E aê Galera... agora é comigo!
A uma semana do primeiro final de semana em que vou escrever sobre alguma categoria competindo na pista este ano (mais uma vez agradeço aos bons textos do Capitão na minha “ausência”), em particular sobre verdadeira categoria de corridas de caminhões do Brasil, a Fórmula Truck, quando teremos a etapa de Rivera, a 2ª da temporada. A coluna de abertura da temporada, que foi disputada no Centro de Eventos Aleatórios de Interlagos e foi comentada pelo Capitão, mostrou a força da categoria com 49 caminhões inscritos e 45 largando, levando um grande público para as arquibancadas (eu não considero gente que vai pra camarotes como público), coisa que a usurpadora não consegue fazer. Mas o assunto da coluna desta semana é outro: a Stock Camburão Series! Ao longo do ano passado a mais badalada categoria de turismo da República Sebastianista de Banânia (agradecimentos ao meu camarada Alexandre Gargamel) fez algumas apresentações promocionais do carro que irá para as pistas em 2025. foram muitas fotos, voltinhas em alguns circuitos para tentar fazer o público digerir a nova proposta, mas as especificações técnicas do novo carro demoraram a ser informadas, vindo em suaves prestações. Vamos às mudanças? Há alguns anos (em 2020 para ser mais exato), num grande furo de reportagem, nós apresentamos o novo conceito da Stock Car com todos os detalhes técnicos e várias fotos exclusivas dos carros da Toyota e da Chevrolet, que tinham – além dos motores V8 diferenciados, o uso da estrutura do monocoque dos carros de rua, usando mais aço e menos fibra no carro, abandonando o conceito de “bolha” em torno de um chassi tubular, usado por muitos anos na categoria e em outras categorias nacionais. Os novos carros da Stock Camburão Series resgatam o conceito de chassi tubular e bolha com o Audace SNG01 (assim nominado pela VICAR em parceria com a sua dona, a Audace, presidida pelo filho de D. Corleone, Sonny Corleone, irmão mais velho do Filé de Borboleta, nosso representante na F1), construído com um aço desenvolvido especialmente para competição, fornecido pela Arcelor Mittal e batizado como DP980R. O carro promete modernidades em seu projeto, recebendo tecnologias inéditas no automobilismo local e proporcionar alta conectividade (com a promessa desta tecnologia ser percebida também pelo público) com o uso de uma rede privativa de 5G, permitindo uma alta taxa de envio e recebimento de dados, com as câmeras dos veículos sendo conectadas em tempo real. Informações como velocidade, marcha usada e rotação do motor, etc. podendo ser mostradas em tempo real também para o público. Para tristeza dos puristas, uma das grandes mudanças vai ser a troca dos motores V8 por um motor turbo de quatro cilindros em linha com 2,1 litros com 500 CV de potência nominal, chamado de Audace Tech, receberá na tampa do cabeçote a marca correspondente à do modelo da carroceria. O câmbio será um XTrac de seis marchas sequencial e semiautomático de acionamento por borboletas e outra inovação será a introdução do sistema de asa móvel. O carro também será mais leve, com 1.100 kg. Tudo bem... até agora o Ogro só choveu no molhado falando das coisas que a própria VICAR andou divulgando para tentar cativar os fãs – cada vez mais escassos nos autódromos – para que eles tenham uma concepção mais próxima dos camburões de corrida. Como eu disse, eles andaram dando voltinhas de exibição, do tipo socialites indo pro shopping ou famílias indo pra igreja. Com o campeonato começando apenas em maio, tempo necessário para construírem carros para todas as equipes (e mais alguns de reserva em caso de necessidade de substituição por perda total em acidentes), ver os carros em ação na pista fazendo testes de verdade talvez fosse demorar. Com a ajuda do fotógrafo e piloto kamikase de drones, Rodri Pavão, em um furo de jornalismo investigativo, flagramos um teste real de um protótipo sendo realizado em uma famosa pista privada de track day no interior de São Paulo. Por motivos legais, descaracterizamos um pouco a foto e a apresentamos em preto e branco para evitar revelar algo não autorizado. No que foi filmado e fotografado mostra que o camburão possui muita estabilidade nas curvas, prometendo grandes emoções quando o campeonato começar. Sessão Rivotril. Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana. - Deixei da semana passada algumas pílulas para essa semana e vou começa pela abertura da temporada do WEC no Qatar. Mais uma vez tivemos a transmissão do Bandsports que colocou 10 horas de corrida no ar, fato raríssimo na TV da República Sebastianista de Banânia (agradecimentos ao meu camarada Alexandre Gargamel) e só por isso vale um desconto para narradores e comentaristas que se dividiram em trios, com o Cara que Perdeu a Guerra, o Kinder Ovo e o Genérico na primeira parte, Kojak, o Dublê de Comentarista Pária e o Milanesa na segunda (essa foi “dureza” pra ouvir... coloquei no áudio original) e fechando com o Tenente Mironga, o Taquara Rachada e a estreia do Speed Racer, que correu no ano passado pela McLaren na LMGTE e mandou bem na transmissão. - Nem começou o calendário das categorias da VICAR e eles já alteraram os calendários das Stock Light (que voltou a ser chamada assim) e da Turismo Nacional (que mudou novamente 24 horas depois), acendendo um sinal de alerta para a gestão direta de D. Corleone depois da demissão de seu ‘Consigliere’ no final do ano passado, concretando-o até os joelhos e jogando-o no lago após a corrida que encerrou a temporada. A Stock Camburão Series – ainda – está programada pra começar no início de maio... até agora. - A “Fórmula 1”, em publicação apócrifa (quem fez ou foi obrigado a fazer teve vergonha de colocar seu nome) divulgou uma ‘lista’ (mais uma) com os 20 maiores pilotos da história da categoria. Como sempre, a lista é uma excrescência (o advérbio não era bem esse...) que colocou entre os ‘20 mais’ o ítalo-americano Mário Andretti (que só venceu um campeonato com Ronnie Peterson proibido de ultrapassa-lo por contrato), Gilles Villeneuve (que fazia mais loucuras do que pilotava), o jumento real da coroa britânica (que só conseguiu um título correndo contra o vento) e Kimi Pé de Cana, melhor ao microfone do que no volante, deixando de fora Emerson ‘calote’ Fittipaldi e o piloto de fuga do ladrão de joias? Politicagem barata: a gente vê por aqui (no caso, por lá). - Falando em política e F1, o Aiatolá Komekibe (agradecimentos ao meu camarada Alexandre Gargamel), presidente da FIA, que quer tratar os pilotos da F1 como crianças da 5ª série e que tenta vender a F1 para lugares longínquos para ‘comprar votos’ visando a reeleição, barrou o vice presidente de competições de automobilismo, Robert Reid, e o presidente da UK Motorsports (a CBA deles), David Richards em uma reunião oficial do Conselho Mundial se Esporte a Motor por eles terem se recusado a assinar um documento de não divulgação das decisões, uma verdadeira ordem de silêncio ditatorial. Este ano é ano de campanha eleitoral na entidade e o Aiatolá vai fazer tudo a seu alcance pra se segurar no cargo. - E ainda sobre idiossincrasias, no processo do Macarroni para ser proclamado campeão moral de F1 em 2008, apesar de todos os erros cometidos pelo pangaré rampante naquela temporada, real responsável pela perda do título para o Neguim, a corte britânica marcou para outubro o julgamento da causa que inclui uma “indenizaçãozinha” de 1 BILHÃO de reais (pedida pelos advogados) pelas perdas financeiras que o piloto Tapuia teria deixado de ganhar se tivesse conquistado – de fato e de direito – o título. Se é pra viajar na maionese (a expressão não era bem essa...) tem que ser com Rivotril na veia! - Muita gente andou me escrevendo, comemorando o fato de que, mesmo tendo seus direitos de transmissão ligados aos canais do Pateta nos EUA e estes tendo SEIS canais de esportes na República Sebastianista de Banânia (agradecimentos ao meu camarada Alexandre Gargamel), eles não transmitirem a categoria por aqui no lugar do Bandsports, sem o Dublê de Comentarista Pária atrapalhando o Kojak. Temos sido salvos pela transmissão das corridas com áudio original da FOX no youtube. Meu camarada Bob Esponja falou que o portal Motorsport Brasil estava resgatando o Kojak e colocando o Arcanjo sem Aréola pra comentar. Fui lá conferir e era simplesmente deprimente (o advérbio não era bem esse...), com os dois dividindo a tela e ao invés de fazer uma narração paralela. Fica a sugestão pra próxima semana. - Fechei o texto da coluna na noite do domingo, faltando 4 dias para a transmissão do TL1 da Fórmula 1 e a Band, que suspendeu o Caprichoso, ainda não anunciou quem vai narrar a corrida e os treinos. Será que é tão difícil entregar a função para o melhor narrador de automobilismo do Brasil, meu camarada, o Sinéstro? (Nota da Redação NdG: na manhã da -feira a Band confirmou a presença de Sérgio Maurício na transmissão). - Para quem não sabe porque eu fiquei longe do site, tive negado meu projeto onde escrevi uma série (em 6 episódios), sobre a verdadeira história do maior piloto de todos os tempos. Criei um Blog para isso e quem quiser ler a saga do maior astro das pistas é só clicar aqui. Felicidades e velocidade, Paulo Alencar Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
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