Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Massa precisa orar para a "Madonna di Campiglio"... PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 11 January 2012 18:01

 

 

Amigos, algumas considerações sobre a relação de Felipe Massa e a Ferrari se fazem mais uma vez necessárias. A equipe de Maranello está em Madonna di Campiglio para a sua pré-temporada. Tem gente que acha que é o começo oficial da Fórmula 1 em 2012. Eu penso que é apenas uma reunião de promoção dos pilotos da Ferrari e da Ducati, já que Valentino Rossi está lá também, assim como esteve no ano passado. É o tal do "Vrooom", festa apenas para marcar um ponto com a mídia. Mas e Massa? Vamos a ele. 

 

Na revista italiana AUTOSPRINT dessa semana o presidente da Ferrari Luca Cordero di Montezemolo concedeu uma entrevista muito interessante. É óbvio que para falar sobre a Ferrari precisamos recorrer a imprensa italiana, pois em nenhum veículo nacional sai uma entrevista com Montezemolo, que é no mínimo o "patrão" de Felipe, e o mais interessado no desempenho do brasileiro. Sinceramente, a imprensa da "velha bota" já encheu a paciência com o nome de Robert Kubica para substituir o brasileiro em 2013. Sim, agora é 2013, apesar que, os rumores lá na Itália vem desde 2009. A questão do fraco desempenho de Massa em 2012 foi colocada a Montezemolo, e o presidente reafirmou o apoio ao brasileiro, mas não sem antes fazer uma ressalva de que é um ano decisivo. Até aí nenhuma novidade. Só que o nome de Kubica nunca foi sequer cogitado por Montezemolo. Explico. 

 

Robert Kubica é um piloto em recuperação de um grave acidente de rali em 2011. O caso foi sério, e o polonês poderia ter perdido a mão, não fosse a pronta intervenção médica. Só que Kubica é um piloto fora de um cockpit há mais de uma ano. Como confiar nele para substituir Massa na Ferrari? De onde vem essa insistência com o nome de Robert Kubica? Concordo que era um piloto fantástico. Para mim um dos melhores que apareceram na última década. Mas digo "era" pois precisa retornar e provar ainda com muitos testes se tem condições físicas e psicológicas de pilotar. Acredito que tenha gana e vontade, mas será que para retornar ao lado de Alonso em 2013? Enquanto isso continua a pressão sobre Massa. 

 

A revista AUTOSPRINT tira conclusões por conta própria na entrevista de Montezemolo. Luca disse que é preciso dar primeiro um carro competitivo aos pilotos. Depois declarou que "Vamos esperar a primavera..." Aí a especulação aparece: "É óbvio que Montezemolo vai esperar a primavera para saber como vai a recuperação de Kubica..." Outra vez Kubica! Como deduzir que a espera é apenas para saber como Kubica vai estar no meio do ano? 

 

Vamos nos colocar no lugar de Massa por alguns segundos apenas. O cidadão que está sendo cogitado para substituí-lo está em recuperação médica séria, sem a menor possibilidade de pilotar, e mais importante, sem ter certeza de que volta a Fórmula 1. Pode até ser que volte e conquiste vitórias e títulos, já que como diz o ditado "O futuro a Deus pertence". Só que é tudo muito vago, e Massa está aí para trabalhar agora, em 2012, pelo bem da sua carreira e da Ferrari. Não é fácil a situação do brasileiro. Imaginem que um jogador de futebol de bom para ótimo, e de muita qualidade técnica, passa por uma fase que não é das melhores.

 

Imaginem também que o seu clube tem muito dinheiro. Aí passam o ano inteiro dizendo que ele vai ser substituído por um outro jogador que não joga há um ano, e ainda está em pleno tratamento médico. Convenhamos que é para encher a paciência do cara! Eu penso que Massa deveria tirar esse ano de 2012 para fazer seus contatos e, quem sabe, sair da Ferrari em grande estilo em 2013 com um novo contrato com outra equipe. As especulações ficam para depois, mas acho que também, apesar de um ano de 2011 ruim para Felipe, estão tratando muito mal o brasileiro na Ferrari. 

 

Um abraço, e oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

 

 

Last Updated ( Wednesday, 11 January 2012 18:07 )