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Gabriel Bortoleto faz 2 pódios e vence o campeonato da FIA Fórmula 2 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 08 December 2024 16:19

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos as últimas corridas internacionais das categorias envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial.

 

O suntuoso complexo de Yas Marina, em Abu Dhabi, um dos Emirados dos Emirados Árabes Unidos foi o encerramento das provas de monopostos de três categorias com chancela da FIA (Fórmula 1, FIA Fórmula 2 e Fórmula Academy) e com a decisão do título da FIA Fórmula 2 com o Brasileiro Gabriel Bortoleto envolvido diretamente. Na Fórmula 1, onde o brasileiro vai correr em 2025 pela Sauber-Audi, o título foi definido em Las Vegas e na Fórmula Academy, a definição aconteceu no Qatar.

 

FIA Fórmula 2

A categoria foi para Abu Dhabi com a disputa mais intensa (ao menos nos pontos) desde sua criação. Gabriel Bortoleto tinha apenas meio ponto de vantagem sobre Isack Hadjar e eles teriam duas corridas pela frente para decidirem quem seria o campeão da temporada. Matematicamente Paul Aron ainda poderia ser campeão, mas teria que acontecer muita coisa contra os dois protagonistas e as coisas darem muito certo para o piloto estoniano.

 

 

No início da tarde da sexta-feira aconteceu o treino livre. Foram colocados à disposição dos pilotos e equipes 2 jogos de pneus médios e três jogos de pneus supermacios, que levando em conta que as corridas aconteceriam com sol e asfalto bem quente os pilotos teriam que ser muito cuidadosos com os pneus. Gabriel Bortoleto foi pra pista logo que os boxes foram abertos e deu aquela volta de instalação, retornando aos boxes. O Brasileiro voltou para a pista com 7 minutos de treino e começou a preparar sua primeira volta rápida os mais velozes estavam andando na casa de 1m38s e a primeira volta rápida de nosso representante foi em 1m39,478s, quase 1s mais lento que o mais rápido até então. 

 

Na segunda volta rápida Gabriel Bortoleto marcou 1m38,661s, mas os carros da Campos Racing estavam muito rápidos e Isack Hadjar foi 1 décimo mais rápido que o piloto brasileiro na sua segunda melhor volta enquanto seu companheiro de equipe era o mais rápido até então. Os tempos continuavam caindo e Gabriel Bortoleto marcou 1m38,362s, mas Isack Hadjar voou com 1m38,090s. A pista estava melhorando e Gabriel Bortoleto foi para cima e conseguiu 1m38,046s na metade do treino, jogando pressão pra cima do francês, mas a diferença entre os dois era de apenas 44 milésimos. 

 

 

Gabriel Bortoleto vinha acelerando forte para mais uma volta rápida quando Cian Shieds bateu forte e provocou uma bandeira vermelha a 16 minutos do final. Todos foram para os boxes e Gabriel Bortoleto teve o bico do carro trocado (uma configuração diferente?) O tempo não para no treino livre e os boxes foram reabertos a 9 minutos do fim, mas Gabriel Bortoleto, um dos primeiros a voltar pra pista faltando 8 minutos para o cronômetro ser zerado. Isack Hadjar foi o primeiro a entrar na casa de 1m37s. Com a asa nova dianteira nova Gabriel Bortoleto não melhorou seu tempo e terminou o treino na P2, botando fogo na disputa pelo título e subindo as expectativas para o treino classificatório.

 

Após o treino livre 1 da Fórmula 1 os pilotos da FIA Fórmula 2 voltaram à pista para o treino  que definiria as posições no grid. Aberto os boxes os pilotos foram para a pista, mas as equipes Campos e Invicta seguraram seus carros em frente aos boxes por alguns minutos. Ia ser um jogo de tática e pressão e agora estavam todos de pneus supermacios, muito mais rápidos. Nessa hora, ia ser proibido errar.

 

 

Gabriel Bortoleto aqueceu cuidadosamente os pneus e na sua volta rápida marcou 1m36,479s. Logo em seguida Isack Hadjar passou com 1m37,326s, provavelmente cometendo algum erro. Gabriel Bortoleto baixou a temperatura dos pneus e partiu para uma segunda volta rápida. Era preciso estar no lugar certo na pista para não pegar carros lentos em pontos críticos. Quando acelerou, o brasileiro marcou 1m36,050s. o francês melhorou, mas ficou com 1m36,450s Gabriel Bortoleto tinha a P1 provisória.

 

Aí vem aquele retorno para os boxes para colocar um novo jogo de pneus, coletar e ver a telemetria, conversar com os engenheiros e fazer algum ajuste se fosse o caso. Faltavam 12 minutos quando os pilotos começaram a voltar para a pista tentar melhorar seus tempos e conseguir a melhor posição de largada possível. A temperatura da pista estava caindo o que mexeria nos tempos de volta. Gabriel Bortoleto tentou evitar ficar preso e quando acelerou marcou 1m35,780s, segundos antes de Rafael Villagomez provocar uma bandeira vermelha a 4m19s.

 

 

Gabriel Bortoleto tinha a P2 provisória, 1 posição à frente de Isack Hadjar, que se culpava por não estar rápido o suficiente. Foram 5 minutos de treino interrompido e quando os boxes foram abertos Gabriel Bortoleto saiu na frente de todos, seguido de Kush Maini. Isack Hadjar ficou nos boxes por mais tempo, assim como o P1 provisório, Victor Martins. O brasileiro abriu volta a menos de 2 minutos do fim do treino e virou 1m35,853s, sem melhorar seu tempo de volta, mas dos que estavam mais rápidos, apenas Paul Aron melhorou e ficou entre Bortoleto, o P2 e Hadjar, o P4.

 

Depois de uma disputa pela pole de arrepiar na sexta-feira, na tarde do sábado era hora de começar a definição do título de 2024 da FIA Fórmula 2 com Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar separados por meio ponto. Com a inversão dos 10 primeiros no grid Gabriel Bortoleto largava na P9 e Isack Hadjar ia largar na P6, beneficiado pela punição à Kusk Maini, que caiu pra P8 (e que – pelo amor de Deus – não atrapalhasse a vida de nosso piloto). Ter cabeça ia ser fundamental.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 23 voltas planejadas, Gabriel Bortoleto largou de forma agressiva e na espalhada geral na curva 1 o brasileiro pulou para a P6 com Isack Hadjar caindo pra 9° e tendo perdido a lateral do lado esquerdo da asa. Victor Martins tomou um toque e viu o mundo na contramão no final da reta principal. Ainda na primeira volta Gabriel Bortoleto ganhou a P5 e foi pra cima de Joshua Durksen e na volta 3 ganhou a P4.

 

 

Na frente dele estava o perigo ambulante Amaury Cordeel, mas na volta 4 ele foi com tudo e ganhou a P3. Na frente de Gabriel Bortoleto estava o “nada companheiro” de equipe Kush Maini e ia segurando o brasileiro, permitindo Josep Maria Marti ir embora. Foi só na volta 6 que Gabriel Bortoleto conseguiu, com o DRS, ganhar a P2, mas estava 3,6s atrás do espanhol. Kush Maini segurou o pelotão atrás dele por uma volta e deu uma boa folga para Gabriel Bortoleto.

 

 

Na metade da corrida Gabriel Bortoleto era o mais rápido entre os 5 primeiros e ia chegando devagar em Josep Maria Marti. Isack Hadjar era apenas o 8° e o piloto brasileiro ia conseguindo uma importante vantagem em pontos no campeonato. Dino Beganovic segurava a P7 e atrapalhava a vida de Isack Hadjar enquanto Gabriel Bortoleto ia se aproximando, mas não de forma rápida para o líder. Amaury Cordeel, como sempre, deu no Joshua Durksen (depois de quase ter acertado o companheiro de equipe Paul Aron na volta anterior) e com isso Isack Hadjar ganhou a P7.

 

Faltando 5 voltas para o final o brasileiro estava a 2,1s de Josep Maria Marti. Amaury Cordeel tomou 10 s pela batida em Joshua Durksen e Oliver Bearman 5s por track limits. Com isso Isack Hadjar podia ganhar 2 posições sem passar ninguém. Gabriel Bortoleto não conseguiu se aproximar de Josep Maria Marti e terminou na P2. Mesmo sem a vitória, foi um grande resultado, considerando-se que ele largou em 9° e chegou à frente de Isack Hadjar.

 

 

Isack Hadjar terminou na P6 e depois a corrida a vantagem do brasileiro passava a ser de 5,5 pontos, mas depois da corrida Paul Aron foi desclassificado por uma questão técnica na abertura da asa móvel e perdeu a P3, dando mais um ponto para Isack Hadjar, que levava a decisão no domingo com Gabriel Bortoleto largando na P9 e tendo 4,5 pontos de vantagem.

 

O domingo era a hora de decidir o título e depois da corrida do sábado, Gabriel Bortoleto tinha algumas vantagens – físicas e psicológicas – sobre Isack Hadjar: a física era poder estar largando na frente do francês e na primeira fila: ou seja, ele só dependia dele para largar bem e se manter à frente do adversário. A psicológica era praticamente obrigar seu adversário a vencer a corrida.

 

 

Os pilotos vieram pra pista e com a punição para Paul Aron por uma irregularidade no carro, Isack Hadjar ia largar na P3 e não na P4 e isso poderia ser um grande risco para Gabriel Bortoleto. Todos os pilotos da frente estavam com pneus supermacios. Gabriel Bortoleto tinha 4,5 pontos de vantagem. Depois da volta de apresentação os pilotos voltaram pro grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 33 voltas programadas, aconteceu de tudo!

 

Gabriel Bortoleto foi prefeito e tomou a ponta. Isack Hadjar foi atrapalhado por Victor Martins que engasopou, mas ele fez pior, ficando apagado no grid e foi recolhido para os boxes. Kush Maini tomou a P2. O brasileiro sumiu e o indiano foi fazendo o papel de escudeiro pra encerrar o ano com chave de ouro. Isack Hadjar foi recolhido para os boxes e voltou pra pista com 2 voltas de atraso... voltando logo atrás do brasileiro, que deixou o francês passar e evitou confusão.

 

 

Na volta 7, Maini e muitos que vieram atrás entraram para fazer a troca obrigatória. A do indiano foi um desastre. Na volta seguinte Gabriel Bortoleto fez sua parada. A parada do brasileiro foi normal e o brasileiro voltou na frente de Joshua Durksen e com o pneu frio errou, passou na área de escape e teve que ceder a posição para o paraguaio e foi superado por Victor Martins. 7 carros à frente dele haviam largado de pneus médios e ainda iam parar. Entre os que pararam Bortoleto era o 3°... e ainda tínhamos 2/3 de prova.

 

Os pilotos com pneus mais novos vinham virando rápido em relação aos 7 primeiros. Na volta 18 os primeiros pós paradas chegaram e passaram Cian Shields com os pilotos que largaram de pneus médios estavam bem mais lentos. Gabriel Bortoleto estava a 2,4s de Victor Martins e vendo de longe a briga pela liderança (virtual) entre Joshua Durksen e Victor Martins. Faltando 1/3 de corrida Gabriel Bortoleto reduziu a diferença para Victor Martins.

 

 

O título estava nas mãos do brasileiro e a questão era: com Isack Hadjar na P19 valia a pena tentar brigar pela vitória ou apenas ir para o pódio? Luke Browning, com pneus gastos, atrapalhou Gabriel Bortoleto antes de entrar para sua parada obrigatória. Na volta 27 apenas dois pilotos não haviam parado. Gabriel Bortoleto colou em Victor Martins e na briga pela P2 Joshua Durksen ia fugindo na ponta.

 

 

Verschoor e Aron pararam e na volta 29, numa grande manobra Gabriel Bortoleto tomou a P2. Eram 4 voltas e 2,2s para chegar em Joshua Durksen. Ele tentou, reduziu a diferença, mas foi com mais uma P2 e um novo pódio que Gabriel Bortoleto carimbou o título de campeão da FIA Fórmula 2 para encerrar o ano com chave de ouro antes de seguir caminho para a Fórmula 1. 

 

 

Fórmula Academy

Com o título já decidido a Fórmula Academy foi encerrar a temporada em Yas Marina. Aurélia Nobels iria buscar mais pontos para encerrar o ano. O treino livre da categoria foi uma das primeiras atividades de pista na manhã da sexta-feira e como houve o cancelamento da segunda corrida no Qatar, o final de semana – para respeitar os compromissos comerciais com os patrocinadores – teríamos três corridas em Yas Marina.

 

 

Aberto o acesso à pista para os 40 minutos da sessão, algumas pilotos fizeram aquela “volta de instalação” e voltaram aos boxes. Aurélia Nobels foi pra pista com 8 minutos de treino e depois de aquecer os pneus marcou sua primeira volta em 2m00,057s, tempo que iria cair, certamente. E na segunda volta fez 1m58,497s. O início estava sendo bom para a brasileira que melhorou para 1m57,886s. Na metade do treino Aurélia Nobels tinha a P8 provisória e continuava evoluindo, marcando 1m57,752s, mas os tempos mais baixos já estavam em 1m56s. A nossa piloto foi para os boxes com 15 minutos para o final e voltou pra pista nos 9 minutos finais quando era a P13. Ela melhorou bem, indo para 1m57,313s e terminando a sessão na P10.

 

Após as tomadas para o filme do Brad Pitt, já com luz artificial, tivemos o treino de classificação com 30 minutos, pista bem menos quente e aberto os boxes as pilotos vieram logo para a pista. Depois de aquecer os pneus Aurélia Nobels marcou sua primeira volta rápida em 1m58,040s. Na passagem seguinte fez 1m57,840s. com 10 minutos de sessão a brasileira tinha a P6 provisória, mas os tempos estavam caindo e já estavam em 1m56s.

 

 

Aurélia Nobels foi para os boxes para aquele papo com a engenheira, fazer algum ajuste no carro e tentar melhorar sua colocação. A brasileira voltou pra pista a 17 minutos do final da sessão e estava na P12. Depois de aquecer os pneus a nossa representante fez uma voltaça e fez 1m55,379s, mas no VT apareceu que ela havia vazado a chicane na curva 6 e a volta foi deletada. Na volta seguinte ela fez 1m57,501s, mas precisava melhorar mais. Aurélia Nobels continuou acelerando e marcou 1m57,367s e não conseguiu melhorar nos 5 minutos finais, terminando na P14.

 

Na manhã do sábado tivemos a primeira das três corridas do final de semana (lembrando a compensação da corrida cancelada no Qatar). Aurélia Nobels largava na P14 com o tempo da sua melhor volta na qualificação. Após a volta de apresentação as pilotos voltaram às posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 14 voltas programadas, Aurélia Nobels não largou bem e caiu para P15, mas se recuperou na sequência. Chloe Chambers rodou e voltou exatamente na frente de Tina Hausmann e Aurélia Nobels, que a superou e fechou a primeira volta na P12. A direção de prova puniu Tina Hausmann por ir para a área de escape e evitar o acidente em 5s. Ridículo.

 

 

Aurélia Nobels tentava atacar Tina Hausmann, mas tinha Chloe Chambers nos seus retrovisores. Quem segurava o pelotão era Lola Lovinfosse. As duas saíram da pista, Hausmann passou e abriu. Aurélia Nobels colou nela e Tina Hausmann devolveu a posição para não ser punida. Chloe Chambers passou a brasileira. Na frente, Hausmann tocou Lovinfosse de leve e passou, mas Chambers pegou com força e rodou a Chambers. Aurélia assim continuou na P12 e foi pra cima de Chambers.

 

 

Os comissários e a direção de prova estavam tendo trabalho. Lia Block chegou na briga desse pelotão que brigava pela P11 e ficava longe da zona de pontos com uma atrapalhando a outra. Aurélia Nobels colou em Tina Hausmann, mas Lia Block veio junto. Tina Hausmann tomou outra punição, agora 10s. Aurélia Nobels perdeu contato com Tina Hausmann (mas ia ganhar a posição com as punições) e continuava com Lia Block em cima dela. A brasileira se defendeu bem e ficou com a P10 com as punições à Chloe Cambers e Tina Hausmann.

 

Na noite do Sábado as pilotos vieram para a disputa da segunda corrida do final de semana. Novamente na P14. Após a volta de apresentação as pilotos voltaram às posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 14 voltas programadas, Aurélia Nobels não largou bem mais uma vez e caiu pra P15. Dessa vez ela não conseguiu se recuperar e ainda cortou a chicane na freada pra curva 6. Como foi um corte coletivo (várias pilotos fizeram o mesmo), ela fechou a primeira volta na P12.

 

 

Aurélia Nobels estava segurando o último pelotão, com Jessica Edgar, Linda Lovinfosse e Logan Hannah, mas a brasileira furou a chicane na volta 5 e levou vantagem. Ela deixou Jessica Edgar se reaproximar, mas não cedeu a posição. A disputa entre Lia Block e Lola Lovinfosse pela P13 aliviou a pressão sobre Aurélia Nobels por algumas voltas, mas as duas voltaram a se aproximar da brasileira e Jessica Edgar foi para o ataque. Elas chegaram a trocar de posições na volta 10 e Aurélia Nobels foi punida em 5s por ganhar vantagem na chicane da curva 6.

 

 

Na volta 12, as duas voltaram a trocar de posições e em seguida Linda Lovinfosse e Jessica Edgar, quando passavam por Aurélia Nobels, se tocaram e provocaram a entrada do safety car. A Brasileira foi superada por Logan Hannah e caiu pra P13 na pista, mas perderia a posição pela punição tomada. A corrida acabou sob regime de safety car e Aurélia Nobels terminou na P13.

 

Na manhã do domingo tivemos a última corrida da temporada. Aurélia Nobels estava largando na P13. Após a volta de apresentação as pilotos voltaram às posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 14 voltas programadas, a brasileira ficou parada no grid. Depois de alguns segundos ela conseguiu fazer o carro funcionar, mas com isso ficou muito longe de todo o pelotão. Nem com o toque entre Chloe Chambers e Doriane Pin na primeira curva Aurélia saiu da última posição.

 

 

Com a asa dianteira do carro avariado, Chloe Chambers foi ficando e foi superada por Aurélia Nobels que em 3 voltas alcançou o fundo do pelotão chegando em Logan Hannah. Na volta 5 Aurélia superou Hannah e ganhou a P14. A brasileira vinha forte e foi pra cima de de Lola Lovinfosse e a briga pelas primeiras posições mantinha praticamente todo pelotão agrupado. Da P1 a P15 ninguém tinha sequer 1s de vantagem sobre quem quer que fosse ou para quem estava à frente mesmo com meia corrida disputada.

 

 

Quem estava segurando todo mundo era Abbi Pulling. A líder, Maya Weug, foi embora e da P2 a P15 continuavam todas juntas. Loloa Lovinfosse se defendia de Aurélia Nobels e começou a perder contato com o pelotão, mas voltou a se aproximar a 3 voltas do final. Na volta 12 Hamda Alqubaisi foi tocada por Lia Block, rodou e bagunçou o na chicane da Curva 6. Aurélia Nobels se deu bem e subiu pra P11. O safety car foi acionado, mas liberou a pista para uma última volta de bandeira verde. Com as punições por incidentes na corrida, Aurélia Nobels, que fechou na P11 subiu para a P8 e terminou o campeonato em 12° com 29 pontos.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

Um abraço a todos, 

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

 

Last Updated ( Monday, 09 December 2024 16:04 )