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Bortoleto vence (na pista), salva pódio e continua líder na Fórmula 2 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 01 December 2024 17:12

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana, depois de algumas semanas longe de vocês, as categorias que faço a cobertura das corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial.

 

Os Emirados Árabes fazem o final da temporada e temos coisas a comemorar e a lamentar. A comemorar, claro, começamos com o anúncio de Gabriel Bortoleto como piloto titular da Fórmula 1 em 2025 (independente de sagrar-se ou não campeão) e com a confirmação de Pedro Clerot na equipe Van Amersfoort Racing para a segunda temporada na Fórmula Regional Europeia. A notícia ruim foi a interrupção da temporada de Enzo Fittipaldi na Fórmula 2, trocado por John Bennett, piloto vice-campeão da GB3.

 

FIA Fórmula 2

No início da tarde da sexta-feira os pilotos da categoria imediata de acesso à Fórmula 1 foram para a pista ter o primeiro contato. Gabriel Bortoleto chegou no Qatar como líder do campeonato, com nenhuma pressão sobre os ombros, situação oposta a de seu adversário direto pelo campeonato, o francês Isack Hadjar, lutando desesperadamente e em desvantagem para conseguir uma vaga na Red Bull ou na Racing Bulls.

 

Após o treino livre da Fórmula Academy os pilotos da FIA Fórmula 2 vieram para a pista tendo 45 minutos para se ambientar com a pista, todos de pneus duros (tínhamos pneus duros e médios neste final de semana) e Gabriel Bortoleto veio logo para a pista, mas apenas para aquela chamada volta de instalação. O brasileiro voltou para pista alguns minutos depois e após aquecer os pneus tinha feito o primeiro setor mais rápido, mas foi atrapalhado pelo virtual safety car provocado por Dino Beganovic, mas quando acelerou, marcou 1m40,366s e assumiu a P1 provisória. Depois de resfriar os pneus o brasileiro melhorou e marcou 1m39,662s.

 

 

Com 3 jogos de pneus duros e 2 jogos de pneus médios para o final de semana, com provavelmente o uso de dois sets de cada Gabriel Bortoleto, ainda no primeiro jogo fazia 1m39,179s enquanto Kush Maini pulava fora do carro com uma nuvem de fumaça no motor. Entramos nos 20 minutos finais do treino com Gabriel Bortoleto na P3 provisória, mas os tempos vinham caindo e o brasileiro conseguiu 1m38,666s. Com 17 minutos para o fim Luke Browning rodou e ficou na brita, provocando uma bandeira vermelha e trazendo todos os pilotos aos boxes.

 

 

Os boxes foram reabertos a 9 minutos do fim da sessão. Depois de aquecer os pneus Gabriel Bortoleto saiu sem pressa para pista, fez um treino de largada no colchete do pit lane, foi pra pista e voltou aos boxe onde os pilotos mexeram nas barras da suspensão traseira. Trabalho rápido e o brasileiro voltou pra pista a tempo de abrir uma última volta rápida, mas Jak Crawford rodou, foi pra brita e frustrou quem tentava uma volta nos segundos finais do treino. Gabriel Bortoleto terminou na P2 e Isack Hadjar, o adversário direto, foi só o 11°.

 

Na noite, depois do 2° treino livre da Fórmula Academy, os pilotos da FIA Fórmula 2 voltaram à pista para o treino que definiria os grids das corridas do sábado e do domingo. Condição de pista que seria a da corrida Sprint, sem luz natural, pista e ar com temperatura mais baixas. Caso Gabriel Bortoleto conseguisse repetir o bom rendimento do treino livre conseguiria se colocar em uma ótima condição para as duas corridas. Era a hora de por os pneus médios e acelerar.

 

 

Assim que os boxes foram abertos Gabriel Bortoleto e os demais pilotos foram para a pista e sempre havia o risco de uma bandeira amarela ou vermelha estragar voltas rápidas e interferir fortemente nas condições largada. Na primeira volta mais rápida o brasileiro deu uma pequena escapada de traseira e 1m38,317s não era referência para nada. Na volta seguinte Gabriel Bortoleto marcou 1m36,914s e vinha se mantendo entre os 3 primeiros. Gabriel Bortoleto ainda arrancou uma terceira volta rápida do 1° jogo de pneus e marcou 1m36,586s e, com os pilotos voltando para os boxes, o brasileiro tinha a P1 provisória enquanto Isack Hadjar era apenas o P13.

 

 

Depois daquela parada para colocar um novo jogo de pneus, fazer algum ajuste e conversar com os engenheiros. Faltando 12 minutos para o final do treino os pilotos foram saindo dos boxes para tentar melhorar suas melhores voltas e novamente Gabriel Bortoleto fez duas voltas de aquecimento dos pneus e, quando acelerou para fazer sua volta rápida, conseguiu 1m36,432s. Ainda tínhamos 5 minutos de treino e depois de uma aliviada na temperatura dos pneus o brasileiro marcou 1m35,450s. Havia tempo para fazer uma terceira volta, mas Gabriel Bortoleto não continuou na pista e voltou para os boxes com a P2 na mão, que conseguiu manter até o final do treino. Isack Hadjar ficou com a P9. E eles teriam posições exatamente invertidas para as corridas Sprint e Feature.

 

Após a corrida Sprint da Fórmula 1 chegava a hora da corrida Sprint da FIA Fórmula 2 e Gabriel Bortoleto herdou uma posição no grid com a punição à Kush Maini, largando na P8. O adversário direto era Isack Hadjar, que beneficiado pela inversão do grid largava na P2. O brasileiro precisava largar bem e evitar confusões nas primeiras curvas para marcar alguns pontos ainda no sábado. Cada ponto era importante em uma disputa tão apertada pelo título. Josep Maria Marti teve um problema e não largava.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos, quase todos com pneus duros... menos Isack Hadjar, Victor Martins e 3 no fundo do grid, que foram de pneus médios, retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 23 voltas, foi dada a largada. Gabriel Bortoleto foi prudente e manteve sua posição ao final da primeira volta. Na segunda volta Isack Hadjar tomou a ponta. Gabriel Bortoleto vinha seguindo Oliver Goethe, mas tinha que cuidar do retrovisor com Dino Beganovic.

 

Na volta 5 o motor de Oliver Goethe quebrou e le lavou a pista com óleo. Gabriel Bortoleto herdou a P7. E a direção de prova colocou o virtual safety car. A bandeira verde veio em uma volta e meia e Gabriel Bortoleto foi pra cima de Paul Aron a briga pela P3 fazia Victor Martins segurar o pelotão até Dino Beganovic. Na metade da corrida quem estava com pneus médios já não tinha mais vantagem, só que Gabriel Bortoleto estava preso e começou a tentar poupara pneu para as voltas finais não andando tão próximo da briga.

 

 

Faltando 10 voltas Gabriel Bortoleto estava mais distante de Paul Aron do que Dino Beganovic estava perto dele e não podia deixar a diferença subir de 1s para não perder o direito de acionar a asa móvel. Na volta 16 Gabriel Bortoleto voltou a se aproximar Paul Aron e todo o pelotão se agrupou. Na volta 17 Teve troca na P3 e Oliver Bearman chegou em Isack Hadjar. Jak Crawford tomou a volta mais rápida de Isack Hadjar.

 

 

Gabriel Bortoleto foi empurrado pra fora por Paul Aron e quase perdeu a posição para Dino Beganovic. Victor Martins focou descalço e Gabriel Bortoleto subiu para 6° a 5 voltas do fim e continuava em cima de Paul Aron. Isack Hadjar errou e Oliver Bearman tomou a ponta de Isack Hadjar pouco antes de Kush Maini e Kimi Antonelli bateram no setor 1. Isack Hadjar rodou sozinho e caiu pra 4°. A direção de prova colocou o safety car na pista e com isso, Gabriel Bortoleto continuava líder do campeonato por 2,5 pontos.

 

Na tarde do domingo tivemos a corrida principal e Gabriel Bortoleto largava na primeira fila, com totais condições de ampliar a vantagem na liderança sobre Isack Hadjar, que largava em 9°. O domingo já começou com uma boa notícia para Gabriel Bortoleto com a punição sofrida por Paul Aron por ter empurrado Victor Martins pra fora da pista e com isso o brasileiro ganhou uma posição e mais um ponto, aumentando a vantagem para 3,5 pontos.

 

 

Os pilotos das primeiras filas estavam largando de pneus médios, mas o pessoal mais atrás tinha gente largando de pneus duros Kush Maini, o P7, já estava de pneus médios. A largada foi atrasada devido aos reparos na barreira de proteção e no guard rail, provocada na corrida da Porsche Cup que provocou o cancelamento da corrida da Fórmula Academy. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 32 voltas, foi dada a largada.

 

 

Gabriel Bortoleto largou muito bem e tomou a ponta, mesmo saindo no lado sujo da reta. Paul Aron quase foi engolido, mas se recuperou e voltou pra P2. Isack Hadjar perdeu 2 posições na 1 volta e passou na P11. Na volta 2 o brasileiro fez a volta mais rápida, mas isso não deve se sustentar para o final da corrida. Gabriel Bortoleto e Paul Aron foram abrindo vantagem sobre Dino Beganovic. Na volta 5 o brasileiro já tinha mais de 1s sobre Paul Aron e a vantagem sobre Dino Beganovic ia chegando aos 5s.

 

 

Na volta 6 Jak Crawford foi o primeiro a parar e a vantagem de Gabriel Bortoleto sumiu na volta 7. Paul Aron parou na abertura da volta 8 e atrás dele foi muita gente. Na volta seguinte Gabriel Bortoleto ia entrar, mas ele foi prejudicado com o a parada de Kimi Antonelli na caixa de brita e o acionamento do virtual safety car. fechamento dos boxes prejudicou o brasileiro que ia entrando nos boxes quando recebeu o rádio para ficar fora. Ele saiu, mas ficou sob investigação depois de passar entre o cone que antecede a entrada dos boxes e a mureta. Na volta seguinte o safety car foi acionado e os boxes abertos.

 

 

Gabriel Bortoleto entrou, fez sua parada e voltou na P7, com os 6 à sua frente ainda sem terem feito suas paradas. A relargada veio na volta 13 e o brasileiro foi punido em 5s por passar depois do cone de entrada dos boxes, o que foi um mal menor. Gabriel Bortoleto foi emporrado pra fora por Josep Maria Marti e quase perdeu a posição para Paul Aron. Rafael Villagomez e Jak Crawford bateram no fundo do pelotão e tivemos a volta do safety car para a retirada do carro do espanhol.

 

A relargada demorou demais (e inexplicavelmente) veio na abertura da volta 17 e Gabriel Bortoleto foi mais prudente e evitou contato com Josep Maria Marti e passou Esterson. Foi pra cima de Marti e ganhou a posição do piloto da Campos e fechou a volta na P5. Teve mais um enrosco grande, mas felizmente sem bandeira amarela. Gabriel Bortoleto foi pra cima de Joshua Durksen e precisava abrir os 5s para que tinha trocado pneus.

 

 

A condição de corrida ficou complicada para o brasileiro com a informação de que a corrida ia terminar por tempo e não com as 32 voltas, o que era péssimo para Gabriel Bortoleto e com a punição de 5s, na condição da 21ª volta e quando ganhou a posição de Luke Browning Kush Maini atrapalhou o brasileiro e ao invés de segurar o pelotão, entrou nos boxes. Fez tudo contra o que a equipe pedia.

 

Gabriel Botoleto era o P3 e vinha voando, fez a melhor volta, mas o problema era Joshua Durksen que continuava rápido e segurava brasileiro. Gabriel Bortoçeto conseguiu passar na volta 25 e tinha 5 minutos para volar na pista e abrir o máximo possível para quem vinha atrás. Com as paradas de Oliver Bearman e Joshua Durksen Gabriel Bortoleto foi pra ponta e tinha que por mais 1,2s em duas voltas para “passar” Isack Hadjar.

 

 

Gabriel Bortoleto fez o que podia, na pista venceu a corrida, mas com a punição caiu para a 3ª posição e continuou líder do campeonato por meio ponto (188,5 a 188) sobre Isack Hadjar. Um erro tirou a vitória do brasileiro e levou a decisão do campeonato de forma dramática para Yas Marina na próxima semana. 

 

Fórmula Academy

Lusail foi o palco do retorno da Fórmula Academy, categoria criada pela FIA para incentivar a formação de mulheres para o automobilismo e buscar talentos capazes de escalar a escada em direção à Fórmula 1 e outras categorias Top do automobilismo Mundial, que neste ano conta com Aurélia Nobels e que em 2025 terá a hoje piloto da FIA Fórmula 4 Brasil, Rafaela Ferreira, que depois de quase 3 meses sem atividade, volta para duas corridas no oriente médio.

 

 

Na primeira sessão de treino livre, com 40 minutos de duração e ainda com luz natural, Aberto o acesso à pista, Aurélia Nobels foi uma das primeiras a ir para a pista. Ela voltou aos boxes e na sua primeira volta rápida marcou 1m59,291s. Na sua segunda volta conseguiu 1m58,603s, mas a pista estava completamente verde e os tempos certamente iriam cair bastante. Em nova volta, depois de resfriar os pneus, Aurélia Nobels conseguiu marcar 1m57,860s na metade do treino, estando na P3 provisória.

 

 

Com os carros equipados com pneus duros da Pirelli, a pista ia melhorando e os tempos caindo. Aurélia Nobels continuava buscando evolução e depois de algumas voltas sem conseguir baixar seu tempo, voltou aos boxes. Com a evolução dos tempos de volta, a 10 minutos do fim da sessão a brasileira estava na P10 provisória. Aurélia Nobels não voltou para a pista até o encerramento da sessão e terminou com a P12.

 

Após o treino livre da Fórmula 1 as pilotos da Fórmula Academy voltaram à pista para a segunda sessão de treino livre, com 40 minutos, em uma condição totalmente diferente, com luz artificial e temperaturas – do ar e do asfalto – mais baixas. Como tivemos treinos da FIA Fórmula 2 e da Fórmula 1, a pista estava mais emborrachada. As corridas da categoria não aconteceriam neste horário, mas foi o horário do programa. Após uma volta as pilotos voltaram aos boxes, algumas pararam com suas equipes, outras foram para treinar largada na saída do pit lane.

 

 

Em sua primeira volta Aurélia Nobels marcou 1m58,172s, mais rápida que no treino anterior e buscando limites. Na segunda volta rápida a brasileira conseguiu 1m57,085s e continuava melhorando, fazendo em seguida 1m56,903s e na sequência 1m56,644s antes de retornar aos boxes com 15 minutos de treino. Nesta altura Aurélia Nobels tinha a P8 provisória, mas certamente os tempos ainda iriam baixar.

 

 

Faltando 21 minutos para o término da sessão Aurélia Nobels voltou para a pista após aquela conversa com o engenheiro, fazer algum ajuste e após uma volta a brasileira voltou para os boxes. Faltando 16 minutos para o fim do treino Aurélia Nobels e as outras pilotos saíram novamente pra pista e na sua nova volta rápida marcou 1m56,280s. na sequência a brasileira continuou acelerando e conseguiu 1m56,187s. Entramos nos 10 minutos finais e Aurélia Nobels estava na P10 provisória Enquanto estava na casa de 1m56s as mais rápidas entravam na casa de 1m54s. A brasileira conseguiu uma volta em 1m56,052s, mas isso não foi suficiente para tirá-la da P13 ao final do treino.

 

Na tarde do sábado as pilotos da categoria feminina voltaram à pista para o treino de classificação. Novamente com sol e temperaturas mais altas no ar e no asfalto do que no treino noturno, elas teriam 30 minutos para definir o grid para as duas corridas, com a volta mais rápida obtida definindo o grid do domingo e a segunda volta o grid da corrida do sábado. Aurélia Nobels ia precisar melhorar o que havia feito na sexta-feira para conseguir uma posição melhor no grid.

 

 

Aberto o acesso pista com atraso para fazerem reparo um guard rail e com a programação a ser cumprida, as pilotos tiveram apenas 23 minutos Aurélia Nobels, após a volta de instalação e retorno aos boxes, saiu e conseguiu 1m56,996s. Na volta rápida seguinte fez 1m56,862s e faltando 11 minutos para o final do tempo de treino estava na P6, mesmo estando 1,094s. Os tempos de volta estavam caindo rápido e a brasileira 1m56,476s e foi para a P5 provisória, mas quem vinha no mesmo ritmo também melhorou e ela foi para a P7 e depois pra P9. Nos minutos Aurélia Nobels tentou, mas só conseguiu melhorar para 1m56,486s e com isso não passou da P9 ao final da sessão.

 

Após o treino de classificação para a Fórmula 1 no sábado, as pilotos da Fórmula Academy vieram para pista na noite em Lusail para a primeira de duas corridas. O grid foi definido com a melhor volta rápida das pilotos e assim Aurélia Nobels largava abrindo a 5ª fila com a P9. Após a volta de apresentação elas retornaram ao grid e, apagadas as luzes para as 14 voltas programadas, foi dada largada.

 

 

Aurélia Nobels largou mal e caiu para a P12 ainda na curva 1, mas ainda na primeira volta conseguiu recuperar uma posição. Na abertura da segunda volta a brasileira foi pra cima de Chloe Chambers e tomou a P10. Na abertura da 5ª volta Aurélia Nobels estava a 1,3s de Bianca Bustamante e tinha atrás dela 3 outras com meio segundo de diferença entre elas e Chloe Chambers vinha tentando recuperar a posição perdida para a brasileira, mas Chambers acabou punida em 5s por queima de largada.

 

 

O pelotão da brasileira vinha promovendo a melhor disputa da corrida e atraiu a atenção da transmissão. Na volta 8 Chloe Chambers conseguiu recuperar a P10 sobre Aurélia Nobels e Emily de Reus passou a atacar a brasileira. Passou e abriu, deixando Aurélia Nobels sob pressão. A briga pela P11 ficou restrita à Aurélia Nobels e Emily de Heus a 5 voltas do final enquanto Chloe Chambers tentava abrir 5s da brasileira para não perder a posição com sua punição. Bianca Bustamante rodou sozinha e perdeu várias posições, com Aurélia Nobels herdando a P10 a 3 voltas do final. A Brasileira terminou em 10°, mas se beneficiou da punição de Chloe Chambers e acabou em 9° na classificação final, marcando 2 pontos.

 

A corrida do domingo teria Aurélia Nobels largando na 10ª posição, mas a corrida, após vários adiamentos em sua largada, acabou por não ser realizada devido ao trabalho de reparo no guard rail e na barreira de concreto na curva de entrada na reta dos boxes, danificadas em mais um acidente da Porsche Cup (fato que também aconteceu no sábado). Como o campeonato já estava decidido em favor de Abby Pulling, isso não comprometeu a decisão do título. Aurélia Nobels deixou o Qatar na 10ª posição com 24 pontos. A última etapa será em Yas Marina.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

 

Last Updated ( Sunday, 01 December 2024 21:27 )