Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Mais Outra... PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 15 September 2011 00:20

 

 

Amigos, o alemão Vettel cruzou a linha em 1° na Itália, e cruzou a linha para a história da F1. Não existe como duvidar do 2° título de Sebastian, que caminha para ser o mais jovem bicampeão de F1 da história. Foi mais uma etapa do mesmo show que Vettel deu 8 vezes nesta temporada. 

 

Com um carro que tem a pressão aerodinâmica como algo natural em sua construção, Vettel venceu em uma pista onde a velocidade é alta, mas não é tudo. A tática dA RBR foi simples. A equipe austríaca usou a pressão no fundo do carro, aquela mesma do difusor, de maneira brilhante.  

 

A relação de marchas foi também um dos pontos principais na vitória de Vettel. A relação da RBR7 era curta, contra uma mais longa da McLaren, e uma mais longa ainda, da Ferrari. Muitos pensaram na velocidade máxima na chegada das chicanes como algo importante, mas não foi isso que se viu. Prova é que Vettel fez a pior velocidade máxima na passagem antes da 1° chicane - 327 km/h. 

 

Ora, mesmo andando forte ao final da reta, a freada e a trajetória eram o forte de Vettel. Isso se viu até mesmo no momento em que o alemão ultrapassou Alonso. E ainda existiram mais dois detalhes: o KERS e asa móvel. 

 

O dispositivo de recuperação de energia cinética não foi tão válido em Monza. Com a limitação de giros em 18.000 rpm, o máximo que o KERS fazia era levar o motor até o limite de rotações, mas o ganho em potência não foi nada fenomenal.  

 

A questão da asa móvel, que teve dois pontos de acionamento, foi outra que por vezes se revelou inócua. Com a baixa pressão aerodinâmica, não foi necessário em várias ultrapassagens a abertura da asa, já que o ganho era pequeno.  

 

Enfim meus amigos, podemos descrever essa corrida de Monza de várias formas, táticas e acertos técnicos. Mas a vitória ficou de novo com ele: Sebastian Vettel. 

 

Por isso, mesmo sendo repetitivo, permitam-me escrever aqui de novo: Contra a força não há resistência. Vettel será bicampeão. E isso não é novidade para ninguém. 

 

Um abraço, e oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

 

Last Updated ( Thursday, 15 September 2011 00:24 )