar o ritmo dos 4 primeiros por muito tempo. As disputas se separaram nos minutos finais, com Álvaro Cho e Genaro Trappa brigando pela vitória, deixando Matheus Comparatto e Ethan Nobels brigando pelo último lugar do pódio. Nas duas voltas finais Genaro Trappa tentou um último ataque, mas Álvaro Cho venceu de ponta a ponta, segurando os ataques de Genaro Trappa até o final. Matheus Comparatto completou o pódio.

 

Corrida 2

O grid da corrida 2, também disputada no sábado, teve a inversão dos 8 primeiros e com isso quem largava na pole position era Lucca Zucchini. A corrida era mais curta, com 20 minutos de duração e tinha uma pontuação menor, mas com a inversão provisória entre os líderes do campeonato (apesar do empate em pontos beneficiar Álvaro Cho), tinha Matheus Comparatto largando em 6° e Álvaro Cho em 8°.

 

 

Na largada Lucca Zucchini manteve a ponta, seguido de Rafaela Ferreira e Filippo Fiorentino. Marcelo Hahn ficou parado na largada, mas conseguiram movimentar o carro. Pedro Souza Queimou a largada e tomou um ‘drive Through’. Na briga pelo título, Matheus Comparatto manteve a P6 e Álvaro Cho a P8. Lucca Zucchini abriu uma boa vantagem e deixou Rafaela Ferreira se defendendo de Filippo Fiorentino. Na briga do título, nada mudava ao longo das voltas, com Matheus Comparatto na P6 e Álvaro Cho na P8, o que estava devolvendo a liderança do campeonato para Matheus Comparatto. Ninguém passou ninguém por praticamente toda a corrida e Lucca Zucchini venceu de ponta a ponta. Rafaela Ferreira foi para o pódio com o 2° lugar e Filippo Fiorentino ficou em 3°. A liderança do campeonato voltou para Matheus Comparatto com seu 6° lugar, duas posições à frente de Álvaro Cho (240 x 237), deixando para o domingo a definição de quem irá pra São Paulo liderando o campeonato.

 

Corrida 3

A corrida final da etapa em Goiânia teve um tempero a mais com a chuva que caiu toda a noite na cidade. A Fórmula 4 foi a primeira corrida do final de semana e a pista ainda estava úmida. Mesmo assim, todos os 14 pilotos estavam com pneus para pista seca. Novamente tínhamos Matheus Comparatto e Álvaro Cho largando na primeira fila para a corrida de pontuação completa e 30 minutos de duração.

 

 

Na largada, Matheus Comparatto se defendeu bem, fechou a linha de Álvaro Cho. Arthur Pavie foi por fora, tomou a P3 e por pouco não passou Cho. Álvaro Cho foi para o ataque e levava Arthur Pavie com ele. Filippo Fiorentino defendia a P4 dos ataques de Genaro Trappa, que estava com um ótimo ritmo de corrida. Rafaela Ferreira, Rogério Grotta e Ciro Sobral vinham numa grande disputa pela P7 e fizeram um three-wide na volta 4, na freada pra curva 1.

 

 

A disputa pela P7 era a mais interessante da corrida, mas a transmissão voltou pra briga pela ponta. Matheus Comparatto e Álvaro Cho abriram um pouco de Arthur Pavie e Comparatto estava numa boa condição para evitar um ataque à sua liderança. Ethan Nobels, o 6°, chegou no pelotão que brigava pela P3. Volta a volta Matheus Comparatto foi abrindo vantagem para Álvaro Cho. Ciro Sobral e se enroscaram e provocaram a entrada do Safety Car a 10 minutos do final da corrida. Era a chance para Álvaro Cho tentar um ataque pela liderança. Matheus Comparatto não deu chance para Álvaro Cho na relargada. Ethan Nobels passou Filippo Fiorentino e ganhou a P4. Eram os 5 minutos finais de corrida. Matheus Comparatto abriu vantagem novamente e venceu de ponta a ponta. Álvaro Cho foi o 2° e Arthur Pavie o 3°.

 

Abraços a todos, 

 

Denilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Monday, 25 November 2024 06:36 )